Notícias

11
Mai/20

Bolsonaro nunca pediu informações de inquéritos, diz ex-diretor da PF

Maurício Valeixo também falou sobre demandas do presidente em relação a inquéritos e investigações em curso feitas pela Polícia Federal


Valeixo prestou depoimento na Polícia Federal em Curitiba (PR)

O delegado Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da Polícia Federal, afirmou, durante o depoimento prestado na manhã desta segunda (11), que o presidente Jair Bolsonaro nunca solicitou informações de inquéritos.

Valeixo afirmou que desde agosto de 2019 passou a acompanhar  Sérgio Moro em audiências semanais com o presidente da República, em que normalmente tratavam de "ameaças contra o presidente das redes sociais e outros assuntos relacionados ao Ministério da Justiça".

O depoimento de Maurício Valeixo durou cerca de 6 horas em que ele também comentou sobre questionamentos ou pedidos de Bolsonaro sobre o inquérito das fake news, a morte do miliciano Adriano Nóbrega, as investigações sobre as declarações de um porteiro do condomínio do presidente no caso Marielle, e eventuais obstruções no curso do assassinato da vereadora.

O ex-diretor-geral também frisou em suas declarações para a Polícia Federal que após o episódio da troca do superintendente no Rio de Janeiro, sentiu-se desgastado no comando da PF e comunicou a Moro que tinha intenção de sair do cargo. Em determinado momento, Valeixo afirma ainda que chegou a informar os Superintendentes da PF, por meio de videoconferência, a existência desse desgaste.

Na oitiva, Maurício Valeixo também corroborou e contextualizou parte do depoimento de Sérgio Moro, entretanto destacou que momentos antes de ser desligado do cargo por Bolsonaro, recebeu uma mensagem de Alexandre Ramagem pedindo que entrasse em contato com a Presidência da República.

Ao fazer isto, foi atendido por Jair Bolsonaro, que por telefone, informou que ele seria desligado e perguntou se isto poderia se sua exoneração poderia ser feita como "a pedido", em que ele confirma ter concordado com o ato, mas que jamais teria oficializado esta decisão.

Fonte:R7.COM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades