Notícias

13
Abr/20

Politica: História de Esdras e Neemias

Por Shirley Costa

Esdras foi um escriba bem entendido na lei de Moisés, tem seu nome citado 30 vezes na Bíblia, depois que a Babilônia foi conquistada rei da Pérsia, permitiu que os judeus voltassem a casa. Quando chegaram a Jerusalém os judeus começaram a reconstruir o templo.

O trabalho levou vários anos e parou algumas vezes por causa da oposição dos inimigos, mas finalmente o templo foi inaugurado. O povo dedicou se ao templo e Esdras também recebeu permissão para administrar o território e organizar o sistema de justiça, de acordo com a Lei de Deus (Esdras 7;5).

Essas reformas e a atividades realizadas por Neemias e Esdras abrangem a organizações na política, na sociedade e religião, foi necessário convocar uma assembleia para que o povo também se sentisse responsável e participativo, os sacerdotes desempenharam papel importante durante o exílio e no primeiro período do pós-exílio.

Muitas lideranças leigas assumem a tarefa de estudar e interpretar a torá (Pentateuco) e assim “colocar” a Bíblia nas mãos do povo. Depois Esdras convocou todo o povo para confessar seus pecados, Esdras também foi contemporâneo de Neemias, que organizou a reconstrução do muro de Jerusalém e quando a construção foi terminada Esdras que estava servindo como sacerdote juntou o povo e leu a Lei de Deus durante um dia inteiro ele ensinou a Lei e a explicou ao povo (Neemias 8;2;3).



Graças ao trabalho de Esdras e Neemias, o povo judeu não voltou a cair nos pecados do passado de forma generalizada, Neemias e Esdras não desanimou, foram bastante habilidosos em lidar com questões práticas e concretas, unindo esforços os dois contribuíram para consolidar as bases sociais e religiosas judaicas após o exílio.

O livro bíblico Esdras contem as orientações corretas para quer todas as Lideranças Religiosas e Politicas possam se instruir de forma pratica na construção e reconstrução de uma sociedade com valores morais, éticos e religiosos.

Onde esta os Esdras e Neemias de hoje? É impossível fazer uma reforma de valores seja eles quais forem na sociedade, se as lideranças não estiver alinhadas com Deus, não basta de ter fé e crer em Deus, e necessário submeter a vontade de Dele e sacrificar sua vontade própria pelo bem estar coletivo nesse caso a sociedade.

Precisamos de lideranças politicas e religiosas que lute pelo povo e não pelo poder, a história de Esdras e Neemias e um grande exemplo a ser seguido e praticado.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades