Notícias

11
Mar/20

Politica: Os piores reis de Israel - Rei Roboão

Por Shirley Costa

O rei Roboão era filho do Rei Salomão, herdou o reino de Judá, foi durante o seu reinado que aconteceu a separação com a parte norte que passou a se chamar de Reino de Israel e Sul com o nome de Reino de Judá.

Revelou-se um rei despreparado para a função, seu reinado foi marcado por fracassos religioso, politico, econômico e militar foi desastrosa sua politica autoritária por desvalorizar os conselhos dos anciãos.

Um governante deve ser cuidadoso e justo, Roboão falhou nesta questão, foi insensível a opressão econômica que estava sobre o povo e ainda resolveu aumenta os impostos sendo injusto o rei pagou caro por causa dessa politica ,ele não tinha noção da grandeza daquele cargo e de seus desafios e nem sequer conhecia os problemas do reino.



Um mau conselho recebido de seus colegas, jovens que cresceram com ele, fez com quer o reino fosse dividido, veja o conselho “Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (1 Reis 12:10-11).

Um conselho bobo! , Roboão em sua arrogância gostou do conselho , foi lá e repetiu cada palavra para o povo, e o povo viu que o novo rei não era sábio, se rebelou contra Roboão, a ponto do povo dizer que não reconhecia a Casa de Davi para reinar sobre eles, viraram as costas ao novato , néscio, incapaz e ignorante rei Roboão.

O reino foi dividido... O reino nunca mais foi unificado.

É interessante observar que o rei Roboao não herdou nem um pouquinho da sabedoria salomônica, o que rei Salomão de tinha de sabedoria o rei Roboão tinha de burro. Se fosse sábio, não teria perdido quase todas as tribos de Israel , ficou apenas com duas.

O que aconteceu nos dias de Roboão o acontece hoje também, as duras cargas tributárias em cima do povo e poucos benefícios, e de quatro em quatro anos o povo lutam em busca de uma solução mais justa, se existe uma caracterica que as lideranças governamentais dever ter é a justiça.

Provérbios 29.14, “o rei que julga os pobres com equidade, firmará o seu trono para sempre”.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades