Notícias

17
Dez/19

PF prende ex-governador da Paraíba e mais 16 por roubo de dinheiro da saúde pública

Ricardo Coutinho (PSB), que considerava Lula 'preso político', tem o mesmo destino: a cadeia


Ricardo Coutinho, agora preso, como esteve na cadeia seu amigo e ex-presidente Lula, também por corrupção

A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e mais 16 políticos, nesta terça-feira (17), na Operação Calvário – Juízo Final, acusado de liderar uma organização criminosa acusada de roubar recursos públicos para saúde na Paraíba. Coutinho é ligado ao ex-presidente Lula, a quem considerava “preso político”, apesar das condenações na Justiça por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os investigados fraudavam procedimentos licitatórios, concurso público, superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos, com objetivo inclusive d financiar suas campanhas eleitorais.

As investigações estimam roubo de um total de R$ 134,2 milhões, dos quais mais de R$ 120 milhões bancaram as campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.

“De acordo com as investigações, organizações sociais, dentre outras, organizaram uma rede de prestadores de serviços terceirizados e de fornecedores, com a celebração de contratos com sobrepreço na gestão dos hospitais de Trauma de Mamanguape e o Metropolitano, no município de Santa Rita em Santa Rita”.

Policiais federais, além de procuradores da República e auditores da Controladoria Geral da União (CGU), cumprem 54 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão preventiva, nos estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, de Goiânia e do Paraná.

Um dos alvos da operação, que ocupou cargo de alto escalão no governo da Paraíba, cujo nome não foi divulgado, encontra-se no exterior e, por isso, foi incluído seu nome na difusão vermelha da Interpol.

Fonte:DIÁRIO DO PODER
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades