Notícias

30
Out/18

População de LEM continua com protesto contra o lixão da cidade



















Na noite desta quarta-feira, 29, os moradores de Luís Eduardo Magalhães protestaram em frente a entrada do lixão da cidade, cobrando a sua desativação.

Os moradores prometem ficar por tempo indeterminado em frente ao lixão esperando uma solução por parte da Prefeitura Municipal.

Os caminhões de lixo e outros veículos que precisavam depositar no local foram impedidos de entrar. De acordo com informações, o lixo estava sendo depositado em uma cascalheira no bairro Jardim Paraíso.

Os moradores estão recebendo o apoio de empresários da cidade que chegam a todo o momento com doações de refeições como café da manhã, lanches, almoço e jantar. Durante a noite um churrasco estava sendo realizado, e para passar o tempo os moradores jogavam dominó.

O morador Ariovaldo Lucio de Paula falou que não suporta mais conviver junto aos ratos e baratas em sua residência além do mal cheiro. Já o morador Matias disse que cansou das promessas de desativação do lixão.

Eles ainda cobram o comprimento da lei 12, 305/2010. Nesta segunda-feira a prefeitura divulgou uma nota que diz.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem à público esclarecer que:

Desde a primeira hora da gestão Oziel Oliveira, todas as medidas legais vêm sendo tomadas para a resolução do problema do lixão que foi indevidamente instalado em nossa cidade.

Por respeito à população luiseduardense, em especial aos moradores em torno do local, para fazer valer os cuidados com o meio ambiente e com a saúde pública:

Diversos processos de mitigação vêm sendo efetivados;

Medidas de segurança e prevenção à incêndios criminosos foram tomadas imediatamente;

A aquisição de área para implantação do aterro sanitário municipal está em andamento;

Os estudos ambientais e elaboração dos projetos compostos de várias etapas para resolver definitivamente o problema, em que pese a responsabilidade jurídica e ambiental envolvidas, e não para criar um novo problema, estão sendo concluídos, e vimos dando ampla publicidade à cada avanço.

Todas as informações que desenham a cronologia responsável para a retirada do lixão do local onde está instalado (não por responsabilidade desta gestão), e para a implantação do Aterro Sanitário, encontra-se à disposição da comunidade representada. Para a qual sempre estivemos e sempre estaremos acessíveis.

Em tempo, o Plano de Saneamento de Resíduos Sólidos de Luís Eduardo Magalhães está concluído e o Governo Municipal está cumprindo as metas estabelecidas pelo mesmo; O projeto dos estudos ambientais para a licença do futuro aterro está no aguardo de uma demanda judicial de reavaliação da área por parte de uma solicitação dos agricultores, junto ao Ministério Público.

O Governo Municipal tem mantido um diálogo aberto à comunidade e aos produtores rurais, inclusive, na última sexta-feira, 26 de outubro, o Prefeito Oziel Oliveira se reuniu com um grupo de representantes da classe para definições finais da situação do futuro aterro sanitário.

Fonte: Reportagem de Weslei SantosBlog do SigiVilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades