Notícias

09
Set/13

Faltam vagas de estacionamento para veículos nas ruas do centro de Barreiras

Não é de hoje que Barreiras enfrenta um grande problema com o trânsito. A frota de veículos cresceu significativamente nos últimos anos, segundo dados da Coordenadoria Municipal de trânsito – COOTRANS atualmente são quase 60 mil veículos, somados as 2 mil carretas que passam todos os dias na cidade. O que significa dizer que a cada três habitantes, um tem carro.

Para transitar em Barreiras é necessária muita paciência e atenção. Além do bagunçado trafego de veículos pequenos e grandes há outro problema, a falta de estacionamentos.

Em todos os lugares é difícil estacionar, mas no centro da cidade a dificuldade é ainda maior. Nas mediações da praça Castro Alves, em que há um grande quantidade de lojas os empresários afirmam que isso tem atrapalhado nas vendas. “Os clientes chegam à loja reclamando que não encontram vagas na praça ou nas ruas próximas a loja. Já perdemos muita venda por causa disso”, declara Socorro Alcântara, gerente de uma loja de confecções.

O processo para a municipalização do trânsito já existe, mas não está concluído. Três agentes de trânsito já fazem o trabalho de orientação e tentam organizar o trafego em trechos mais movimentados. “Para resolver o problema do estacionamento do centro de Barreiras é necessário implantar a zona azul. Essa ação só será implantada quando tivermos municipalizado o transito por completo, quantidade de agentes adequada para poder fazer o monitoramento e poder para aplicar multas”, declara Maurício Fernandes, Secretário de Infraestrutura de Barreiras.

Zona Azul ou Área Azul é uma modalidade de estacionamento, utilizado para incentivar a rotatividade de vagas.

Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais, na maioria das cidades funciona em três categorias: "uma hora", "duas horas" e "carga e descarga". Limitando o tempo de estacionamento é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

Vitor Saback é administrador de uma loja de perfumes ele afirma que por causa da falta de vagas o movimento da loja caiu. “Temos três lojas na cidade e constatamos que a loja que teve maior rendimento desde o início do ano é a de Barreirinhas. Certamente o fato de ter maior espaço para estacionar contribuiu muito para este resultado”.  O empresário completa afirmando que até para quem trabalha no centro é difícil encontrar vagas. “Venho mais cedo para o trabalho para garantir um bom lugar, perto da loja”.

Os consumidores endossam a opinião dos lojistas. “É bem difícil conseguir vagas. Só venho fazer compras no centro aos sábados depois do meio dia, pois nesse horário não perco tempo procurando estacionamento”, declara Joana Figueiredo, bancária.

A Secretaria de Infraestrutura espera a liberação do contorno viário e a definição da municipalização do Transito que está sob os cuidados do Prefeito Antônio Henrique. “Não a prazo para a total municipalização do transito em Barreiras”, finaliza Maurício.

Fonte:Da assessoria de imprensa da CDL
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades