Notícias

16
Out/18

‘Se Toque, Se Cuide’ é tema na Semana Rosa em Barreiras

A Semana Rosa integra a programação do Outubro Rosa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades de saúde e na sede do Programa Idade Viva





Com o ambiente todo decorado em tons de rosa e com o símbolo da Campanha Outubro Rosa em destaque, a sede do Programa Idade Viva está no clima de prevenção ao câncer de mama. A Semana Rosa que teve início na segunda-feira (15) realiza até a próxima sexta-feira (19), mamografias e ultrassons mamárias, exames que garantem o diagnóstico do câncer de mama conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. O evento, além de atender às participantes do Idade Viva, é aberto à comunidade.





Enquanto as pacientes aguardam o atendimento, integrantes do Idade Viva realizam suas atividades rotineiras de educação física, música e ainda recebem orientações sobre a importância da campanha e do acompanhamento médico. O mastologista João Ricardo Esteves, que atende no Centro de Atendimento à Mulher – CAM, na manhã dessa terça-feira (16), palestrou sobre o diagnóstico, acompanhamento e tratamento do câncer de mama.



“Esse é o câncer que mais mata mulheres, é preciso se tocar e apalpar a mama, principalmente entre os 50 a 69 anos de idade. Os exames de imagem não machucam, além disso, ajudam a prevenir a doença. A chance de cura é de 90% quando diagnosticado precocemente, por isso é importante fazer sempre o acompanhamento”, destacou o médico.





Foi realizando os exames de rotina que dona Iolanda Machado descobriu um pequeno nódulo. “Fazendo a mamografia descobri o início do câncer, sempre faço esses exames de prevenção porque é muito importante cuidar da saúde. Ainda bem que foi no início e hoje estou livre dessa doença”, relatou emocionada. Já dona Claudiene Bispo, descobriu, durante um exame, um pequeno nódulo, que não precisou ser retirado, apenas requer acompanhamento sistemático. “Estou na categoria considerada ‘três’ pelos médicos, é um pequeno nódulo, não precisou ser retirado, por isso faço o acompanhamento todos os anos. Essas campanhas são de extrema importância para a prevenção de doenças”, disse.





Durante a Semana Rosa estão sendo disponibilizados 60 ultrassons de mama por dia. Para passar pelos procedimentos é imprescindível que a paciente leve a via de solicitação médica do SUS. “Essa estrutura montada na sede do Programa Idade Viva faz parte da Campanha Outubro Rosa que trabalhamos desde 2017 no munícipio. Além das ultrassons que serão realizadas até a próxima sexta-feira, disponibilizamos cerca de mil mamografias, tanto no Idade Viva como no Leonídia Ayres e nas clínicas prestadoras de serviço em Barreiras. É uma temática recorrente, por isso é trabalhada também diariamente nas unidades de saúde e no CAM”, disse a secretária de saúde, Marisete Bastos.

A Campanha Outubro Rosa será encerrada no dia 26 de outubro com um abraço coletivo no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. Será um momento de descontração, orientações e apresentações culturais.

Fonte:DIRCOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades