Notícias

27
Mar/18

Pr. Adejarlan Ramos: Porque não creio na Astrologia

Ao criar os astros e as estrelas, Deus tinha como finalidade iluminar a terra e determinar o andamento regular do tempo. De modo nenhum, sua pretensão foi, por meio desses astros, controlar o temperamento ou o destino do homem sobre a terra. Esta concepção não é bíblica. É querer usar as estrelas e os astros para um fim para o qual não foram criados. O resultado é um grande engano.

Os astrólogos tem influenciado a atitude dos homens, levando-os a confiar mais em supostas previsões, baseadas nos astros, do que no exercício do seu livre arbítrio diante de um Deus pessoal que exige deles uma resposta. Os que pensam estar sendo manipulados pelo Sol, pela Lua e pelas estrelas, na verdade, estão sendo manipulados pelos astrólogos.

A astrologia tem sido um sistema de arte divinatória que tem influenciado a conduta da humanidade por milênios. Mas nem sua antiguidade nem sua popularidade podem torna-la veraz. Não há respostas satisfatórias para muitas perguntas concretas sobre este assunto. Há muitos motivos pelos quais não podemos crer na astrologia.

Por que não creio na astrologia? - a) Porque as estrelas que vemos nos céus podem deixar de existir- As distancias no espaço sideral são muito maiores do que podemos imaginar. São tão grande que são medidas por uma unidade chamada anos-luz, que equivale à distancia percorrida pela luz no período de um ano. Se levarmos em conta que a velocidade da luz é de 300.000 km por segundo, em um ano a distancia percorrida por ela seria de aproximadamente 9.000 12 avos Km. A estrela mais próxima da terra está há muitos anos-luz de distancia. A grande pergunta é será que esta distancia permite qualquer influencia dos corpos celestes entre nós? Alem disso é possível que a luz seja apenas o reluzir de uma estrela que nem existe mais!



b) Porque não existe razão logica para que a nossa vida seja influenciada pelos astros- Uma grande pergunta é qual a interação existente entre a massa e o movimento dos corpos celestes com os acontecimentos de nossas vidas? Os astros são deuses? É uma força física ou espiritual? Como podem atingir nosso cérebro? Nem os astrólogos sabem responder essas perguntas.

c) Porque pessoas nascidas no mesmo dia e horário tem temperamentos e destinos diferentes? - Esau e Jacó é um exemplo típico de gêmeos que tiveram temperamentos e destinos completamente distintos. Suas vidas tinham de ser semelhantes em vários aspectos e não foram. Nos dias de hoje temos muitos casos semelhantes. As previsões astrológicas não oferecem qualquer evidencia empírica.

d) Porque a nossa vida é determinada por nossas escolhas e não pela impessoalidade dos astros- Temos vários textos bíblicos que comprovam isto: Dt. 30.19; Is. 1.19; Is. 7.15; Ap. 22.17. O livre arbítrio foi o grande presente de Deus ao homem, que o tem tornado distinto das demais criaturas. O homem tem a possibilidade de refletir sobre sua situação e, mediante sua razão, tomar decisões.

e) Porque o sustentáculo da astrologia é o comercio e não a verdade- A popularidade da astrologia não é proporcional à sua utilidade ou veracidade mas à publicidade que a promove é o lucro que disso resulta. Existe, inclusive uma miríade de publicações periódicas especializadas no assunto. Quase todos os jornais trazem sua seção de astrologia e há também muito palestras e cursos sobre o assunto.

f) Porque as afirmações da astrologia está ligada ao paganismo- Os nomes dos planetas: Vênus, Marte, Saturno, Plutão não foram escolhidos por acaso. Eram os nomes dos deuses do panteão romano mas mais do que nomes tanto os romanos como os gregos consideravam os astros como deuses.  

Os egípcios, os mesopotâmios e grande parte dos povos da antiguidade adoravam os astros como deuses. Veja o que a Bíblia diz em Jó 31.26-28.

g) Porque as afirmações da astrologia são arbitrárias- Porque a posição dos astros determina a atitude das pessoas? É lei da natureza? De onde vem esse conhecimento? São leis aceitas por todos os astrólogos em todos os lugares? Essas leis podem ser comprovadas? Ou são meramente opiniões? Sabemos que as leis astronômicas foram descobertas pelos astrônomos mas as leis astrológicas foram inventadas pelos astrólogos.

h) Porque a Bíblia condena todo o tipo de adivinhação e ocultismo – A astrologia, em sua forma tradicional, é um método de adivinhação baseado na teoria de que as posições e movimentos dos corpos celestes (estrelas, planetas, sol e lua) no momento do nascimento, influenciam profundamente a vida da pessoa. Tem sido a forma mais comum para outros tipos de ocultismo. Direto e indiretamente a Bíblia condena tais práticas (Dt. 18.9-12; Is. 47.12-15).

i) Porque entreguei minha vida a Cristo- A experiência de conversão e novo nascimento põe fim a crença no ocultismo.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus em Barreiras
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades