Notícias

26
Jan/16

Prefeito acompanha 1º dia de campanha de doação de sangue e encaminha instalação de unidade de coleta no município


A campanha continua até a próxima quinta-feira, 28, das 7h30 às 15h

O prefeito Humberto Santa Cruz esteve, na manhã desta segunda-feira, 25, nas futuras instalações da Unidade Básica de Saúde, localizada na Avenida Brasília, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhando o primeiro dia da campanha de doação de sangue, fruto da parceria entre a Prefeitura e o HEMOBA. 

Em conversa com o secretário de Saúde, Werther Brandão, e a coordenadora do HEMOBA, Cintia Ribeiro, o prefeito Humberto Santa Cruz falou do interesse do município em sediar uma unidade de coleta do HEMOBA. “Já entramos em contato com a coordenação do HEMOBA, para oficializarmos essa parceria entre a prefeitura e o órgão”, disse o prefeito. A prefeitura entraria com RH e espaço e o HEMOBA com o aparato técnico para que a unidade de coleta comece a operacionalizar. 


Para doar é preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional, pesar acima de 50 kg e estar se sentindo bem

Segundo Cintia, Luís Eduardo Magalhães tem sido um excelente parceiro para o HEMOBA e o objetivo é manter a parceria. “Essa unidade seria apenas de coleta de sangue. A central continuaria em Barreiras”, comentou a coordenadora, que para essa campanha, espera a coleta de 280 bolsas de sangue. 

A campanha continua até a próxima quinta-feira, 28, das 7h30 às 15h. Para doar é preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional, pesar acima de 50 kg e estar se sentindo bem. O doador também precisa ter repousado por 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. 

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas. Durante a campanha também esta sendo realizado cadastramento para transplante de medula óssea. 


O prefeito Humberto Santa Cruz falou do interesse do município em sediar uma unidade de coleta do HEMOBA

O secretário Werther Brandão explica que a campanha é importante devido a necessidade de abastecimento dos estoques de sangue das unidades de saúde da região. “Todo mundo pode um dia precisar de sangue, por isso da importância da solidariedade e da doação”, finaliza.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades