Notícias

06
Jul/15

II Festival LEM Gastronomia promove o encontro da cozinha brasileira

Ingredientes Regionais

Entre os maiores eventos de gastronomia da Bahia, o Festival estima receber 12 mil visitantes entre os dias 01 e 04 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães (LEM). 

Localizada na região oeste da Bahia, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, sediará entre os dias 01 e 04 de outubro, o II Festival LEM Gastronomia. Serão quatro dias de celebração da gastronomia com a presença de chefs vindos de outros Estados e participação dos setores econômicos do município como, restaurantes, hotéis e pousadas. O evento mobilizará associações de agricultores familiares e piscicultores da região. 

O Festival contará com aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, tendo oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público. O espaço terá com feira-expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. Além das apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, o II Festival LEM Gastronomia, ainda contará com área de lazer infantil e uma tenda de shows, que irão compor o cenário do evento.

Com o objetivo de pesquisar, registrar e divulgar a gastronomia de raiz do oeste baiano, a segunda edição do evento, resgata a memória e ancestralidade do povo brasileiro, através da culinária em Luís Eduardo Magalhães, cidade formada por pessoas vindas de várias regiões do Brasil. "O II Festival LEM Gastronomia é, sem dúvidas, o encontro da cozinha brasileira", afirma a chef Rosa Gonçalves, responsável pela coordenação do evento, ao se referir a proposta do Festival em despertar lembranças de cada região ou cidade do país por meio da comida. 

Papilote de Pirarucu - Chef Edinho Engel

Missão do Festival - Este ano os chefs terão uma missão ao apresentarem seus pratos, deverão utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. "A utilização dos insumos locais nas aulas-show e oficinas, pelos chefs é visto como um grande incentivo a gastronomia regional", afirma o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao perceber o Festival como um grande evento que interliga todos os setores de serviço e restaurantes da cidade.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Escola de Culinária Rosa Gonçalves e movimentará a economia do município de Luís Eduardo Magalhães e mobilizará 50% dos piscicultores da cidade. Serão 08 associações e cooperativas de agricultura familiar que participarão do evento com a expectativa de alcançar 12 mil visitantes. 

Sobre a chef Rosa Gonçalves - A coordenação da segunda edição do Festival é de responsabilidade da chef Rosa Gonçalves, através da Escola de Culinária e Buffet, que leva o seu nome. Com formação pelo Senac - Bahia, onde atuou como instrutora de gastronomia na unidade do Pelourinho, em Salvador, ela atualmente realiza o projeto "Raízes Gastronômicas da Bahia", que tem o objetivo de pesquisar e divulgar a gastronomia do estado. Com know-how, a partir dos anos de pesquisa da gastronomia baiana, Rosa participou e realizou o I Festival Gastronômico da Costa do Dendê, em Valença (2013); XIII Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú (2014); I Festival "Feira do Vale do São Francisco", Juazeiro (2014); I Festival da Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (2014); I Festival de Gastronomia de São Francisco do Conde, em São Francisco do Conde (2014) e o I Festival Sabores de Itacaré, em Itacaré (2014).

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades