Notícias

22
Mai/15

Secretaria de Saúde realiza ação de Prevenção e Promoção à Saúde da Terceira Idade no PROMATI

A Vigilância em Saúde realizou a vacinação contra a gripe para aqueles que ainda não haviam recebido a dose

A Secretaria de Saúde através das Diretorias de Promoção à Saúde, Saúde Bucal e Vigilância em Saúde promoveu na quinta-feira, 21, na sede do Programa Municipal de Atendimento a Terceira Idade (PROMATI) uma manhã de cuidados com a saúde dos idosos que frequentam o programa. Cerca de 70 pessoas participaram da ação.

A Diretoria de Saúde Bucal promoveu uma palestra sobre os cuidados com a higiene bucal na terceira idade, abordando os principais problemas dentais, suas causas e tratamentos. Ao final da palestra os participantes passaram por uma consulta odontológica para a avaliação da saúde bucal e aqueles que apresentaram algum problema receberam encaminhamento para a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência ou agendamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) localizado ao lado da Policlínica Municipal.

Os participantes passaram por uma consulta odontológica para a avaliação da saúde bucal

“A Secretaria Municipal de Saúde entrega cerca de 100 próteses dentárias totais ou parciais móveis para a população todos os meses e hoje todos os idosos que estão aqui e precisarem colocar ou substituir a sua prótese dentária receberão uma nova”, explicou o Diretor da Saúde Bucal, Dr. Tiago Rippol.

A ação faz parte do projeto de Promoção e Prevenção à Saúde da Terceira Idade

A Diretoria de Promoção a Saúde realizou 30 coletas de preventivo feminino, exame utilizado para detecção do câncer de colo uterino, além de aferir testes de pressão. Já a Vigilância em Saúde realizou a vacinação contra a gripe para aqueles que ainda não haviam recebido a dose. A ação faz parte do projeto de Promoção e Prevenção à Saúde da Terceira Idade. 

Isaura Maria da Silva, de 62 anos, que participa do Promati a pouco mais de um ano aprova a iniciativa e diz que se sente em casa quando está na companhia dos outros idosos participando das atividades do projeto. “Quando venho pra cá fico muito feliz, pois sinto que estão cuidando de mim. Aprendo muitas coisas importantes que depois repasso para a minha família”, disse.

O prefeito Humberto Santa Cruz, a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz e a chefe de Gabinete, Rosa Stahlke prestigiaram o evento e também aproveitaram para se proteger contra a gripe tomando a vacina.

Fonte:Ascom/PMLEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades