Notícias

17
Dez/14

Pesquisa revela meios de comunicação e profissionais mais influentes do oeste da Bahia

Na categoria blogs, o Blog do Sigi Vilares ficou em primeiro lugar

De acordo com pesquisa do Instituto Máquina de Pesquisa, do Grupo Máquina PR, foram ouvidas 357 pessoas de 94 empresas de Barreiras e Região que disseram gostar de notícias e informações. Cada entrevistado votou nos veículos que considera mais influentes, em ordem de importância. 

O levantamento mostra ainda que, dentre os meios de comunicação, os veículos Rádio e sites são as principais fontes de informação para a população do Oeste Baiano. No entanto, eles acessam esses mesmos veículos com maior frequência pela manhã antes de saírem de casa para o trabalho. Segundo os entrevistados a ideia é começar o dia bem informado.

RÁDIOS E TV

A Rádio Vale foi citada como veículo mais influente. Em segundo lugar veio a Rádio Barreiras, que havia conquistado o primeiro lugar na primeira edição da pesquisa, em 2011. A TV Oeste ficou em terceiro lugar.

JORNAIS IMPRESSOS

Em 2012, a mídia impressa tinha 16% da preferência dos entrevistados . No levantamento deste ano, realizado entre 20 de Abril e 6 de Julho, a fatia recuou para 7%. Sendo o jornal Gazeta do Oeste o mais lido. Porém, somada à preferência pela versão on-line do veículo impresso, a fatia dos entrevistados que consideram jornais como 'a mais importante' fonte de informação sobe para 24,8%.

BLOGS

A pesquisa também aponta o crescimento e importância dos blogs, que publicam muitos fatos antes dos jornais.

Dentre os blogs e sites, o blog do Jornalista Sigi Vilares, recebeu mais citações em primeiro lugar e também mais respostas no geral e a maior média ponderada.

CREDIBILIDADE

Em termos de confiabilidade, as rádios e blogs, também lideram na preferência dos entrevistados. Em uma escala de 0 a 5, o rádio obteve grau de confiabilidade 3,9. Em seguida vem os blogs (3,6), TV (3,5) e mídias sociais (2,5).

INFLUÊNCIA

Radialistas, apresentadores de tv e blogueiros também foram apontados como os mais influentes da Região. Na Categoria Rádio utilizando a mesma escala anterior, Jordan Araújo (4,1), foi considerado o radialista mais influente e de maior credibilidade seguido de Marcelo Ferraz (3,9) e Salomão Correia (3,7). Na Tv o único apresentador apontado foi Carlos Augusto (Tv Oeste 3,9). O blogs mais acessados: Sigi Vilares (4,2), Alô alô Salomão (4,0) e Tv Web (3,0).

PROFUNDIDADE

Uma maior profundidade no tratamento das notícias e reportagens de interesse particular dos entrevistados estão entre os principais motivos que os levaram a preferir os veículos e profissionais apontados como favoritos.

A pesquisa foi realizada a pedido de algumas empresas como: Casas Bahia, Havan, Lojas Americana, Ford, Basf e Gvt.

A pesquisa tem por objetivo trabalhar a publicidade das empresas, utilizando o plano de mídia correto para cada localidade pesquisada.

Carolinne Almeida
Jornalista DRT-6789/PR
Grupo Máquina Publicidade

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades