Notícias

19
Fev/24

Endividamento em Barreiras: Comissão Popular em Ação

Comissão Popular do Endividamento Público busca transparência e controle sobre as finanças municipais em Barreiras

O Surgimento da Comissão

Em Barreiras, Oeste da Bahia, a preocupação com o crescente endividamento do município levou à formação da Comissão Popular do Endividamento Público. Em uma reunião significativa realizada no Hotel Morubixaba, lideranças comunitárias, membros da sociedade civil, e políticos locais, como o comunicador Fernando Machado, a ex-secretária de Ação Social Karlucia Macedo, e a vereadora Carmélia da Mata, se reuniram para discutir estratégias de ação frente à crescente preocupação com a gestão das dívidas municipais.

Mobilização pela Transparência

A comissão tem como objetivo principal assegurar a transparência e a responsabilidade na gestão financeira do município. Através de um esforço coletivo, busca-se envolver a população na fiscalização e no debate sobre os empréstimos contraídos pelo município, bem como na aplicabilidade desses recursos.

Os participantes da reunião expressaram descontentamento com a falta de clareza na aplicação dos fundos e a necessidade de um novo empréstimo, questionando a sustentabilidade fiscal do município a longo prazo. A vereadora Carmélia da Mata ressaltou a importância de compreender a realidade financeira do município, destacando o impacto negativo da dívida pública na capacidade de investimento em serviços essenciais como educação, saúde e infraestrutura.

Estratégias de Ação

A ex-secretária de Ação Social, Karlucia Macedo, enfatizou a importância da participação popular no processo de decisão, apontando para a necessidade de envolver o Ministério Público e utilizar todos os meios de comunicação disponíveis para informar e mobilizar a população sobre as consequências do endividamento.

Comissões específicas foram formadas para abordar diferentes aspectos da mobilização, incluindo comunicação, mobilização de pré-candidatos a prefeito e partidos políticos, e envolvimento de instituições religiosas e públicas. A ideia é criar um diálogo aberto e informativo que permita à população de Barreiras entender e participar ativamente das decisões financeiras do município.

A Frente pela Responsabilidade Fiscal

O movimento contra o endividamento em Barreiras representa um chamado à ação para todos os munícipes. Carmélia da Mata destacou a união e a determinação dos participantes da reunião em buscar soluções e estratégias para frear o endividamento descontrolado. A mobilização visa não apenas prevenir novos empréstimos desfavoráveis mas também assegurar que qualquer decisão futura sobre empréstimos seja feita com total transparência e com um plano claro de aplicação dos recursos em benefício da comunidade.

A Comissão Popular do Endividamento Público em Barreiras é um exemplo de como a participação cidadã e a vigilância ativa podem influenciar positivamente a gestão pública, garantindo que as finanças do município sejam utilizadas de maneira responsável e transparente.

Fonte:Fala Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades