Notícias

19
Jul/23

CPN Vilma Ramos Guerra comemora 1º ano de funcionamento com 154 motivos para celebrar


Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães

Há exatos 365 dias, em 19 de julho de 2022 era inaugurado o Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães. Uma unidade de acolhimento, no qual o principal motivo de existir era dar protagonismo à mulher na hora do parto. Com cinco ambientes dedicados aos nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes e com uma equipe especializada, logo o Centro se tornou referência em parto humanizado no Oeste da Bahia.


A equipe do CPN Vilma Ramos Guerra, coordenada por Jerri Caldas, ao centro da foto

O primeiro ano de funcionamento do CPN está marcado por muito amor, crianças saudáveis e mamães felizes. Neste período, a equipe multidisciplinar, coordenada pelo enfermeiro obstetra Jerri Caldas, auxiliou no nascimento de 154 crianças.

A primeira delas foi Emanuelly, que nasceu na madrugada de 04 agosto de 2022, com 51 centímetros e pesando 3.5 kg, totalmente saudável e tranquila, que nem mesmo a nossa equipe de reportagem foi capaz de acordá-la. O parto aconteceu na suíte Flamboyant.


Dhennify Matias e a família, mãe da terceira criança nascida no CPN

A mamãe Edilane Brito, de 33 anos, falou da experiência. “Superou as minhas expectativas. Estrutura excelente, profissionais excelentes, pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e deixam a gente à vontade”, pontuou.

Lane contou que quando engravidou de Emanuelly não pensou no parto normal, humanizado, porque essa possibilidade ainda não existia pelo SUS do município. “Eu dei sorte, porque logo que inaugurou a Casa, a minha filha foi a primeira”, comemorou.


O casal Dayanne Santos e Jean Carlos, pais de Ananda

Um dos objetivos do Centro é garantir o protagonismo da mulher na hora do parto, e foi essa a experiência vivenciada por Lane. “A maioria das mães não têm muita escolha na hora do nascimento e a Casa de Parto está de parabéns, porque aqui quem decide é a gente. Por isso, eu recomendo a qualquer mãezinha que venha sem medo”.

O coordenador da unidade, Jerri Caldas falou do aniversário do CPN. "Com um ano de funcionamento, a Casa de parto superou todas as expectativas e cada vez mais a população de LEM vem buscando nosso atendimento. A satisfação dos nossos usuários e as boas experiências dos nascimentos têm impulsionado a divulgação do nosso trabalho e ganhado a confiança da população. Muito tem se falado sobre Parto atualmente, as mulheres tem buscado o que é melhor pra elas, e o Parto Normal é a melhor forma de nascer, além dos riscos serem menores para a Mãe e o bebê, é também desta forma que a família pode vivenciar uma experiência única, inesquecível de um momento tão importante", ressaltou.


A pequena Emanuelly e sua mãe, Edilane Brito. A primeira bebê a nascer no Centro de Parto Normal

A festa de comemoração de aniversário do CPN será no próximo mês, juntamente com a campanha Agosto Dourado.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades