Notícias

19
Jul/23

Horta comunitária transforma a vida de famílias em Santana

A horta comunitária, instalada no bairro São Geraldo, localizado em Santana, no Oeste da Bahia, está proporcionando uma transformação significativa nas vidas de 100 famílias do município. A iniciativa, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana, tem sido fundamental para promover segurança alimentar e nutricional para essas famílias em situação de vulnerabilidade e garantir renda.

A horta ocupa uma área total de 7,5 hectares, sendo quatro hectares localizados na Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e os outros 3,5 hectares em áreas coletivas de assentamentos rurais. Ao todo, foram instalados 100 módulos com 32 canteiros, cada um com dimensões de 1,4m x 10m.

Essa ação faz parte do projeto ‘Santana Sustentável – Semente na terra, Alimento na Mesa’, que visa promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares do município, oferecendo a oportunidade de cultivar alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar renda para as famílias envolvidas por meio da venda dos excedentes.

A horta comunitária promove a produção de alimentos livres de agrotóxicos, em harmonia com o meio ambiente, atendendo à crescente demanda por alimentos naturais e saudáveis. As hortaliças, por sua importância na dieta alimentar saudável, são priorizadas.

Joaquim Antônio, um dos beneficiários da horta comunitária, ressalta a importância dessa iniciativa. “Eu estava sem fazer nada, e essa horta trouxe uma melhoria para mim e para muitas pessoas. Agora, posso consumir alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos produtos”.

Para Francielle dos Santos, a horta comunitária representa vida e saúde. “Plantamos alface, cebola, pimentão e salsinha. Estou feliz em ter uma atividade no meu dia. Vou vender parte da produção e também levar para minha própria mesa”.

O agrônomo Sandro Oliveira, responsável pelo projeto, destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana. “São 100 famílias que estavam sem perspectivas de vida, desempregadas. Cada família recebeu um lote e uma caixa d’água de mil litros para regar os alimentos plantados, além de equipamentos de proteção, como botas, calças e luvas. Esperamos transformar vidas. Tudo o que é produzido é para consumo das famílias e o excedente será vendido para a prefeitura e programas governamentais”.

A iniciativa da CAR está alinhada com o programa Bahia Sem Fome – Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional no estado, garantindo o acesso a alimentos de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa busca reduzir os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, com enfoque especial nas famílias extremamente pobres tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Ao proporcionar a implantação das hortas comunitárias, a CAR contribui diretamente para a redução dos índices de insegurança alimentar, oferecendo oportunidades concretas para que famílias possam produzir seus próprios alimentos e ter uma fonte de renda. Além disso, a iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove a sustentabilidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento socioeconômico do município de Santana.

Fonte:Ascom/CAR
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades