Notícias

18
Nov/22

Rede de laboratórios da rede privada na Bahia registra aumento da procura por testes rápidos da Covid-19

Entre 7 a 11 de novembro, eram feitos 20 a 25 testes por dia. Nesta semana, entre segunda-feira (14) a quinta (17), foram realizados 80 testes no período.

Em uma semana, a procura por testes rápidos para detecção da Covid-19 aumentou em laboratórios da rede privada de Salvador.

Em uma dessas redes, entre 7 e 11 de novembro, eram feitos 20 a 25 testes por dia. Nesta semana, entre segunda-feira (14) e quinta (17), foram realizados 80 testes diários.

Segundo o diretor médico Bruno Cerqueira, 30% dos testes feitos nessa semana tiveram resultado positivo para a doença. A rede conta com dez unidades espalhadas pela Bahia e a maior demanda foi registrada na capital.

De acordo com Bruno Cerqueira, um dos fatores para esse crescimento é que muita gente tem apresentado sintomas gripais e procuram realizar o teste para obter o diagnóstico assertivo. O laudo com o resultado do exame é disponibilizado no local em, no máximo, 30 minutos.

Os pacientes que são identificados com diagnóstico positivo são orientados a permanecer em isolamento domiciliar e procurar os serviços de saúde em caso de agravamento do quadro clínico.

Na rede pública municipal, mais de 40 postos de saúde espalhados por toda cidade realizam o teste rápido de forma gratuita. Nas unidades, a testagem acontece por ordem de chegada, das 8h às 17h.

O diagnóstico também é divulgado em, no máximo, 30 minutos.

Queda na vacinação

A procura pela vacina contra a Covid-19 caiu no interior da Bahia durante o mês de novembro. Nas cidades de Juazeiro e Jacobina, no norte do estado, a queda foi de 50% e 70%, respectivamente, segundo informações divulgadas pelas prefeituras na quinta-feira (17).

Além da diminuição da procura dos imunizantes, Juazeiro registrou alta no número de casos da doença. Até quarta-feira (16), o boletim epidemiológico da cidade apontava 22 casos ativos, enquanto no dia 31 de outubro a cidade tinha apenas quatro.

O aumento no número de casos também foi registrado em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. Nos primeiros 15 dias do mês de novembro foram registrados 49 casos, contra seis no mesmo período no mês anterior.

Durante todo o mês de outubro, inclusive, apenas 15 casos foram registrados. Em setembro, o número foi de 41. A prefeitura de Feira de Santana não informou se o aumento de pessoas contaminadas está relacionado à procura pela vacina contra a Covid-19.

Por causa da crescente no número de casos, a prefeitura realiza os testes RT-PCR e o teste de antígeno gratuitamente. Eles podem ser feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais, das 7h às 19h.

Fonte:G1
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades