Notícias

24
Set/22

Família CPM comemora com orgulho o aumento da nota no IDEB em Barreiras

Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb são utilizados para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino…

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, neste mês de setembro.

As planilhas com as proficiências aferidas na avaliação estão disponíveis no portal da Autarquia. As escolas que cumpriram os critérios para ter acesso às notas podem consultar as pontuações por meio dos boletins, no Sistema Saeb. Já os resultados dos estados e municípios podem ser verificados no Painel Educacional, acessível também no portal do Instituto.

As planilhas apresentam as proficiências médias e a distribuição percentual dos estudantes nos níveis das escalas utilizadas no Saeb. É possível consultar, ainda, informações de desempenho a nível nacional, por estado e município. Recortes segundo a rede de ensino (federal, estadual e municipal), a localização (rural ou urbana) e a área (capital ou interior) também estão disponíveis. Nos próximos meses, esses resultados serão tratados em evento público, bem como em relatório analítico, que já considerarão também as informações contextuais coletadas pelo Saeb 2021. Além disso, os microdados da edição serão divulgados até dezembro de 2022.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) no dia 16 de setembro, apesar da pandemia, nessa última avaliação a Bahia alcançou um melhor desempenho que os anos anteriores. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o Ensino Fundamental II teve um crescimento de em 102% e em 30% para o Ensino Médio nos últimos anos. Atualmente, a Bahia ocupa o 9º lugar no ranking nacional. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 2,6 para 4,5, demonstrando crescimento de 73% no período.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, a Família CPM comemora com orgulho o aumento da nota no IDEB. Desta vez, a escola se destacou no cenário estadual, pois além de alcançar os primeiros lugares entre as escolas do NTE-11, logrou o terceiro lugar da Bahia – com a média 6,6 no Ensino Fundamental – e o sexto lugar da Bahia no Ensino Médio – com a média 5,3.

“Diante desse desempenho, reiteramos a importância do investimento na educação pública de qualidade, baseada na disciplina, hierarquia, ética e respeito ao próximo, conscientizando os profissionais e alunos, sobretudo do interior do estado, de que todos são capazes de alcançar metas ainda maiores”, parabeniza o Ten. Cel. QOPM Antônio Jorge Lopes de Oliveira, Diretor Geral do CPM/BARREIRAS.

Fonte:Fala Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades