Notícias

14
Set/21

Shirley Costa: 7 coisas que mulheres mentalmente fortes não fazem

Elas não insistem na perfeição - Nada e nem ninguém é perfeito. Nós bem sabemos disso. Buscar o impossível só eleva o estresse rumo ao auto boicote. É importante respeitar o nosso próprio tempo, tendo em vista o que é possível ou não fazer. É bom estabelecer expectativas, mas tente não entrar em um caminho que simplesmente não dá para percorrer até o fim. Combinado? Mulheres mentalmente fortes não insistem na perfeição.

Elas não encaram o fracasso de forma estritamente pejorativa - Cada experiência vivenciada pode ser uma oportunidade de crescimento. É cliché, mas faz super sentido. Nenhum ser humano consegue ser “vitorioso” o tempo todo, nem nasce sabendo de tudo. Não se esqueça de que nós somos um acumulado de aprendizados, segundo estudos antropológicos. Uma hora ou outra, o muro “em branco” (no caso, “você”) vai ser pintado e (re)pintado até ficar esteticamente agradável aos seus sentidos. O caminho para o sucesso pessoal é exatamente isso: um caminho. É importante aproveitar a viagem.

Elas não enxergam a vulnerabilidade como fraqueza
Como diria Clarice Lispector, não devemos confundir fraqueza com candura. Pedir ajuda, mostrar-se aberta para outros argumentos e admitir que não possui resposta para tudo não é sinal de enfraquecimento. Ao contrário: é assim que nós evoluímos. Mulheres mentalmente fortes não fazem isso de enxergar a fraqueza em situações que constroem um futuro mais resistente para elas mesmas.

Elas não deixam que a insegurança as impeça de alcançar objetivos possíveis - Às vezes, o nosso cérebro tenta nos convencer de que não somos bons (ou boas) o bastante. É aquela coisa da insegurança, não é? Todos nós eventualmente passamos por ela. A questão, no entanto, é a seguinte: você consegue viver “apesar de”? Apesar da pressão social, dos padrões estéticos e da forma como as pessoas querem que você seja?
Spoiler: é necessário dizer sim para esta pergunta, caso o objetivo seja ultrapassar as barreiras impostas pelos outros e por você mesma.

Elas não têm medo de ter medo - É extremamente normal sentir medo. A insegurança, o abandono, o fracasso e as pressões (internas e externas) despertam vários sentimentos dentro de nós mesmos, inclusive o ato de “temer” o pior das situações. Se você é mentalmente forte, sabe que o medo é natural no dia a dia. Contudo, enfrentá-lo cara a cara já não é coisa de se fazer cotidianamente. Exige força para combater a negatividade obscura do medo.

Elas não colocam outras pessoas para baixo só para se sentirem superiores - Parece tentador se elevar por meio dos “defeitos” de outras pessoas, não é? Mas as mulheres mentalmente fortes não fazem isso. Elas conseguem ver as qualidades antes mesmo dos erros e perseveram sem ter que diminuir ninguém. Isso sim é ter força.

Elas não se culpam quando coisas ruins acontecem - Mesmo que seja importante reconhecer a própria responsabilidade nos erros da vida, a “auto-culpa tóxica” é mais prejudicial do que positiva. Coisas ruins eventualmente acontecem. Fazer o quê, não é? É bem melhor dizer “fiz uma escolha ruim” do que se olhar no espelho e pensar “sou uma pessoa ruim”. Não parece saudável.

Att. Shirley Costa

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades