Notícias

23
Jul/21

Inaugurado há dois anos, posto de saúde em Correntina segue fechado; prefeitura se defende e alega ‘viés político’

Moradores da comunidade Caruaru, no município de Correntina, oeste da Bahia, entraram em contato com o BNews afirmando que o Posto de Saúde da Família (PSF) da localidade, inaugurado há dois anos, permanece fechado prejudicando a população que necessita de serviços básicos de saúde. 

"Venho pedir as autoridades (...) que reabra esse posto de saúde que é uma necessidade grande da comunidade, porque ele foi construído aqui há mais de dois anos, tá aqui liberado, pronto pra funcionar e até hoje nunca funcionou, e a gente na maior necessidade. A gente precisa de dentista, de enfermeiro, de um médico aqui e não tem", disse um morador em vídeo compartilhado com nossa redação. 

Segundo as informações, a unidade de saúde teria sido construída com recursos federais a partir de emenda parlamentar do deputado federal José Rocha (PL). 

Os denunciantes também apresentaram ao BNews cópias de um boletim de ocorrência, registrado após a Guarda Municipal entrar em uma propriedade privada para arrancar uma faixa de protesto que foi colocada - com autorização da dona - pela Agremiação dos Produtores Rurais do Caruaru.

"A comunidade tá indignada com o ato brutal que fizeram com o trabalho da associação aqui na comunidade, colocamos umas faixas aqui só pedindo a abertura do posto de saúde e o pessoal da Guarda Municipal veio aqui e retirou as faixas sem dar nenhuma explicação”, destacou. 

Licitação em curso

Em contato com a prefeitura de Correntina, a gestão informou através de nota que o posto do Caruaru já conta com médico, enfermeiro e profissionais de saúde definidos para trabalhar na unidade, e que o processo de licitação para compra de móveis, material e aparelhos, no valor aproximado de R$ 250 mil, com recursos do próprio município, está em curso. 

Ainda de acordo com a prefeitura, assim que for concluída, a data para inauguração será definida, e que por conta da pandemia da Covid-19 tem encontrado dificuldades para conseguir cotações de empresas em condições de fornecer os equipamentos. “Acreditamos que nos próximos dias vamos concluir os documentos para abertura do processo licitatório”, diz um trecho da nota.

Com relação a retirada das faixas de protesto, o documento informa que a situação do posto de saúde está sendo utilizado pela oposição, com claro viés político. “Toda ação programada para o dia foi planejada pelo candidato derrotado nas eleições 2020, de forma irresponsável e eleitoreira. Sobre a retirada das faixas, que nada tem a ver com a comunidade, foi um ato político com claro objetivo de fazer campanha eleitoral. O candidato derrotado nas Eleições 2020, organizou toda a ação. As faixas estão em área pública e fora das conformidades da legislação municipal, e por ter viés eleitoral, foram retiradas pela equipe de Limpeza Pública, com apoio da Guarda Civil Municipal. Inclusive, os organizadores da ação, contrataram um segurança que fez questão de deixar o cabo de uma arma à mostra na cintura, em tom ameaçador”, concluiu.

Fonte:BNEWS
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades