Notícias

12
Out/20

Queimadas na zona rural de Santa Rita de Cássia causam prejuízos a pequenos agricultores e ao meio ambiente

Queimadas de grandes proporções destruíram plantações de pequenos agricultores na Fazenda Pedras. O incêndio ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro de 2020, destruindo plantações de cana de açúcar, de banana, de pasto, bem como parte das cerca das propriedades de Gameleira e Veloso, ambas localizadas na Fazenda Pedras, zona rural de Santa Rita de Cássia.

Os prejudicados são pequenos agricultores que tiram o seu sustento e de suas famílias das atividades referidas. Com o incêndio, estes viram todo o trabalho, de anos, virar cinzas em minutos, justamente no período da colheita.

O suspeito responsável pelo fogo, que resultou no incêndio, já teria sido identificado. Ele teria botado fogo em sua propriedade sem tomar os devidos cuidados e sem avisar previamente seus vizinhos.

O fogo espalhou e o incêndio destruiu as propriedades de Isidoro Cardoso dos Santos Junior, Carmesinho Monteiro dos Santos e Adelito Dias de Carvalho, deixando-os sem o seu principal meio de subsistência, juntamente com suas famílias.



Nesta época do ano, é comum pequenos agricultores colocarem fogo em parte de suas propriedades a fim de preparar a terra para o plantio. No entanto, a prática exige alguns cuidados do responsável pelo fogo, como avisar previamente os vizinhos que vai por o fogo; caso o fogo espalhe, avisar os vizinhos e; por fim, ajudar os prejudicados a apagar o fogo para amenizar os danos.



Ressalte-se que nenhum dos cuidados referidos foi adotado, resultando, desta forma, em enormes prejuízos tanto para os agricultores envolvidos quanto para o meio ambiente.  Tais cuidados visam proteger as propriedades vizinhas de possíveis danos caso o fogo espalhe para outras propriedades, bem como proteger o meio ambiente.

Fonte:Por: Iracy Monteiro dos Santos
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades