Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
13
Out/22

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/22

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
13
Out/22

Em LEM conte com a PROTEGES - Prestadora de Serviços



Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/22

Bahia tem mais de 190 focos de incêndios nesta quinta; veja locais

Municípios de Riachão das Neves e São Desidério, ambos no oeste, lideram número de ocorrências no estado.

A Bahia registra, nesta quinta-feira (13), 191 focos de incêndios florestais. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que aponta que a maioria das situações ocorre no oeste do estado. Do total, 149 queimadas afetam áreas em 19 municípios da região.

De acordo com o Inpe, os municípios de Riachão das Neves e São Desidério lideram o número de casos, com 19 focos cada.

Confira lista de focos em municípios do oeste baiano:

Riachão das Neves - 19 focos
São Desidério - 19 focos
Barreiras - 16 focos
Luís Eduardo Magalhães- 16 focos
Cocos - 14 focos
Barra - 12 focos
Correntina - 10 focos
Formosa do Rio Preto - 8 focos
Jaborandi - 6 focos
Santana - 6 focos
Santa Rita de Cássia - 5 focos
Catolândia - 4 focos
Mansidão - 4 focos
Paratinga - 3 focos
Cristópolis - 2 focos
Morpará - 2 focos
Angical - 1 foco
Cotegipe - 1 foco
Tabocas do Brejo Velho - 1 foco

Em São Desidério, dos 19 focos existentes nesta quinta, pelo menos dois são de grandes proporções. Desde quarta-feira (12), brigadistas e bombeiros atuam no combate às chamas no povoado de Sisnandes, a cerca de 60 km da sede do município.

Ainda não há informações de quando o fogo começou, no entanto, o grupo estima que uma área de quase mil metros já foi destruída. As chamas se espalharam rapidamente até as margens do rio Cacheado, porque a vegetação está muito seca, e ainda não foram controladas.

O segundo caso ocorre em uma extensa área rural. De acordo com a Brigada Municipal, o fogo começou há mais de uma semana e já invadiu propriedades privadas. Ainda não se sabe o que causou o problema, nem o tamanho da área queimada. Também não há detalhes de quantas fazendas foram atingidas, nem se animais foram mortos.

Outros dois casos menos impactantes também foram registrados na quarta-feira (12) em São Desidério. De acordo com a Brigada de Incêndios do município, o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação e atingiu parte de uma casa, mas ninguém se feriu.

O segundo foco de incêndio foi registrado no bairro de Porto Rico. O fogo também se aproximou de moradias, mas foi controlado à noite.

Fonte:G1
()
13
Out/22

Começam as inscrições de concurso com 2,5 mil vagas para soldados da PM e Corpo de Bombeiros na Bahia

Inscrições podem ser feitas até 14h de 11 de novembro. Provas serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023, em sete cidades baianas.

O Governo da Bahia abriu, na manhã desta quinta-feira (13), as inscrições do concurso com 2,5 mil vagas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. São duas mil vagas para a PM e 500 para bombeiros.

As inscrições podem ser feitas até 14h de 11 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023, em sete cidades baianas.

O edital com o detalhamento das vagas está disponível no Diário Oficial do Estado. Os interessados devem ter ensino médio completo ou formação técnico profissionalizante, em uma instituição reconhecida pela Ministério da Educação, além de cumprir outros pré-requisitos no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 90. O concurso para a PM tem vagas em:

Salvador e região metropolitana;
Alagoinhas;
Barreiras;
Feira de Santana;
Ilhéus;
Itaberaba;
Juazeiro;
Teixeira de Freitas;
Vitória da Conquista.
Já o concurso para o Corpo de Bombeiros terá vagas nos seguintes locais:

Salvador e região metropolitana;
Alagoinhas;
Barreiras;
Bom Jesus da Lapa;
Itaberaba;
Itabuna;
Paulo Afonso;
Porto Seguro;
Santo Antônio de Jesus;
Teixeira de Freitas.

O concurso será em duas etapas (provas objetivas e discursivas). Do total de vagas, 30% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), que fizerem a autodeclaração no momento da inscrição. Ele será válido por um ano, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Os candidatos receberão o cartão informativo por e-mail, com o local, data e horário das provas. Caso esse documento não seja recebido, o inscrito tem até o terceiro dia que antecede a aplicação das provas para entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame.

O contato pode ser feito por meio do telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h ou através de consulta no site da Fundação Carlos Chagas. Para acessar os locais de prova é recomendado uso de máscara e obrigatório a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19.

Fonte:G1
()
13
Out/22

Aniversário Pro Teto

Fonte:Publicidade
()
13
Out/22

Comercialização de carne moída terá novas regras a partir de novembro

Objetivo é modernizar processos produtivos e procedimentos industriais

A venda de carne moída por frigoríficos terá novas normas a partir de 1º de novembro. De acordo com portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a medida é direcionada para estabelecimentos e indústrias produtores de carne moída que sejam registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Segundo a pasta, a medida tem objetivo de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais. O novo regulamento visa assegurar a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores. Os estabelecimentos terão prazo de um ano para se adequar às condições previstas na portaria. A medida não se aplica aos supermercados e açougues que vendem direto ao consumido.

Novas regras 

A carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída, a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda.

A portaria estabelece ainda que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. É proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C e a carne moída congelada à temperatura máxima de -12°C. O produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura superior a 7°C e deve ser submetido imediatamente ao resfriamento ou ao congelamento rápido.

Fonte:Agência Brasil
()
13
Out/22

ACM Neto cresce dez pontos e empata com Jerônimo em primeira pesquisa do 2º turno

Pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, a primeira do segundo turno na Bahia, aponta que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) cresceu dez pontos percentuais e empatou com o adversário Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (13) pela Record TV Itapoan, os dois oponentes estão empatados com 50% dos votos válidos. No cenário estimulado, ACM Neto e Jerônimo empatam em 47%, com 3% de brancos e nulos e outros 3% daqueles que não souberam ou não quiseram responder. No primeiro turno, ACM Neto terminou com mais de 40% dos votos válidos e João Roma com 9%.

Já Jerônimo ficou em primeiro com 49%. A eleição na Bahia não segue para o segundo turno há 28 anos. O último caso foi em 1994. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 10 e 11 de outubro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00021/2022.

Fonte:Informe Baiano
()
13
Out/22

O Espaço Capra é ideal para seu Evento, venha Comemorar com a gente!













* Aniversário;
* Casamento;
* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc...

Fonte: Publicidade
()
13
Out/22

Nossa Senhora Aparecida é homenageada com missas e romarias em Bom Jesus da Lapa

Imagem da santa fica dentro de gruta e cidade recebe fiéis de todo estado para prestar homenagens.

Nesta quarta-feira (12), é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil. Em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, acontece uma das celebrações mais tradicionais do estado. A imagem da santa fica exposta dentro de uma gruta e todos os anos a cidade recebe milhares de devotos para homenageá-la.

A imagem da santa é um presente de São Paulo e está na gruta desde 2009. No local, ela fica dentro de um barco de madeira, com uma rede cheia de peixes.

Neste ano, pelo menos 100 mil pessoas são esperadas na procissão que acontecerá no final da tarde. Além da procissão, diversas missas e terços foram rezados na cidade em homenagem à santa.

Uma dessas pessoas é o Sr. Valdemar Batista, que há seis anos viaja de Ibicuí, no sul da Bahia, para prestar homenagens à santa.

"Eu não me canso de vir aqui. A alma fica livre", afirmou.
Além de Sr. Valdemar, a romeira Ana Maria costuma visitar o a gruta para agradecer e fazer pedidos à Nossa Senhora Aparecida.

"A cada ano que venho, cumpro uma missão que Deus me dá. Eu só tenho a agradecer", contou.

Fonte:G1
()
13
Out/22

Vale-gás: depósitos da parcela de outubro no valor de R$ 112 já tiveram início; veja calendário

Confira o calendário de pagamento do benefício, que será pago a mais de 5,98 milhões de famílias.

Confira o calendário de pagamento do benefício, que será pago a mais de 5,98 milhões de famílias.

O pagamento do Auxílio Gás é feito junto com as parcelas do Auxílio Brasilque foram antecipadas. Por isso, ele teve início na terça-feira (11) aos beneficiários que possuem o NIS com final 1. Nesta quinta-feira (13), os beneficiários com NIS final 2 terá o valor depositado.

O calendário original previa pagamentos entre os dias 18 e 31 de outubro. 

Veja o calendário abaixo:

Em setembro, os beneficiários do Auxílio Gás não receberam parcelas com os valores. Porém, como o benefício é bimestral, o pagamento foi retomado em outubro. Assim como aconteceu em agosto, o benefício em outubro é de 100% do valor da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), e não mais os 50% pagos desde o início do ano. O valor do benefício é de R$ 112.

O valor integral, no entanto, será pago somente até dezembro. Em janeiro de 2023, as famílias voltarão a receber o valor médio de 50% do botijão de gás de 13 kg.

Mais de 5,98 milhões de famílias vão receber o benefício em outubro. Em agosto, o auxílio gás no valor de R$ 110 foi pago a 5,6 milhões de famílias.

O Nordeste é a região com maior número de beneficiários. São 2,83 milhões de famílias com direito a receber o Auxílio Gás em outubro. Na sequência estão Sudeste (1,98 milhão), Norte (562 mil), Sul (392 mil) e Centro-Oeste (199 mil).

O estado com maior número de famílias atendidas é São Paulo, com 813 mil. A lista segue com Bahia (730 mil), Rio de Janeiro (564 mil), Minas Gerais (525 mil), Pernambuco (463 mil) e Ceará (420 mil).

 

Fonte:G1
()
13
Out/22

Vagas de Emprego para LEM

Vaga para Auxiliar Administrativo, sexo feminino, ensino médio completo, domínio do pacote office, experiência de no mínimo um ano de operadora de caixa.
Vaga para Serviços Gerais, sexo masculino, disponibilidade de horário, com ou sem experiência, não ter medo de altura.
Vaga para Gerente Comercial, ambos os sexos, disponibilidade de horário, conhecimento em informática, com experiência.
Vaga para vendedor/consultor de vendas online, ambos os sexos, ensino médio completo, com ou sem experiência.
Vaga para Auxiliar de Logística, sexo masculino, ensino médio completo, conhecimento em informática, com ou sem experiência.
Vaga para Ajudante de Estoque, sexo masculino, habilitação A/B, more próximo ao Santa Cruz.
Vaga para Almoxarifado, ensino médio completo, sexo masculino, informática básica, com ou sem experiência.
Vaga para Cobrador, sexo masculino, com experiência, habilitação A/B.
Vaga para Vendas/Atendente, sexo masculino, ensino médio completo, conhecimento em informática, com ou sem experiência, disponibilidade de horário.
Vaga para Auxiliar de Vendas, Sexo masculino, ensino médio completo.
Vaga para Estoquista, sexo Masculino, ensino médio completo.
Vaga para Atendente, ambos os sexos, com ou sem experiência.
Vaga para Vendas, sexo masculino, ensino médio completo, com ou sem experiência.
Vaga para Auxiliar de Cozinha em uma Hamburgueria, sexo feminino, com experiência, disponibilidade de horário.

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9844-3280

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/22

Tem promoção na ZANINI Materiais de Construção; confira!!!!

Fonte:Publicidade
()
13
Out/22

Vaga de emprego para Operador de Pivô

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/22

Vagas de Emprego para Barreiras

Vaga para operador de caixa
-Maior de 18 anos;
-Disponibilidade de horário;
-com ou sem experiência.

Vaga para Serviços gerais
-Sexo feminino;
-Maior 18 anos;
-Disponibilidade de horário.

Vaga para Estoquista
-sexo masculino;
-Disponibilidade de horários;
-com ou sem experiência.

Vaga para Operador de Empilhadeira
-Disponibilidade de horário;
-Com experiência na área.

Vaga para Balconista
-Sexo feminino;
-Maior 18 anos;
-Disponibilidade de horários;

Vaga para perfumista
-Boa comunicação;
-maior 18 anos;
-Sexo feminino; Disponibilidade de horários.

Vaga para Auxiliar administrativo
-ambos os sexos;
-Maior 18 anos;
-necessário experiência na área.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao Shopping 10, em cima do Dentista do Povo.
WhatsApp: (77)9.8105-3297.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/22

GleiFit - Marmitas saudáveis Fit. Comida caseira sem conservantes!!!

Fonte:Publicidade
()
13
Out/22

Vagas de emprego para pedreiro e servente em Luís Eduardo

Várias vagas em aberto

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

De domingo a domingo

Fonte:Publicidade
()
13
Out/22

Réveillon 2023 é no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
13
Out/22

Referência Cursos promove semana com diversos combos de cursos

Faça sua inscrição até dia 15 de Outubro, e participe das promoções seguintes:

Em comemoração ao dia das crianças, a Referência Cursos Profissionalizantes, irá promover uma semana com diversos combos de cursos promocionais.

Dúvidas no Whatsapp: 77 9.9905-0094
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/22

ACM Neto volta a pregar neutralidade na eleição presidencial

O candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, voltou a pregar neutralidade perante sobre a disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Em entrevista à Rádio Fascinação, de Itapetinga, na noite desta quarta-feira (11), o ex-prefeito de Salvador defendeu que a escolha dos baianos deve considerar qual dos candidatos está realmente preparado para enfrentar os problemas do estado.

“Nós estamos há 16 anos sendo governados pelo mesmo grupo político, os problemas estão aí, eles já esgotaram, tiveram tempo demais, muitas oportunidades, agora é hora de mudar. Eu represento essa mudança, uma mudança com segurança e com confiança, porque estarei pronto para governar com o próximo presidente que o Brasil venha escolher também no dia 30 de outubro. Saberei construir as pontes, como fiz durante oito anos como prefeito de Salvador”, ponderou.

“O escolhido para governar a Bahia vai ter que tirar a Bahia de campeã nacional dos homicídios, de campeã em número de desempregados do país. Vai ter que tirar a Bahia desse problema dramático vivido pelo nosso povo do interior da longa espera na fila da regulação para conseguir um atendimento médico, vai ter que tirar a Bahia da última posição do Brasil em qualidade de ensino”, acrescentou.

Fonte:Com informações do Política Ao Vivo
()
13
Out/22

Ministro defende novo modelo de remuneração no SUS e cobra indústria

Segundo ele, novo modelo tem de ser guiado por metas e indicadoresO ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu hoje (11) mudanças no modelo de remuneração no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele classificou de

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu hoje (11) mudanças no modelo de remuneração no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele classificou de "desarrazoada" a tabela de procedimentos com valores fixos, sobretudo na atenção especializada.

Em sua visão, a saúde pública deve passar por reformas estruturantes no próximo período, o que inclui a adoção de um modelo de remuneração orientado por indicadores e metas. "Temos que monitorar resultados e premiar valor", avaliou.

Questionado se a tabela do SUS deveria ser eliminada, ele respondeu que "não é questão de derrubar" e que ela "é apenas uma referência". "Por exemplo, redução da mortalidade por infarto. Se não me entregar isso, vai receber menos", afirmou.

Ele afirmou que, sem modelos de remuneração sustentáveis, a alternativa seria exigir novos esforços tributários da sociedade brasileira e citou a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), criada para financiar a saúde pública e cobrada sobre todas as movimentações bancárias até 2007. "O que nós queremos é o oposto. É reduzir a carga tributária".

Queiroga questionou ainda a participação dos entes federativos no financiamento da saúde pública. "A tabela do SUS é apenas uma referência do componente federal do pagamento por produção. O Ministério da Saúde cuida dos recursos federais. Os estados têm que alocar 12% dos seus recursos e os municípios 15% para financiamento da saúde. Aí fica a pergunta: alocam? Se alocam, onde vemos isso? Porque o dinheiro federal você vê no Fundo Nacional de Saúde: R$32 bilhões nas contas de estados e municípios", disse.

Indústria

Em seu discurso, Queiroga também afirmou ser necessário o desenvolvimento da indústria privada na área da saúde no Brasil. Ele cobrou que as empresas assumam maior protagonismo, indo além das parcerias público-privadas e da demanda por verbas públicas. "Não quer maior participação do setor privado? Então vamos correr riscos juntos", disse.

Segundo o ministro falta ao país um complexo econômico e industrial da saúde. "Já devia ter sido feito no passado, mas não se priorizou. Por exemplo, o Brasil tem uma fábrica de stents. E é para atender o sistema público, porque lá no privado querem buscar nos Estados Unidos", disse.

Para Queiroga, ao mesmo tempo em que assegura o direito à saúde, o SUS gera oportunidades econômicas. Ele cita, por exemplo, a compra de medicamentos a preços atrativos para a indústria. "Queremos um complexo industrial que gere emprego, gere renda, gere tributos e gere inovação. E que seja capaz de dar as respostas que o país precisa, garantindo concorrência. Sem concorrência, o preço não cai. E nós não queremos segurar preço com controle de preços".

O ministro também disse que o Brasil precisa apostar mais na transferência de tecnologia, a exemplo do acordo que possibilitou a produção da vacina contra a covid-19 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Mas não é só para o Brasil fazer remédio. Temos excelentes universidades. Por que não investimos na pesquisa básica?"

Fonte:Agência Brasil
()
13
Out/22

Mais uma novidade na LOCALIZE



Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/22

Piso da enfermagem: prefeitos articulam PEC que eleva em R$ 10 bi repasses da União aos municípios

Os prefeitos preparam para a próxima semana uma ofensiva no Congresso Nacional para garantir uma fonte de receita permanente ao piso salarial da enfermagem.

A ideia é viabilizar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleve em 1,5 ponto percentual – o equivalente a cerca de R$ 10 bilhões anuais – os repasses da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para tentar apoio no Congresso, cerca de 300 prefeitos se organizam para vir a Brasília na próxima segunda (17) e terça-feira (18).

A nova remuneração nacional foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), antes mesmo de entrar em vigor, exatamente pelo fato de não ter uma fonte de custeio.

O texto, de autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), ainda está na fase de reunir assinaturas. São necessárias 171 para que a PEC comece a tramitar, o equivalente a um terço da Câmara.

A ideia da visita, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, é visitar gabinetes e mobilizar parlamentares.

Prefeitos mineiros, por exemplo, vão articular com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os de Alagoas, com Artur Lira (PP-AL), que comanda a Câmara. E os do Paraná tentarão se reunir com o deputado Ricardo Barros (PP-PR), que é o líder do governo.

Fundo de Participação dos Municípios

O FPM é abastecido com a arrecadação de dois tributos federais: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda (IR).

Com o aumento proposto pela PEC, de 1,5 ponto percentual, o repasse aos prefeitos alcançaria, em 2025, 27% da arrecadação total desses dois impostos. O texto, porém, deve contar com fortes resistências por parte da equipe econômica, já que significaria menos dinheiro nos caixa da União.

No Senado, já há uma proposta semelhante, que também conta com o apoio da CNM, mas que significaria um aumento menor de repasses: uma PEC apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que eleva as transferências ao FPM em um ponto percentual.

Na avaliação dos prefeitos, os projetos aprovados nos últimos dias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que preveem o uso de verbas remanescentes de fundos da saúde e da assistência social, são insuficientes, já que resolvem o problema apenas no curtíssimo prazo.

Dos R$ 34 bilhões de saldo do Fundo Nacional da Saúde, apenas cerca de R$ 1,5 bilhão poderiam ser realocados pelos gestores locais, nos cálculos da confederação.

"Nenhum dos projetos resolve estruturalmente o financiamento do piso, já que se trata de um estoque de recursos financeiros nas contas dos fundos, e não do fluxo necessário ao seu pagamento", afirmou o senador Jean Paul Prates (PT-RN), que é líder da minoria.

"Em função disso, há outras propostas em debate, voltadas a uma solução estrutural à questão. Uma delas é o aumento dos repasses dos fundos de participação. Outra é a descentralização do lucro do pré-sal”, acrescentou Prates.

A CNM estima que o impacto do piso salarial da enfermagem pode chegar a R$ 10,5 bilhões anuais apenas para as prefeituras.

O número é maior do que o apontado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão atrelado ao Senado Federal, que prevê R$ 5,5 bilhões em aumento de custos para o setor público, principalmente estados e municípios; e R$ 11,9 bilhões para o setor privado, incluindo as Santas Casas.

Fonte:G1
()
13
Out/22

São Desidério: Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação no oeste da Bahia; fogo chegou em fazendas

Chamas surgiram há uma semana e já afetou áreas que fazem parte de propriedades privadas em São Desidério.

Um incêndio de grandes proporções atinge uma extensa área de vegetação da zona rural de São Desidério, no oeste da Bahia. De acordo com a Brigada Municipal, o fogo começou há uma semana e já invadiu áreas de fazendas.

Ainda não se sabe o que causou as chamas e nem o tamanho da área queimada. Também não há detalhes de quantas propriedades privadas foram atingidas, nem se animais foram mortos.

Segundo Gilmar Francisco dos Anjos, chefe da Brigada de São Desidério, equipes conseguiram controlar o fogo nas áreas próximas aos povoados de Ilha do Vítor, Almas, Cabeceira Grande e Timbó, onde ficam muitas fazendas. Apesar disso, a situação ainda não está controlada.

Por causa da gravidade da situação, os brigadistas receberam, na última segunda-feira (10), o reforço de 15 agentes do Corpo de Bombeiros, oriundos do município de Barreiras, a menos de 30 km de São Desidério.

Barreiras é uma das quatro cidades baianas que contam com postos de combate a incêndios florestais na Bahia. As outras unidades do Corpo de Bombeiros ficam em Lençóis (Chapada Diamantina) , Juazeiro (região norte) e Vitória da Conquista (região sudoeste). Cada uma delas atende a um grupo de municípios.

Barreiras é uma das quatro cidades baianas que contam com postos de combate a incêndios florestais na Bahia. As outras unidades do Corpo de Bombeiros ficam em Lençóis (Chapada Diamantina) , Juazeiro (região norte) e Vitória da Conquista (região sudoeste). Cada uma delas atende a um grupo de municípios.

Em condições normais, as bases contam com 193 pessoas, que receberam reforço de 23 militares no início dessa semana. A medida foi adotada devido ao aumento do número de queimadas no estado, problema que acontece historicamente entre os meses de setembro e dezembro, por causa da seca.

O objetivo do grupo é evitar o surgimento de queimadas nas matas e atuar contra a proliferação. A ação conta também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Fonte:G1
()