Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
05
Jan/23

Jiboia é resgatada por bombeiros militares do 17º GBM após aparecer em quintal de casa em Barreiras

Uma jiboia foi resgatada por bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM), nesta quinta-feira (5), em Barreiras, após aparecer em uma casa do bairro Jardim Ouro Branco.

A cobra rastejava no quintal do imóvel, no fim da manhã, quando os moradores do local notaram a presença dela.

Assim que chegaram ao endereço, os militares encontraram a jiboia enrolada na tubulação de uma caixa d'água e utilizaram uma pinça para retirá-la do local.

Logo após o resgate, a cobra foi avaliada e devolvida à natureza, longe do trecho urbano, sem ferimentos.

Fonte:17º GBM
()
05
Jan/23

Abandonado por Correntina, distrito do Rosário sofre com "falta de tudo"


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina

Entra ano, sai ano. Entra prefeito, sai prefeito e o rico Rosário, no município de Correntina, continua abandonado pelo poder público que vê no distrito apenas uma mina de dinheiro. Aliás, é a riqueza produzida no Rosário que praticamente sustenta Correntina. Mas, o que faz a prefeitura desse município em prol do Rosário? A resposta é NADA!

As fotos acima, enviadas por um morador, revelam um pouco do descaso de Correntina para com o distrito do Rosário que já poderia estar emancipado, e gerando qualidade de vida para os seus moradores.

Sem a emancipação, Rosário vê toda sua riqueza ser levada para a sede do município e assim se contentar com as pouquíssimas migalhas que caem da mesa da prefeitura de Correntina. "Aqui falta infraestrutura, saúde, educação, segurança... falta tudo! Dói saber que produzimos muita riqueza aqui, mas que tudo vai embora deixando nós a ver navios", desabafou um empresário. 

Acordaram – Toda essa situação fez com que os moradores acordassem e organizassem para a próxima semana um movimento para aumentar o número de eleitores do distrito que hoje não chega a 2.000. A meta é chegar a 5.000. Com esse número a população do Rosário poderá decidir a próxima eleição no município e conquistar mais respeito e trabalho por parte de Correntina, enquanto a emancipação não vem.

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares
()
05
Jan/23

Revitalize o farol de seu carro. Serviço de qualidade e garantia!!!

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
05
Jan/23

Internauta reclama das condições de rua no Loteamento Rio Grande

Olha a situação da Rua Machado de Assis, Loteamento Rio Grande, na cidade de Barreiras. Peço a secretaria municipal de obras que olhe por nós aqui. Essa situação está insustentável.

Att. Morador Indignado

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920
()
05
Jan/23

Mau uso provoca aumento de 40% de obstruções na rede de esgoto durante as chuvas em Barreiras e LEM

O período intenso das chuvas e o mau uso da rede provocam transtornos, decorrentes de extravasamentos, e dificultam a operação dos sistemas de esgotamento sanitário de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães. Nos meses de novembro e dezembro, houve um aumento de 40% dos serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto nas cidades polos do Oeste da Bahia. As equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisaram intervir em 858 pontos neste período chuvoso, número bem maior que as 616 desobstruções registradas no período de estiagem, de agosto e setembro. A grande quantidade de lixo e de água de chuva que entra na rede por meio dos imóveis é a principal causa dos extravasamentos.

O gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, explica que a maioria dos imóveis continua canalizando a água de chuva e o esgoto pela mesma tubulação. “O sistema de esgoto foi projetado para a coleta de esgoto. A água servida utilizada nos banheiros, cozinha e lavanderia deve ser direcionada para a rede de esgoto. A chuva que cai dos telhados e das áreas externas dos imóveis deve ser escoada para uma rede própria, caso exista, ou para a rua. A tubulação não suporta a grande quantidade de chuva e de resíduos provocando os extravasamentos na via pública, tornando a operação do sistema ainda mais difícil e complexa”, afirma.

Outro transtorno é a sobrecarga das bombas com a grande vazão de chuva que chega nas elevatórias, estruturas que funcionam para transportar os esgotos até a fase final nas estações de tratamento. “A Embasa conta com equipes especializadas e caminhões específicos para a desobstrução da rede coletora para garantir o funcionamento do sistema de coleta, transporte e tratamento do esgoto doméstico, mas que conseguem somente minimizar os transtornos ocasionados pelo mau uso da rede nas chuvas”, aponta Marcos Rogério Moreira.

Serviço - Além de separar a canalização do esgoto e da água da chuva, a Embasa também recomenda à população que evite abrir indevidamente as tampas dos poços de visita (estruturas de inspeção), que ficam geralmente localizados nas ruas, sob o risco de acidentes graves. Para solicitar os serviços de desobstrução da rede de esgoto e da caixa de inspeção localizada no passeio/calçada do imóvel, a população pode acionar a Embasa de forma ágil e de casa pelo Whatsapp (71) 997170999, pela Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo 0800 0555 195.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa
()
05
Jan/23

Confira as datas de inscrição e aplicação do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. A informação foi divulgada na segunda-feira (2). Também foram divulgadas as datas de inscrição do exame, que devem ser feitas entre 8 e 19 de maio para o Enem Regular. A divulgação do resultado está prevista para 16 de janeiro de 2024.

Enem PPI

As prova do Enem 2023 - Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e a reaplicação do Enem Regular do ano de 2023 serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. As inscrições vão ocorrer de 9 de outubro a 27 de outubro. A divulgação do resultado será na mesma data do Enem regular, em 16 de janeiro de 2024.

Encceja

Também foram divulgadas as datas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições ocorrem de 22 de maio a 02 de junho de 2023 e a aplicação da prova será no dia 7/08. Confira o calendário completo.

Fonte:Agência Brasil
()
05
Jan/23

Vendo carretinha

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Vaga de emprego para Operador de Pivô

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
05
Jan/23

Club Carlos Chagas

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Farmácia PAGUE POUCO. A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

1 de 8 cidades deve perder recursos federais com recontagem da população

A prévia do Censo 2022 apontou que a maioria das cidades brasileiras é menor do que se pensava. Isso interfere na distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), pago pelo governo federal de acordo com o porte do município.

Neste ano, uma a cada oito cidades deve perder recursos — no total, R$ 3 bilhões. Por outro lado, um grupo menor de prefeituras vai receber mais. Calculado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) com base em dados do IBGE, o FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios pequenos. 

O que muda na distribuição do FPM em 2023

  • 702 cidades caíram de porte e vão receber menos recursos; 331 cidades subiram de porte e vão receber mais;
  • as demais 4.537 cidades devem continuar recebendo como nos anos anteriores -- a maioria delas também é menor do se estimava, mas se manteve na mesma faixa populacional, não impactando os repasses, que são feitos por porte da cidade e não pelo número de habitantes.

Cidades contestam o uso da prévia do Censo 2022

Em reação, prefeitos das cidades que vão perder recursos estão se mobilizando contra o uso dos novos dados do IBGE. A orientação da Confederação Nacional dos Municípios é que ingressem com ações na Justiça Federal.

O objetivo é que o governo federal desconsidere a prévia do Censo 2022, uma vez que o recenseamento não foi concluído — a previsão é que isso ocorra até janeiro, com divulgação em março.

Os dados estão defasados porque a União não cumpre a lei. Deveria ter feito o Censo em 2020 e, ainda antes, uma recontagem da população em 2015. Mas não fez nenhum dos dois"Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

Em 2023, o FPM vai dividir R$ 188 bilhões entre as cidades brasileiras. A primeira parcela está programada para ser paga na próxima semana, em 10 de janeiro.

O TCU, que estabelece quanto cada cidade vai receber do FPM, afirmou que vai avaliar eventuais questionamentos dos prefeitos sobre o cálculo da distribuição, mas não em relação aos dados do IBGE. Não ficou claro se pode ser revisto o uso da prévia do Censo 2022. O Tesouro, que paga o recurso, não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Municípios estão falando em entrar na Justiça para questionar os dados do IBGE, mas não há o que fazer. Os dados mostram a mudança estrutural pela qual o Brasil vem passando e isso é irreversível. Gestores públicos têm que colocar na cabeça que a população não vai crescer infinitamente. Não adianta contar com isso para aumentar a cota no FPM"Ricardo Ojima, professor de demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fonte:UOL
()
05
Jan/23

Governo criará programa para atender endividados

Beneficiados com o Auxílio Brasil serão atendidos pelo programa

O governo federal vai criar um programa para atender as pessoas endividadas, entre elas as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia.

O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração.

De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80 milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam R$ 9,5 bilhões.

Segundo o ministro, o novo programa será desenvolvido em parceria com outros ministérios.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse Wellington Dias.

Fonte:Agência Brasil
()
05
Jan/23

Inscrições para o processo seletivo do Colégio da Polícia Militar da Bahia são prorrogadas

Ao todo serão sorteadas 3.668 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 36 vagas para a CMEI.

As inscrições do processo seletivo para admissão de alunos no Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2023, serão prorrogadas após o site apresentar instabilidade.

As inscrições podem ser realizadas até 13h de 9 de Janeiro, com o período do final de semana ativo para novas inscrições. Inicialmente, as inscrições estavam previstas para terminar no dia 6 de janeiro.

Segundo o Tenente Coronel Jarbas Carvalho, mesmo com a instabilidade, mais de 15 mil inscrições foram registradas. Após a prorrogação do prazo, a expectativa é que mais de 50 mil alunos sejam inscritos.

O Tenente Coronel afirmou que o site foi normalizado ainda na tarde de quarta-feira (5), pela equipe de tecnologia da Polícia Militar.

Apesar da prorrogação e da alta procura, o número de vagas será mantido. Ao todo, serão sorteadas 3.668 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 36 vagas para a CMEI.

O sorteio será realizado no dia 13 de Janeiro, às 10h da manhã, no Instituto Anísio Teixeira , no bairro de São Marcos, em Salvador. A PM irá transmitir através do site oficial.

As 16 escolas militares da Bahia estão entre as 20 melhores escolas de ensino público do estado. Em 2022, mais de 36 mil alunos foram inscritos no processo seletivo.

Saiba como se inscrever:

As inscrições podem ser realizadas até as 13h de 9 de janeiro, através dos sites da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Educação.

Entre as vagas oferecidas na capital baiana, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros. Já 30% é voltado para o público externo.

Fonte:G1
()
05
Jan/23

ROSÁRIO está se movimentando para decidir as eleições de Correntina em 2024

A associação de moradores do Distrito Rosário cansado dos descasos que o Rosário vem sofrendo durante a gestão atual ao logo de anos de abandono começa a se projeta para as eleições municipais de 2024.

Buscando o diálogo com o moradores e levantando uma campanha de transferências de títulos e tirando novos títulos para atingir uma meta de chegar a 5.000 eleitores nas eleições municipais para que assim eles consiga colocar mais representantes no legislativo.



E busca apoio para que em 2024 o vice prefeito seja do Distrito Rosário assim ganhando o apoio Maciço de todos eleitores do Rosário votando em candidatos que resida no Rosário e apoiando o candidato que o vice for do Rosário.

Fonte:Jornal de Correntina
()
05
Jan/23

Contra-se especialista em prospecção de clientes

Contra-se especialista em prospecção de clientes. Empresa a procura de pessoa com habilidade de prospecção ativa de clientes, como boa oratória, conhecimento em técnicas de abordagem e venda. Boa capacidade de comunicação e negociação. Interessados mandar mensagem para o whatsapp 77 99701-5253 para mais detalhes.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
05
Jan/23

Municípios baianos vão entrar na justiça contra queda de receita

Mais de 100 municípios terão repasse afetado por estimativa de queda na população.

O Censo do IBGE é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população brasileira e é a partir da contagem populacional feita pela pesquisa que é possível definir políticas públicas nacional, estadual e municipal. A questão é que dados coletados pela mega pesquisa até o momento estão causando dor de cabeça para os prefeitos.

O Censo não foi concluído, mas 101 municípios baianos já estão enfrentando grande perda de arrecadação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será repassado neste dia 10, por conta de divergência entre os dados de contagem populacional do Censo e os dessas prefeituras.

Tudo isso porque no dia 28 de dezembro o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Decisão Normativa nº 201 com novos coeficientes para a divisão do FPM tendo como base de cálculo o Censo inacabado do IBGE.

Na Bahia, apenas 83% dos domicílios foram recenseados e os dados populacionais enviados ao TCU foram com base em estimativas. A contagem populacional é um dos parâmetros utilizados pelo TCU no cálculo de distribuição do FPM e outros repasses constitucionais.

Com 80% dos municípios baianos dependendo quase que exclusivamente da receita proveniente do FPM, a União dos Municípios da Bahia (UPB) demonstra grande preocupação com a medida e argumenta que a perda de recursos impacta diretamente na prestação de serviços à população e na manutenção de compromissos já assumidos com a contratação de pessoal e fornecedores.

“É uma perda complicada para o município que é pequeno. A gente calcula uma perda de quase R$500 mil por mês. Isso é o que mantém o hospital aberto com receita própria. O Jurídico da UPB está nos dando todo o suporte, em contato com o jurídico do município, para reunir todos os dados de comprovação, entrar com uma ação e ver se a gente consegue reverter essa situação. Não há justificativa para uma perda tão grande nem no nosso município, nem nas cidades da região que estão com a economia aquecida e número de nascidos e crianças matriculadas em crescimento”, reforçou o prefeito de Várzea da Roça, Danilo Salles.

Queda no coeficiente do FPM

Na manhã desta quarta-feira (4), a União dos Municípios da Bahia (UPB) participou de uma reunião com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre o assunto que está tirando o sono dos gestores de todo o Brasil.

Durante a reunião, a CNM apresentou um modelo de ação judicial com pedido de liminar que deve ser impetrada pelos municípios na Justiça Federal, citando o IBGE e a União, que é quem responde pelo TCU. Como argumento o movimento municipalista sugere a decisão como abrupta, publicada em 29 de dezembro com validade para 1º de janeiro, e que fere a Lei Complementar 165, que congelou os coeficientes até que um novo Censo Populacional fosse concluído – a previsão é que isso ocorra somente em fevereiro de 2023.

A reunião teve a participação dos prefeitos baianos de forma virtual e, na sede da UPB, foi acompanhada pela equipe técnica da entidade e os prefeitos Danilo Salles, de Várzea da Roça, Roberto Bruno, de Umburanas, Djalma dos Anjos, de Novo Horizonte, e José Mendonça, de Heliópolis.

Fonte:Acorda Cidade
()
05
Jan/23

Pagamento do Auxílio Brasil começa dia 18; veja calendário de 2023

Quem recebe primeiro são os beneficiários com final 1 do NIS; pagamento vai até o dia 31, para quem tem final 0 do NIS

O calendário de pagamentos de 2023 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, começa no dia 18 de janeiro. Para saber o dia em que a parcela de R$ 600 ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, o beneficiário deve observar o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), impresso no cartão de cada titular.

Quem recebe primeiro são os integrantes do programa com final 1 do NIS. O pagamento continuará de forma escalonada até o dia 31 de janeiro, para quem tem final 0 do NIS.

As datas definidas também são válidas para o pagamento do Auxílio Gás, que é pago a cada dois meses. Neste ano, o pagamento começa em fevereiro.

Veja o calendário de 2023

As parcelas de R$ 600 mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir o extrato de pagamento na “Mensagem Auxílio Brasil”, com o valor do benefício.

Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (2) assegurou um complemento ao orçamento federal para garantir o mínimo de R$ 600 mensais para cada beneficiário do programa e o pagamento de 100% do Auxílio Gás.

Os recursos ficaram disponíveis após aprovação no fim do ano da PEC (proposta de emenda à Constituição) do Estouro, que permite expansão do teto de gastos em R$ 145 bilhões.

Além da parcela de R$ 600, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também prometeu pagamento de mais R$ 150 por criança de até 6 anos, a partir deste mês.

Aumento das famílias

Em dezembro, o programa de transferência de renda chegou a 21,6 milhões de famílias, em um investimento de R$ 13 bilhões. No último mês, também foi pago o Auxílio Gás a 5,95 milhões de pessoas, em um repasse de R$ 667,2 milhões. 

Desde janeiro de 2022, mais de 8 milhões de beneficiários foram incluídos no Auxílio Brasil. Todas as famílias que se encontram em estado de pobreza ou de extrema pobreza e estão cadastradas regularmente no Cadastro Único.

Também houve um aumento do número de famílias unipessoais (composta de uma pessoa). Esse aumento se intensificou após novembro de 2021, passando de 8.929.623 (28% das 32.166.847 famílias registradas no Cadastro Único) para 13.912.102 milhões em outubro de 2022 (35% das 40.054.367 famílias registradas no Cadastro Único).

Aumento das famílias

Em dezembro, o programa de transferência de renda chegou a 21,6 milhões de famílias, em um investimento de R$ 13 bilhões. No último mês, também foi pago o Auxílio Gás a 5,95 milhões de pessoas, em um repasse de R$ 667,2 milhões. 

Desde janeiro de 2022, mais de 8 milhões de beneficiários foram incluídos no Auxílio Brasil. Todas as famílias que se encontram em estado de pobreza ou de extrema pobreza e estão cadastradas regularmente no Cadastro Único.

Também houve um aumento do número de famílias unipessoais (composta de uma pessoa). Esse aumento se intensificou após novembro de 2021, passando de 8.929.623 (28% das 32.166.847 famílias registradas no Cadastro Único) para 13.912.102 milhões em outubro de 2022 (35% das 40.054.367 famílias registradas no Cadastro Único).

Quem recebe

Para receberem o Auxílio Brasil, as famílias devem atender a parâmetros de elegibilidade e ter os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único) nos últimos 24 meses. Além disso, é preciso que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e as que estão em outras bases de dados do governo federal.

Para a inclusão no programa, o principal critério é a renda mensal calculada por pessoa da família, que corresponde à soma de quanto cada integrante ganha por mês dividida pelo número de pessoas que moram na casa.

• Se a renda mensal por pessoa for de até R$ 105 (situação de extrema pobreza), a entrada no programa poderá acontecer mesmo que a família não tenha crianças nem adolescentes;

• Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 a R$ 210 (situação de pobreza), a inclusão só será permitida se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes.

Quem estiver em uma dessas situações, mas ainda não fez a matrícula no CadÚnico, precisará se inscrever e aguardar a análise informatizada, que avalia todas as regras do programa. A seleção é realizada de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).

Como sacar

O dinheiro pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, sem a necessidade de ir a uma agência para realizar o saque. Pelo aplicativo, é possível fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR code.

Os beneficiários também podem efetuar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas. Quem recebe o pagamento por meio de cartão pode manter o saque pelos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes, bem como pelas agências da Caixa.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, há três canais de atendimento. O número 121, do Ministério do Desenvolvimento, reúne informações e é a central para denúncias.

O número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, e congrega informações sobre o cartão e o saque do benefício.

Também é possível acompanhar as principais informações sobre o benefício pelo aplicativo do programa, da Caixa Econômica Federal, disponível para download gratuito nas lojas virtuais.

Fonte:R7
()
05
Jan/23

MEC revoga portaria sobre abertura de cursos de medicina

Ministro Camilo Santana diz que regra foi publicada “no apagar das luzes”; afirma que “avaliação criteriosa” será feita

O MEC (Ministério da Educação) revogou uma portaria publicada pela administração anterior, do então ministro Victor Godoy, do governo de Jair Bolsonaro (PL). A portaria trazia novas regras para abertura de cursos de medicina no país. Segundo o atual ministro, Camilo Santana, a revogação ocorreu pelo “princípio da prudência”....

“Decidi revogá-la pelo princípio da prudência, antes que produzisse efeitos, para que seja feita uma avaliação criteriosa e segura dos seus termos”, explicou o ministro, na 4ª feira (4.jan.2023), em sua conta no Twitter. ...

No dia 31 de dezembro, o MEC publicou a portaria. As novas regras, segundo Godoy, valorizavam a relação entre o curso e a rede do SUS (Sistema Único de Saúde) local.

De acordo com o ex-ministro, a portaria atualizava os documentos e requisitos para autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de curso de medicina e criava o Plano de Qualificação de Residências Médicas. Esse plano qualificaria os programas existentes e poderia criar outros programas e abrir vagas.

Santana justificou a revogação em virtude de sua publicação ter ocorrido “estranhamente, ao apagar das luzes, no último dia do ano, sem ter sequer parecer jurídico conclusivo da Consultoria Jurídica do MEC”.

ALFABETIZAÇÃO

O ministro acrescentou que não vai manter uma estrutura no MEC que esteja fora da visão sistêmica desejada pelo novo governo para a educação. A nova administração da pasta também extinguiu a Sealf (Secretaria de Alfabetização).

Para Godoy, “a Sealf trouxe ganhos comprovados e científicos para a alfabetização”. Já o seu sucessor entende que essa secretaria, como se apresentava, não estava dentro do pretendido pelo novo governo para as políticas de alfabetização. “A alfabetização brasileira regrediu absurdamente nos últimos anos”, criticou.

Fonte:Poder 360, com informações da Agência Brasil
()
05
Jan/23

Vaga de emprego para Auxiliar de Montagem

Estamos contratando Auxiliar de Montagem para trabalhar com montagem de silos, equipamentos industriais, elevadores, secadores e etc... Não é necessário experiência. Interessados ligar para nos fones: (77) 99971-7195 ou (77) 99971-7189.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
05
Jan/23

Oportunidade: Vendo esta moto

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas

Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
05
Jan/23

Estamos contratando profissionais de vendas


A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.

Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
05
Jan/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()