Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
10
Fev/23

Bahia tem retomada de blindagem veicular após suspensão por decreto

Exército afirma que autorizações voltaram a ser emitidas normalmente

A retomada da blindagem e a transferência de veículos blindados na Bahia, após suspensão feita pelo Governo Federal, aquece o mercado automobilístico no estado. Conhecido como "revogaço das armas", o Decreto 11.366/2023, assinado pelo presidente Lula (PT) em primeiro de janeiro, definiu que proprietários de veículos blindados deveriam ter um Certificado de Registro (CR).

A exigência não constava no decreto 10.030/2019, que foi assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Com isso, segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), comandos do Exército responsáveis pela emissão das autorizações interpretaram "equivocadamente" que o decreto de Lula também havia suspendido a blindagem e a transferência de propriedade de carros blindados.

Em movimento recente, o Exército emitiu na quarta-feira, 9, um parecer no qual afirma que as autorizações voltaram a ser emitidas normalmente e houve apenas uma paralisação esperando um parecer jurídico emitido pela própria instituição.

“O Exército já está encaminhando para as regiões militares o parecer jurídico que receberam, orientando todas as regiões militares a retomarem todas as atividades normais de análise dos processos de blindagem, que até o momento estavam suspensos. Na Bahia, há quase trinta dias. Eles entenderam que a atividade de blindagem veicular não foi alcançada neste decreto [assinado por Lula], nem em portaria”, explica João Ricardo, empresário da SBI Blindagens, em entrevista ao Portal A TARDE.

 

Fonte:A Tarde
()
10
Fev/23

Embasa reforça canais de atendimento durante ação itinerante em Riachão das Neves

Para estreitar o relacionamento dos novos usuários de abastecimento público de água tratada, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu atendimento itinerante no município de Riachão das Neves, na última quinta-feira (2), na localidade de São José, levando orientação e tirando dúvidas sobre o cadastramento de novas ligações de água, consumo e contas de água, além de ensinar sobre uso racional de água. Nesta ação, foram entregues cartões com os números ou endereço de acesso digital aos canais de atendimento remoto da Embasa e o pessoal da Embasa também ensinou ao público presente como se cadastrar e acessar os serviços pela Agência Virtual da Embasa no site (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br/) e no aplicativo de celular (Android e IOS).

A assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, afirma que a empresa tem atendido as demandas dos moradores do distrito desde o início da operação do sistema de abastecimento. “Desde a etapa do cadastramento, temos promovido reuniões comunitárias e atendimentos itinerantes para solucionar as dúvidas. Neste momento, estamos aproveitando para falar dos canais de atendimento remoto, por onde eles podem tirar as dúvidas e solicitar todos os serviços da empresa, incluindo a renegociação e parcelamento de débitos ou cadastramento de nova ligação ou tarifa social de uma forma fácil, sem precisar sair de casa”, explica.

Nos últimos dois meses, a Embasa promoveu ações de atendimento itinerante, em Riachão das Neves, aos clientes das localidades de Cruilli, Oriente, Pedra do Cal, Rodagem, Tapera e Umburuçu, e uma reunião comunitária na Barriguda.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa, Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
10
Fev/23

Anatel ordena bloqueio de 5 milhões de aparelhos piratas de TV a cabo

Prestadores de serviços farão desligamento remoto

Numa ofensiva contra a pirataria da televisão por assinatura, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou o bloqueio de cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos em uso no país. O desligamento será feito de forma remota, sem que as prestadoras de serviços tenham de entrar na casa do usuário.

A determinação tem início imediato e ocorre após a Anatel receber um grande volume de denúncias de pirataria generalizada de televisão a cabo, conhecida popularmente como “gatonet”.

Com base nas denúncias, a agência reguladora montou um grupo técnico, que avaliou os dados recebidos e elaborou uma lista de modelos de equipamentos a serem bloqueados. Atualmente, diversos aparelhos clandestinos são oferecidos em sites de comércio eletrônico, geralmente sob o nome de TV Box, com preços de R$ 150 a R$ 450. Segundo a Anatel, as páginas que oferecem os dispositivos também incorrem em crime e podem ser punidas.

Originalmente, as TV Boxes fornecem conexão à internet a televisores comuns, transformando o aparelho numa Smart TV. No entanto, diversos aparelhos não homologados pela agência extrapolam a função e conseguem decodificar sinais fechados de TV por assinatura e exibir aos usuários.

Segundo a Anatel, quem produz e comercializa os aparelhos clandestinos comete cinco infrações: uso de equipamento não homologado, transmissão clandestina de telecomunicações, uso indevido do serviço de TV por assinatura, prejuízo à ordem econômica e à concorrência e risco à segurança cibernética.

Fonte:Agência Brasil
()
10
Fev/23

IBGE aponta que varejo da Bahia terminou 2022 com quedas nas vendas; móveis e eletrodomésticos tiveram piores desempenhos

Móveis e eletrodomésticos tiveram piores desempenhos.

A Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a Bahia encerrou o ano de 2022 com queda nas vendas de varejo. Móveis e eletrodomésticos tiveram piores desempenhos.

Do mês de novembro para dezembro o recuo das vendas foi de 1%, fazendo o volume chegar ao patamar de 9,2% menor que o registrado antes da pandemia, no mês de fevereiro de 2020. O acumulado do recuo do ano foi de 3,4% pelo terceiro ano consecutivo.

Esse percentual foi o terceiro pior no país, ficando atrás apenas de Pernambuco (-4,1%) e no Rio de Janeiro (-3,5%). Na Bahia, três dos oito segmentos avaliados puxaram a queda, liderados pelos móveis e eletrodomésticos que registraram recordes negativos de 21,2%.

As vendas de veículos (-15,0%) e de material de construção (-5,7%) levaram o varejo baiano a ter o 2º pior resultado do país: -6,7%. Analisando os índices de todo o país, que também teve retração de 2,6% no varejo, com quedas disseminadas por 19 dos 27 estados e o Distrito Federal, a Bahia teve o 15º resultado.

Outro resultado negativo dentre os segmentos do varejo restrito baiano em 2022 foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,4%), que também tiveram quedas nas vendas pelo terceiro ano consecutivo, apesar de terem registrado um recuo menor que em 021, que foi de 9,5%.

Aumentos nas vendas

Os maiores aumentos das vendas, em comparação com 2021, foram nos setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (9,6%).

Por outro lado, as cinco atividades que tiveram altas nas vendas foram puxadas por artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com uma elevação de 8,8%. O segmento, que cresce ano a ano desde 2018, registrou o terceiro maior aumento entre as atividades, mas teve mais peso na estrutura do comércio no estado.

Fonte:G1
()
10
Fev/23

LEM: estão disponíveis 1°, 2° e 3° doses da Pfizer baby e pediátrica em oito unidades de saúde

Estão disponíveis em oito unidades de saúde de Luís Eduardo Magalhães, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, a 1°, 2° e 3° doses da Pfizer baby e pediátrica. Para receber a imunização, é importante que os responsáveis verifiquem a caderneta de vacina das crianças e levem a documentação.

Locais de vacinação
Ida Klein - Mimoso 2;
Luiz Yoshio Shirabe - Cidade Universitária;
Moacir Marchezan - Mimoso;
Vereda Tropical -  no bairro Vereda Tropical;
Jardim das Oliveiras - no bairro Jardim das Oliveiras;
Oswaldo Cruz - no bairro Santa Cruz;
Nair Idite Poganski - no bairro Florais Léa;
Oscar Doener - no bairro Santa Cruz.

Doses disponíveis
Pfizer baby
- Primeira, segunda e terceira dose. Para crianças de 6 meses a 4 anos de idade;

Pfizer pediátrica
- Primeira, segunda e a dose de reforço (para quem tomou a 2° dose há pelo menos quatro meses). Para crianças de 5 a 11 anos de idade.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
10
Fev/23

Prefeito Junior Marabá parabeniza Telma Oliveira pela reeleição à frente da ACELEM

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), realizada na noite desta quinta-feira (09), o prefeito Junior Marabá parabenizou a presidente Telma Oliveira pela reeleição à frente da entidade. "Telma tem realizado um trabalho primoroso. Assumiu a ACELEM em um dos momentos mais delicados para o empresariado e soube dialogar com todos para que superásssmos essa fase", pontuou o prefeito. 

Junior Marabá destacou ainda a importância do trabalho conjunto. "Na gestão de Telma a parceria sempre foi a palavra de ordem. Trabalhar juntos, ACELEM e Prefeitura para chegar sempre ao melhor resultado", destacou. "E isso não se faz sozinho, ela conta com toda uma diretoria para ajudá-la a conduzir os trabalhos da Associação da melhor forma possível para os mais de 600 associados", finalizou o prefeito.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
10
Fev/23

Compre sua casa no Jardim Paraíso direto com a construtora

Fonte:Publicidade
()
10
Fev/23

Compre sua casa no Jardim Alvorada direto com a construtora

Fonte:Publicidade
()
10
Fev/23

Santa Ria de Cássia: Agricultor é atacado por raposa infectada com “raiva”

Um morador da zona rural de Santa Rita de Cássia, na divisa da Bahia com o Piauí, foi atacado por uma raposa com o vírus da raiva. Segundo o Portal do Cerrado, a prefeitura da cidade confirmou o caso nesta quarta-feira (8). Por conta de ser uma infecção contagiosa, a vigilância sanitária do município monitora três pessoas que tiveram contato com o morador. Mesmo sendo mordido pelo animal, o homem foi socorrido e não foi infectado pelo vírus.

Ainda segundo informações, o caso ocorreu após o homem, que é agricultor, ter sido atacado por uma raposa contaminada com o vírus, na localidade de Peixe de Dentro, zona rural do município.

A vítima fazia uma cerca na propriedade onde mora quando foi surpreendido pelo animal, que foi abatido no mesmo dia. O homem ferido foi atendido no hospital local e depois encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Barreiras, na mesma região, onde recebeu soro e vacina.

Devido ao caso, três cães, que tiveram contato com o animal contaminado, foram aprisionados na localidade e tiveram que ser sacrificados, após a confirmação da doença na raposa. Transmitida através de animais infectados, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive humanos, com letalidade de quase 100%.

A doença é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae e tem como sintomas dor de cabeça, febre, náuseas, irritabilidade, entre outros. (Atualizado aqui no Blog do Sigi Vilares às 15h13)

Fonte:Bahia Notícias
()
10
Fev/23

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no ramo de Clínica Odontológica:
Vendedor
- Sexo feminino;
- Com Experiência;
- Disponibilidade de horário;
- Informática;

Empresa no ramo de Restaurante:
Atendente
- Sexo Masulino;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Monitora
- Sexo Feminino;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Empresa no ramo de Mercearia:
Ajudante de Marceneiro
- Sexo Masculino;
- Com Experiência;

Empresa no ramo de Pet Shop:
Banhista
- Ambos os sexos;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;
- Não ter medo de Animais;

Empresa no ramo de Pré-Moldados:
Recepcionista
- Sexo Feminino;
- Com ou Sem Experiência;

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9844-3280

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
10
Fev/23

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Fev/23

O especial desta sexta-feira é uma grande variedade de peixes 🐟

Vem logoooo pro TEMPERO NOVO! 😋


⠀⠀⠀⠀⠀
Você sabe quais são os benefícios de incluir o peixe na sua dieta? Prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. O peixe possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essenciais para nossa alimentação). Vem logoooo pro TEMPERO NOVO! 😋
⠀⠀⠀⠀⠀
Oferecemos um menu variado com pratos especiais para todos os gostos. 👉🏼 Nosso self service oferece grande variedade de saladas, massas, carnes de qualidade, temperos deliciosos e muuuito mais! 🥩🥗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, contamos com um espaço super aconchegante e arborizado para você desfrutar do seu almoço com muita tranquilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀
A partir das 11h30 estamos aguardando você!
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Fev/23

Faça a sua matricula na Referência Cursos Profissionalizantes...

...E ganhe uma pacote especial de cursos

Faça a sua matricula na Referência Cursos Profissionalizantes, até dia 18/02 e ganhe uma pacote especial de cursos. Serão 4 cursos totalmente gratuitos. Se você ainda não garantiu sua vaga, a oportunidade é agora!

Venha iniciar o ano com o pé direito !
Curso com aulas presenciais;
Material didático gratuito;
Certificado reconhecido nacionalmente e professores capacitados.

Garanta já à sua vaga para as primeiras turmas de 2023, e pague 1° mensalidade somente em Março.
Mais informações no whatsapp: 77 9.9905-0094
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Fev/23

Ofertas da Semana CLICK - Celulares e Informática

CLICK Celurares e Informática
End: Rua Piauí, 630 - Centro.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-9011
Acesse nossas redes : @lojaclick.lem

Fonte:Publicidade
()
10
Fev/23

Traficante morre em confronto com a CIPE/Cerrado em LEM


Material apreendido com o resistente

Na noite deontem, quinta-feira, 9, por volta das 19n10, uma guarnição da CIPE CERRADO realizava rondas no bairro Nova Brasília, em LEM, quando foi informada por transeuntes que um homem, alto e de cabelo pintado de loiro, recém saído do sistema carcerário, estaria presente no bairro, fazendo a distribuição de droga de um grupo criminoso.

Diante da situação, a guarnição intensificou as rondas no bairro, localizando à frente de uma residência, um homem com as características descritas. Foi dada voz de abordagem, porém o resistente correu para dentro do imóvel, efetuando disparos de arma de fogo, a guarnição tomou postura de segurança e revidou a injusta agressão.

O homem foi alvejado e caiu ao solo, sendo imediatamente socorrido ainda com sinais vitais para a UPA de LEM, onde foi constatado seu óbito. No local, além do revólver utilizado pelo resistente, havia maconha, cocaína e materiais inerentes ao tráfico. Posteriormente, a guarnição tomou conhecimento que o homem, natural de São Paulo e recém saído do sistema prisional, já tinha passagens por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas e que seria a nova liderança do tráfico naquela perte da cidade. Todo o material apreendido foi levado para o DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.

Fonte:As informações são da CIPE/CERRADO
()
10
Fev/23

Vaga de emprego para Auxiliar de Almoxarifado na Norte Construtora

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
10
Fev/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
10
Fev/23

NINO AUTO PEÇAS tem peças novas e seminovas. Agora com serviço de guincho

CREDENCIADA NO DETRAN/BA


Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480






Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender

AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA



A NINO AUTO PEÇAS
 vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.

NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.

Fonte:Informe Publicitário
()
10
Fev/23

Secretaria de Saúde de São Desidério inicia projeto que leva serviços de saúde para a zona rural

Em São Desidério a saúde está cada vez mais perto do seu povo e para reforçar, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Saúde, deu início hoje, quinta-feira,09, na localidade de Perdizes, um Projeto que leva até as comunidades vários atendimentos na área da saúde: consulta médica clínica geral, odontologia, vacinação, orientação nutricional, aferição de pressão arterial e de glicemia, entrega de medicamentos e dentre outros. Mais de cem atendimentos foram realizados entre crianças, jovens e adultos.

O Projeto visa atender outras localidades em duas vezes ao mês, dividido a cada quinze dias. “Nosso intuito é aproximar mais da população e ampliar o acesso aos serviços de saúde entre exames e consultas médicas. Tenho certeza que essa ação vai contribuir significativamente na vida de cada morador da localidade de Perdizes”, afirmou o secretário de Saúde, Adriano José.

“Eu moro aqui há 38 anos e estou vendo isso agora, a saúde do município está cem por cento. Nós que estamos longe da sede, e as vezes não têm condição de deslocar até a cidade, um evento desse daqui é bom demais”, comemora o morador de Perdizes, Edson Dias da Silva.

Para a coordenadora da Atenção Básica do município, Danielli Manheze, o Projeto inicia com a proposta de acelerar o atendimento das demandas e também proporcionar um momento de aproximação com os moradores.“ Promovemos um dia em que atendemos e orientamos o paciente a importância de cuidar da saúde, atualizar o cartão de vacina, ver como está a pressão arterial, se tem exames para serem avaliados e várias outras ações”, enfatiza.

Na oportunidade, a nutricionista e apoiadora da Atenção Básica, Josely Souza, orienta os moradores sobre alimentação e também informações e orientações do Programa Auxilio Brasil. “Além de falar de alimentação, é importante abordar com os moradores das localidades, como funciona o Auxilio Brasil, o antigo Bolsa Família”, disse.

Fonte:Ascom SD
()
10
Fev/23

Secretaria de Saúde apresenta projeto de implantação da CIPA para as Unidades em Barreiras

Barreiras continua investindo em inovação, cuidados aos servidores e humanização da saúde. Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde realizou no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, uma reunião para apresentar a proposta de implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, nas Unidades de Saúde.

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, participou da abertura do encontro que reuniu coordenadores, técnicos e servidores. As palestras foram conduzidas pela engenheira de segurança do trabalho, Laíse Bastos e a técnica de segurança do trabalho do CEREST, Irma Celma, que apresentaram detalhes sobre a CIPA, funcionalidades, processo eleitoral, segurança e as normas regulamentadoras para a implantação que acontecerá previamente nas três unidades: Hospital Municipal Eurico Dutra, Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h Clarice Borges).

Citando a importância da CIPA no ambiente de trabalho, a engenheira de segurança Laíse Bastos, explicou que as ações têm o objetivo de proteger o trabalhador de lesões, além de danos que podem colocar a integridade física e mental do funcionário em risco.

“Nosso objetivo é implantar a CIPA em etapas, nas unidades de média e baixa complexidade, alcançando todos os trabalhadores. Vamos iniciar o projeto piloto no Hospital Eurico Dutra, no CAM e UPA 24h, logo após a eleição dos membros da comissão. O objetivo é prevenir acidentes, doenças, e também observar, apontar e identificar medidas de melhoria para a saúde e segurança dos nossos trabalhadores”, explica a engenheira do trabalho.

A secretária Jamile Rodrigues destacou que a CIPA será mais uma ferramenta para ampliar os cuidados com os servidores da saúde. “Mais uma vez nosso município se destaca e será o primeiro no interior da Bahia a implantar a CIPA na Saúde. Na verdade, ainda são poucos municípios brasileiros que aceitaram o desafio, mas temos o planejamento de levar informações, os benefícios e buscar junto com nossos trabalhadores, as diversas formas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho. Já contamos com o projeto Cuidar de quem Cuida, que leva uma atenção diferenciada aos nossos servidores e agora teremos a implantação da CIPA. Seguimos cuidando, protegendo e valorizando sempre nossos trabalhadores da saúde de Barreiras”, finalizou a secretária.

Fonte:Dircom PMB
()
10
Fev/23

10ª Ciretran de Barreiras passará a funcionar em novo endereço

Em todo o estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) busca proporcionar um atendimento de excelência, com conforto, infraestrutura e segurança. Seguindo essa linha, a 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Barreiras passará a atender em novo endereço, a partir do dia 14 de fevereiro.

A unidade dispõe de mobiliário novo, equipamentos de informática, em espaço climatizado e dotado de acessibilidade. A 10ª Ciretran de Barreiras estará aberta de segunda a sexta feira, entre 8 e 17h, na Rua Pastor Plácito da Rocha, 192, Loteamento Renato Gonçalves, quadra 28, lote 10.

O atendimento é voltado para os serviços de habilitação e veículos. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (77) 3613-9800.

Devido à mudança de endereço, na próxima segunda (13), não haverá atendimento ao público na Ciretran. Porém, serviços de habilitação estarão disponíveis no SAC Barreiras.

Fonte:Secom BA
()
10
Fev/23

Vence hoje prazo para pagar IPVA com 20% de desconto na Bahia

 

Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, termina o prazo para os proprietários de veículos emplacados na Bahia pagarem o IPVA 2023 com desconto de 20%, em cota única. Para quitar o imposto, é necessário dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos, ou utilizar os aplicativos e sites destes bancos pelo smartphone. O abatimento é realizado de forma automática.

Vale lembrar que, para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é necessário quitar, além do IPVA, o licenciamento anual e eventuais multas. Uma boa opção é utilizar um aplicativo de smartphone, sites dos bancos ou um caixa eletrônico, escolhendo a opção de pagar o “licenciamento completo”.

Caso o contribuinte perca o prazo para pagamento com 20% de desconto, outra opção é quitar o IPVA com abatimento de 10% no dia do vencimento da primeira cota, que varia de acordo com o final de placa do veículo. O contribuinte tem, ainda, a opção de efetuar o pagamento em cinco parcelas, sem desconto. O proprietário que perder o prazo de uma das cotas deixa de ter direito ao parcelamento. Para conferir todas as datas, basta acessar o calendário no site da Sefaz-BA, clicando em “Inspetoria eletrônica” -> “IPVA” -> “Calendário”.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alerta que o CRLV não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado em arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento. O contribuinte tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou via 0800 071 0071 e [email protected].

Fonte:Ascom/Sefaz-BA
()
10
Fev/23

Mulher sofre tentativa de homicídio ao sair de audiência, em frente à delegacia de Barreiras

A tentativa de homicídio aconteceu na tarde dessa quinta-feira (09), logo depois que a vítima, de 21 anos, saiu de uma audiência na delegacia de polícia.

De acordo com a sua prima, ela foi agredida gravemente no olho direito, por uma suposta arma perfuro-cortante, nas patio do Complexo Policial de Barreiras/ BA.

Segundo informações da própria vítima, a agressora, prestou depoimento na sala de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), nas dependências da Delegacia e ficou aguardando-a nas imediações da unidade policial. Quando a vitima terminou de ser ouvida na mesma sala e estava saindo do Complexo Policial, a acusada a interceptou com um celular na mão, filmando, e com um objeto na mão, provavelmente uma arma branca, lesionou o supercílio e o globo ocular da vítima, que, ensanguentada e desesperada, entrou na recepção da Delegacia pedindo socorro.

Ela foi socorrida pela Policia Civil numa viatura do plantão. A vítima ressalta que acusada estava acompanhada pela sua advogada, que acompanhou toda a ação criminosa e nada fez para evitar o crime.

O fato, considerado como tentativa de homicídio, será apurado pela polícia civil.

Fonte:Alô Alô Alô Salomão
()
09
Fev/23

Farmácia PAGUE POUCO, A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/23

PM cumpre mandado de prisão por tentativa de homicídio em Santa Rita de Cássia

Na noite desta quinta-feira, 9, por volta das 19h15, uma guarnição da polícia militar tomou conhecimento que na data de hoje um mandado de prisão foi expedido, tendo como pessoa procurada um homem acusado de tentativa de homicídio, ocorrido no ano de 2005, na cidade de Santa Rita de Cássia.

Em posse do mandado de prisão, a PM empreendeu diligências com o intuito de localizar a pessoa procurada, a qual foi encontrada em frente a sua residência, situada na Rua Francisco S. Costa, em Santa Rita de Cássia.

No local, foi dada voz de prisão ao suspeito, o qual informou responder criminalmente por uma tentativa de homicídio ocorrida com golpe de paulada, que vitimou uma pessoa do sexo masculino, menor de idade à época.

Diante do fato, o indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes de Barreiras para adoção dos procedimentos cabíveis e posterior apresentação no Conjunto Penal de Barreiras.

Fonte:86ª CIPM
()