Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
03
Mar/23

ANCORE Proteção Veicular. Contar com a gente é a melhor escolha!

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

Vídeo: Homenagem de passagem para reserva e despedida do comandante do CPRO

Na manhã desta sexta-feira, 03, a Policia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Oeste, realizou a  homenagem de passagem para reserva e despedida Coronel Osival Moreira Cardoso, no espaço do CPRO, no bairro Vila Regina, em Barreiras.

Estiveram presentes, autoridades políticos, religiosas, que ministraram uma Palavra de Deus aos presentes, demais policiais militares, tanto de Barreiras, quanto da região Oeste da Bahia.

Coronel Osival Moreira, que trabalhou por 41 anos na Polícia Militar da Bahia e a muitos anos, sendo comandante do Policiamento da Região Oeste.

De forma interina, assumirá o comando do CPRO, o Tenente Coronel Soares.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
03
Mar/23

Justiça Eleitoral define novos vereadores de Angical

A justiça eleitoral realizou na manha desta sexta, 3, a recontagem dos votos das eleições 2020 do município de Angical. O procedimento aconteceu após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, na ultima terça 28/02, onde cassou os mandatos dos vereadores, Edimar Vieira, Nizaldo Souza e Dario Coité, ambos do União Brasil, por não cumprirem a cota de gênero no processo eleitoral.

Com a recontagem dos votos, foram eleitos, os vereadores Carlos Rocha (MDB), Natalino (PP) e Itamar (Avante).

A justiça eleitoral deve publicar ainda nesta sexta feira, o edital de convocação para a diplomação dos novos vereadores, que deverá ocorrer no início da próxima semana.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
03
Mar/23

O cuidado com os animais cresceu através do Programa É o Bicho, da Prefeitura de LEM

O cuidado com os animais cresceu através do Programa É o Bicho da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Lançado no ano passado, a iniciativa oferece castração gratuita para cães e gatos do município, dando prioridade para os pets das famílias mais carentes, ongs, abrigos e rede de protetores independentes. De fevereiro a dezembro de 2022, 827 animais foram esterilizados, o que reduziu em 5.384 o número de novos animais de rua. De janeiro até agora, já são 230 castrações.

Em 2022 o Programa cresceu. Além da castração, o animal vai sair do Centro com um chip contendo as informações de vacinação, dono, endereço e qualquer dado relevante sobre o pet. Garantindo um maior controle e proteção sobre os animais acompanhados pelo É o Bicho.

Na unidade, além das castrações, é realizada a vacinação antirrábica e o teste para leishmaniose. A iniciativa é realizada através das secretarias municipais de Saúde e Agricultura.

Fonte:Secom, Prefeitura de LEM
()
03
Mar/23

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Mar/23

NINO AUTO PEÇAS tem peças novas e seminovas. Agora com serviço de guincho

CREDENCIADA NO DETRAN/BA


Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480






Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender

AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA





A NINO AUTO PEÇAS
 vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.

NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Mar/23

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Mar/23

Inscrições do concurso do Banco do Brasil terminam nesta sexta (3)

São 6 mil vagas abertas, 4 mil para contratação imediata

Candidatos ao concurso do Banco do Brasil têm até esta sexta-feira (3) para fazer a inscrição. Originalmente, o prazo acabaria dia 24 de fevereiro, mas foi adiado em uma semana.

Ao todo, são ofertadas 6 mil vagas, sendo 2 mil de escriturário-agente comercial e 2 mil para escriturário – agente de tecnologia com contratação imediata; e 2 mil vagas para cadastro de reserva, 1 mil para cada cargo.

Há vagas em todos os estados e no Distrito Federal, porém, as de tecnologia são apenas para Brasília e São Paulo.

O candidato precisa ter 18 anos (completos até a data de contratação) e apresentar certificado de conclusão do ensino médio.

Fonte:CNN Brasil
()
03
Mar/23

Governo da Bahia convoca aprovados no concurso para agente de tributos estaduais

Relação dos candidatos convocados está disponível no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3).

As secretarias da Administração e da Fazenda do Estado da Bahia convocaram os 49 candidatos aprovados no concurso para o cargo de agente de tributos estaduais. A relação dos aprovados e demais informações podem ser encontrados no Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (3).

Os aprovados devem comparecer à Coordenação de Recursos Humanos, na 2ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h30.

Quem não atender a esta convocação, por qualquer motivo, perderá o direito à nomeação. Os convocados devem entregar a documentação exigida no edital de abertura de inscrições.

Na entrega dos documentos, os candidatos receberão o encaminhamento para a avaliação pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia.

A convocação traz a relação dos aprovados na ampla concorrência, cotas raciais e candidatos com deficiência. Também traz a classificação dos aprovados por área de atuação: administração e finanças, tecnologia da informação e administração tributária.

Fonte:G1
()
03
Mar/23

Ofertas da Semana CLICK - Celulares e Informática

CLICK Celurares e Informática
End: Rua Piauí, 630 - Centro.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-9011
Acesse nossas redes : @lojaclick.lem

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

Prefeito de LEM registra B.O contra estelionatário que tentou dar golpes em empresários se passando por ele*

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, registrou boletim de ocorrência na manhã desta quinta-feira (02), relatando uma tentativa de estelionato contra empresários locais, por um indivíduo que se passou por ele.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial do Município e já está sendo investigado pela Polícia Civil, sob o comando do Dr. Joaquim Rodrigues. O prefeito relatou que tomou conhecimento que um indivíduo desconhecido, utilizando o número de WhatsApp (71) 98469-6489, entrou em contato com um desses empresários, se passando por ele, e disse que estava fazendo uma campanha para a 4° fase da vacinação contra o Covid-19 e que precisava de doações.

"É alarmante como o número de golpes utilizando as redes sociais aumentou atingindo a todos nós. E o pior de tudo, usando a saúde das pessoas e a boa fé dos nossos empresários", pontuou.

De acordo com a trama do golpista, seriam três ônibus para transportar os pacientes, cada um custaria R$ 4.800. Na oportunidade, o golpista informou a chave pix de três pessoas para transferência de valores, Ítalo Leocácio da Silva (chave pix: [email protected] - Banco Iti,  Joeldson Bruno Silva de Araújo Costa e Silva (Chave pix: [email protected] - Banco Inter e de Thiago Angelo Costa e Silva (Chave pix: 016.893.584-53). Pessoas que devem estar envolvidas no estelionato.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
03
Mar/23

Super Ofertas de Inauguração do novo Mercado JR em Barreiras; confira!!!

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no ramo de Auto Peças:
Expedição
- Ambos os sexos;
-Ensino Médio Completo;
-Com ou sem Experiência;
- Informática básica;

Empresa no ramo Pet Shop:
Banhista
- Ambos os sexos;
- Não tenha medo de animais;
- Disponibilidade de horário;

Empresa no ramo de Confecções:
Vendedora
- Sexo Feminino;
-Ensino Médio Completo;
-Informática Básica;
- Com experiência;
- Disponibilidade de horário;

Empresa no ramo de Concessionaria:
Consultor(a) de Serviços;
Auxiliar de Mecânico;
Mecânico;
Vendedor(a) Externo (transporte próprio);

Empresa no ramo de Estética:
Enfermeira e Esteticista
- Sexo Feminino;
-Ensino Superior Cursando ou Completo;
-Informática Básica;
- Desenvoltura com Atendimento e Redes Sociais;

Empresa no Escola de Cursos:
Vendedor
- Ambos os Sexos;
-Ensino Médio Completo;
-Informática Básica;
- Desenvoltura com Atendimento e Redes Sociais;
- Cnh e Veiculo será um diferencial.

Empresa no ramo de Cosmético:
4 Estágios
- Ambos os Sexos;
-Com ou Sem Experiência;
-Ensino Médio Cursando;
-Conhecimento em Informática.

2 Vendedores
-Ambos os Sexos;
-Ensino Médio;
-Conhecimento em Informática;
-Com ou Sem Experiência;

Empresa no ramo de Restaurante:
Atendente
- Sexo Masculino;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Monitora
- Sexo Feminino;
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Empresa no Ramo de Papelaria:
Vendedora
-Sexo Feminino;
- Com Experiência;
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;

Empresa no ramo de TV por assinatura:
Vendedor Externo
- Ambos os Sexos;
- Com Experiência;
- Informática Básica;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com atendimento ao Cliente;
- Disponibilidade para viagens;

Empresa no Ramo de Internet Contrata:
Vendedor Externo
- Ambos os Sexos;
- Com ou Sem Experiência;
- Ensino Médio Completo ou Cursando a Noite;
- Salário Mínimo + Comissão e 500 MB Grátis.

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9844-3280

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
03
Mar/23

Curso de Manicure e Pedicure na REFERÊNCIA



RESTAM APENAS 5 VAGAS PARA O CURSO DE MANICURE E PEDICURE! CURSO COM AULAS PRÁTICAS E CERTIFICADO RECONHECIDO NACIONALMENTE!

Nos dias atuais, empreender está sendo um dos setores que mais crescem, e a estética a mais procurada! Pensando nisso a Referência Cursos Profissionalizantes está com vagas para o curso de manicure e pedicure para você ganhar muito dinheiro com essa profissão! E os primeiros matriculados desta semana irão ganhar um super descontão: Matrícula R$ 130,00 e 2 x de R$ 130,00 Mensal.

Faça já a sua inscrição no whatsapp 77 99905-0094.
Ou através do link:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Mar/23

Vagas de Emprego para Barreiras

Vaga para Recepcionista
-Sexo Masculino;
-maior 18 anos;
-Disponibilidade para trabalhar a noite.

Vagas para Repositor
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-Facil aprendizado.

Vaga para Serviços Gerais
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-Organizado e Ágil.

Vaga para Confeiteiro
-Sexo feminino;
-Maior 18 anos;
-Experiência será um diferencial.

Vaga para auxiliar de padaria
-Ambos os sexos;
-fácil aprendizado;
-não necessário experiência.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao Shopping 10, em cima do Dentista do Povo.
WhatsApp: (77) 9.8105-3297. 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
03
Mar/23

Compre sua casa no Jardim Paraíso direto com a construtora

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

Mais informações do estado de saúde do médico João Bento

Nesta sexta-feira, 3, o Blog do Sigi Vilares recebeu informações do quadro clínico do médico Ginecologista João Bento, de 65 anos, vítima de um AVC no mês passado em seu apartamento no Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães.

Dr. João Bento está internado em um hospital de Águas Claras, em Brasília. Elecontinua na UTI, porém já respira sem o uso de aparelhos e a hemodiálise também foi suspensa. João Bento ainda realiza fisioterapia e fonoaudiologia.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
03
Mar/23

Festival de Porcelana Semprelar

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

MST descumpre decisão judicial pela 4ª vez e invade fazenda na Bahia

Depois de um ano da invasão e do descumprimento judicial, nada foi plantado pelo MST no local


Ao todo, 1.700 integrantes do Movimento dos Sem Terra descumpriram decisão judicial e invadiram as terras da empresa

Um grupo com mais de 1.700 integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) invadiu, na segunda-feira, 27, áreas pertencentes ao Grupo Suzano localizadas nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no extremo Sul da Bahia. Na terça-feira, 28, a primeira Instância da Justiça baiana atendeu ao pedido de reintegração de posse do grupo e ordenou a saída do MST das terras invadidas na cidade de Mucuri, autorizando, havendo necessidade, o uso de força policial.

O juiz fixou multa no valor de R$ 5.000 (cinco mil) por pessoa e dia de invasão caso o Movimento não cumpra a determinação judicial e decidiu também que "permitir o prolongamento da ocupação, com o claro interesse da parte demandada de expandir e buscar consolidar a sua posse advinda de esbulho possessório, resultaria, muito provavelmente, na formação desorganizada e conglomerada de ocupações irregulares, cuja experiência revela resultado danoso para a organização urbana/rural, com sérios impactos em políticas públicas de saúde, educação, segurança e proteção do meio ambiente". 

No município de Guaratinga, o MST desobedeceu pela quarta vez uma ordem judicial e invadiu novamente a Fazenda Mata Verde fazendo uso de violências e ameaças de morte aos trabalhadores da fazenda. 

O MST invadiu a propriedade Mata Verde no dia 2 de abril de 2022. A primeira decisão judicial em favor dos proprietários da fazenda foi expedida no dia 24 de maio do mesmo ano, sendo descumprida 72h depois. No dia 14 de julho, uma nova decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a saída dos invasores, sendo novamente reinvadida no dia 25 do mesmo mês. A terceira decisão judicial de reintegração de posse foi determinada no dia 31 de agosto. Em 5 de dezembro, a justiça baiana emitiu um despacho complementar à sua decisão de reintegração. 


Terreno invadido com relevo improprio para agrucultura

No despacho, a Justiça determina a reintegração de posse das terras, busca e apreensão de veículos e animais (bovinos e equinos) que não tenham a marcação dos proprietários da fazenda. Além disso, no caso de uma nova invasão das áreas, os envolvidos seriam presos em flagrante por descumprimento da liminar. Até o momento, não houve nenhuma atitude da Polícia Militar da Bahia nem do Governo do Estado em cumprir a ordem judicial. 

O despacho judicial também emitiu um ofício ao Incra e ao Governo da Bahia, solicitando de forma imediata a suspensão de qualquer procedimento administrativo que tramite nos órgãos no sentido de inserir os imóveis litigiosos em reforma agrária.


Gado da fazenda sendo sacrificado e até revendido ilegalmente pelos invasores

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado, na quarta invasão, 40 homens fortemente armados fizeram uso de violência extrema e ameaças de morte para expulsar os trabalhadores da fazenda. A denúncia também aponta comercialização do gado da propriedade e aluguel do pasto da fazenda para terceiros.

Ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (PL), lembrou do discurso do presidente Lula no período eleitoral onde negava invasões do MST no Brasil.

"Mais uma vez um absurdo, um descompasso, entre o discurso e as ações do PT.  O próprio Lula, várias vezes em debate com Bolsonaro na campanha, disse que o MST não invadia áreas. Mais uma vez a gente vê práticas que não aconteciam com Bolsonaro. Estamos olhando para o retrovisor. Isso serve para gerar insegurança jurídica e econômica que tem um impacto social muito grande", disse Roma, em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.

"Estamos em contato mas não temos uma ação formal, estamos acompanhando isso com nossas lideranças locais", afirmou João Roma que também é presidente estadual do PL na Bahia. 

Segundo a página a Voz do Movimento, os membros ocuparam três áreas da Suzano próximas aos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas. 

"A concentração das terras no extremo sul nas mãos da Suzano passa de 70%. Portanto, para o MST, o eucalipto não alimenta, não produz vida, e o Governo Federal precisa rever essa questão e distribuir a terra", disse Eliane, coordenadora estadual do MST, que também informou que as invasões desta segunda-feira ocuparam mais 5 mil hectares nas três áreas.

Fonte:A TARDE
()
03
Mar/23

O especial desta sexta-feira é uma grande variedade de peixes 🐟

Vem logoooo pro TEMPERO NOVO! 😋


⠀⠀⠀⠀⠀
Você sabe quais são os benefícios de incluir o peixe na sua dieta? Prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. O peixe possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essenciais para nossa alimentação). Vem logoooo pro TEMPERO NOVO! 😋
⠀⠀⠀⠀⠀
Oferecemos um menu variado com pratos especiais para todos os gostos. 👉🏼 Nosso self service oferece grande variedade de saladas, massas, carnes de qualidade, temperos deliciosos e muuuito mais! 🥩🥗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, contamos com um espaço super aconchegante e arborizado para você desfrutar do seu almoço com muita tranquilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀
A partir das 11h30 estamos aguardando você!
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Mar/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

Angical: Justiça eleitoral fará recontagem dos votos nesta sexta feira

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Edital ZE-126, nº 03, de 02 de março de 2023, onde o Exmo juiz da 126ª Zona Eleitoral, convoca os Excelentíssimos represetantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e representantes dos partidos políticos que concorreram nas Eleições Municipais 2020, para participartem do reprocessamento da totalização dos votos referente a Eleição 2020, para o cargo de vereador do município de Angical.

Esta convocação do TRE-BA, se dá, devido a impugnação de mandato de três vereadores de Angical, conforme matéria publicada no Blog do Sigi Vilares, devido a não cumprir a lei eleitoral sobre a cota de gêneros (CLIQUE AQUI E REVEJA).

Os convocados, devem acompanhar o processo de recálculo dos quocientes eleitoral e partidários, sendo que a solenidade ocorrera no Cartório Eleitoral no centro da cidade de Baianópolis, para posteriormente, poder empossar outros três vereadores para preencher as vagas existentes.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
03
Mar/23

Anvisa aprova nova vacina para a dengue

A vacina Qdenga, da empresa Takeda, está indicada para uso entre 4 e 60 anos de idade.

Foi aprovada em 02/03/2023, por meio da Resolução RE 661, de 2 de março de 2023, o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. A vacina Qdenga da empresa Takeda Pharma Ltda. é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra esta enfermidade.

O produto está destinado à população pediátrica acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade. Estará disponível para administração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações.

Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina.

A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, estudo de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina.

A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária européia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE), e tendo sua comercialização aprovada na União Europeia em 20/12/2022.

Durante a análise técnica realizada pela Anvisa, realizou-se um painel para a discussão de alguns pontos do processo de registro com especialistas do país que detém notório saber sobre a doença. Essa discussão ocorreu em 10/01/2023 e em seguida os especialistas apresentaram um Parecer opinativo sobre o produto e sobre as condições de uso pleiteadas pela empresa, com o objetivo de subsidiar a análise realizada pelos técnicos da Agência.

A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, contudo, segue sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa.

A vacina Qdenga é a primeira aprovada no Brasil para um público mais amplo (de 4 a 60 anos de idade). A vacina aprovada anteriormente (Dengvaxia) só pode ser utilizada por quem já teve dengue.

Fonte:Secom BR
()
03
Mar/23

Compre sua casa no Jardim Alvorada direto com a construtora, sem entrada e com bônus de R$ 10 mil

Fonte:Publicidade
()
03
Mar/23

Bahia mantém liderança nacional na geração total de energia eólica e solar

A Bahia confirmou a liderança nacional em 2022 na geração total de energia eólica (31%) e solar (27%), de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ainda de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado conta com 265 parques eólicos e 46 parques solares fotovoltaicos em operação, com investimentos totais de R$ 34 bilhões, e capacidade instalada de 7 Gigawatts (GW) de eólica e 1,3 GW de solar. A previsão é de que sejam injetados mais R$ 62 bilhões para a construção de parques eólicos e solares. Os dados contam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).  

“Nosso estado possui um alto potencial de energias renováveis e vamos perseguir o status de estado líder na economia verde. Queremos construir um ambiente saudável, um ecossistema para um novo modelo de economia sustentável, vinculado à necessidade de cuidar do meio ambiente. Trazer um forte engajamento da Bahia, com todas as suas peculiaridades, com seus potenciais para que assim possa fazer com que o estado seja o primeiro a obter o selo verde. A questão climática está entre as principais pautas da SDE”, diz Ângelo Almeida, Secretário de Desenvolvimento Econômico.  

A estimativa de investimento nas 186 usinas eólicas em construção ou projetadas é de cerca de R$ 32 bilhões e a previsão é que sejam criados mais 73 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Já a energia solar tem 22 parques em construção e mais 234 devem ser implantados futuramente. Os investimentos projetados são da ordem de R$ 44 bilhões e deve criar, direta ou indiretamente, mais de 292 mil vagas nos próximos anos em toda a cadeia produtiva.  

Importante lembrar que a Bahia mantém a fabricação de componentes de eólica e recentemente o Governo do Estado assinou um protocolo de intenções de investimento com uma indústria de fabricação de pás eólicas que deseja se instalar no estado, com o objetivo de fornecer tanto para o mercado interno quanto externo. A fabricação de componentes de placas fotovoltaicas será o próximo passo na consolidação deste setor, e o governo do estado já vem negociando com importantes empresas multinacionais para a atração deste investimento.

Fonte:Ascom/SDE
()