Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
04
Nov/21

Número de famílias endividadas no Brasil é o maior em 11 anos, aponta CNC

Cerca de 12 milhões de famílias estão atualmente endividadas, diz Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo; número é o maior em 11 anos

Cerca de 12 milhões de famílias brasileiras estão atualmente endividadas, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta quinta-feira (4). Trata-se do maior nível de endividamento já registrado pela confederação, que analisa os dados há 11 anos.

O levantamento mostra que, em outubro, 74,6% dos grupos familiares no país possuíam dívidas a vencer nos próximos meses – seja por cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja e/ou crédito consignado. Em comparação com setembro, o endividamento familiar teve uma alta de 0,6 ponto percentual.

Entre as famílias endividadas, 25,6% disseram que já possuem contas em atraso, enquanto 10,1% afirmam que não terão condições de pagar as suas dívidas futuras.

O cartão de crédito é o maior vilão entre os inadimplentes, segundo o estudo. O meio de pagamento representa quase 85% de todas as dívidas dos brasileiros. Em segundo lugar, aparecem os carnês. O tempo médio para a quitação das dívidas atrasadas é de, em média, 60 dias.

O recorde no número de dívidas atinge todas as famílias brasileiras, independente da condição social, aponta a pesquisa da CNC. Tendo alta desde abril, a taxa de endividamento dos grupos familiares com renda de até dez salários-mínimos saltou para 75,9% em outubro, frente ao 75,3% do mês anterior. No mesmo mês de 2020, 68% das famílias nessa faixa de renda estavam endividadas.

Para as famílias com renda acima de dez salários-mínimos, a proporção de endividados também alcançou o maior patamar, com incremento de 69,5% em outubro, ante 59,4% em outubro de 2020. Para esse grupo, o endividamento vem apontando níveis recordes mensais desde fevereiro deste ano.

Em contrapartida, os pesquisadores apontam uma desaceleração no ritmo do endividamento para os próximos meses.

Segundo o levantamento, a alta de juros deve “arrefecer a dinâmica de dívidas”, uma vez que os créditos seguem encarecendo no Brasil ao longo dos meses. Atualmente, a taxa básica de juros está em 7,75% ao ano. A Selic já registra cinco altas consecutivas.

Fonte:CNN Brasil
()
04
Nov/21

IFBA está com inscrições abertas para cursos técnicos em 21 unidades

Com 4.325 vagas ofertadas em 21 campi e distribuídas entre 38 cursos de diferentes modalidades e áreas, entre elas, Eletromecânica, Meio Ambiente e Sistemas de Energia Renovável, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe inscrições para o Processo Seletivo de ingresso aos cursos técnicos em 2022. As inscrições, gratuitas, iniciaram no dia 25 de outubro e seguirão até o dia 17 de dezembro.

A seleção ocorrerá por meio da análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.

Para se inscrever, as (os) candidatas (os) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.

Novidades – Como uma das novidades da seleção foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de Ano Continuum – regulamentado pela Lei 14.040/2020, que estabelece normas educacionais a serem adotadas, em caráter excepcional, durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital.

As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela “Tabela de equivalência de notas e conceitos” do edital.

Cotas raciais e combate a fraudes – Mariucha Ponte, coordenadora do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), lembra que, com a recente implementação da banca de Heteroidentificação Racial de pessoas negras, conforme a Resolução nº 24/2021 do Conselho Superior (Consup) do IFBA como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarem por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar no sistema de inscrição: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.

“É importante atentar ao tipo de vaga que o/a candidato/a irá optar por concorrer na sua inscrição, pois, com a implantação da banca de Heteroidentificação racial de pessoas negras, caso seja identificada tentativa de fraude nessas cotas, a inscrição será desclassificada e não haverá direito a nova chance em nenhuma outra vaga deste processo seletivo”, alerta a coordenadora.

Vagas – Ao todo, serão ofertadas 4.325 vagas, em 21 campi, sendo 2.155 para 20 cursos integrados (ensino médio + técnico), 2.130 para 17 cursos subsequentes (técnico para aqueles que já têm o ensino médio) e 40 para 1 curso concomitante (ensino médio em outra instituição e técnico no IFBA).

Os editais por modalidade de cursos: integrado, subsequente e concomitante; estão disponíveis em formato PDF, na página da seleção. Em breve, serão disponibilizadas versões adaptadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do processo seletivo ou ainda por meio do contato com os responsáveis pela seleção nos campi do IFBA ou no site.

Fonte:Voz da Bahia
()
04
Nov/21

Novas vagas de emprego para fazenda: Técnico agrícola e Motorista caminhão Muck

Técnico agrícola com experiência.
Motorista caminhão Muck com experiência em trator.

Ambos para trabalhar em fazenda localizada a 80 km de Barreiras. Mandar currículos por e-mail [email protected] telefone: 77 99971-6213

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
04
Nov/21

Ministro ironiza ‘derrota’ de Rui Costa na Câmara: ‘Dar as costas para os baianos mais necessitados’

O ministro da Cidadania, João Roma, ironizou a “derrota” do governador da Bahia, Rui Costa, na tentativa de unificar a base de apoio em torno do voto “não” na PEC dos Precatórios.

“No desgoverno do PT de @costa_rui, 4 em cada dez baianos vivem abaixo da linha de pobreza. Por isso, agradeço aos meus colegas, Deputados Federais da bancada baiana que votaram a favor dos mais vulneráveis”, postou no Twitter.

Roma havia dito anteriormente que o chefe do Executivo estadual estava ligando para os deputados federais não votarem favoráveis ao texto.

“Triste ver Rui Costa dar as costas para os baianos mais necessitados”, completou.

Fonte:BNEWS
()
04
Nov/21

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

Fonte:Publicidade
()
04
Nov/21

Quer fazer seu evento? venha conhecer o Espaço Capra









O espaço Capra te oferece um ótimo ambiente com churrasqueira grande, 02 cervejeiras, geladeira, fogão, mesa de madeira grande, 35 jogos de mesas com cadeira, Internet, caixa de som com Bluetooth, quarto para dormir, piscina aquecida com luzes de led com cascata e hidromassagem, banheiros, louças e espetos.

Endereço é Rua 43 número 94, qd 26 Lote 13 Bairro Cidade Universitária II

Telefone para contato: 779957-6126

Fonte: Publicidade
()
04
Nov/21

Barreiras: Motorista fica ferido após colidir veículo em parede de residência em Barreirinhas

Na manhã desta quinta-feira, 4, por volta das 7, no bairro Barreirinhas, em frente ao Posto das Turbinas, em Barreiras, aconteceu um grave acidente envolvendo um veículo Peugeot que bateu contra o muro de uma casa. 

De acordo com testemunhas, o motorista perdeu o controle do veículo e só parou quando atingiu a residência. Nas imagens feitas pelo nosso repórter é possível ver o estrago que ficou na casa e na frente do veículo após o acidente.

Um grande buraco foi criado com o forte impacto e os azulejos da fachada da residência foram arrancados. O condutor sofreu algumas escoriações e foi socorrido por populares e levado ao Hospital do Oeste (HO).

Até o fechamento dessa matéria não houve mais  informações sobre o estado de saúde do motorista.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Cebolinha Notícias
()
04
Nov/21

Oportunidade de emprego em Luís Eduardo Magalhães

Empresa em Luís Eduardo Magalhães, disponibiliza excelente oportunidade de emprego para o cargo de: 

TÉCNICO ELETRICISTA

Requisitos:• Sexo: Masculino;

• Formação exigida: Técnico;

• Conhecimento geral: Comprometimento, bom relacionamento e ótima comunicação; 

• Conhecimentos específicos: Leitura de projetos, diagrama, paineis e etc...;

• Necessária experiência comprovada (Entendimento com Pivôs será um diferencial);

• Disponibilidade de viagens;

Interessados deverão enviar currículos, em formato editável, para o e-mail: [email protected] (favor inserir o cargo pretendido no assunto do e-mail)

Fonte:Ascom
()
04
Nov/21

Empresário é encontrado morto no centro de Barreiras num provável suicídio

No início da manhã de hoje, 4, o empresário Francisco Marcos Aragão Vasconcelos, foi encontrado morto por provável enforcamento utilizando uma rede, no apartamento dele na Avenida Capitão Manoel Miranda, no centro de Barreiras.

Francisco Marcos Aragão é bastante conhecido na cidade de Barreiras, era proprietário da Marcos Som e antiga empresa Spectro Vídeo que fica no centro histórico da cidade. 

As Polícias Civil e Técnica estiveram no local e após perícia o corpo foi removido para necropsia.

A morte do empresário gerou uma comoção na cidade. 

 

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
04
Nov/21

West Burguer. Churrascaria com Buffet por quilo. A melhor de LEM

Fonte:Publicidade
()
04
Nov/21

Oeste Recuperadora - Jateamento, recuperação de plásticos e fibras

Fonte:Publicidade
()
04
Nov/21

O seu almoço hoje é no Tempero Novo

Fonte:Publicidade
()
04
Nov/21

MIMOAÇO Indústria e Comércio de Ferro e Aço. Atendemos toda a região oeste





Trabalhamos com colunas e vigas para construções montadas e prontas para uso, treliças, perfil para estrutura metálica, chapa preta, chapa galvanizada, barra chata, cantoneiras, aços trefilados 1045, tubos mecânicos, produtos para torno e solda e serralheria em geral. Temos ainda corte e dobra de chapa.












FABRICAMOS telhas ALUZINC TRAPÉZIO sob medida e trabalhamos com telha isotérmica.

Vendas no cheque, cadastro próprio pela loja, cartão debito, cartão credito, cartão BNDES e no boleto facilitado e sem burocracia.

Temos 4 lojas na Bahia para o melhor atendê-los:

  • ROSÁRIO , município de Correntina - PRÓXIMO A SM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. (77) 3689-1071 (62) 99917-1054 (62) 99840-2860
  • RODA VELHA  - SÃO DESIDÉRIO. (77) 9,9993-9305 (77) 3684-2101
  • LUÍS EDUARDO MAGALHÃES.  (77) 3628-3982 (77) 3628-2738 / 2738

  • AGORA COM FILIAL NO BAIRRO SANTA CRUZ, NA RUA ITABUNA

  • AGORA COM FILIAL EM FORMOSA DO RIO PRETO
Fonte:Informe Publicitário
()
04
Nov/21

Em LEM coma a vontade na Churrascaria Mimoso por apenas R$ 25

Fonte:Publicidade
()
04
Nov/21

Bahia lidera produção de energia eólica e ficou em 2º em energia solar em 2020

A sustentabilidade é tema na COP 26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, na Escócia (reveja aqui). Entre os tópicos estão a produção de energia. No Brasil, a Bahia é líder em produção de energia eólica e esteve em segundo lugar na produção de energia solar em 2020, segundo dados do Ministério da Economia.

Líder desde 2018 em produção eólica no Brasil, a Bahia produziu em 2020, 16.765,32 GWh. Em segundo lugar está o Rio Grande do Norte com uma produção em 2020 de 16.099,28 GWh, seguido do Piauí com 6.353,83 GWh. Além da energia eólica, as principais energias renováveis são a energia solar e a energia hídrica.

Em energia solar, em 2020 a Bahia ficou em segundo lugar na produção brasileira. O estado registrou 1.979,16 GWh, atrás apenas de Minas Gerais que produziu 2.127,45 GWh. Completando o pódio entre os maiores produtores de energia solar no ano, ficou o estado de São Paulo com 1.310,88 GWh.

Fonte:Bahia Notícias
()
04
Nov/21

Região Oeste da Bahia tem primeira empresa operando como franqueadora com o apoio do Sebrae

Restaurante Haru Joy tem sede no município de Luís Eduardo Magalhães e a meta é que a marca seja levada para quatro cidades da Bahia ainda neste ano

De engenheiro agrônomo para dono de restaurante. É assim que começa a história de Bernardo Dalla como empresário do município de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia que, junto com a esposa, sempre teve o sonho de abrir um negócio, realizado em 2014, quando inaugurou o restaurante Haru Joy para servir comida japonesa.

Bernardo conta que é apaixonado por comércio e atender pessoas, e com organização e desejo de crescer, conseguiu conquistar clientela e, hoje, o Haru Joy é um dos mais frequentados da cidade e, agora, é a primeira empresa a operar como franqueadora no Oeste, um processo de formatação que começou em 2020 com o apoio do Sebrae.

Para o empresário que, desde o começo, já pensava em se tornar franquia, o processo não é simples e, por isso, procurou o Sebrae. “Eu achei que iria fazer sozinho, não consegui. O Sebrae é uma empresa conhecida, que a gente conhece desde pequenininho. Começamos e fechamos o processo. Ele foi um parceiro, direcionou o que eu tinha que fazer. Realmente, visualizou o meu negócio. Recebi o certificado de conclusão do curso, a consultoria foi excepcional porque acompanhou todos os passos, e hoje temos a marca registrada como franquia”, disse Bernardo.

Para dar início ao processo, o Sebrae apresentou a Bernardo Dalla o programa Franqueador Bahia, composto por um conjunto de ações específicas para empresas que querem operar por meio do sistema de franquias. Primeiro, é feita uma análise das condições da empresa se tornar franqueadora, e havendo viabilidade o passo seguinte é a consultoria.

“Na consultoria especializada, interdisciplinar e de alta complexidade, com duração de 314 horas técnicas, ocorre a elaboração de todos os manuais, planos, análises e documentos previstos, complementando a aplicação dos diagnósticos. Consiste na estruturação do planejamento estratégico de um modelo de negócios, de modo que a expansão por meio de Franquias ocorra de maneira sustentável e duradoura, padronizando e regularizando a marca, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lei de Franquias com recomendações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), buscando garantir o sucesso da marca”, comentou Evilásio Moreira, analista técnico do Sebrae.

Com tudo pronto, o empresário já começou as negociações para que a marca Haru Joy se expanda na Bahia. A meta para este ano é abrir quatro lojas e chegar a dez em 2022. Bernardo oferece três modalidades de franquia- premium, street e shopping. Todas as informações sobre perfil, investimentos que os interessados em abrir uma franquia devem fazer, taxa de franquia, royalties e contatos para fechamento de negócios estão disponíveis no site https://harujoy.com.br

Ao abrir uma franquia Haru Joy, o empresário vai receber toda assistência do franqueador, que além de ter acesso a treinamento teórico e prático, e 80% da matéria prima. “Este é um dos pontos positivos, porque a pessoa não precisa buscar os insumos, que são a maior dificuldade hoje, principalmente no começo, e ela já vai ter uma marca com a garantia da qualidade, tudo preparado, congelado, com selo, com garantia do Haru Joy e tudo mais para poder trabalhar”, disse.

Bernardo Dalla inicia o trabalho de expansão da marca com boa expectativa e diz que para chegar até aqui foi preciso muita dedicação e atender de forma diferenciada. “A pessoa tem que ser apaixonada pelo o que faz e tem que seguir processos. A essência do brilho do Haru Joy é abrir todos os dias como se fosse uma inauguração”, finalizou.

Fonte:Agência Sebrae
()
04
Nov/21

ROCAM da 83ª CIPM prende um indivíduo com droga no bairro Vila Brasil em Barreiras

Na manhã de ontem, quarta-feira, 3, por volta das 10h20, a ROCAM da 83ª CIPM, efetuava ronda no bairro Vila Brasil quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita que ao perceber a aproximação da guarnição empreende fuga, sendo alcançado logo em seguida na rua Comandaru, no bairro Vila Brasil, em Barreiras.

Ao proceder busca pessoal no suspeito de 22 anos de idade, foi localizado em sua cintura uma sacola contendo certa quantidade de droga ilícita. Foi dado voz de prisão ao autor que posteriormente foi apresentado na Delegacia Territorial, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas cabíveis.

Fonte:83ª CIPM
()
04
Nov/21

Após denúncia de ameaças, PM apreende arma de fogo artesanal em Santa Rita

No início da noite desta quarta-feira, 3, por volta das 18h30, a Guarnição de serviço do 3º Pelotão foi solicitada via disque-denúncia para atender uma ocorrência em que um homem, em posse de uma espingarda, estaria ameaçando contra a vida de uma senhora de 53 anos no Povoado Quirino - Caraíbas de Melo, zona rural de Santa Rita de Cássia.

De imediato, os policiais deslocaram até o local, sendo que o autor empreendeu fuga a um matagal, quando avistou a aproximação da viatura, abandonando ao solo a referida arma de fogo.

Foram feitas buscas na tentativa de localizar o autor, porém, sem êxito. A arma foi apreendida e será apresentada no próximo dia útil na Delegacia Local, sendo a vítima orientada a registrar notícia-crime.

Fonte:PMBA, uma Força a serviço do cidadão! "A Guardiã do Vale do Rio Preto"
()
03
Nov/21

PM apreende moto sem placa, sem documento, com chassi suprimido e numeração do motor raspada

Policiais do 3º Pelotão apreenderam uma motocicleta Honda Titan de cor prata com o chassi recortado e sem placa, além de estar com a numeração do motor raspada, na tarde desta quarta-feira, 03, por volta das 17h,  na rua Alagoinha,  no centro de Santa Rita de Cássia.

Após identificação veicular, foi verificado que o chassi estava completamente recortado, a numeração do motor raspada, além de o motociclista não possuir nenhum documento do veículo.

A abordagem ocorreu por volta das 17h na Rua Alagoinha quando o veículo foi avistado sendo conduzido com a garupa sem capacete e com utilização de escapamento proibido.

Diante do fato, o veículo foi apreendido e será apresentado na Delegacia Local no próximo dia útil por suposto crime previsto no art. 311 do Código Penal: adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Após perícia pelo Departamento Técnico, caso comprovada origem ilícita do veículo, seu condutor poderá responder por crime de receptação.

Fonte:PMBA, uma Força a serviço do cidadão! "A Guardiã do Vale do Rio Preto"
()
03
Nov/21

PM prende indivíduo por força de Mandado de Prisão

Na madrugada desta quarta-feira, 3, um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio foi preso no bairro Progresso, em Formosa do Rio Preto.

O cumprimento do mandado foi possível após informações da localização de um homem de 38 anos, que teria um mandado de prisão definitiva em seu desfavor, expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Formosa do Rio Preto.

O homem havia sido condenado pelo crime de homicídio, cometido em 2008.

Diante das circunstâncias, o procurado recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Formosa do Rio Preto, permanecendo preso.

Fonte:ASCOM da 86ª CIPM
()
03
Nov/21

Buscando uma alimentação saudável? Agora em LEM você encontra o Frango Caipira do Sítio do Sol

Fonte:Publicidade
()
03
Nov/21

Farmácia Avenida. Medicamentos com até 90% de desconto

Fonte:Publicidade
()
03
Nov/21

MJ CELULARES... Compre e concorra a prêmios!


Fonte:Publicidade
()
03
Nov/21

TRF-1 derruba liminar que impedia investigação sobre facada de Adélio em Bolsonaro

Fonte:JOVEM PAN
()
03
Nov/21

Ao falar sobre fake news, Barroso diz que é preciso "estar preparado para uma guerra"

Fonte:JOVEM PAN
()