Notícias

  Curta nossa pagína
  Publicidades
05
Dez/21

Governador Rui Costa inaugura Ponte sobre o Rio So Francisco, entre Barra e Xique-Xique

Sigi Vilares mostra como foi a inaugurao


Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
05
Dez/21

Bombeiros militares participam da maratoninha no SESC em Barreiras



Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) participaram da Maratoninha realizada pelo Sesc, na manhã deste domingo (5), em Barreiras.

O evento aconteceu no centro da cidade e reuniu crianças de até 13 anos. Todas elas puderam participar de corridas, jogos e brincadeiras promovidos pelo Serviço.

Além das atividades realizadas pelo Sesc, com os bombeiros, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o caminhão de combater incêndios, aprender sobre prevenção de acidentes e, ao final, participar do tradicional banho de mangueira.


Fonte:17 GBM
()
05
Dez/21

LEM: Homem morto a tiros na Vila II, do Assentamento Rio de Ondas

Na noite de ontem sábado, 4, por volta das 22h, Luzimar Pereira do Nascimento, de 42 anos, conhecido pelas forças de segurança como Mara, foi morto a tiros na Vila II, do Assentamento Rio de Ondas, zona rural de LEM.


De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, a Polícia Militar ainda foi até o local para atender a ocorrência e levantar informações da autoria e motivação da execução, mas ninguém soube informar absolutamente nada.


O SAMU também foi para o local da ocorrência e constatou o óbito da vítima, que morava no mesmo povoado.


Os policias preservaram a cena do crime até a chaga da perícia e da remoção do corpo para o IML de Barreiras.


Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
05
Dez/21

Cachorro atropelado por carro no Rosrio e vdeo mostra fuga de motorista sem prestar socorro ao animal; assista



Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que um cachorro é atropelado por um carro, no distrito do Rosário, no município de Correntina. Conforme mostram as imagens, e alega a tutora do cão, o condutor do veículo não parou para prestar socorro.





O caso aconteceu na última quinta-feira (2). Segundo a tutor do cão, que preferiu não revelar a identidade, dois cachorros estavam deitados na rua, e o motorista do carro, mesmo vendo os animais, passou sem reduzir a velocidade.




As imagens mostram que um dos cachorros conseguiu correr e não foi atingido. As câmeras também confirmam a alegação do tutor, ao mostrar que o motorista foge sem prestar socorro.

Após o atropelo, algumas crianças correram até o cachorro ferido e cercaram o animal.



Ainda segundo o tutor, o cachorro sobreviveu, mas apresenta dificuldades para andar. Ele será avaliado por um veterinário neste sábado (4).




O homem ainda firmou que conhece o motorista que atropelou o cachorro e que ele se trata de um empresário que mora na região. A reportagem tentou contato com o suspeito.




De acordo com a Polícia Civil, um boletim de ocorrência foi registrado e um inquérito policial será instaurado.




A polícia deve ouvir primeiramente o denunciante e depois o suspeito. O caso pode ser enquadrado como maus-tratos, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão.





Fonte:Da redao do Blog do Sigi Vilares com informaes do G1/BA
()
05
Dez/21

Barreiras: BCS Santa Luzia realiza 2 edio da Ao Cvico Social em comemorao aos 03 anos de criao





A Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia na cidade de Barreiras, realizou neste sábado, 4, a segunda edição da Ação Cívico Social (ACISO). Em parceria com diversas instituições, a ação tem o intuito de promover um mutirão comunitário de prestação de serviços ao cidadão em situação de vulnerabilidade social e morador da área de cobertura da BCS.


Com a colaboração da Prefeitura Municipal de Barreiras, a Unidade Móvel de Saúde realizou, com o apoio dos doutores Fernando e Niwton Garcia, 26 atendimentos médicos e 30 atendimentos odontológicos. Através do apoio do SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, 39 senhas de atendimento foram distribuídas. Pela Junta Militar do 4º BEC, 4 alistamentos e 12 atendimentos foram realizados.]


A própria BCS realizou o cadastro de 100 famílias para o recebimento de cestas básicas e confeccionou 19 currículos para jovens em busca de emprego. Também 500 camisas do PROERD e 200 laços de cabelo foram doados.]


Os parceiros da escola profissionalizante Instituto Mix, com os apoiadores de serviços de beleza, realizaram aproximadamente 100 atendimentos de cabeleireiro, barbearia e manicure.


Ainda 30 senhas do CRAS foram distribuídas para posterior atendimento, durante a semana. A equipe da UNIFASB prestou 21 consultorias jurídicas relacionadas a processos em andamento, a Lei Maria da Penha, a medidas protetivas, a pensão alimentícia e a conciliação de briga entre vizinhos.


A equipe da Unirb também se fez presente na ação e com o apoio do dentista dr. Felipe, do sr. Pedro Guedes, Superintendente da Unirb e do professor Marcos, coordenador do curso, foram realizados 18 atendimentos odontológicos e encaminhamento para atendimento no laboratório da faculdade.


Também o programa de odontologia, "Por Um Sorriso Mais Alegre", com a presença dos coordenadores Marcos Reis e Gilvanete, realizaram mais 20 atendimentos e, durante a semana, realizarão mais 60 outros.


Fonte:BCS Santa Luzia
()
05
Dez/21

Atleta da BCS/Santa Luzia conquista primeiro lugar em campeonato de Jud realizado em Lus Eduardo Magalhes



Ontem, sábado, 4, o atleta, soldado PM Lucas Rangel da BCS/Santa Luzia de Barreiras, conquistou o primeiro lugar no campeonato de Judô realizado pela Secretaria de Esportes de Luís Eduardo Magalhães em parceria com a Federação Baiana de Judô.


O campeonato contou com participação de equipes de Luís Eduardo Magalhães, Xique-Xique, Barra do Mendes, Irecê e Barreiras. O policial militar foi vitorioso na categoria acima de 100kg e fez três lutas.


Rangel, que iniciou no Judô, através de um projeto social em meados de 2005, hoje divide seus conhecimentos com crianças e adolescentes da comunidade atendida pela Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia na cidade de Barreiras, dando aulas de forma voluntária e gratuita,  disseminando a filosofia do Judô e contribuindo com o a sociedade através esporte.




Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
05
Dez/21

PEC da segunda instncia deve ser votada na tera-feira, diz relator

Fbio Trad acredita que mesmo que o texto seja aprovado na Comisso Especial na prxima semana, ele s deve seguir para o plenrio em fevereiro de 2022


O deputado federal Fábio Trad (PSD-MT), relator da PEC da prisão em segunda instância na Câmara dos Deputados, espera que, após diversos adiamentos, a proposta finalmente seja votada nesta terça-feira, 7. “O meu relatório já foi protocolado no sistema da Câmara em setembro de 2020. O meu papel como parlamentar eu cumpri, mas não houve consensos entre as lideranças para pautar. Agora, por iniciativa do presidente da Comissão Especial, Aliel Machado (PSB-PR), houve um agendamento e inclusão na pauta. Terça-feira, eu espero, que possamos votar a matéria já a aprovando para ser encaminhada ao plenário”, disse.


Em entrevista ao Jornal da Manhã, o parlamentar explicou que a PEC não deve retroagir, isto é, valer para casos passados. “Não deve retroagir. A Constituição proíbe. Se eu incluísse o dispositivo da retroatividade, a PEC sequer começaria a produzir efeitos pela flagrante inconstitucionalidade. Para não vulnerabilizar mais ainda este projeto, nós não permitimos a inclusão”, explicou. Sendo assim, o projeto vai incidir nas ações iniciadas a partir da promulgação do texto.


Trad atribuiu o atraso para a pautar a PEC à “vontade política”. “Dependendo da vontade política, uma PEC é aprovada em dois turnos nas duas Casas em menos de uma semana. Isso já aconteceu. Em relação à PEC da segunda instância, justamente pela oposição de forças poderosas, está se arrastando a mais de um ano”, explanou.


“Nós esperamos que seja aprovada na Comissão Especial. Como entraremos na última semana antes do recesso, dificilmente a Câmara terá quórum para votar a PEC. Eu até penso que nem deve ser votada mesmo, porque se a gente arriscar, não vai conseguir quórum e pode sepultar definitivamente o texto.


Então aguardemos fevereiro para que possamos aprová-la e encaminhá-la ao Senado”, apontou o deputado, que espera que a votação seja mais célere na outra Casa. “São 81 senadores. Na Câmara são 513 deputados. Lá, eu penso que tem mais condições políticas de acelerar. Se for aprovada em dois turnos, como esperamos, ela vai ser promulgada, independente de sanção do presidente da República, e inicia imediatamente os seus efeitos.”


Fonte:Jovem Pan
()
05
Dez/21

No vacinados so 80% dos mortos e internados por covid-19 no Brasil


Oito em cada dez pessoas que morreram de covid-19 no Brasil não receberam nenhuma dose da vacina, revela levantamento feito a pedido do UOL pela Info Tracker, plataforma de dados da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Desde março, quando a segunda dose do imunizante passou a ser aplicada entre os brasileiros, as mortes pela doença despencaram 94%.


Entre 1º março e 15 de novembro deste ano, 306.050 pessoas morreram de covid no Brasil. Em 79,7% dos casos (243 mil), as vítimas não haviam tomado nenhuma dose da vacina. O número despenca para 32 mil (10,7%) entre aqueles que morreram após completar o ciclo vacinal e para 29 mil (9,7%) entre os que tomaram apenas uma dose.


O número de óbitos no mês de outubro entre vacinados (3.293) superou o de não vacinados (2.000). Essa diferença pode passar a impressão equivocada de que dá no mesmo se imunizar ou não, diz um dos coordenadores da Info Tracker, o professor da Unesp Wallace Casaca.


Ele explica, porém, que a confusão ocorre porque a proporção de pessoas já vacinadas no Brasil já era grande no mês.


As 3.293 pessoas que morreram em outubro faziam parte de um universo de 130 milhões de adultos já totalmente imunizados, ou 25 pessoas para cada 1 milhão de habitantes. Já os 2.000 mortos entre os 27 milhões de adultos não imunizados equivalem a 74 vítimas para cada milhão, ou seja, quase o triplo.


Internações


A quantidade de pessoas internadas depois de contrair covid segue proporção parecida: dos 981 mil internados, 802 mil (81,7%) não haviam tomado nenhuma dose da vacina, enquanto foram apenas 93 mil internações (9,6%) entre quem recebeu as duas doses ou a dose única do imunizante. Os internados após uma dose da vacina somaram 85 mil (8,7%).


O resultado é que o número de mortos caiu 94% desde que a segunda dose passou a ser aplicada no Brasil: foram 89,6 mil óbitos em março contra 5.744 em outubro.


"O total absoluto de óbitos e internações ao longo do período tem caído de forma acentuada e sustentada graças à vacinação", diz Casaca.


Infectologista do Hospital Emilio Ribas, Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior afirma que as vacinas servem justamente para isso: "Elas reduzem o risco de doença grave e internação, mas tem impacto limitado na transmissão".


"É importante para mostrar à população a importância da vacina", diz o médico.



A redução nas internações e mortes após a campanha de vacinação também ocorreu em outros países. No Canadá, 7.651 não vacinados morreram até 6 de novembro último, contra 837 pessoas entre os totalmente vacinados.


Nos Estados Unidos, algumas pesquisas foram publicadas regionalmente. O estado de Washington, por exemplo, somou 2.960 mortos de 1ª de fevereiro a 26 de outubro entre não vacinados, enquanto foram 717 mortos entre os totalmente imunizados.


No Texas, 24 mil pessoas morreram de 15 de janeiro e 1º de outubro entre não vacinados, enquanto as mortes não passaram de 1.206 entre quem tomou as duas doses ou única.


No Reino Unido, morreram sem tomar vacina 849 pessoas para cada 100 mil habitantes entre 2 de janeiro e 24 de setembro, contra 26 mortos para cada 100 mil pessoas entre quem havia completado o ciclo vacinal.


Embora não haja dados consolidados para toda a Europa, a quantidade de mortos no velho continente é muito maior entre os países pouco vacinados, especialmente do leste europeu.


"Mesmo a Europa, com imunização alta, está enfrentando uma nova onda", diz a imunologista Cristina Bonorino, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), que alerta para a chegada da ômicron, a nova variante do coronavírus, que já ameaça as festas de fim de ano.


"As pessoas não entenderam: a única maneira de reduzir mortes e internações é vacinando todo mundo." Cristina Bonorino, imunologista.


Fonte:UOL
()
05
Dez/21

Cantata de Natal promete levar alegria e emoo s Unidades de Sade e demais reparties pblicas de Barreiras


No mês de celebração do natal, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma programação especial nas Unidades que recebem a partir desta segunda-feira (6), os integrantes do CoralMente que levará a cada ambiente de trabalho o sentimento natalino com músicas e integração.


Desde 2018 a ação de interatividade social é realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, antes as apresentações aconteciam em eventos internos do CAPS II e CAPS AD e desde o ano passado, em 2020, essas apresentações se estenderam às Unidades de Saúde levando alegria para os ambientes que enfrentavam o cenário preocupante da pandemia da Covid-19.


O Projeto Cantata de Natal conta com a participação de profissionais e usuários do CAPS II e AD com a proposta de levar arte e música aos profissionais de saúde e em demais ambientes públicos, como também mostrar à comunidade a importância da música na terapia diária. Para essa segunda-feira, as apresentações do CoralMente da Saúde Mental acontecerá pela manhã nas Unidades de Saúde das comunidades Baraúna, Tatu, Mucambo, Barrocão de Cima e de Baixo, zona rural do município. À tarde, as apresentações acontecerão nas Unidades do Barreiras Sul, Loteamento São Paulo e no SAMU.


A programação da Cantata se estende até o dia 20 de dezembro. Na segunda-feira (13), o grupo se apresentará às 16h na Praça Castro Alves, com a participação da Banda Municipal 26 de Maio, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Já na terça-feira (14), as apresentações acontecerão na Prefeitura de Barreiras, Hospital do Oeste, Policlínica, Guarda Municipal, Hospital Municipal Eurico Dutra, Núcleo Regional de Saúde e no HEMOBA.


Fonte:Dircom PMB
()
05
Dez/21

Santa Rita de Cssia: Aps denncias de disparos de arma de fogo, PM prende homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo


Na madrugada de hoje, domingo, 5, por volta da 0h30, a guarnição da 86ª CIPM recebeu uma denúncia anônima de que um homem estaria armado num evento festivo no Povoado do Peixe, no município de Santa Rita de Cássia.


Foi realizado a abordagem aos homens com características similares a da denúncia, sendo encontrada na cintura de um deles, em um coldre, uma arma de fogo tipo pistola, modelo PT 938, calibre .380, com 06 munições intactas do mesmo calibre.


Diante do fato, em razão de homem não possuir o porte da arma de fogo, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo pelo crime previsto no art. 14 do Estatuto do Desarmamento: porte ilegal de arma de fogo.


Fonte:86 CIPM
()
05
Dez/21

Ofertas de fim de semana do IGACENTER


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

Governador Rui Costa inaugura Ponte sobre o Rio So Francisco, entre Barra e Xique-Xique

Sigi Vilares mostra como foi a inaugurao


Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
04
Dez/21

Durante Operao Vero, PM apreende pistola e prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Formosa do Rio Preto


No final da manhã de hoje, sábado, 4, por volta das 11h40, policiais ais militares de serviço receberam uma denúncia de que haveria um homem armado transitando à beira do rio e que o mesmo teria embarcado num veículo sedan e tomado destino ignorado, na cidade de Formosa do Rio Preto.


Foi solicitado apoio da guarnição do PETO de serviço e realizadas buscas na cidade por veículos com as características da denúncia, sendo um encontrado na Avenida Joaquim Augusto da Silva.


Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem ao condutor e feita busca pessoal e veicular, sendo encontrada com o homem uma arma de fogo tipo pistola sem numeração aparente, marca Taurus, modelo PT. 55, calibre .22, com 7 munições. Diante do fato, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, sendo conduzido com o referido armamento à Central de Flagrantes de Barreiras.


Fonte:86 CIPM
()
04
Dez/21

Eures Ribeiro nomeado secretrio estadual de Desenvolvimento Urbano

A vaga deixada por Nelson Pelegrino na secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) foi preenchida. Eures Ribeiro (PSD), ex-presidente da UPB e ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, foi escolhido pelo governador Rui Costa (PT) para o posto.


O ato foi publicado na edição deste sábado (4) do Diário Oficial do Estado (DOE). A Sedur estava sem um titular desde setembro, quando Pelegrino deixou a pasta para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).


Com nome colocado como pré-candidato a deputado estadual, Eures Ribeiro deve ocupar a Sedur por pouco tempo, já que para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ele deve deixar o cargo até abril.


Fonte:Bahia Notcias
()
04
Dez/21

APPLE SHOP - Tudo para seu Iphone


Fonte:publicidade
()
04
Dez/21

Coliso ente dois veculos deixa duas pessoas feridas na BR 242 em Barreiras




No final da noite de ontem sexta-feira, 3, pouco depois das 23h, um acidente envolvendo dois veículos na BR 242, próximo ao posto macaubense, deixou duas pessoas feridas na zona rural de Barreiras. 


De acordo com informações da PRF, o acidente envolveu um veículo Fiat Uno e um Fiat Strada. O Fiat Uno estava trafegando sendo LEM e o Fiat Strada sentido Barreiras quando ocorreu a colisão lateral entre os veículos.


O veículo Fiat Uno saiu da pista e tombou as margens da rodovia, deixando o motorista ferido com uma fratura na perna esquerda e uma criança de 10 anos, não se feriu.


No Fiat Strada, também havia duas pessoas, o condutor teve fratura na mão já o passageiro ficou ileso. Segundo o condutor do Fiat Uno, na hora do acidente a pista estava seca.


As vítimas foram socorridas pelo SAMU de LEM. O corpo de bombeiros de Barreiras esteve no local após receber informações de que havia vítimas presas nas ferragens.


Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
04
Dez/21

Produtores de cachaa de Barreiras recebem orientaes de um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o assunto



O fortalecimento da cadeia produtiva da cachaça em Barreiras fez com que as secretarias de Agricultura e Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o SEBRAE, se unissem para oferecer a pequenos e médios produtores do destilado, uma palestra inédita com um dos poucos pesquisadores brasileiros que fazem a ponte entre o setor de cachaça (e o de cerveja) e a Academia. Trata-se do professor Rogélio Lopes Brandão, doutor em Bioquímica e que possui uma trajetória marcada pelo estudo profundo do processo fermentativo no laboratório e pela defesa da seleção de leveduras locais como uma das melhores alternativas para a produção de cachaça, fora dele.


Na quarta-feira (1) e quinta-feira (2), as equipes das Secretarias e do Sebrae acompanharam o pesquisador durante visitas técnicas a locais de produção de cachaça artesanal, em Barreiras, a exemplo das instalações do produtor Renato Santos, que já havia recebido a visita dos secretários Demosthenes Junior (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Roberto de Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), da turismóloga Ana Rita e do assessor da Secretaria de Planejamento Vandré Vilela em 20 de agosto. Os pequenos e médios produtores tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra destinada à capacitação das cachaçarias no Município, a cargo do professor Rogélio Lopes. Ele destacou, entre outros assuntos, as variedades da matéria-prima, aspectos do plantio, metodologia de produção da cachaça, técnicas de fermentação, ambientação e finalização do produto. Ainda, detalhes sobre a legalização e o mercado da cachaça.


O trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva terá continuidade e como parte do cronograma previsto está o curso “Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Cachaça de Barreiras” com o foco na capacitação técnica de produção. “Esta primeira atividade teve o objetivo de oferecer aos produtores locais uma alternativa de renda, envolvendo toda a família no processo de produção. Possibilitou ainda a adequação, no futuro, dos selos do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da ANVISA, trazendo aos produtores segurança e comercialização garantida no que diz respeito aos aspectos de saúde e sanitário”, explica o secretário de Agricultura, José Marques.


Outro fator levado em consideração, além dos enfatizados pelo secretário de Agricultura, é passar aos produtores as noções de sustentabilidade desde o plantio até a fabricação da cachaça. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente está atenta e garantindo as orientações adequadas, por meio dos cursos e aperfeiçoamentos. “Queremos ver estas famílias melhorar a sua renda, fabricando um produto de qualidade e ao mesmo tempo, conscientes da importância do correto aproveitamento dos recursos naturais disponíveis como a água e o solo. Vamos trabalhar para que o processo de produção ocorra de forma sustentável”, destaca o secretário Demósthenes Júnior.


Fonte:Dircom PMB
()
04
Dez/21

Ministro Marcos Pontes diz que Brasil ser grande produtor de vacinas

Ministro abriu a 18 Semana Nacional da Cincia e Tecnologia


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou hoje (3) durante a abertura da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, que o Brasil passará por uma mudança significativa perante o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias.


Segundo o ministro, uma série de novos avanços têm sido fomentados por diversas frentes do ministério - desde pesquisas com células-tronco a desenvolvimento aeroespacial. Marcos Pontes afirmou ainda que acredita que eventos como a SNCT 2021 fomentam a curiosidade e o desejo de aprendizado em áreas complexas.


Em entrevista após o discurso, Marcos Pontes falou sobre os rumos da ciência brasileira e o desenvolvimento de vacinas de maneira autônoma.


Segundo o ministro, o Brasil deixará de ser importador de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para se destacar como produtor e exportador de vacinas para todo o mundo. “Isso já está acontecendo. São projetos em curso em todas as áreas. Tudo isso porque a ciência é transversal.”


Pontes afirmou ainda que os planos para tornar o Brasil um polo de exportações de imunizantes não abrangem apenas a covid-19, mas todas as chamadas doenças tropicais negligenciadas, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.


“Esse ministério tem a característica de transformar e trazer para a realidade as coisas práticas, de transformar as inovações em práticas e levar para as pessoas. São muitos desafios”, afirmou.


Durante a cerimônia, Marcos Pontes relembrou a assinatura do Plano Nacional de Tecnologias Assistivas, realizada pela manhã no Palácio do Planalto e que viabiliza uma série de investimentos em iniciativas de acessibilidade, tanto públicos quanto privados.


Pontes celebrou, ainda, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado hoje e que foi tema de eventos em todo o governo federal.


Fonte:Agncia Brasil
()
04
Dez/21

Prefeitura de So Desidrio segue com inscries de projetos para premiao do Editais Inciso II

Chamada Pblica para os Espaos Culturais e Inciso III Premiao Culturando So Desidrio da Lei Aldir Blanc 2021


A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) convoca artistas individuais ou em grupos e espaços culturais do município para realizar a inscrição dos Editais Inciso II – Chamada Pública para os Espaços Culturais e Inciso III – Premiação “Culturando São Desidério” da Lei Aldir Blanc 2021. As inscrições seguem até o dia 08 de dezembro e podem ser feitas pelo link disponível no site oficial da Prefeitura www.saodesiderio.ba.gov.br



O edital destina-se a reconhecer e contemplar pessoas físicas e instituições privadas com natureza ou finalidade cultural, praticantes das diversas expressões culturais populares, a exemplo de música, teatro, dança, pintura e desenho, livro e literatura, radiodifusão e novas mídias, circo, artes gráficas e plásticas, artesanato, design e moda, ensino das artes, pesquisa e patrimônio, cultura popular, capoeira, cultura gastronômica e evento.



Para a premiação, os interessados podem escolher uma das cinco categorias: I – Difusão Artística (Produção artística/cultural nas artes visuais, audiovisual, música, teatro, dança, literatura, circo e multilinguagens); II – Cultura dos Bairros (Ações e manifestações artísticas/culturais nos bairros de São Desidério); III – Culturas Rurais (Produção de comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, ciganas e indígenas); IV – Memória e tradições (Práticas, eventos e espaços da cultura popular e artística do município) e V – Artes Integradas (Hibridismo cultural, produções performáticas de atores transformistas, apresentações e outras vertentes).



“Essa é uma oportunidade ímpar para que os artistas e agentes culturais da nossa terra possam concorrer e participar da premiação e credenciamento dos espaços para os Espaços Culturais. Na Secretaria de Cultura estamos realizando um plantão de atendimento para esclarecer as dúvidas dos candidatos e orientá-los sobre os projetos. Não perca tempo e participe, as inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura por meio do acesso ao link preenchido de forma online”, reforça o secretário da SECULT, Florentino Souza.


Fonte:ASCOM, prefeitura de So Desidrio
()
04
Dez/21

Produtores de cachaa de Barreiras recebem orientaes de um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o assunto


O fortalecimento da cadeia produtiva da cachaça em Barreiras fez com que as secretarias de Agricultura e Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o SEBRAE, se unissem para oferecer a pequenos e médios produtores do destilado, uma palestra inédita com um dos poucos pesquisadores brasileiros que fazem a ponte entre o setor de cachaça (e o de cerveja) e a Academia. Trata-se do professor Rogério Lopes Brandão, doutor em Bioquímica e que possui uma trajetória marcada pelo estudo profundo do processo fermentativo no laboratório e pela defesa da seleção de leveduras locais como uma das melhores alternativas para a produção de cachaça, fora dele.


Na quarta-feira (1) e quinta-feira (2), as equipes das Secretarias e do Sebrae acompanharam o pesquisador durante visitas técnicas a locais de produção de cachaça artesanal, em Barreiras, a exemplo das instalações do produtor Renato Santos, que já havia recebido a visita dos secretários Demosthenes Junior (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Roberto de Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), da turismóloga Ana Rita e do assessor da Secretaria de Planejamento Vandré Vilela em 20 de agosto. Os pequenos e médios produtores tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra destinada à capacitação das cachaçarias no Município, a cargo do professor Rogério Lopes. Ele destacou, entre outros assuntos, as variedades da matéria-prima, aspectos do plantio, metodologia de produção da cachaça, técnicas de fermentação, ambientação e finalização do produto. Ainda, detalhes sobre a legalização e o mercado da cachaça.


O trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva terá continuidade e como parte do cronograma previsto está o curso “Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Cachaça de Barreiras” com o foco na capacitação técnica de produção. “Esta primeira atividade teve o objetivo de oferecer aos produtores locais uma alternativa de renda, envolvendo toda a família no processo de produção. Possibilitou ainda a adequação, no futuro, dos selos do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da ANVISA, trazendo aos produtores segurança e comercialização garantida no que diz respeito aos aspectos de saúde e sanitário”, explica o secretário de Agricultura, José Marques.


Outro fator levado em consideração, além dos enfatizados pelo secretário de Agricultura, é passar aos produtores as noções de sustentabilidade desde o plantio até a fabricação da cachaça. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente está atenta e garantindo as orientações adequadas, por meio dos cursos e aperfeiçoamentos. “Queremos ver estas famílias melhorar a sua renda, fabricando um produto de qualidade e ao mesmo tempo, conscientes da importância do correto aproveitamento dos recursos naturais disponíveis como a água e o solo. Vamos trabalhar para que o processo de produção ocorra de forma sustentável”, destaca o secretário Demósthenes Júnior.


Fonte:DIRCOM/PMB
()
04
Dez/21

Farmcia Avenida. Medicamentos com at 90% de desconto


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

LEM agora tem a Esttica Automotiva POLIDOR


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

HOJE tem feijoada com msica no TEMPERO NOVO 😋😋😋😋😋😋


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas


Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA


Fonte:Informe Publicitrio
()
04
Dez/21

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

Oeste Recuperadora - Jateamento, recuperao de plsticos e fibras


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

Hoje tem Feijoada na Churrascaria Mimoso. Coma a vontade por R$ 25

Self Service R$ 25 - Marmitex (M) R$ 15 - Marmitex (G) R$ 17


Fonte:Publicidade
()
04
Dez/21

Poste de iluminao foi derrubado no centro de Barreiras




Na madrugada de hoje, sábado, 4, dois postes de iluminação amanheceu caído no canteiro da Avenida Benedita Silveira, no centro da cidade de Barreiras.


Um veículo não identificado colidiu no poste e o local foi sinalizado pela COOTRANS, até que seja feito manutenção.


Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
04
Dez/21

Rui diz que far reunio virtual com prefeitos para tratar sobre o carnaval


Questionado mais uma vez sobre a realização ou não do carnaval 2022, o governador Rui Costa disse, nesta sexta-feira (03), que segue acompanhando os índices da covid-19 no estado para tomar uma decisão.


Ele aproveitou para conclamar as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose ou a dose de reforço a se vacinarem e informou que fará reunião virtual com o prefeito de Salvador e os prefeitos e prefeitas dos outros municípios do estado na próxima semana para tratar sobre a festa.


Fonte:Secom BA
()
04
Dez/21

PM e rgos de proteo criana e ao adolescente de Santa Rita de Cssia realizam ao conjunta contra venda de bebida para menores




Iniciou-se na tarde desta sexta-feira, 3, uma força-tarefa composta pela Polícia Militar de Santa Rita de Cássia, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, CREAS e Secretaria de Ação Social, as quais visitaram estabelecimentos comerciais para alertar os comerciantes sobre a campanha de prevenção ao alcoolismo para menores de idade.

A ação conjunta prevê campanha de conscientização sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a divulgação de medidas de segurança que serão adotadas.

Além de alertar pontos comerciais de que vender, fornecer ou servir bebida alcoólica para crianças e adolescentes é crime, a campanha compreende ações como afixação de cartazes em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e divulgação em redes sociais. 

As ações prosseguem no mês de Dezembro.


Fonte:86 CIPM
()