Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
17
Set/22

Helicóptero do Graer visita Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo e muda a rotina dos estudantes

A visita dos pilotos da Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bavan-Graer), mudou a rotina dos estudantes da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macedo nessa manhã de sexta-feira,16. Ansiosos e alegres, mais de 400 estudantes do 1º ao 9º ano esperavam enfileirados a chegada do Helicóptero, que aterrissou no pátio da escola com aplausos e comemorações.

A diretora Neuraci Rosalina e professores receberam a equipe comandada pelo Ten. Coronel QOPM Wolney Anderson Santos de Almeida, que após aterrissagem fez dinâmicas com os estudantes, explicando sobre a aeronave Helicóptero Guardião 5 e o trabalho ostensivo da Bavan. O principal objetivo foi reforçar a parceria da PM com as escolas e incentivar a vocação nas crianças e adolescentes para a carreira militar.

“Esse contato com os estudantes é motivo de comemoração. Trouxemos a mensagem da nossa missão que é proteger e salvar a população, atuar nas operações ostensivas e, além disso, chamamos a atenção das crianças e jovens para o futuro profissional, sabendo que muitos têm sonho de se tornar militar, pilotos, guardiões da segurança pública e da vida”, disse o Ten. Cel. Wolney.

A diretora Neuraci agradeceu a parceria com Polícia Militar e pilotos do Graer que repetiram a ação com os alunos do turno vespertino. O estudante Moisés, de 12 anos, disse ter ficado impressionado com a habilidade e a coragem dos policiais voarem tão alto. “Meu sonho é ser piloto, vou estudar e conseguir realizar meu projeto de vida, e tenho certeza que deixará meus pais orgulhosos”, disse.

Fonte:Dircom PMB
()
17
Set/22

Nota de Pesar pelo falecimento do médico Dr. Sushumu Tsuno

Recebemos com grande tristeza e pesar a notícia do falecimento do médico Dr. Sushumu Tsuno, aos 70 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 16, em Brasília. O Dr. Sushumu era sócio proprietário da Maternal Clínica Médica e viveu sua vida destinada a cuidar das mulheres e futuras mães barreirenses.

Natural de Maringá-PR, chegou a Barreiras 1988 com sua família, sendo um dos pioneiros na área de ginecologia e obstetrícia. Dono de um coração imenso e solidário, sempre dedicou seu tempo livre ao voluntariado, atendendo no Centro Espírita André Luís em Barreiras, e no Lar Espírita Irmã Scheila em São Desidério.

Uma pessoa digna, sempre com espírito benevolente e pronto para fazer caridade, ele deixa saudades eternas na esposa Aparecida Kiyoko Nakanishi Tsuno, nos filhos Thais Tsuno, Marco Yukio Tsuno e Rafael Tsuno, netos Gabriel Tsuno de Andrade e Maurício Tsuno, além dos demais familiares, classe médica e pacientes.

Por sua dedicação e pelos excelentes serviços prestados a Barreiras, expressamos nossas sinceras condolências à família do saudoso médico Dr. Sushumu Tsuno, pedindo a Deus que conforte seus corações.

Barreiras, 16 de setembro de 2022.

Zito Barbosa

Prefeito de Barreiras

Fonte:Dircom PMB
()
17
Set/22

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas

Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
17
Set/22

HOJE tem feijoada com música no TEMPERO NOVO 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

A FIO DIAMANTE CHEGOU EM LEM

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Set/22

UBI LEM - Somos daqui, chama aí!!


Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Raissa Soares comete "gafe" e declara apoio a ACM Neto no 2º turno; campanha se pronuncia

Candidata ao Senado, Raissa Soares deu declaração polêmica na rádio Salvador FM

A candidata ao Senado na chapa de João Roma (PL),Raissa Soares (PL), cometeu uma gafe durante entrevista ao programa Fora do Plenário, da Salvador FM, na quinta-feira (15), ao afirmar ter preferência por ACM Neto (UB) num possível segundo turno das eleições contra Jerônimo Rodrigues (PT). 

“Eu como majoritária, sendo eleita ou não, eu entendo que acabei fazendo uma expressão política na Bahia, as pessoas me escutam então entendo que tenho essa responsabilidade com o nosso eleitor, então, acredito que a gente vai precisar apoiar ACM para poder virar”, disse Raissa. 

Um dia após a fala de Raissa, a campanha de Roma tratou rapidamente de reagir à declaração e divulgou falas da candidata afirmando estar confiante na presença do ex-ministro da Cidadania no segundo turno, pois, segundo ela, nem Neto e nem Jerônimo são parceiros do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a "Bahia siga de mãos dadas com o Brasil".

“Alguém de esquerda falou que Bolsonaro não fez nada pela Bahia, mas eu esclareci que João Roma é o único que consegue destravar o ‘céu de bronze’, que é como se a Bahia estivesse debaixo de um guarda-chuva, impedido de receber as chuvas de bençãos do governo Bolsonaro. Os outros dois candidatos ao governo [ACM Neto, do União Brasil, e Jerônimo Rodrigues, do PT] não são parceiros do nosso presidente”, afirmou.

A fala, no entanto, foi vista como uma gafe da candidata, num momento crucial da campanha, que se aproxima da reta final. O próprio Roma evita falar em apoio a qualquer adversário num eventual segundo turno em que ele não esteja.

Fonte:BNEWS
()
16
Set/22

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Conheça a PCH Santa Luzia

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Set/22

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Bahia registra 686 casos de Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 686 casos de Covid-19 e uma morte. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.692.514 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.661.258 são considerados recuperados, 570 encontram-se ativos e 30.686 pessoas foram óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta sexta-feira (16) contabiliza ainda 2.021.269 casos descartados e 359.348 em investigação. Na Bahia, de acordo com a secretaria, 68.477 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.652.463 pessoas vacinadas contra a Covis-19 com a primeira dose, 10.814.618 com a segunda ou dose única, 7.278.940 com a de reforço e 2.163.607 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.040.620 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 671.203 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 45.055 tomaram a dose e 6.291 tomaram a segunda dose.

Fonte:Política Livre
()
16
Set/22

Barreiras ganha nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher

A nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) foi inaugurada nesta quinta-feira (15), em uma nova estrutura que passa a ofertar um atendimento mais humanizado para as vítimas de agressões e seus familiares, também seguindo determinações necessárias para o bom atendimento do público e conforto da equipe de profissionais.

Na inauguração da nova estrutura participaram o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, prefeito de Barreiras, Zito Barbosa; vice-prefeito Emerson Cardoso; delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, delegada titular da Deam, Marília Durães; delegado regional Rivaldo Luz; secretária municipal de Administração, Gislaine Barbosa; secretário municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio; os vereadores Hipólito dos Passos e Silma Alves; dentre outras autoridades civis e militares.

Localizada na Rua Ibirapuera, nº 715, bairro Renato Gonçalves, a nova sede que abriga a Deam é resultado de um Convênio celebrado entre o Município de Barreiras, por meio das secretarias de Administração e Segurança Cidadã e Trânsito e o Estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública, que garantiu a nova alocação da Deam, estrategicamente localizada nas proximidades de sedes de outros órgãos que compõem a rede de proteção à mulher, como à sede da Ronda Maria da Penha, do Complexo da Polícia Civil, da Unidade de Saúde da Família Emilly Raquel e ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM).


O Convênio com a Prefeitura de Barreiras tem duração de dois anos. O prédio possui mais de 20 salas que integram as áreas de recepção; registro; assistência judiciária; para equipe técnica; coordenação; apoio e comuns de estacionamentos, vestiários, alojamentos, banheiros e salas para crianças, audiência e reuniões. Além de disponibilizar o imóvel para abrigar a Deam e garantir a sua manutenção com serviços de reparos, limpeza e conservação, a Prefeitura de Barreiras está encarregada de fornecer alimento às pessoas custodiadas; disponibilizar recursos humanos para as atividades administrativas e policiais e cooperar na manutenção das viaturas com abastecimento, lavagem e consertos.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
16
Set/22

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Maná Rações e Pet Shop

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Mais uma pesquisa coloca Bolsonaro como líder e perto de vencer no 1º turno

Fonte:JOVEM PAN
()
16
Set/22

NINO AUTO PEÇAS tem peças novas e seminovas. Agora com serviço de guincho

AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA


Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480






Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender

AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA



A NINO AUTO PEÇAS
 vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.

NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Set/22

Conheça o Clube de Vantagens da Ancore

Ancore Clube de Vantagens é uma das maiores associações de proteção veicular, que busca levar até você os melhores serviços e benefícios.

Com a Ancore você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto!

♦Roubo/Furto;
♦Colisão;
♦Incêndio;
♦ Desastres naturais;
♦ Cobertura para terceiros;
♦Assistência 24 horas;
♦Carro reserva;
♦Sem perfil de motorista;
♦Sem consulta SPC/ Serasa;
♦ Cobertura para vidros e muito mais.

Tudo isso, seja seu veículo moto, carro, caminhonete ou caminhão!

Faça sua cotação online:
https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl

  1. Iago Ivens
    (77)99805-3561

    Av. Salvador, n°630, sala 05, centro - Luis Eduardo Magalhães.
Fonte:Informe Publicitário
()
16
Set/22

Preço médio do litro da gasolina fica abaixo de R$ 5 após mais de um ano

De R$ 5,04, o preço médio do litro do combustível caiu para R$ 4,97



Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualizados nesta sexta-feira, 16, apontam que o preço médio do litro da gasolina nos postos voltou a cair nesta semana e ficou abaixo de R$ 5. Esse preço não era registrado desde fevereiro de 2021. A queda é a 12ª consecutiva. De R$ 5,04, o preço médio do litro da gasolina caiu para R$ 4,97, ou seja, diminuiu 1,39%, mantendo o menor patamar desde a semana encerrada em 20 de fevereiro do último ano.

Na época, o valor do combustível era encontrado por R$ 4,91. Por outro lado, o preço mais caro encontrado nos postos do país foi de R$ 6,99. Outro combustível que computou queda no valor médio do litro foi o diesel. De R$ 6,88 caiu para R$ 6,84. Já o preço mais alto do combustível foi achado nesta semana foi de R$ 8,81. O valor médio do etanol também caiu: de R$ 3,53 para R$ 3,43. O máximo encontrado no Brasil, pela a ANP, foi de R$ 6,99.

Fonte:JOVEM PAN
()
16
Set/22

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Em Barreiras você encontra a ABS Móveis Planejados

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Global System Rastreamento 24H. Gestão de Frotas

O rastreamento e monitoramento de uma frota, são fatores importantes para você garantir uma maior segurança aos motoristas e das cargas, bem como do custo que é investido em ambos. Através do monitoramento das frotas, é possível receber dados e a localização exata do veículo, garantindo mais agilidade na logística da sua empresa.

Não perca tempo! Fale com um de nossos representantes e agende uma visita:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

 

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Em meio a pandemia, aprendizagem cai nas escolas do país

Maior queda ocorreu na etapa de alfabetização das crianças

Em meio a pandemia, com escolas fechadas e ensino remoto, o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes em todos os níveis avaliados. A etapa que sofreu o maior impacto foi a da alfabetização, medida no 2º ano do ensino fundamental. Os resultados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados hoje (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em coletiva de imprensa o Inep ressaltou que a divulgação é atípica, por conta da pandemia, e que é preciso ter cuidado ao comparar os resultados, tanto com os resultados obtidos em anos anteriores quanto entre escolas, municípios e estados.

Aplicado a cada dois anos, desde 1990, o Saeb é a principal avaliação nacional de aprendizagem. Nele, estudantes do 2º, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio resolvem questões de língua portuguesa e matemática. Alguns estudantes do 9º ano respondem ainda a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Ao todo, 5,3 milhões de estudantes foram avaliados em 2021.

“A realização dessa edição de 2021 foi um grande desafio com muito trabalho e esforço conjunto de União, estados e municípios. A aplicação foi exitosa”, avalia o ministro da Educação, Victor Godoy, que destaca que avaliação foi feita entre 8 de novembro e 10 de dezembro do ano passado, quando nem todas as escolas haviam retomado o ensino presencial.

Resultados

Os resultados mostram que houve piora em todas as etapas de ensino. A maior queda ocorreu na etapa da alfabetização. A pontuação obtida pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa passou de 750 pontos em 2019, em média, para 725,5. As pontuações são distribuídas em 8 níveis, de acordo com os conteúdos aprendidos. A queda de 24,5 pontos entre um ano e outro significa que a média brasileira caiu em um nível.

A porcentagem dos estudantes do 2º ano nos três primeiros níveis, ou seja, que não conseguem sequer ler palavras isoladas, passou de 15,5% em 2019 para 33,8%, em 2021. Na outra ponta, a porcentagem daqueles no nível 8, o mais alto, caiu de 5% para 3%.

Em matemática, a porcentagem dos estudantes nos três primeiros níveis passou de 15,9% em 2019 para 22,4% em 2021. Esses estudantes não são capazes de resolver problemas de adição ou subtração. A média nacional caiu de 750 pontos para 741 pontos. Uma queda de 9 pontos. Nesta etapa as provas são aplicadas de forma amostral, a apenas um grupo de estudantes de escolas públicas e particulares.

“Não foge do esperado, acho que era uma expectativa, a gente sabe que para essa faixa etária nessa especificidade da alfabetização, essa mediação presencial é especialmente importante”, diz, a coordenadora-geral do Saeb, Clara Machado, que apresentou os resultados. "[O resultado] permite entender o que aconteceu nesse período de pandemia e planejar a melhor intervenção na alfabetização, que é ponto de atenção", acrescenta.

Quedas na aprendizagem

Nos demais anos, a avaliação é feita de forma censitária, com a aplicação a todos os alunos presentes. No 5º ano do ensino fundamental, o aprendizado dos estudantes tanto em língua portuguesa quanto em matemática retornou ao patamar de 2015. Em língua portuguesa, a média nacional foi de 208 pontos, mesma pontuação de 2015 e uma queda de 7 pontos em relação aos 215 obtidos em 2019. Em matemática, a pontuação média foi 217, uma queda de 11 pontos em relação a 2019, com 228 pontos; e dois pontos abaixo de 2015, quando a média foi 2019.

No 9º ano, quatro a cada dez alunos estão nos três primeiros níveis de aprendizagem em língua portuguesa, essa porcentagem passou de 40,8% em 2019 para 42,4% em 2021. Cerca de 15% dos alunos estão abaixo do nível 1, com habilidades mais básicas do que o sistema consegue aferir. A média de proficiência se manteve praticamente estável, passando de 260 em 2019 para 258 em 2021.

Em matemática no 9º ano, o país tinha registrado uma melhora, passando de uma média de 258 pontos em 2017 para 263 pontos em 2019. Agora, o país volta ao patamar de 2015, com uma média de 256 pontos e com 44,4% dos estudantes nos três níveis mais baixos de proficiência.

No 9º ano foi aplicada pela segunda vez, de forma amostral avaliações de ciências no 9º ano. Mais da metade dos estudantes está nos três primeiros níveis de proficiência. Essa avaliação foi aplicada pela primeira vez em 2019, quando foi registrada a pontuação média de 250 pontos em ciências humanas e em ciências da natureza. Em 2021, a média cai para 244,6 pontos em ciências humanas e para 247,4 em ciências da natureza.

No ensino médio, no último ano escolar, a média da proficiência passou de 278 pontos em língua portuguesa em 2019 para 275 pontos em 2021. A pontuação coloca o Brasil no nível 3 de aprendizagem, em uma escala que vai até o nível 8. Isso significa que os alunos, em geral, não sabem, por exemplo, identificar a finalidade e a informação principal em notícias – habilidade do nível 4 de proficiência.

Em matemática, a média de pontuação no ensino médio passou de 277 para 270 entre 2019 e 2020, o que posiciona o país no nível 2 de 10 níveis.

Pandemia

A pandemia levou ao fechamento de escolas em todo o país. A maior parte das escolas, 92%, adotou de mediação remota ou híbrida e 72,3% das escolas recorreram a reorganização curricular com priorização de habilidades ou conteúdos. Ou seja, os estudantes do país, mesmo cursando o mesmo ano escolar, não aprenderam necessariamente os mesmos conteúdos e, por isso, não é possível saber se tinham ou não aprendido o que foi cobrado no momento da avaliação.

Para a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, os resultados são importantes para medir o impacto da pandemia na educação, mas precisam ser bem contextualizados. “Eu entendo que realização do Saeb no final do ano passado foi importante no sentido de produzir subsídios para estados e municípios, que são os atores mais diretamente afetados, no entanto, eu me reservo o direito de dizer que eu considero o Saeb 2021 um Saeb importante para nós vermos os danos da pandemia e para podermos enfrentar esses desafios. Eu entendo que a comparabilidade dos resultados não deve ser feita esse ano”, diz.

Ela destaca duas medidas recomendadas pelo CNE que podem ter impactado nos resultados. Uma delas é que as escolas reorganizassem os currículos, definindo prioridades e considerando que o ano de 2020 poderia ser também trabalhado em 2021. A outra é a recomendação da aprovação automática, para evitar que os estudantes ficassem ainda mais desmotivados.

“Consideramos que [os resultados] não devem ser ranqueados, não devem ser comparados, devem ser instrumentos que apontam uma foto com todas as distorções”, diz o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, que representa as escolas municipais, responsáveis pela maior parte das matrículas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental público.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, também fez ponderações em relação aos resultados. Ele representa os estados, responsáveis pelas matrículas no ensino médio e anos finais do ensino fundamental públicos. “Isso aqui é o retrovisor, estamos olhando para o passado. Mas, como evidência produzida para tomada de decisão, aponta para o futuro e esse futuro precisa ser visto com muita clareza."

Qualidade do ensino

O MEC e o Inep divulgaram também hoje os resultados do Ideb, que é o principal indicador de qualidade das escolas do Brasil. O indicador considera os resultados do Saeb e o fluxo escolar, a aprovação ou reprovação e o abandono escolar. O Ideb segue uma escala de 0 a 10. O país fixou metas para serem cumpridas a cada etapa de ensino até este ano, o ano do bicentenário da Independência do Brasil. O Ideb 2021 é, portanto, o último com metas fixadas.

Os resultados mostram que o país, em um contexto de pandemia, não cumpriu nenhuma das metas. Para os anos iniciais do ensino fundamental, até o 5º ano, o Ideb 2021 foi 5,8, a meta era 6. Nos anos finais, o Ideb foi 5,1 e a meta era 5,5. No ensino médio, o Ideb foi 4,2 e a meta era 5,2. “A pandemia trouxe alteração expressiva”, diz o presidente do Inep, Carlos Moreno. A aprovação automática fez com que o indicador de fluxo não refletisse a realidade da qualidade do ensino no país. Segundo ele, agora será necessário construir um novo plano de metas para o Brasil.

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Educação e aguarda manifestação da pasta sobre os resultados.

Fonte:Agência Brasil
()
16
Set/22

Setembro Conectado da G7 NET

Fonte:Publicidade
()
16
Set/22

Por 7 votos a 4, STF confirma suspensão do piso da enfermagem

Impacto financeiro já tinha sido avaliado no Congresso, diz ministra

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento que manteve a decisão do ministro Luís Roberto Barroso sobre o piso salarial dos profissionais de enfermagem. O placar final foi 7 votos a 4 contra o pagamento imediato do piso.

Ontem (15), o Supremo formou maioria de 7 votos a 3 para manter a decisão, mas faltava o último voto, que foi proferido hoje (16) pela presidente, ministra Rosa Weber, que é oriunda da Justiça do Trabalho.

Para Rosa Weber, as argumentações dos impactos financeiros informados pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) já foram avaliadas pelos parlamentares, durante a tramitação da matéria no Congresso Nacional.

"A avaliação de riscos e impactos negativos produzida unilateralmente pela entidade autora não pode prevalecer, ao menos em juízo delibatório [apreciação judicial], sobre as conclusões formuladas pelo Congresso Nacional com base em estudos e relatórios elaborados em conjunto com os representantes dos setores público e privado, inclusive com órgãos e entidades da sociedade civil organizada", afirmou.

A ministra também descartou risco de lesão à autonomia dos estados e municípios. "O diploma legislativo impugnado, editado pela União no exercício de sua competência constitucional, apenas institui o parâmetro remuneratório mínimo, cabendo a cada um dos demais entes da federação definir, no âmbito do próprio território, o quantum remuneratório a ser pago a seus respectivos servidores públicos", completou.

No dia 4 de setembro, Barroso atendeu ao pedido de liminar feito pela CNSaúde, suspendeu o piso e concedeu prazo de 60 dias para que os envolvidos na questão possam encontrar soluções para garantir o pagamento.

Após a decisão, o caso foi levado a referendo dos demais ministros da Corte no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento foi iniciado na sexta-feira (9).

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.434/2022 instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

Na semana passada, Barroso afirmou que a decisão foi tomada porque é preciso uma fonte de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial. O ministro disse que é a favor do piso salarial da enfermagem, mas aceitou a suspensão diante do risco de descumprimento imediato da lei.

Segundo o ministro, hospitais particulares estavam realizando demissões por antecipação. Além disso, obras sociais, santas casas e prefeituras relataram que não têm recursos para fazer o pagamento do piso.

Fonte:Agência Brasil
()