Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
21
Nov/22

São Desidério: 85ª CIPM de Roda Velha apreende grande quantidade de entorpecentes

Na noite de ontem sábado, 19, por volta das 21h30, durante patrulhamento na rua paralela à Avenida Principal, no  distrito de Roda Velha de Baixo, em São Desiderio, os policiais militares foram informados sobre uma movimentação de pessoas em uma rua adjacente, que em sua normalidade não possuía aquele trânsito de pessoas.

Diante da informação a guarnição deslocou no intuito de realizar uma ronda no local e averiguar tal movimentação.

Ao adentrar na rua, algumas pessoas ao avistarem a viatura, correram entrando em área de mata, deixando alguns pertences para trás (chinelos, mochila, tênis). Os Policiais não obtiveram sucesso na captura destas pessoas, haja vista o horário e a região de mata em que os indivíduos se homiziaram.

Retornando ao local onde os indivíduos se encontravam reunidos, foram encontradas, no interior de uma mochila de cor preta, vários tipos de substâncias entorpecentes, algumas já prontas para comercialização, outras em tabletes maiores, balança de precisão, além de alguns documentos pessoais, peças de roupa e um celular de marca/modelo samsung galaxy a01 core, de cor vermelha.

O material foi recolhido e apresentado à autoridade policial competente, para adoção das medidas de praxe.

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares, com informações da 85ª CIPM
()
21
Nov/22

PRF recupera em Barreiras moto furtada em Brasília

Na tarde deste sábado, 19 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal recuperou uma Honda CG 160 furtada e prendeu um homem por receptação. O fato ocorreu em Barreiras, no oeste da Bahia.

Equipe da PRF realizava fiscalização na altura do quilômetro 175 da BR 135, quando abordou uma motocicleta Honda/Cg 160 Titan, com placas de Goiás.

Foi feita uma vistoria na motocicleta e constatado que os caracteres do motor e chassi foram adulterados, para tentar encobertar a origem ilícita do veículo, já que a moto original possuía ocorrência de furto, registrada em agosto/2021, em Brasília (DF).

O motociclista, um homem de 23 anos, informou a equipe que comprou a moto por R$ 6 mil na cidade de Correntina (BA). Ele foi encaminhado para a Polícia Judiciária pelo crime de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Fonte:PRF
()
21
Nov/22

STF suspende julgamento de prisão especial para curso superior

Ministro Dias Toffoli pediu vista e paralisou andamento do processo

 

Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O ministro Dias Toffoli pediu vista ontem (19) e paralisou o andamento do processo.

O julgamento tinha começado na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior.

Em 2015, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a prisão especial para quem tem curso superior. Segundo ele, o grau de escolaridade não tem relação lógica com a distinção na forma de prisão nem com as finalidades buscadas pela Constituição.

No relatório, Moraes escreveu que o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Segundo o ministro, a prisão especial transmite a “inaceitável mensagem” de que pessoas sem nível superior "não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado, no caso, de uma prisão especial" e contrapõe-se aos objetivos da Constituição de construir uma sociedade justa e de reduzir as desigualdades sociais.

O STF não tem prazo para retomar o julgamento. Uma nova data dependerá de quando Toffoli devolverá o pedido de vista e apresentará seu voto.

Fonte:Agência Brasil
()
21
Nov/22

Cartórios da Bahia registram mais óbitos que patamar anterior à pandemia

Cartórios da Bahia registram alta de mortes maior que período anterior à pandemiaNa Bahia, o número de mortes em 2022 é maior que o contabilizado em 2019, período da pandemia. Os dados partem de levantamento inédito junto aos Cartórios de Registro Civil do estado, cujo documento foi acessado pelo BNews.

Os dados constam no Portal de Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e mortes.

A Bahia registra o crescimento de 5% no número de mortes este ano, na comparação com o que foi contabilizado em 2019.

Diante do avanço da vacinação e do maior controle da pandemia, o levantamento revela que a Covid-19 deixou de liderar o ranking de mortes por doenças no estado, apresentando queda de 83,2% entre janeiro e outubro de 2022 em relação ao ano passado.

O total de 14.966 mortes causadas pelo novo coronavírus foram contabilizadas em 2021, entre janeiro e outubro, contra 2.513 neste ano. No entanto, outras doenças, algumas delas relacionadas a sequelas da Covid-19, passaram a registrar alta que não era notada em momentos anteriores na Bahia.

“Por meio dos dados levantados, percebemos que mesmo com a queda de mortes causadas pelo coronavírus, ainda persiste o aumento das demais doenças, como septicemia, pneumonia e as doenças do coração, que podem estar relacionadas com as sequelas causadas pelo Covid-19”, avaliou Daniel Sampaio, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen-BA), em nota.

No levantamento feito junto aos cartórios, foi constatado o aumento no número de mortes de doenças como a pneumonia, que passaram de 4.523 entre janeiro e outubro de 2021 para 6.352 no mesmo período deste ano, um crescimento de 40,4%. Em 2020, foram 4.942 mortes pela doença nos 10 primeiros meses do ano, enquanto 2019 registrou 5.575 óbitos. Com isso, o número de mortes por pneumonia saltou 13,9% entre janeiro e outubro deste ano, na comparação o igual período de 2019, sem pandemia.

Fonte:BNews
()
20
Nov/22

Barreiras: SEMMAS com apoio da GCM e PM conduzem cinco pessoas para a delegacia de polícia por poluição sonora

A operação ocorreu nas imediações do cais, no centro histórico da cidade

Na madrugada de hoje, domingo, 20, por volta das 3h, a SEMMAS, com apoio da GCM e 83ª CIPM, conduzirram para a delegacia de polícia de Barreiras, cinco pessoas por poluição sonora, no cais, centro histórico da cidade.

As esquipes faziam fiscalização nas imediações do cais, quando flagraram indivíduos utilizando aparelhos sonoros em alto volume em veículos, perturbando o sossego alheio.

Na operação, os acusados e os aparelhos sonoros foram apreendidos e um boletim de ocorrência registrado para medidas cabíveis, conforme Termo de Ajuste de Conduta, juntamente com o Ministério Público.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
20
Nov/22

Rondesp Oeste prende indivíduo por porte ilegal de arma de fogo em Barreiras

Na tarde de ontem, sábado, 19, a guarnição RONDESP OESTE (3.4405), realizava policiamento tático no bairro Vila Rica, na cidade de Barreiras, quando avistou um individuo que ao notar a presença da viatura empreendeu fuga, sendo feito o acompanhamento pela equipe policial que o alcançou e ao realizar a devida abordagem e busca pessoal encontrou com o mesmo um coldre na sua cintura com um revólver cal. 38, municiado com 05 munições intactas, 06 munições intactas no referido coldre, 09 munições intactas em seu bolso, além de uma trouxa de substância análoga a maconha e uma trouxa com subsância análoga a crack, uma carteira contendo a quantia de R$ 4.080,00 (quatro mil e oitenta reais) em espécie e um aparelho celular.

Diante dos fatos o abordado e todo material apreendido, foram conduzidos e apresentados na delegacia de polícia de Barreiras.

Fonte:Rondesp Oeste
()
20
Nov/22

CBF atualiza ranking com Flamengo na liderança e Palmeiras na segunda colocação; veja a lista

Athletico-PR ocupa a terceira posição, seguido de Atlético-MG e São Paulo; Corinthians e Santos estão em 8º e 9º, respectivamente

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o ranking de clubes de 2023. O Flamengo continua na liderança, até por ter conquistado a Copa do Brasil e a Libertadores na atual temporada. Campeão do Brasileirão, o Palmeiras vem logo atrás, com o Athletico-PR na terceira posição.

Flamengo e Palmeiras aparecem nas duas primeiras posições do ranking pelo terceiro ano consecutivo. O Fortaleza foi quem mais chamou atenção. A oitava colocação no Brasileirão rendeu ao time cearense a sétima posição no ranking. Na última atualização, aparecia em décimo.

O Grêmio foi quem mais perdeu posições. Do quarto lugar, o time gaúcho, mesmo conquistando o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, acabou no 11º lugar, atrás do próprio Internacional, que ficou em décimo.

Chama atenção a posição do Fluminense, que aparece em sexto no ranking, atrás também de Atlético-MG e São Paulo. Corinthians e Santos também estão no Top-10.

O Vasco, no entanto, é apenas o 22º colocado do ranking. O time carioca continua atrás de Atlético-GO (13º), Ceará (14º) e Juventude (21º), que foram rebaixados no Brasileirão.

O ranking da CBF tem como um dos objetivos definir os classificados para a Copa do Brasil, daqueles times que não garantiram as vagas através dos estaduais ou de competições similares, caso da Copa Paulista, que dá ao campeão o direito de escolher se quer a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil.

Para medir a classificação dos clubes, a CBF leva em conta os últimos cinco anos. A temporada 2022 tem peso cinco.

Confira o ranking:

1.Flamengo - RJ 17.219 pontos

2.Palmeiras - SP 14.458

3.Athletico - PR 13.760

4.Atlético - MG 13.675

5.São Paulo - SP 13.572

6.Fluminense - RJ 12.856

7.Fortaleza - CE 12.512

8.Corinthians - SP 12.320

9.Santos - SP 11.904

10.Internacional - RS 11.561

11.Grêmio - RS 11.201

12.América - MG 10.640

13.Atlético - GO 10.131

14.Ceará - CE 9.958

15.Bahia - BA 9.189

16.Botafogo-RJ 8.795 394

17.Red Bull Bragantino - SP 8.602

18.Cruzeiro - MG 8.206

19.Goiás - GO 7.868

20.Cuiabá - MT 7.736

Fonte:Terra
()
20
Nov/22

Correios: governo eleito deve suspender processo de privatização

Projeto de desestatização dos Correios está parado no Senado

O ex-ministro Paulo Bernardo, da equipe de transição de governo na área de comunicações, afirmou nesta sexta-feira (18), em Brasília, que o grupo vai propor o fim do processo de privatização dos Correios. As informações são da Agência Brasil.

"Nós vamos fazer um levantamento e recomendar. A nossa ideia é recomendar, acabar com essa ideia de privatizar os Correios. A gente mais ou menos antevê o que o presidente pensa sobre isso", afirmou Bernardo, sinalizando concordância de Lula com a interrupção do processo.

A desestatização da empresa pública federal foi uma iniciativa do governo Jair Bolsonaro e dependia de aprovação pelo Congresso Nacional. O projeto que tira o controle público da companhia chegou a ser aprovado na Câmara dos Deputados em agosto de 2021 e, desde então, está parado no Senado.

Bernardo informou que o grupo técnico sobre as comunicações marcou uma reunião com integrantes dos Correios para a próxima semana.

Além da suspensão do processo de privatização dos Correios, o ex-ministro comentou a provável mudança na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com a revogação do processo de unificação das programações da TV Brasil e da antiga NBR (atual TV Brasil Gov). A ideia é retomar o modelo que vigorava até o início de 2019, com operações separadas entre as duas emissoras.

"A EBC tinha uma vertente que é a TV pública [TV Brasil] e tinha a vertente de comunicação do governo, a chamada NBR. E foi tudo juntado. Eles pararam de ter essa separação, e foi juntado numa única empresa. Achamos que tem que separar. Acho que é só revogar, porque foi feito por decreto", destacou.

A unificação mencionada por Paulo Bernardo foi feita em abril de 2019, por meio de portaria da própria direção da EBC. Desde então, a NBR passou a ser chamada de TV Brasil Gov, com parte das programações sendo veiculadas ao mesmo tempo em ambas as emissoras, incluindo transmissões de atos do governo federal.

Fonte:Bp Money
()
20
Nov/22

PM do município de Cocos prende indivíduo e duas armas de fogo

Policiais militares do município de Cocos,  foram informados a respeito de um indivíduo suspeito de estar transitando no Povoado Água do Carmo, Zona Rural ,sob posse de uma arma de fogo.

Em diligência, a guarnição realizou buscas pelo povoado e ao avistá-lo foi dada voz de abordagem e realizada a busca pessoal, sendo encontrado um Revólver Rossi calibre 22 e 03 munições intactas do referido calibre.

O indivíduo foi identificado, sendo este já anteriormente abordado pela polícia militar, estando sob posse de um simulacro num bar, no dia anterior, ele também é suspeito de realizar vários furtos no povoado estando ligado diretamente ao tráfico local.

Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido para a Delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte:30ª CIPM
()
20
Nov/22

10º BEIC realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional

O 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), realizou na manhã deste sábado (19), na área cívica do 10° BEIC, em Barreiras, solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional.



O evento foi presidido pelo comandante do batalhão, tenente-coronel PM Camilo Uzêda e contou com a presença do capitão BM Ramos, representando o comandante do 17° GBM, tenente-coronel BM Bahia, além de outros oficiais, praças e alunos do Colégio da Polícia Militar.



Durante o evento, ocorreu o cerimonial de incineração de bandeiras, momento no qual as bandeiras inservíveis do Batalhão foram queimadas em uma pira.

A solenidade, que é repleta de simbolismo, tem como objetivo fortalecer a prática do civismo e patriotismo no seio da Instituição.

Fonte:10º BEIC
()
20
Nov/22

Capital e idades do interior da Bahia têm previsão de chuva no domingo

Em Barreiras e LEM também tem previsão de chuva

Depois de uma semana marcada por transtornos causados por uma frente fria, a previsão para o domingo (20) é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia em Salvador. A informação é da Defesa Civil da capital baiana (Codesal).

Segundo a Codesal, há risco para deslizamentos de terra por causa dos acumulados de chuvas dos últimos dias. Para segunda-feira (21), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, principalmente na madrugada e no início da manhã.

Os maiores acumulados de chuvas em 12h (dados atualizado às 18h) foram registrados em Tancredo Neves (44,4mm), Jardim Nova Esperança (40,4mm), Novo Horizonte (37,4mm), Sussuarana (32,4mm) e Ilha de Maré (32mm).

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima no domingo será de 23°C e a máxima é de 27°C.

Outras cidades

Assim como na capital baiana, nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), há previsão de sol com pancadas de chuvas e altas temperaturas no domingo, ainda segundo o Inmet. Em Lauro de Freitas, os termômetros poderão atingir 24ºC no sábado e 28ºC.

Em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, poderá chover nas próximas horas, inclusive com presença de trovoadas. As temperaturas variam entre 19ºC e 29ºC, ou seja, com alta amplitude térmica.

A situação se repete em Vitória da Conquista, na região sudoeste, apelidada de "Suíça baiana", por causa do frio. No município, os termômetros vão marcar 17°C de mínima e 28°C , contudo, não é esperado que chova.

Em Itabuna, na região sul, o céu terá muitas nuvens carregadas e deve chover. No entanto, não está previsto temporal, como ocorreu no início da semana, causando alagamentos em várias ruas da cidade.

Fonte:G1
()
20
Nov/22

Estado da Bahia publica resultado definitivo da prova de títulos de concurso da Polícia Civil

O Governo da Bahia publica no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (18) o resultado definitivo da prova de títulos para os cargos de delegado, escrivão e investigador da Polícia Civil baiana. A prova faz parte da terceira etapa do concurso público para a corporação.  

Além disso, estão sendo divulgados também os resultados preliminares para todos os cargos do procedimento de heteroidentificação, para os candidatos que se inscreveram como negros, e da Perícia Médica, para os candidatos com deficiência. 

As informações estão disponíveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br). Lançado em abril, o certame da Polícia Civil oferta mil vagas, sendo 150 para o cargo de Delegado, 150 para Escrivão e 700 para Investigador.

Fonte:Ascom/Saeb
()
19
Nov/22

SAMU de LEM comemorara 12 anos de atuação no município

Neste sábado, 19, o SAMU de Luís Eduardo Magalhães reuniu enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, familiares e amigos para comemorar os 12 anos de atuação na cidade.

A equipe também aproveitou para realizar a confraternização de final de ano. A Secretaria de Saúde também compareceu no local do evento para parabenizar os profissionais.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
19
Nov/22

Comunicado da GCM

A Guarda Civil Municipal de Ibotirama vem através deste comunicado relatar os fatos envolvendo a prisão de um GCM na tarde da última sexta feira 18/11/2022

Ao passar pela avenida Ex-combatente, o comandante da 28° companhia de polícia, Major Anderson, visualizou um dos GCMs que estava de serviço, fardado, portando arma de fogo, então acionou uma viatura da PM e deu ordem para que prendesse o GCM que estava armado, prontamente a guarnição cumpriu a ordem e o GCM foi conduzido e apresentado a delegacia desta cidade.

Ao ouvir o GCM, conferir e confirmar que sua arma está devidamente registrada e legalizada na polícia federal, o delegado responsável entendeu se tratar de fato atípico, pois Guardas Civis Municipais estão autorizados a portar armas de fogo, dentro e fora de serviço, com base nas Leis 10.826/03, 13.022/14 e na ADI 5948 deferida monocraticamente pelo Ministro Alexandre de Moraes, e posteriormente votada no plenário do STF.

Com este embasamento legal, o Guarda Civil Municipal foi liberado e teve sua arma devolvida.

Fonte:Ascom
()
19
Nov/22

Barreiras: CPR-O realiza solenidade em comemoração ao dia da Bandeira Nacional

 

A Policia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste, realizou neste sábado, 19, ao meio dia, na área cívica do CPR-O, em Barreiras, solenidade em comemoração ao dia da Bandeira Nacional.

O evento foi presidido pelo Subcomandante do CPR-O, Ten Cel PM Soares, e contou com a presença de oficiais e praças das unidades sediadas em Barreiras.

Durante o evento, ocorreu o cerimonial de incineração de bandeiras, momento no qual as bandeiras inservíveis das unidades policiais foram queimadas em uma pira, acesa pela subtenente PM Aline, praça mais antiga presente.

A solenidade, que é repleta de simbolismo, tem como objetivo fortalecer a prática do civismo e patriotismo no seio da Instituição.

Fonte:CPRO
()
19
Nov/22

Covid-19: Anvisa libera venda de álcool 70% na forma líquida

Diante do aumento de casos de covid-19 no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (17), a venda livre e a doação de álcool etílico 70% na forma líquida, desde que estejam devidamente regularizados na agência. A medida, autorizada ad referendum, foi adotada de forma extraordinária.

O objetivo, destacou a Anvisa, é ampliar o acesso a produtos que contribuem na implementação de resposta coordenada para reduzir a transmissão e proteger a população em geral do novo coronavírus. A autorização terá validade de 90 dias.

A decisão destaca ainda que a covid-19 tem demonstrado tendência a ter picos anuais de sazonalidade no Brasil, ao contrário de outras doenças respiratórias, como a influenza ou gripe, que aparecem com mais frequência no país apenas nos meses de inverno.

A medida está publicada na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 760, de 17 de novembro de 2022.

Entenda

A venda de álcool etílico 70% foi inicialmente autorizada pela Anvisa em 2020, com o início da pandemia de covid-19 e o decreto de emergência sanitária. A autorização chegou a ser revogada este ano, com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarado pelo Ministério da Saúde. Agora, diante do aumento de casos da doença, a agência voltou a autorizar a comercialização do produto.

Casos

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 24 horas, 32.970 casos de covid-19 e mais 71 mortes em consequência da doença. Desde o início da pandemia, foram confirmados 34.9371.043 casos de covid-19 no país e 688.764 mortes pela doença.

Ainda conforme o boletim, 34.162.530 pessoas se recuperaram da doença e 119.678 casos estão em acompanhamento. Entre os estados, São Paulo tem o maior número de casos, 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e pelo Paraná (2,75 milhões).

Fonte:Agência Brasil
()
19
Nov/22

Covid-19: Anvisa libera venda de álcool 70% na forma líquida

Diante do aumento de casos de covid-19 no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (17), a venda livre e a doação de álcool etílico 70% na forma líquida, desde que estejam devidamente regularizados na agência. A medida, autorizada ad referendum, foi adotada de forma extraordinária.

O objetivo, destacou a Anvisa, é ampliar o acesso a produtos que contribuem na implementação de resposta coordenada para reduzir a transmissão e proteger a população em geral do novo coronavírus. A autorização terá validade de 90 dias.

A decisão destaca ainda que a covid-19 tem demonstrado tendência a ter picos anuais de sazonalidade no Brasil, ao contrário de outras doenças respiratórias, como a influenza ou gripe, que aparecem com mais frequência no país apenas nos meses de inverno.

A medida está publicada na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 760, de 17 de novembro de 2022.

Entenda

A venda de álcool etílico 70% foi inicialmente autorizada pela Anvisa em 2020, com o início da pandemia de covid-19 e o decreto de emergência sanitária. A autorização chegou a ser revogada este ano, com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarado pelo Ministério da Saúde. Agora, diante do aumento de casos da doença, a agência voltou a autorizar a comercialização do produto.

Casos

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 24 horas, 32.970 casos de covid-19 e mais 71 mortes em consequência da doença. Desde o início da pandemia, foram confirmados 34.9371.043 casos de covid-19 no país e 688.764 mortes pela doença.

Ainda conforme o boletim, 34.162.530 pessoas se recuperaram da doença e 119.678 casos estão em acompanhamento. Entre os estados, São Paulo tem o maior número de casos, 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e pelo Paraná (2,75 milhões).

Fonte:Agência Brasil
()
19
Nov/22

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia forma novos cabos, parte destes de Barreiras

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) formou 112 novos cabos, sendo 9 deles do 17º GBM. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) no auditório da Seinfa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) na capital baiana e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades civis e militares. Com a nova patente os bombeiros crescem na profissão, galgando um degrau a mais na instituição. 

Parte destes que se formaram cabos é do Corpo de Bombeiros de Barreiras, na região oeste da Bahia.


“É sempre uma satisfação muito grande participar desses momentos de progressão da carreira militar. Esse é um novo passo para nossos cabos que estão se formando hoje, com outras responsabilidades e desafios. Uma das missões da instituição é continuar com as capacitações e a valorização profissional para os bombeiros e com isso estamos sendo referência também para outros estados”, explicou o comandante-geral do CBMBA coronel BM Adson Marchesini.

O Curso Especial de Formação de Cabos teve início em setembro último na modalidade de ensino à distância. A turma foi composta por militares de todos os grupamentos da capital e interior. As aulas foram divididas em teoria e prática, onde os alunos também passaram por estágios nas próprias unidades onde atuam.

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares, com informações 17º GBM
()
19
Nov/22

PROTEGES - Prestadora de Serviços nas áreas de construção civil e segurança


Fonte:Informe Publicitário
()
19
Nov/22

PRF apreende veículo clonado durante fiscalização em LEM

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um Hyundai/Hb20 clonado e com ‘queixa’ de furto em aberto. O veículo foi apreendido nesta sexta-feira (18/11), em fiscalização realizada na altura do quilômetro 878 da BR 242), trecho do município de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Em identificação veicular, foi constatado que o veículo, fabricado originalmente em 2013, emplacado no Distrito Federal, apresentou placas e documentação de outro do mesmo modelo e emplacado no estado de Goiás .

Os policiais descobriram também que os elementos de identificação do carro estavam adulterados.

O responsável pelo automóvel, um homem de 26 anos que reside na cidade de Barreiras (BA), informou a equipe que desconhecia a origem fraudulenta do veículo. Ele disse também que negociou o Hb20 mediante troca em outro veículo usado e mais o pagamento de R$ 15 mil em dinheiro.

A ocorrência foi apresentada a autoridade policial da Delegacia de Polícia Civil pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (BA).

Fonte:PRF
()
19
Nov/22

Mulher é morta por disparos de arma de fogo em LEM

Na madrugada de hoje, sábado, 19, por volta das 2h, uma mulher foi morta a tiros, numa distribuidora de bebidas, na rua Acre, no bairro Mimoso II, na cidade de LEM.

Segundo informações, Georgia Cardoso de 40 anos, natural de Licínio de Almeida/BA, estava no estabelecimento comercial com seus filhos, quando uma outra mulher chegou no local e acabou causando confusão. Em seguida, um indivíduo não identificado, chegou a bordo de um carro, parou em frente e efetuou diversos disparos de arma de fogo, atingindo Georgia, o mesmo fugiu, tomando rumo ignorado.

Uma equipe do SAMU atestou o óbito da vítima no local do ocorrido e a Polícia Militar, Polícia Civil e Técnica estiveram no local e após perícia, o corpo foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.

A motivação e autoria do crime será investigado.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
19
Nov/22

Bahia participa do desenvolvimento de vacina contra dengue a ser disponibilizada pelo SUS

De janeiro a outubro deste ano, 1,4 milhão de pessoas foram diagnosticadas com a dengue e outras 900 morreram no Brasil em decorrência da doença, uma arbovirose conhecida da população desde o século XVIII. O aumento registrado foi de 400%.

O alto número de ocorrências não dá conta das histórias únicas de cada um dos brasileiros vitimados pelo mal. A fim de evitar a interrupção dessas trajetórias, uma pesquisa encabeçada pelo Instituto Butantan, de São Paulo, busca desenvolver um imunizante para combater infecções pelo vírus causador da dengue.

O estudo, que está na fase 3, está sendo tocado em 16 centros espalhados pelo Brasil. E um deles é o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia.

Na etapa de teste clínico em que se encontra, última antes da submissão do imunizante para a solicitação de uso comercial junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é observada a proteção em humanos.

Pesquisadora envolvida no estudo, a médica imunologista Viviane Boaventura conta que, atualmente, o país conta com um imunizante contra a doença, mas ele só é indicado para quem já teve dengue e não foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo fármaco em desenvolvimento, explica Boaventura, deve ser aplicado justamente para que o paciente, de forma gratuita, não seja submetido ao risco de ser infectado por nenhuma forma do agravo.

Ao Bahia Notícias, a profissional comenta que o estágio atual da pesquisa é avançado. Nela, os voluntários que se colocaram à disposição da ciência recebem uma injeção - que pode ser o imunizante ou o placebo - e são acompanhados por cinco anos para que seja testada a eficácia do produto.

"É ume estudo cego. A gente não sabe quem tomou a vacina ou o placebo, assim como quem se voluntaria também não tem essa informação", descreve a médica, detalhando também o grande número de pessoas que se dispuseram.

O estudo está em curso desde 2016 e ainda não há uma data para que a vacina desenvolvida possa estar nos centros de distribuição da rede pública de saúde. De acordo com Boaventura, o prazo limite para que seja concluído o período de observação do último grupo de voltuntários que entrou no estudo é em 2024. A partir desse marco, a equipe ainda deve esperar para entrar com o pedido de análise final na Anvisa.

O prazo é diferente do visto durante a produção do imunizante contra o coronavírus, por exemplo. "O processo todo foi acelerado para a [vacina] da Covid-19 porque o número de casos, obviamente, 'facilitou' a aprovação. Você rapidamente consegue, com o número alto de pessoas infectadas, mostrar se houve ou não uma proteção com a vacina. Com a dengue não há a mesma velocidade, já que a dengue ocorre, de maneira mais incidente, durante ciclos de infecção", esclarece a cientista.

Na etapa anterior, a fase 2, a vacina em desenvolvimento se mostrou segura e eficaz. O que possibilitou aos pesquisadoes o avanço para o passo seguinte. "Ainda não temos dados preliminares da terceira etapa porque geralmente não se faz essa análise com muita antecedência [durante essa fase]. A gente tem que esperar o número de eventos e análises pré-programadas para essa avaliação", acrescentou Viviane Boaventura.

Espera-se que os indivíduos que tomaram a vacina estejam protegidos dos quatro tipos de dengue, inclusive a forma mais grave dela, a hemorrágica - causada quando o paciente já foi acometido por múltiplas infecções.

As regiões em que a dengue é endêmica, ou seja, ocorre de maneira habitual e com uma incidência significativa, são consideradas como vetores prioritários de aplicação para a vacina estudada pelo Butantan.

"Temos regiões do Brasil que há uma frequência da dengue. A gente já sabe, por exemplo, que no período do verão vai ter uma epidemia de dengue. Às vezes a força da epidemia muda, de acordo com os anos, mas geralmente acontece. É clássico, porque você tem ali a chuva, depois o período de sol e ficam os ovos do Aedes aegypti", descreveu.

O mecanismo de ação dela é o vírus atenuado. Assim que é injetada no corpo do indivíduo, o agente patogênico enfraquecido, incapaz de causar infecção, age para que seja dado um estímulo ao sistema imunológico para que ele possa se defender. Se comprovada a proteção efetiva, ela será uma resposta de grande aplicabilidade, acreditam os pesquisadores envolvidos.

Apesar de promissora, a vacina ainda não será capaz de tornar o país uma zona livre da dengue. "A expectativa não é de erradicar a dengue, porque ela é endêmica no nosso meio e tem uma série de características que dificilmente a gente conseguiria erradicá-la, mas o grande foco da vacina é, primeiro, reduzir o número de infecções e, assim, diminuir a mortalidade causada pela dengue hemorrágica", finalizou a imunologista entrevistada.

Fonte:Bahia Notícias
()
19
Nov/22

Que fofo! Petistas esperam retorno do PP à base do governo da Bahia

Segundo o site Política Livre, os petistas baianos já esperam pelo retorno do PP à base governista. No primeiro semestre do ano, os progressistas romperam com o grupo do governador Rui Costa (PT) para apoiar a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Palácio de Ondina, mas ficaram a ver navios após a derrota do aliado e a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT).

Membros do PT ouvidos pelo site fizeram questão de dizer que a política é dinâmica, que “tudo é movimento”, considerando a possibilidade de as duas legendas voltarem a caminhar juntas.

No início do mês, o presidente nacional do PP, o deputado federal Cláudio Cajado (BA), já havia falado sobre o assunto em entrevista ao jornal “Tribuna da Bahia”. “Vamos reunir os membros do partido junto com a Executiva estadual para discutir os rumos que iremos tomar. Porém, temos de aguardar também o novo governo se manifestar e se quer conversas institucionais conosco”, disse.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
19
Nov/22

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/22

Mais uma novidade na LOCALIZE



Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()