Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
20
Fev/23

Há Vaga, na Proteges Prestadora de Serviços.

Estamos contratando.
Venha fazer parte da nossa Equipe!

Interessados, entrar em contato
com Valdir:
📱 779.9907.1761

Ou faça-nos uma visita:
📌 Rua Italiana Shwengber, 204, Jd. Imperial. Luis Eduardo Magalhães-BA

Fonte:Vaga
()
20
Fev/23

Barreiras: Rondesp Oeste prende indivíduo no Circuito do Carnaval Zé de Hermes por porte ilegal de arma de fogo

No final da noite de ontem, domingo, 19, por volta das 23h, a Rondesp Oeste prendeu um indivíduo no circuito do carnaval Zé de Hermes, no centro histórico da cidade de Barreiras, por porte ilegal de arma de fogos.

Os policiais militares foram informados, que havia um homem armado na Praça Coronel Antônio Balbino, sendo que ao irem para o local, realizaram a abordagem ao acusado.

Na busca pessoal, foi encontrado uma pistola da marca Glock, modelo G28, calibre 380.

O indivíduo e a arma de fogo foram encaminhados para a delegacia de polícia de Barreiras para medidas cabíveis.

Fonte:Rondesp Oeste
()
20
Fev/23

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

Fonte:Publicidade
()
20
Fev/23

Aqui tem Economia! CR Materiais de Construção

Fonte:Publicidade
()
20
Fev/23

Ibotirama: PM prestigia aniversário com tema da Polícia Militar

No último domingo, 19, a equipe de serviço da 28ª CIPM compareceu ao aniversário do pequeno Lorenzo, em Ibotirama, cujo tema era a Polícia Militar.

A mãe de Lorenzo relatou que ele sempre admirou o trabalho da PM e que o seu sonho é se tonar um policial militar.

Quando Lorenzo notou a chegada da guarnição no evento, ficou perplexo de felicidade e muito emocionado.

Fonte:28ª CIPM
()
20
Fev/23

Ibotirama perde o taxista Silvano Alves, vítima de acidente de trânsito

Morreu na noite do último sábado (18), na BA-161, estrada da Barra, no trecho de Muquém do São Francisco, o taxista Silvano Alves Rodrigues, de 63 anos.

Silvano dirigia a trabalho pela rodovia quando colidiu com um boi que estava solto na via. Ele seguia sozinho no veículo no momento do acidente.

Equipes do SAMU chegaram a ser acionadas, mas só puderam constatar o óbito. A colisão foi tão grave, dada ao próprio tamanho do boi, que arrancou parte do teto do carro.

O taxista trabalhava há anos em Ibotirama e era querido por todos. A notícia comoveu a cidade e deixou familiares, amigos e vários moradores enlutados.

O corpo de Silvano foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o IML de Bom Jesus da Lapa. A informação é de que a liberação acontece ainda na manhã deste domingo (19), quando deve ocorrer o translado para Ibotirama.

Informações sobre o velório e sepultamento ainda serão divulgadas.

Fonte:Gazeta 5
()
20
Fev/23

Global System Rastreamento 24H.



Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99808-6261 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()
20
Fev/23

Buritirama: Jovem morre após colisão entre moto e caçamba em estrada vicinal

No final da noite de ontem, domingo, 19, por volta das 23h, ocorreu um acidente fatal envolvendo o jovem Jhony Magno Santos Alves, de 20 anos, em uma estrada vicinal de Buritirama.

Segundo informações apuradas, o mesmo estava voltando para cidade, vindo de uma cavalgada que aconteceu na localidade de Lagoinha, zona do município.

A moto em que Jhony pilotava colidiu com uma caçamba que estava parada na estrada. O impacto foi tão forte que o mesmo veio a óbto no local.

O corpo foi levado para o IML em Bom Jesus da Lapa para a realização de necropsia. 

O jovem era bastante carismático e sua morte causou grande comoção no municipio.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Correio do Oeste
()
20
Fev/23

Comemorando 41 anos de tradição, Netos de Momo reúne uma multidão no Circuito Zé de Hermes ao som de Alexandre Leão



Tradicionalmente, o domingo de carnaval é marcado pela irreverência, o colorido, a alegria e a animação contagiante do Bloco Netos de Momo, que já se transformou em uma das mais belas manifestações culturais de Barreiras. Este ano comemorando 41 anos de tradição, mais uma vez reuniu milhares de foliões que percorreram as principais ruas do Centro Histórico. O mundo imaginário de crianças, jovens e adultos ganhou vida em cada fantasia, no desfile que teve início na Praça Amphilóphio Lopes.



Fadas, piratas, anjos, palhaços, policiais, diversos heróis, vilões e centenas de mascarados participaram da manifestação carnavalesca cultural fazendo da Orla do Cais do Rio Grande o destino da criatividade. A Banda Só Metais acompanhou os Netos de Momo tocando as tradicionais marchinhas de carnaval, homenageando Neto Coité. O músico, natural de Angical, foi o primeiro maestro a comandar a Banda Municipal 26 de Maio e fez história na música popular e nas tradicionais marchinhas de carnaval.



Na chegada ao circuito, os foliões fantasiados foram recepcionados pelo cantor Alexandre Leão, a grande atração do dia no Circuito Cultural Zé de Hermes. Pela terceira vez animando a festa, o cantor que é autor do jingle do Barreiras Folia, embalou a tarde dos foliões com  o melhor do carnaval anos 80 até os atuais sucessos. “É uma alegria muito grande participar mais uma vez desse carnaval que é, com certeza, o melhor do interior da Bahia”, comentou.



Josélia Lopes participou junto com seus filhos e marido da festa fantasiados de coringas. Para ela, esse retorno após dois anos sem a festa momesca, foi muito marcante. “Sem dúvidas, estávamos aguardando por esse retorno. O Barreiras Folia está lindo e organizado, é uma festa da alegria”, relatou.





Ao longo das apresentações, também subiram no palco do Circuito Zé de Hermes o cantor Aender & Banda, Romeusinho Só Metais, O Bruxo, Maurício Faísca e Jam Paim. Já nesta segunda-feira (20), penúltimo dia do Barreiras Folia, o comando da festa será por conta da Orquestra Dinâmica (16h), NN Banda (18h) e Metal Maluko (19h30).

Fonte:DIRCOM/PMB
()
20
Fev/23

Carnaval de Ofertas da JAÚ!

Venha economizar em nossa folia de preços baixos!

Fonte:Publicidade
()
20
Fev/23

Compre sua casa no Jardim Paraíso direto com a construtora

Fonte:Publicidade
()
20
Fev/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
20
Fev/23

Barreiras: Homem é morto a tiros no bairro Morada da Lua

Na noite de ontem, domingo, 19, por volta das 20h, ocorreu um homicídio na rua Iazinha Pamplona, no bairro Morada da Lua, na cidade de Barreiras.

Segundo informações, Douglas da Silva Araújo, 31 anos, natural de Catolândia, estava em frente a sua residência quando foi surpreendido por dois indivíduos não identificados que chegaram a bordo de um veículo GM Prisma, que se aproximaram da vítima e o carona efetuou disparos de arma de fogo.

Uma equipe do SAMU esteve no local, mas só pôde atestar o óbito de Douglas. Já um segundo rapaz que estava junto com ele acabou também sendo atingido pelos tiros sendo socorrido para o Hospital do Oeste, não há informações do estado de saúde dele.

As polícias Militar e Civil estiveram no local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica fez a perícia e a remoção do corpo para o IML do DISEP.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
20
Fev/23

1º Encontro Carnavalesco de Paredões confirma o Barreiras Folia como espaço eclético de som e alegria

A movimentação no Circuito Aguinaldo Pereira começou cedo no domingo de carnaval em Barreiras, com muita alegria e diversão para os admiradores de Som Automotivo, que pela primeira vez puderam se reunir em plena avenida para curtirem juntos os mais variados tipos de som, vindos dos diversos tipos de paredões. Foi o 1º Encontro Carnavalesco de Paredões realizado na cidade com total apoio da gestão municipal. A concentração teve início às 12h e foi até às 19h, para a felicidade dos componentes da Associação de Som Automotivo de Barreiras e Rebaixados (ABASAR).

“Estamos muito felizes porque há anos tentávamos esse espaço no carnaval e o nosso projeto sempre era recusado nas gestões anteriores. Dessa vez, encontramos respaldo na Administração Municipal e graças a Deus estamos fazendo o nosso evento. Estamos muito felizes, por isso, esse é um momento marcante, pela primeira vez estamos presente no Barreiras Folia. Nosso pedido foi acolhido pelo prefeito Zito Barbosa, que nos possibilitou a oportunidade de mostrar o som dos nossos paredões no Circuito Aguinaldo Pereira”, disse o presidente da Associação, Fábio Macedo.

Trinta e cinco paredões participaram do encontro, sendo a maioria de Barreiras e uma parte de Luís Eduardo Magalhães. Para o empresário Eduardo Guedes, que tem paredão, a iniciativa da prefeitura “abre oportunidade para todo o pessoal que tem som automotivo”, disse. O mesmo pensa o motorista, Marcelo Messias, que sempre acompanha esse tipo de evento, quase todos fora de Barreiras.

“Acho que Barreiras tem que ter vários eventos iguais a esse, considerando que muitas pessoas têm som automotivo e não têm a oportunidade de exibi-los. Som é alegria. Adorei a ideia, amei, e a gente não vai esquecer esse evento. Nenhum prefeito nunca fez isso”, disse Marcelo Messias.

Tanto para quem organiza quanto para quem apresenta o paredão, e da mesma forma para quem assiste, eventos como este deixam o carnaval melhor, ao considerar que muitas pessoas gostam de som automotivo, e o encontro de paredões é bem direcionado para este público que passa a ser ainda mais valorizado, principalmente, pela gestão municipal, é o que avalia a funcionária pública, Maria Barbosa.

“Esse encontro de paredão está sendo ótimo porque é mais uma oportunidade que o prefeito e a comissão organizadora dão aos barreirenses para festejar o carnaval. O Barreiras Folia é uma festa show de bola. O carnaval está muito bom. Quero elogiar os organizadores pelo evento”, avaliou Maria Barbosa.

Fonte:Dircom PMB
()
20
Fev/23

Após 48 horas de operação Carnaval, PRF na Bahia registra mais de 2 mil testes de alcoolemia realizados

Confira em números mais ações da PRF para garantir a segurança viária e proporcionar um deslocamento seguro nesse feriadão.

Atenta ao aumento no fluxo de veículos e pessoas nas rodovias federais durante o feriado de Carnaval, a PRF tem concentrado seus esforços para proporcionar segurança viária aos cidadãos. Após o término do segundo dia de operação, já foram registrados mais de 2 mil testes de alcoolemia realizados e 55 pessoas que dirigiam sob o efeito de álcool foram retiradas de circulação.

No decorrer dos dois dias de operação foram fiscalizados 2.864 veículos e 4.420 pessoas. 

Equipes dispostas com aparelhos específicos encontram-se em trechos estratégicos da malha viária para coibir o excesso de velocidade, causa de acidentes graves e óbitos em nossas rodovias.

As ultrapassagens em locais não permitidos também estão sendo alvo de fiscalização constante. Infelizmente, a pressa fez com que 430 pessoas ultrapassassem de forma proibida, o que gera o risco das colisões frontais, que com 35%, representou a maior causa de acidentes com óbitos nas estradas federais da Bahia no ano passado.

Trabalhos educativos também estão sendo realizados durante esse período. A dinâmica do trabalho ocorre com o intuito de causar uma mudança comportamental do condutor. Ontem (18),  foram abordados 41 ônibus e as explanações atingiram 1.489 pessoas somente no terminal rodoviário de Salvador, Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Barreiras também registraram ações educativas.

A operação segue até às 23h59 da quarta-feira de cinzas e tem como foco garantir a segurança viária em todas as BRs que cortam o estado. 

Fonte:PRF
()
20
Fev/23

Durante carnaval de Barreiras, 86ª CIPM recolhe notas falsas e conduz dois indivíduos por uso de moeda falsa

Na madrugada de hoje, segunda-feira, 20, por volta das 4h20, a 86ª CIPM, recolheu notas falsas de dinheiro e prendeu dois indivíduos no Circuito do Carnaval Agnaldo Pereira, na cidade de Barreiras.

Durante patrulhamento ostensivo a pé no Carnaval de Barreiras, na Av. ACM, proximidades do Banco do Brasil, a equipe foi acionada por uma ambulante, sendo informados que dois indivíduos teriam tentado comprar bebidas com cédulas falsas de R$50.

Diante da fundada suspeita, foi feita abordagem aos indivíduos, sendo encontradas 03 notas de R$50 com um indivíduo e 01 nota de R$50 com outro, sendo todas falsas.

Diante do fato, foi dada voz de prisão aos indivíduos, sendo conduzidos ao plantão da Polícia Judiciária para adoção dos procedimentos relativos ao crime de uso de moeda falsa.

Fonte:86ª CIPM
()
20
Fev/23

86ª CIPM recupera em Formosa do Rio Preto moto roubada em Barreiras

Na noite deste domingo, 19, por volta das 19h, uma guarnição da PM encontrava-se em patrulhamento no bairro Santa Helena, em Formosa do Rio Preto, quando avistou uma moto Honda Bros 150, de cor preta, sem placa de identificação. Com o intuito de realizar a identificação veicular, foi feita a abordagem. Efetuada consulta ao sistema através das numerações do chassi e motor, foi retornado que a placa da motocicleta seria OKR-1192 (Barreiras/BA) e teria registro de roubo na data de 22/10/2017.

Diante do fato, o veículo foi recuperado e apresentado juntamente com o seu condutor na Delegacia de Formosa do Rio Preto para adoção dos procedimentos relativos ao crime de receptação.

Fonte:86ª CIPM
()
20
Fev/23

Barreiras Folia 2023. O maior carnaval do interior da Bahia

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/23

Após fuga e perseguição na rodovia, condutor inabilitado e alcoolizado é preso pela PRF em São Desidério

O combate à mistura álcool x direção é um dos focos da Operação Carnaval. Em 2023, a PRF na Bahia já retirou de circulação mais de 400 condutores dirigindo alcoolizados nas estradas que cortam o estado.

Policiais Rodoviários Federais prenderam na tarde de hoje (19), um homem de 21 anos por dirigir alcoolizado. A prisão aconteceu no km 135 da BR 020, trecho do município de São Desidério.

Os policiais realizavam um comando de fiscalização de equipamentos obrigatórios, quando visualizaram o condutor da motocicleta HONDA/CG sem capacete, realizando manobras em ziguezague e ultrapassagens proibidas. Diante da situação, foi dada ordem de parada , que foi desobedecida pelo condutor, momento em que iniciou-se um acompanhamento tático por aproximadamente 4km, até que o veículo foi imobilizado pelos policiais.

De pronto o constatou-se que o condutor não possuía carteira de habilitação. Em seguida, foi realizado o teste do etilômetro cujo resultado aferiu 0,64 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez.

O teste no etilômetro apresentou índice cerca de 1,8 vezes maior do valor considerado como crime, que é de 0,34 mgL.

O infrator foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local onde responderá em tese pelos crimes de dirigir sob efeito de álcool.

Quem bebe e dirige coloca em risco não só sua própria segurança, mas também a dos passageiros e a de terceiros. Dirigir sob o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a segurança de todos os usuários das rodovias. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis.

Fonte:PRF
()
19
Fev/23

Barreiras: Bombeiros militares retira anel preso a um dos dedos de um jovem

Um jovem de 18 anos buscou ajuda na sede do 17º GBM, em Barreiras, no último sábado (18), após ficar com um anel preso a um dos dedos.

A situação causou um inchado e por pouco não comprometeu a circulação sanguínea no local. 

Para adiantar o atendimento, os bombeiros optaram por utilizar uma microrretifica na retirada do anel. O procedimento durou cerca dez minutos e devolveu alívio ao jovem, que já sentia dor.

Cuidados no Carnaval

É comum durante o período de carnaval o aumento na utilização de adornos ou outros acessórios presos ao corpo.

O alerta do 17º GBM é ficar atento às peças que comprometem a circulação sanguínea ou podem ficar presas ao corpo. A recomendação é retirar anéis ou outros acessórios ao menor sinal de inchaço ou alterações do tipo, impedindo que a situação se agrave e careça de uma intervenção técnica.

Em situações de emergências, ligue 193.

Fonte:17º GBM
()
19
Fev/23

LEM: Colisão entre veículos deixa motorista preso nas ferragens na BR 020

No final da noite de ontem sábado, 18, pouco depois das 22h, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo um veículo VW/Voyage e um Toyota Corolla, na BR 020, saída para Brasília, altura do Quartel da Cipe Cerrado, na cidade de LEM.

De acordo com informações da SUTRANS, o Voyage estava trafegando sentido Brasília e invadiu a pista contrária colidindo contra o Corolla que seguia sentido o centro da cidade. Com o forte impacto da colisão, o motorista do Voyage ficou preso nas ferragens e foi preciso o Corpo de Bombeiros fazer o resgate. Em seguida, o SAMU socorreu a vítima para a UPA com suspeita de fratura nas costelas.

Ainda de acordo com informações, os motoristas estavam com sinais de embriaguez.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
19
Fev/23

28° CIPM promove policiamento no primeiro dia de Carnaval em Barra e Paratinga

Na noite de ontem sábado, 18, os municípios de Barra e Paratinga deram início ao primeiro dia de festejos do Carnaval 2023. Além desses, o município de Brejolândia também irá realizar o evento momesco, entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

Durante os quatro dias de festa, a 28ª CIPM irá empregar mais de 200 policiais militares, em 59 plantões, totalizando 144h de serviço, que estarão empenhados nas modalidades de policiamento motorizado em viaturas, de quatro rodas e duas rodas, diuturnamente, bem como, no policiamento de patrulha inserido diretamente no circuito.

Fonte:28° CIPM
()
19
Fev/23

Estatísticas da covid serão atualizadas semanalmente a partir de março

Estados também enviarão dados semanais ao Ministério da Saúde

A partir de 3 de março, o Ministério da Saúde divulgará semanalmente as estatísticas de casos e de mortes de covid-19, informou a pasta. O novo intervalo também vale para os estados e os municípios, que enviarão os números ao ministério uma vez por semana, as segundas ou terças-feiras.

O ministério apresentará as estatísticas às terças. Em nota, o Ministério da Saúde justificou que a estratégia será adotada “para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos estados e dos ministérios”. Segundo a pasta, a medida foi pactuada na segunda reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com aval do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O Conass informou que, em 3 de março, completará mil dias que o órgão, composto pelos secretários estaduais de Saúde, atualizará as estatísticas de forma ininterrupta. A divulgação diária começou após o Ministério da Saúde tentar mudar a forma de contagem de casos no início da pandemia, no governo passado.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas o prazo de atualização aumentará. A população continuará a ter acesso aberto às bases de dados da covid-19 nos sistemas openDataSUS e LocalizaSUS, além das estatísticas divulgadas na página do ministério da internet. O novo cronograma, informou o comunicado, facilitará o trabalho dos estados mantendo o acesso aos dados de forma detalhada e otimizada.

De acordo com o diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, os profissionais continuam orientados a notificar os casos e os sintomas da forma mais rápida e oportuna possível. Os dados continuarão a ser inseridos o mais rápido possível nos sistemas. Apenas a compilação e a divulgação dos números passarão a ser semanais.

Das 27 unidades da Federação, informou o Ministério da Saúde, apenas nove enviam números das estatísticas de covid-19 diariamente. As 18 restantes deixaram de atualizar os dados aos fins de semana, por falta de pessoal. Como resultado, as estatísticas registram flutuação ao longo da semana, com as estatísticas caindo aos fins de semana e registrando picos na terça e na quarta-feira. A discrepância, até agora, tem sido corrigida pelas médias móveis.

Confira o novo cronograma

•    Interrupção dos informes diários: 3 de março
•    Data proposta para envio da primeira remessa de dados semanais pelos estados: 6 a 7 de março (segunda e terça-feira)
•    Publicação do primeiro informe semanal dos dados da covid-19 nos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde: 7 de março (terça-feira)

Fonte:Agência Brasil
()
19
Fev/23

Secretaria de Saúde garante atendimento com equipe multiprofissional durante o Barreiras Folia 2023

Se tem folia nos circuitos do Barreiras Folia, também tem proteção aos foliões. É com esse objetivo de garantir um carnaval divertido e seguro que a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma estrutura com 100 profissionais atuando nos cinco dias do maior carnaval do interior da Bahia.

Durante o Barreiras Folia 2023 no circuito Aguinaldo Pereira, os carnavalescos têm de prontidão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atendendo em um posto de atendimento montado nas instalações da antiga Cesta do Povo (avenida ACM). No Circuito Zé de Hermes, onde acontece o carnaval cultural, uma viatura do Samu de plantão das 17h até à 0h, dá suporte ao posto fixo montado no circuito.

A estrutura conta ainda com duas ambulâncias básicas, estrategicamente, posicionadas no circuito Aguinaldo Pereira, uma nas imediações do Posto Sabrina (avenida Dr. Clériston Andrade), e outra próximo à rotatória do Galego Lanches, com médico, técnico e condutor. A Secretaria de Saúde também está distribuindo preservativos masculinos e femininos durante a festa momesca. O objetivo é evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Conforme a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, caso o folião necessite de atendimento especializado é encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Clarice Borges. “Montamos duas salas estruturadas, uma com capacidade para atender até onze pessoas simultaneamente no Circuito Aguinaldo Pereira e outra com capacidade para cinco atendimentos simultâneos no Circuito Zé de Hermes. Nossa proposta é garantir aos foliões que escolheram a Capital do Oeste para se divertirem no melhor e maior carnaval do interior da Bahia, caso precisem, acesso rápido e com qualidade ao atendimento de saúde. É importante ressaltar também que estamos distribuindo preservativos para os foliões, uma forma de assegurar a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Desejamos assim que todos se divirtam nessa festa contagiante de maneira segura”, pontuou Jamile Rodrigues.

Durante o Barreiras Folia as demais unidades de atendimento 24h como o Hospital Municipal Eurico Dutra, Hospital da Mulher, Centro de Parto Normal e UPA, estão funcionando normalmente.

Fonte:Dircom PMB
()
19
Fev/23

Número de presos por pornografia infantil cresce 72% no Brasil

Em todo o ano passado, a PF deflagrou 447 operações e prendeu 313 pessoas; apesar do número de ações, crime é subnotificado

Em média, uma pessoa foi presa por dia no último ano por envolvimento com a produção, distribuição e armazenamento de pornografia infantil no Brasil. Em 2022, a Polícia Federal realizou 447 operações em todo o país e prendeu 313 pessoas, um aumento de 72% em comparação com 2021, quando 181 pessoas foram autuadas pelo crime em 313 operações.

Só nesta semana, a corporação deflagrou cinco operações para combater esse tipo de crime. Em um dos casos, a investigação apontou indícios de venda de arquivos pornográficos com imagens de crianças com pagamento via PIX, em Fortaleza (CE). E, em João Pessoa (PB), um homem de 42 anos foi preso suspeito de armazenar fotos e vídeos de pornografia infantil no celular.

Segundo a PF, além das operações de combate ao crime de pornografia, o órgão atua ainda na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio de uma força-tarefa composta de policiais federais e civis especializados, para resgatá-las e identificar e prender seus agressores.

A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão, de três a seis anos pelo compartilhamento e de quatro a oito anos pela produção de conteúdo.

Para o doutor em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Matheus Falivene, o principal meio de atuação de combate ao crime de pornografia infantil no país é por meio da repressão criminal. Ainda de acordo com o especialista, as ações de prevenção e de combate devem partir do poder Executivo, especialmente do governo federal.

“Temos delegacias especializadas, tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Federal para reprimir esse tipo de conduta. Porém, faltam mais campanhas de conscientização em relação à proibição da pornografia infantil e suas consequências, até para evitar também que crianças sejam vítimas dessa conduta”, comenta.

Para Eva Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, instituição internacional de proteção à infância, ainda que as ações de repressão à exploração sexual infantil tenham avançado nos últimos anos, o crime ainda é subnotificado, com cerca de apenas 7% dos casos sendo denunciados.

“A questão da violência e da exploração sexual das crianças e adolescentes continua em um ambiente de grande invisibilidade. Quando falamos de exploração sexual infantil na internet, o mercado da pornografia é enorme, e as imagens de muitas meninas e meninos acabam caindo na rede e sendo comercializadas para esse fim. As camadas mais profundas da internet — deep web ou dark web — acabam abrigando esse comércio e dificultando a ação repressiva e policial”, comenta.

E esse não é um problema só do Brasil. Dengler relata que dados recentes do Centro para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC) identificaram, em todo o mundo, mais de 85 milhões de imagens com conotação sexual envolvendo crianças e adolescentes em 2021.

É por isso que, de maneira geral, a principal ferramenta para combater a exploração sexual infantil é o diálogo. “Precisamos estar próximos dos adolescentes e mediar a relação deles com a tecnologia. Orientando sobre situações de risco e de como preservar sua intimidade nas relações virtuais. Existem diferentes filtros de controles parentais disponíveis e devem ser usados — mas eles se limitam a um dispositivo ou a uma determinada plataforma. A conversa constante sobre riscos, danos e comportamentos seguro são nossa principal dica”, explicou.

A denúncia também é uma ferramenta importante de repressão à violência contra crianças. Em caso de suspeita, ligue de forma gratuita e anônima para o Disque 100.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também dispõe de site, aplicativo (Direitos Humanos Brasil), WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca "Direitoshumanosbrasilbot"), que oferecem os mesmos serviços de escuta qualificada. No caso das crianças e adolescentes, a denúncia também pode ser realizada por meio do Aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger.

Quando a vítima é criança ou adolescente, a denúncia é encaminhada ao Conselho Tutelar e, nos casos em que a violação configura um crime, à Delegacia Especializada, ou à Delegacia Comum, se não houver a especializada, e ao Ministério Público.

Fonte:R7
()