Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
13
Out/23

Nascimento de filhotes reafirma sucesso do programa de reintrodução de lobos-guará em vida livre no Oeste baiano

Caliandra e José Bonifácio são os protagonistas da reprodução bem-sucedida. O acontecimento, que é um marco para a espécie, reafirma a importância de esforços conjuntos e multilaterais para promover a conservação da natureza

A iniciativa de reintrodução e soltura de lobos-guará em vida livre no Cerrado do Oeste baiano – conduzida pelo Parque Vida Cerrado, com o apoio técnico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) e parceria das empresas Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro, Condomínio Agrícola Santa Carmem e Galvani Fertilizantes – obteve mais uma importante conquista: o nascimento de três filhotes da espécie, resultantes da reprodução bem-sucedida entre Caliandra e José Bonifácio. O acontecimento, que é um marco para a espécie, reafirma o sucesso do programa e o compromisso com a sustentabilidade.

Para a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa, o nascimento dos filhotes é motivo de comemoração e reflexo do esforço coletivo de empresas, produtores rurais e instituições na conservação do Cerrado – a savana mais rica em biodiversidade do mundo, que é berço das águas. “Juntamente com diversos parceiros, em especial o agronegócio, que demonstra o seu compromisso com a produção sustentável, conservamos um hotspot tão importante. Além disso, a iniciativa é de extrema relevância para a espécie, que é símbolo do bioma e essencial para a manutenção dos ecossistemas naturais e do equilíbrio ambiental. Essa ação vai resultar na geração de um protocolo que poderá ser replicado em diferentes áreas do território nacional”, ressalta a profissional, lembrando ainda que o Parque Vida Cerrado integra o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação de Canídeos Silvestres, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio).

O produtor rural, Celito Missio, porta-voz das empresas Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro e Condomínio Agrícola Santa Carmem – patrocinadoras oficiais do projeto de reintrodução, que abrigam a área do recinto de reabilitação – compartilha da mesma opinião e compromisso. “Nossas áreas são referências em sustentabilidade, pois construímos ao longo dos anos um ambiente saudável para a fauna e um bom relacionamento entre lavoura e áreas nativas: fatores que nos credenciaram a integrar o projeto, que já obteve muitas conquistas. A reintrodução foi bem-sucedida com a Caliandra, que completou o seu primeiro ano em vida livre em 2023 e, agora, estamos felizes e empenhados para que os seus filhotes encontrem o melhor ambiente para desenvolvimento. Não se trata de apoiar um projeto, mas um ecossistema”, destaca.

Os protagonistas

Resgatada ainda filhote pelo Inema em 2020, Caliandra permaneceu durante dois anos sob treinamento e, em maio de 2022, o recinto de treinamento foi aberto e manteve a oferta de água e alimento enquanto os animais necessitaram na área de Cerrado das fazendas parceiras. Em vida livre, a fêmea passou a ser monitorada através de monitor cardíaco e colar GPS e capturada em diferentes oportunidades para realização da leitura dos dados, bem como para avaliação clínica, física e dados de biometria, que atestaram que Caliandra estava saudável.

Em fevereiro deste ano – momento em que se inicia o período reprodutivo da espécie - a equipe técnica do projeto identificou por meio do GPS, o compartilhamento da mesma área de vida, indicando um possível pareamento entre Caliandra e José Bonifácio, um macho de vida livre que passou a ser monitorado por meio do Projeto “Investigando o Cerrrado”, em parceria com a ADM do Brasil. Através dos colares de GPS e das imagens das câmeras instaladas na fazenda, mudanças fisiológicas (aumento abdominal e das glândulas mamárias) e comportamentais (permanência no mesmo local por período prolongado) foram observadas, reforçando as evidências de uma reprodução bem-sucedida, com a fêmea amamentando e construindo tocas para abrigar os filhotes.

Expectativa

A equipe acompanha com expectativa o desenvolvimento da ninhada, uma vez que a espécie forma casal no período reprodutivo e se reproduz apenas uma vez por ano, podendo ter de um a cinco filhotes, com apenas um chegando à fase adulta, geralmente. Nascidos em área livre, os três filhotes devem permanecer na natureza, sem a interferência da equipe do projeto, sendo assistidos apenas pelos pais, que são os responsáveis pelo cuidado, alimentação e ensinamentos para sobrevivência no habitat nos primeiros seis meses de vida – período no qual o macho e a fêmea permanecem juntos. Depois dessa fase, o macho começa a se afastar e os filhotes ficam próximos da fêmea até alcançarem um ano de vida, quando se inicia o período de dispersão. Até o mês de setembro, conforme monitoramento, os filhotes estavam circulando com os pais nas áreas monitoradas.

O projeto conta com o apoio e orientação técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), Inema, Smithsonian Conservation Biology Institute, Pró-carnívoros e Projetos “Amigo do Lobo” e “Sou eu Pequi”.

Fonte:Ascom
()
13
Out/23

PP baiano presta ‘solidariedade’ a prefeito preso com drogas e armas

O PP da Bahia, comandado pelo deputado Mário Negromonte Júnior, emitiu uma “nota de solidariedade” ao prefeito de São Félix do Coribe, Chepa Ribeiro. O político foi alvo da Polícia Federal na semana passada e foi preso após os agentes encontrarem drogas e armas em sua residência.

Na nota, a agremiação diz que o prefeito “passou por constrangimento”. “O partido reconhece que Chepa tem relevantes serviços prestados no município e na região, além de ser respeitado por colegas e correligionários de política em toda a Bahia”, assevera.

O partido ressalva, porém, que “não obteve acesso aos documentos referentes à operação conduzida pela Polícia Federal”. “No entanto, acreditamos que o prefeito Chepa Ribeiro provará a sua inocência, respeitando o princípio do contraditório, da ampla defesa do devido processo legal, previstos na nossa constituição”.

Fonte:Política Livre
()
13
Out/23

Adair Kirsch conquista os ouvintes com dois programas na Rádio Cultura

Os programas "Raízes do Sul e Festival de Bandinhas" são comandados pelo radialista Adair Antônio KIRSCH têm cada vez mais conquistado a preferência e o carinho dos ouvintes. Os programas diferenciados e bom de ouvir. Sintonize na Rádio Cultura FM 104.9 de Luis Eduardo Magalhães. Trazendo mais Alegrias para seus ouvintes, uma integração do Sul ao Norte e Nordeste.

Sintonize a Rádio Cultura!! Musica Boa, entretenimento e Brindes pra Voce!!!
Zap 77 3628-4210

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no Ramo de Grãos:
Auxiliar Administrativo
- Ensino Médio Completo;
- Domínio no Excel, Digitação e Redes Sociais;
- Conhecimento na área do Agronegócio.

Faturista
- Ensino Médio Completo;
- Rotinas Administrativa;
- Domínio com Excel e Digitação.
- Experiência com Notas Fiscais.

Empresa no Ramo de Pet Shop e Clínica Veterinária:
Banhista
- Com ou Sem Experiência;
- Que Goste de Animais e Não tenha medo;
- Disponibilidade de Horário.

Empresa no Ramo de Materiais de Construção:
Entregador
- Ensino Médio Completo;
- Conhecer a Cidade;
- Cnh AB

Serviços Gerais
- Com Experiência.

Ajudante Geral
- Com ou Sem Experiência.

Empresa no Ramo de Cosmético:
Operador de Caixa
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;
- Com Experiência.

Empresa no Ramo de Papelaria:
Operador de Caixa
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;
- Com Experiência;
- Disponibilidade de Horário.

Empresa no ramo de Departamento:
Social Mídia
- Desenvoltura com redes sociais

Empresa no Ramo de Faculdade:
03 Vagas Serviços Gerais
- Ensino Fundamental Completo;
- Com Experiência;
- Que More Próximo ao Mimoso I;
- Salário + Cesta Básica + Plano Odontológico+ Convênios com Clínicas Médicas + Convênio Farmácias.

Empresa no Ramo de Bijuterias e Acessórios:
Vendedora
- Ensino Médio Completo;
- Com Experiência;
- Desenvoltura com Redes Sociais.

Empresa no Ramo de Concessionária:
02 Vagas de Consultor de Serviços / Recepção da Oficina
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;
- Proativo;
- Que Saiba Pilotar Moto;
- Desenvoltura com Atendimento.

Empresa no ramo de Restaurante:
Atendente
- Com ou Sem Experiência;
- Disponibilidade de horário;

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9850-3073

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/23

SPA DA CRIANÇA GRATUITO!!!



A Referência Cursos Profissionalizantes está com uma super novidade em homenagem a semana das crianças. Nossos cursos da beleza estão sendo um sucesso e pensando nisso nessa sexta-feira 13, das 14:30 as 17:00h estaremos realizando um momento para nossas crianças com SPA da Criança.

Teremos de forma totalmente gratuita:
- Corte gratuito de cabelos masculinos;
- Maquiagens;
- Manicure;
- Massagem relaxante;
- Lanche da tarde e muito mais;
Se seu filho(a) tem de 04 a 14 anos, traga ele(a) para participar desse momento de descontração tão especial;

Acontecerá na Referência Cursos Profissionalizantes, Rua Pernambuco, nº401, sala 1.
Mais informações: 77 9.9850-3073

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

🎉 Vem aí a 12ª Festa Criança Feliz do Grupo Santo Antonio! 🎉



Prepare-se para uma celebração incrível, recheada de diversão e prêmios emocionantes! 😄🎁

🏍️ Você sonha com uma Honda Biz? 🏍️
🎮 Quer levar para casa um PlayStation 4? 🎮
🚗 Seu filho vai adorar o Porsche Elétrico Infantil! 🚗
🛏️ Renove o quarto da criançada com o Quarto Infantil! 🛏️
📱 Ganhe um Smartphone ou Tablet! 📱
🚴‍♀️ Pratique esporte com Bikes! 🚴‍♂️
💻 Precisa de um novo Notebook? 💻
🏎️ Divirta-se com Quadriciclos e Triciclos Elétricos Infantis! 🏎️

Isso não é tudo! Teremos distribuição de brindes, pipoca e algodão doce para as crianças, um parque com brinquedos infláveis para a diversão sem limites e uma apresentação do maior show infantil do Brasil, com atrações da Disney e do Parque dos Dinossauros! 🎪🍿🎈

Marque na agenda: 15 de outubro, às 16h, no Estacionamento do Hiper Universitário Avenida Nova Brasília. Não perca essa festa que promete ser inesquecível! 📅🕓

Quer participar do sorteio desses prêmios incríveis? É fácil! Basta fazer compras acima de R$100 em qualquer loja do Grupo Santo Antonio e ganhar 1 Cupom amarelo para concorrer à moto e 1 Cupom Azul para concorrer aos demais prêmios. Quanto mais você comprar, mais chances terá de ganhar! 🛍️🎟️

Prepare-se para viver momentos mágicos com a gente na 12ª Festa Criança Feliz. Junte a família e venha se divertir conosco! 🥳✨ #CriançaFeliz #GrupoSantoAntonio #FestaInfantil #Sorteio #DiversãoGarantida

Grupo Santo Antonio o lugar certo para você e sua família! 💛💙
📞📱(077) 3639.5555
🖱 www.grupostoantonio.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

Vagas de Emprego para Barreiras

Vaga para atendente
-Sexo feminino;
-Disponibilidade para trabalhar a noite;
-Não ao necessário experiência;
-para restaurante.

Vaga para operador de caixa
-Sexo feminino;
-Disponibilidade de horário;
-Fácil aprendizado, agilidade.

Vaga para Repositor de mercadorias
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-Disponibilidade de horários.

Vaga para Auxiliar de Coxinha
-Sexo feminino;
-acima de 25 anos;
-Experiência será um diferencial.

Vaga para colaborador de suporte
-Sexo Masculino;
-Maior 21 anos;
-Disponibilidade de horário;
-Disponibilidade para viagens quando necessário.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao shopping 10, em cima do dentista do povo.
WhatsApp: (77) 9.8105-3297.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/23

Em Barreiras os melhores seminovos estão na JK Veículos; confira!

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

Novas ofertas da Maná - Rações e Pet Shop; confira!!!

Fonte:Publicidade
()
13
Out/23

Chegou o novo Ford Territory - Um novo conceito de design, tecnologia e segurança

Fonte:Publicidade
()
13
Out/23

O especial desta sexta-feira é uma grande variedade de peixes 🐟


⠀⠀⠀⠀⠀
Você sabe quais são os benefícios de incluir o peixe na sua dieta? Prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. O peixe possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essenciais para nossa alimentação). Vem logoooo pro TEMPERO NOVO! 😋
⠀⠀⠀⠀⠀
Oferecemos um menu variado com pratos especiais para todos os gostos. 👉🏼 Nosso self service oferece grande variedade de saladas, massas, carnes de qualidade, temperos deliciosos e muuuito mais! 🥩🥗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, contamos com um espaço super aconchegante e arborizado para você desfrutar do seu almoço com muita tranquilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀
A partir das 11h30 estamos aguardando você!
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

DM Assistência. 🔧🏢 Precisando de Assistência Técnica Profissional? Nós temos a solução para você! 👨‍🔧💼

Somos uma empresa especializada em serviços de manutenção em motores 2 e 4 tempos, ferramentas elétricas e geradores. Nossa equipe de técnicos altamente qualificados está pronta para atender todas as suas necessidades com agilidade e eficiência.

🛠️ Desde pequenos reparos até grandes revisões, estamos preparados para lidar com qualquer desafio. Seja na manutenção preventiva ou corretiva, garantimos um serviço de excelência para que seus equipamentos continuem funcionando com alto desempenho.

💡 Além disso, trabalhamos com as principais marcas do mercado, utilizando peças originais para assegurar a qualidade e a durabilidade dos consertos. Sabemos o quanto esses equipamentos são importantes para o seu trabalho e queremos ajudá-lo a mantê-los em perfeito estado.

🚀 Agilidade, confiança e comprometimento são os pilares que sustentam nossa empresa. Nosso objetivo é superar as expectativas dos nossos clientes, proporcionando um atendimento personalizado e resultados que falem por si só.

👉 Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma visita técnica. Deixe a manutenção dos seus equipamentos com quem entende do assunto! Conte com a nossa experiência e tradição em assistência técnica.

WhatsApp 📲 77 9.9832.9342
📌 RUA IBIPITANGA, 847. FLORAIS LEA. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA

#AssistênciaTécnica #Manutenção #Motores2Tempos #FerramentasElétricas #Geradores #Qualidade #Excelência #Compromisso #Agilidade #Confiança #TécnicoProfissional #Equipamentos #EmpresaDeConfiança

Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

Vaga de emprego para Mecânico Agrícola

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/23

Vaga de emprego para Soldador

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/23

Athenas - Conheça o melhor espaço de eventos de Luís Eduardo Magalhães







Fonte:Informe Publicitário
()
13
Out/23

MSA Soluções em Tecnologia da Informação


Fonte:Publicidade
()
13
Out/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
13
Out/23

86ª CIPM e Polícia Civil cumprem mandado de prisão por tráfico de drogas

No início da tarde de quarta-feira, 11, a 86ª CIPM e Polícia Civil cumprem mandado de prisão por tráfico de drogas, na rua dos Eucaliptos, na cidade de Santa Rita de Cássia.

Após compartilhamento de dados com o Setor de Capturas da Polícia Federal de Barreiras, a Guarnição do 3º PEL/PM recebeu a informação que um foragido da justiça com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas estaria na cidade, mais precisamente nas imediações da Rua dos Eucaliptos.

O mandado de prisão, expedido em 17 de maio de 2018 e válido até 02 de dezembro de 2028, oriundo da Segunda Vara Cível de Diamantino do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso se refere ao suposto cometimento do crime de tráfico de drogas ocorrido na cidade de Alto Paraguai/MT no ano de 2009.

De posse do mandado de prisão, equipes da PM e PC empreenderam diligências, encontrando a pessoa procurada no bairro Alto da Boa Vista.

Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, o qual não ofereceu resistência e foi conduzido à Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia para homologação do cumprimento do mandado de prisão.

Fonte:86ª CIPM
()
13
Out/23

Mauricéa abre vagas para gerente industrial e gerente de RH

Envie seu currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
13
Out/23

Mais vagas de emprego na Mauricéa

Envie seu currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
12
Out/23

Uma homenagem da Dra. Márcia Ribeiro

Maria Alice e João Pedro, meus amados netos, neste Dia das Crianças, celebro a alegria de ter vocês em minha vida. Vocês são a luz que ilumina meus dias e enchem meu coração de amor e orgulho.

Feliz Dia das Crianças, meus amores!👦👧

#diadascriancas #criancas #netos #felicidade

Fonte:Informe Publicitário
()
12
Out/23

Auto Escola Nova Visão - Cobrimos qualquer oferta!!!

Fonte:Publicidade
()
12
Out/23

Faça da sua construção um sucesso com a Madeireira e Materiais de Construção Araújo



A melhor oportunidade para economizar em Luís Eduardo Magalhães é comprando na Madeireira e Materiais de Construção Araújo! Há mais de 15 anos oferecendo qualidade e preços imbatíveis em todos os produtos para sua construção.

Desde areia até acabamentos refinados, temos tudo que você precisa. Além disso, nossa variedade inclui materiais elétricos, hidráulicos, portas, tintas e telhas de diversos estilos, como; americana, romana, portuguesa, colonial e plan. Também trabalhamos com forro PVC, areia, bloco, brita, ferro madeira.... Sua obra completa em um único lugar!

Venha nos visitar na Rua Irecê, número 880, ou ligue para 3628-0524 - (77) 9.9947-5502. Faça da sua construção um sucesso com a Madeireira e Materiais de Construção Araújo.

Fonte:Informe Publicitário
()
12
Out/23

Barreiras: Adolescente de 16 anos morre ao pular de ponte na Prainha


O adolescente não resistiu e morreu no local

O adolescente Ruan Isac, de 16 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 12, ao pular da ponte sob o Rio Grande, na Prainha, em Barreiras.

De acordo com informações, Ruan teria pulado da ponte e fraturado o pescoço. Ele foi retirado do rio por populares, mas não resistiu, vindo a óbito em seguida.

Uma equipe da polícia técnica foi ao local e removeu o corpo do adolescente para o IML do DISEP para ser necropsiado, antes de ser liberado para velório e sepultamento.

Ruan era aluno da Escola Municipal Cleonice Lopes, no bairro Vila Rica. Sua morte comoveu os alunos da escola e do bairro onde o adol era querido por todos.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Notícias do Oeste
()
12
Out/23

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()