Blog do Sigi Vilares - 5 Anos

oferecimento:
  Destaques
  TV Sigi

Aguardando Publicidade...
  Imagem do Dia
  Desaparecidos
  Curta nossa pagína
  Publicidades
21
Nov/14

ESTAMOS COM VOCÊS!



Estamos solidários com os estudantes que estão em campo de batalha, lutando dia e noite, sob sol e chuva, para que, sem demora, seja instalada aqui em nosso município a tão esperada UFOB.


Fonte:Anjos do Asfalto
()
21
Nov/14

Curso de Transporte de Passageiros

Faça já sua inscrição

Acontecerá de 24 a 28 de novembro de 2014, o curso de Transporte de Passageiros que está sendo exigido nas fiscalizações do MTE e também pelas Polícias Rodoviárias para quem transporta pessoas, seja em veículos pequenos, caminhonetes, vans ou ônibus.

Não perca a oportunidade de capacitar seu colaborador e evitar um passivo seja trabalhista ou de trânsito (multa).

Promoção: Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães - BA
Local: Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães - BA
Horário: a partir das 13 hs
Vagas: 15
Valor: R$ 490,00


Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
21
Nov/14

Barreiras agora conta com a Checar Vistorias Aumotivos


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Por uma VIVO melhor, internauta recolhe assinaturas

Fiz uma petição online em prol de um sinal de qualidade da operadora Vivo e estou recolhendo assinaturas online através deste link: CLIQUE AQUI

Se você também se sente prejudicado com o descaso da operadora Vivo, peço a gentileza de assinar essa petição. Quem sabe assim, obtemos um resultado melhor, pois já cansei de ligar na operadora Vivo para reclamar e nada ser resolvido.

Nós consumidores, pagamos para obter um serviço que não estamos recebendo. Para conseguirmos realizar uma ligação, é nó mínimo 5 vezes que você terá que tentar, isso quando a ligação não caí, o número não existe, dá caixa postal mesmo estando em área, você ouve ruídos, ou até mesmo fica mudo. O sinal de rede móvel então (internet) nem precisamos comentar, impossível usar.

Então, como nós consumidores nos sentimos prejudicados com essa situação, estamos solicitando juntamente a empresa Vivo S. A. que verifique o motivo da falta de sinal em Luís Eduardo Magalhães, BA e resolva essa questão o quanto antes.


ATT. LAURA


Fonte:Blog do Sigi Vilares - Mande seu email: sigivilares@hotmail.com
()
21
Nov/14

FRIOMAX - Soluções em Climatização


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Caso UFOB: Grupo de cinco vereadores emite nota e denuncia esquema

Os vereadores Eltinho, Juvenal Canaã, Mardonio da Rocha, Guinho da Contem e Reinildo Nery estiveram no fim da manhã dessa sexta-feira as margens da fazenda do grupo Franciosi onde fica localizada a área que seria doada a UFOB.


Os vereadores chegando ao local


Os cinco não tiveram acesso ao local por ser dentro da fazenda



Da cerca ao local são cinco quilômetros


Um popular indagou os vereadores sobre a derrubada do projeto

Nota dos cinco vereadores

Nos vereadores de LEM temos o prazer de zelar pelo patrimônio público, pelos cidadãos e também, é claro pelos jovens inclusive estudantes de nossa cidade.

Estamos ressaltando que um poder está tentando burlar os princípios do interesse público e da opinião pública, com interesse de beneficiar alguns empresários que são notórios em meio político, inclusive o doador, prejudicando assim o município como todo.
Logo, tendo seus ideais fracassados na última terça-feira, se colocam agora a prestigiar através de redes sociais correligionários e até jornais, os poucos e respeitosos estudantes que na câmara fazem protesto.

O fato real referente à doação para a UFOB é que taxaram esse terreno sem os trâmites legais e não apreciando demais áreas ou publicando um edital oficial referente à necessidade de se adquirir uma área para a implantação da nossa universidade (QUE NÃO EXISTE HIPÓTESE CABÍVEL DE PERCA DA UFOB ), muito menos realizações de audiência pública para discutir ou debater determinada área em questão.

A UFOB não é uma causa classista é uma causa social e devemos analisar com veemência tudo que gira em torno ou em prol dela, como segurança e urbanismo em geral, por isso precisamos da participação dos conselhos, associações, alunos, professores e sociedade como um todo, para analisarmos as áreas e escolhermos a melhor; até porque ainda não está definida a data de início da construção do CAMPUS, apesar de sabermos da importância e urgência desta área.

Mas não podemos fechar os olhos para o crescimento desordenado de loteamentos sem planejamentos e para o favorecimentos nos 2 (dois) últimos anos, (haja vista, que esse fator não passa pela câmara de vereadores devido uma lei que aprovaram em legislaturas anteriores à nossa ).

Esquema

Ao redor desse terreno ainda em terras do doador, existe um projeto de loteamento de aproximadamente 2 BILHOĒS DE REAIS segundo as coordenadas do planejamento do novo plano diretor, e simplesmente a câmara de vereadores ao descobrir não aprovou essa idéia genial... A conta é muito simples: São 32.000 (Trinta e dois mil lotes); o valor aproximadamente do lote tendente a ser mais caro é de R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais). Agora multiplique um pelo outro.

Loteiam, vendem a expandidas prestações, e deixam o buraco social para o poder público se virar...
É por isso que o vereador líder do governo Jarbas Rocha declarou em uma emissora de rádio que o prefeito irá dar um jeito de passar a referida área para a UFOB sem à apreciação da câmara de vereadores, ou não daria outra área senão aquela, colando uma enorme pulga atrás da orelha do cidadão esclarecido; é por isso que vemos notória e tamanha importância desta aprovação por parte do grupo político interessado.

Sabemos da enorme importância da doação e NUNCA nenhum vereador que votou contra esse terreno disse que aquela área não serve ou não doaria a mesma, o discurso desses ÉDIS é, já que existem mais áreas porque não o "principio da livre concorrência do setor público" já que é um lapso da lei e faz parte de uma política justa. Podemos sim doar essa mesma área, mas antes devemos ter autorização da sociedade, para futuramente não sermos carimbados com as vertentes que estão nos atingindo nos bastidores e na mídia referente cartazes insinuantes postados com as piores palavras que podemos ouvir.

Contudo queremos o apoio e acima de tudo o entendimento de todos para que esses VEREADORES permitam ou não o poder público municipal investir milhões de reais dos cofres públicos para instituir uma nova cidade; ou seja, é por causa daquelas bandas que estão tocando/tecendo o famoso PLANO DIRETOR, e gastando alguns reais com consultoria e consultor.
Como é fácil jogar pedras, difícil é se por no nosso lugar e ter coragem...

Estão aplaudindo os vereadores errados!
E aí povo o que fazemos?

Att: Eltinho, Juvenal Canaã, Mardonio da Rocha, Guinho da Contem e Reinildo Nery


Fonte: Blog do Nei Vilares
()
21
Nov/14

Arma de fogo apreendida pela PM de Barreiras


A arma apreendida

A Polícia Militar da 1ª CIA do 10º BPM de Barreiras apreendeu na tarde de ontem, quinta-feira, 20, uma espingarda. A arma estava de posse de Luciano Alves. O mesmo foi abordado pelos policiais no Conjunto Habitacional Rio Grande.

Luciano e a arma foram apresentados no complexo policial.


Fonte: Repórter Jadiel/Blog Sigi Vilares
()
21
Nov/14

CEMAC recebe Prêmio Agrosul: Cine Popular



O Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC recebeu na manhã da última quinta-feira, 20, a equipe da Agrosul para a entrega do prêmio surpresa sorteado entre as escolas finalistas do 8º Prêmio Agrosul de Literatura realizado em 30 de outubro.

O CEMAC foi à escola sorteada e recebeu dos representantes da Agrosul o Cineco – Cine Popular (Projeto Cultural Salas de Cinema), um cinema interativo que contém data show, tela, banquinhos e vários filmes do cinema nacional e internacional.

O Prêmio Agrosul de Literatura é uma iniciativa da Fundação John Deere, Dupont e Nobretour. E de acordo com a sucessora da Agrosul, Bruna Lermer Oliveira, o intuito de realizar esse prêmio é despertar o interesse dos estudantes e proporcionar a experiência e abrir o interesse pela agricultura.



Em 2014 o projeto contou com a participação de aproximadamente cinco mil alunos matriculados no 8º ou 9º anos de escolas públicas, municipais e particulares do Oeste da Bahia, Sul do Piuaí e Tocantins com o objetivo de despertar o interesse dos jovens ao hábito da leitura e escrita. Entre os premiados, os alunos do CEMAC, Gabriel Van Der Schmidt do 9º ano (8º Lugar) e Amanda Pellenz Giehl do 9º Ano (4º Lugar).

“É gratificante vermos os resultados dos nossos alunos, recebemos este prêmio surpresa sorteados entre os finalistas, e ter nossos alunos entre os finalistas, é o reconhecimento do trabalho realizado. Queremos agradecer esta oportunidade, receber este prêmio o Cine Popular será muito importante para nossa escola”, destacou a Vice – Diretora do CEMAC, Clairê Bilhar.


Fonte:Assessoria de Comunicação da FAAHF
()
21
Nov/14

Super Marabá, preço baiximm... baiximm!


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Capotamento na BR 242 mata motorista


O corpo do pedreiro Jairo da Silva


O carro que Jairo conduzia





Local onde o carro foi parar

A Polícia Rodoviária Federal registrou no início da tarde de ontem, quinta-feira, 20, por volta das 13h, um capotamento grave na BR 242, nas proximidades do povoado de São Domingos, no município de Catolândia, cerca de 27 Km da cidade de Barreiras, deixando o condutor morto.

O pedreiro Jairo da Silva, de 53 anos, natural de Baianópolis, conduzia um Fiat Uno, quando perdeu o controle do veículo que capotou. O motorista foi lançado para fora do carro e morreu.

Acredita-se que o acidente tenha ocorrido ainda na noite anterior e que populares só avistaram o corpo por volta do meio dia e avisaram a PRF, já que no capotamento o carro e o corpo da vítima ficaram dentro de um matagal há vários metros as margens da pista num local de difícil visibilidade.

O corpo de Jairo foi removido para o IML onde passou por necropsia e depois foi liberado para velório e sepultamento.


Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
21
Nov/14

Crise na UMOB: Barreiras vai se desfiliar. LEM e Barra devem seguir o mesmo caminho



A eleição da UMOB provocou um racha sem precedentes na União dos Municípios do Oeste da Bahia. Marcelo Mariani, prefeito de Cotegipe, foi eleito presidente com 12 votos, e a crise se instalou. Dos municípios que tem maior poder de fogo em termos financeiros, apenas São Desidério e Formosa do Rio Preto ficaram com Marcelo. Barreiras, Luís Eduardo e Barra não concordaram com o processo de escolha do novo presidente, e a queda de braço continua nos bastidores.

Agora pela manhã, o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique conversou com o Mural do Oeste e jogou mais lenha na fogueira. Ele afirmou que vai se desfiliar da entidade. Tonhão não gostou da forma como o processo eleitoral foi conduzido. Segundo ele, a chapa vencedora já veio pronta, sem ter sido discutida de forma democrática. Tonhão explicou ainda que ele e Humberto Santa Cruz tentaram um consenso , buscando preservar a força da UMOB. Entretanto, o consenso não foi possível.

O prefeito de Barra, Arthur Silva Filho, também conversou com o Mural do Oeste e tomou a mesma posição de Antonio Henrique. "Barra também ficará de fora da UMOB. É lamentável, pois vinhamos fazendo um trabalho de união, e agora chegou-se a esse impasse". Embora o Mural do Oeste não tenha falado com Humberto Santa Cruz, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, as informações extra-oficiais dão conta de que ele também vai se retirar da UMOB.

O Mural está tentando falar com o presidente eleito, Marcelo Mariani, mas até o momento do fechamento desta matéria, Marcelo não havia chegado ao hotel Morubixaba, onde está sendo realizada uma reunião promovida pela UPB, com todos os prefeitos da região Oeste.


Fonte: Texto e Foto: Roberto de Sena/Mural do Oeste
()
21
Nov/14

BAILE DO FAZENDEIRO - Uma Homenagem a Capital do Agronegócio!


Fonte:www.uaumais.com.br
()
21
Nov/14

Mr. Shake

A alegria em forma de sorvete


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Distribuidora Peixoto - Atendendo Barreiras e região


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Suspeito de matar Amadeu está morto

Jair Silva do Nascimento morreu durante a madrugada no HO


Jair Silva do Nascimento, de 26 anos. Ele era casado e pai de três filhos

Josemar Alves Medina, de 27 anos, ou melhor Jair Silva do Nascimento, de 26 anos, o homem que teria ceifado a vida do empresário Amadeu Pereira, morreu na madrugada desta sexta-feira, 21, no Hospital do Oeste, em Barreiras, onde estava internado desde a madrugada do último domingo, 16.

Na noite do último sábado, 15, na Vila Capo – Erê Rio de Pedras, Jair e o seu comparsa Carlos Henrique Mota, de 22 anos, assassinaram covardemente o empresário Amadeu Pereira e ainda espancaram e atiraram na boca do cunhado da vítima, identificado como Vanildo Lopes da Silva.

Jair estava de posse da espingarda calibre 12 que matou Amadeu. Carlos estaria de posse de revólver calibre 38 que ele utilizou para atirar na boca de Vanildo.

Na fuga, eles roubaram uma caminhonete que foi recuperada por policiais militares da CETO PELOPES, no povoado de Cajuarama, na zona rural do município. Quando foram detidos pela polícia, Josemar estava com um ferimento a bala nas costas. De acordo com informações policiais, a dupla havia sido linchada por populares após serem flagrados tentando roubar uma motocicleta. Na confusão, Josemar acabou sendo alvejado por um popular nas costas.

Em relato ao repórter Jadiel Luiz do Blog do Sigi Vilares, a mãe de Jair contou que o filho não morava com ela e que o mesmo era casado, tinha três filhos (de 1 ano e 10 meses, outro de 4 anos e outro de 5 anos) e que ele, infelizmente, enveredou para o caminho errado e que não foi por falta de conselho.

O corpo de Jair Silva do Nascimento (que chegou a usar o nome falso de Josemar Alves Medina) foi removido pelo rabecão para o IML.


Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
21
Nov/14

Preso em flagrante pela Polícia Militar arrombando comércio no Santa Luzia

Fernando Alves foi pego com a boca na botija

Fernando Alves da Costa

Fernando Alves da Costa, de 20 anos, foi preso pela polícia militar de Barreiras durante a madrugada desta sexta-feira, 21, após ser flagrado arrombando uma casa comercial na Rua Euclides da Cunha, no bairro santa Luzia.

Com o mesmo, os policiais apreenderam 25 isqueiros, R$ 63 em cédulas de papel e R$ 49,50 em moedas e vários comprovantes de compras de cartão de crédito.

Os policiais militares prenderam também um pé de cabra utilizado para arrombar a porta de ferro.

Segundo informações, Fernando chegou ainda a tomar uma queda, sendo medicado no Hospital Eurico Dutra e posteriormente conduzido juntamente com os objetos furtados e o dinheiro para o complexo policial de Barreiras.


Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
21
Nov/14

Barreiras: Homem é assassinado a golpes de foice na Nanica


Cleiton Santos Silva, de 21 anos, foi morto no final da tarde de ontem, quinta-feira, 20, por volta das 17h30, no povoado da Nanica, em Barreiras.

Cleiton foi morto a golpes de foice. O principal suspeito do crime é o colega de quarto, conhecido popularmente por “Negão”. Os dois moravam nos fundos da residência dos pais de Ceiton.

Foram encontrados lesões profundas no pescoço, cabeça, tórax e outras partes do corpo do rapaz.

O autor e vítima do homicídio eram usuários de drogas e Cleiton ainda chegou ser preso pela Polícia Militar no sábado passado, 15, e conduzido para o complexo policial.

O corpo foi encaminhado para o IML de Barreiras para ser necropsiado.


Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
21
Nov/14

Confira as Ofertas do Fim de Semana Legal do Grupo Espírito Santo


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Doce Pimenta Moda Íntima e Sex Shop


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

HortiFruti: Comprar aqui é mais gostoso!

Economizar é comprar bem


Fonte:Publicidade
()
21
Nov/14

Prato do dia no Tukas Burger


Fonte:Publicidade
()
20
Nov/14

E o concurso público de LEM?

Indagação de internauta

Sigi, hoje dia 20 de novembro de 2014 era para ter sido divulgado no site www.concepcaoconcursos.com.br o local da prova do concurso da prefeitura e até agora nada.

A quem devemos recorrer a esse respeito? Pois a data da prova que seria dia 23 de novembro já foi remarcada para o dia 07 de dezembro, precisamos de uma resposta, pois estamos nos preparando pra esse concurso e nada definido ainda, acho isso uma falta de respeito.

Desde já muito obrigado pela atenção. 

Att. Kelly


Fonte:Blog do Sigi Vilares - participação do internauta. sigivilares@hotmail.com
()
20
Nov/14

Vereadores de LEM votam contra a ilegalidade em doação de terreno para UFOB

Matéria enviada pelo vereador Sidnei Giachini em nome do grupo dos 8

Vereador Sidnei Giachini: “Golpe à legalidade”

Derrubado na sessão de terça feira 18/11, por Oito X Sete votos o Projeto de Lei nº0061 do Poder Executivo era uma flagrante violação das normas impostas, destacando-se a Constituição Federal.

A articulação do Prefeito, restrita a uma doação de um particular escolhido por ele e sem que seja precedida, impreterivelmente por licitação é inadmissível diante de qualquer objeto legal.

É considerado “Golpe à legalidade”, e retirada de todos os direitos e deveres, a armação feita em agosto deste ano, quando o particular doa a área para o Município com o fim especifico.

O fim especifico escrito ali é de doação para a UFOB. O fim específico entendido aqui é o de ludibriar, burlar a Lei.

Em declarações ao Voto os Nobres Edis destacaram a defesa dos princípios da isonomia, legalidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e da moralidade administrativa.

“Quando o Prefeito tornou a área pública, ele induziu a UFOB a dispensar o Edital, tirando assim o direito da população de saber se haveriam outras áreas a ser doadas e quais as condições de todas as áreas. Tirou o direito de outros proprietários também poderem oferecer suas áreas, e, por sua vontade apenas, direcionou a localização da Universidade”. Declarou o Vereador Sidnei Giachini. Acrescentando que: “Nos, ao sabermos que estaríamos consolidando o golpe aos preceitos legais não poderíamos avaliza-lo sob pena de respondermos juntos, judicialmente por isto tudo.”.

Cabe a UFOB agora lançar o Edital Público para a escolha da área, uma vez que os próprios Vereadores já têm em mãos declarações de Proprietários que querem doar também suas áreas.

É golpe também, o discurso de seguidores do Prefeito de que os Vereadores foram contra a UFOB. Os Vereadores preservaram a UFOB de um grande vexame a ser com certeza explicado na justiça, e talvez ter a doação cancelada já com tudo andando, como já aconteceu em outras Praças do Brasil.

Matéria enviada pelo vereador Sidnei Giachini em nome do grupo dos 8 vereadores que votaram contra a doação da áera para a UFOB.


Fonte:Blog do Sigi Vilares - participação do internauta. sigivilares@hotmail.com
()
20
Nov/14

Estudantes vão passar a noite acampados em frente a Câmara

Eles prometem deixar o local só após reverter a situação


O acampamento em frente a Câmara




Os pneus continuarão queimando no local

Os estudantes continuam acompados em frente a Câmara de Vereadores de LEM de onde prometem sair só após reverter a decisão dos vereadores de negar a doação da área da UFOB.

Amanhã, 21, os estudantes prometem reforço dos estudantes da rede pública de ensino, em especial daqueles que estão concluindo o ensino médio este ano e que pretende ingressar no ensino superior ano que vem.


Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
20
Nov/14

Internauta não concorda com manifestação de estudantes



Divulgue por favor esse texto abaixo, como comentário ao protestos dos estudantes.

PRECISAMOS ter primeiro a razão para protestar e depois levantar um movimento social a nível municipal, estadual e federal, quanto a prestação de contas. "Que ABSURDO os estudantes protestar com poluição ao meio ambiente e destruindo um 'asfalto' (que por sinal foi bem mal feito). Vocês estudantes são os cérebros pensantes da nossa sociedade, avaliem o processo no todo e primeiro vejam a razão dos votos contra, considerando a LEGISLAÇÃO VIGENTE.

Esse radicalismo não combina com o que vocês representam na sociedade; SUGIRO QUE FAÇAMOS, uma campanha de PRESTAÇÃO DE CONTAS de todo e qualquer processo, que envolva bem público e dinheiro público. Não apenas divulgar o resultado, mas e principalmente divulgar O PROCESSO desde o início.

É preciso ACABAR com essas amarrações de interesses pessoais e privados, que de uma ou de outra forma, ‘aparentam’ estar vinculadas a certas definições e decisões. Vejo que apenas uma PRESTAÇÃO DE CONTAS por parte dos políticos pode melhorar a sociedade como um todo."

Att. Fernando Luiz


Fonte:Blog do Sigi Vilares - participação do internauta. sigivilares@hotmail.com
()
20
Nov/14

Outlet Helô Marquêz; são preços imperdíveis!

Em frente a praça central de LEM

Mega Promoção de Roupa! Essa semana, QUALQUER roupa da loja por no máximo 99,90. A loja vende as melhores grifes, o ano todo 70% mais barata.

Tommy, RESERVA, Calvin Klein, Dudalina, Talento, M.officer, Levis, Zara, Agilitá, Chollet, Maria Valentina, Cantão, Polo Ralf Lauren.. entre outras.


Fonte:Publicidade
()
20
Nov/14

O Madeirão, tudo para sua construção


Fonte:Publicidade
()
20
Nov/14

Vagas de emprego na Rede de Postos 90

Gerente Comercial
Gerente Operacional
Gerente Postos
Frentistas
Operadores Caixa

Ambos os Sexos.

Interessados ligar para: 

77 3628-4162


Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
20
Nov/14

De quem é esse Hamster

Olá Sigi

Foi encontrado um Hamster, nas proximidades da quadra Dioclécio Severino Ramos (LEM), parece ser de estimação, o mesmo se encontra aos cuidados de um funcionário da Escola Ottomar, estamos a procura do dono. Obrigada


Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
20
Nov/14

Alcoolismo: Se você pensa que cachaça é água... ♪♫

O fato é que a brincadeira é séria. Saber que uma droga considerada lícita em nosso país pode ser o principal indicador e a porta de entrada de outras drogas é tomar consciência do quão a questão é perigosa. Já, tive a oportunidade de, em breves linhas, conversar sobre os efeitos danosos do tabaco. Pois é, ambas as substancias (álcool + tabaco) são as mais consumidas, segundo pesquisas brasileiras. Socialmente é uma situação hiper problemática! Como procuro seguir a risca e não perder de vista o ditado “educar para prevenir”, acredito que multiplicar ideias colaborando é um sempre um grande bem.

O que leva as pessoas a iniciarem o consumo de bebida alcoólica de forma a agravar os prejuízos sociais, familiares e pessoais?

Só lastimo aqueles que por ignorância acreditam que álcool define masculinidade de alguém. Percebe-se tal fato, ainda prontamente, enquanto crianças, pais que molham a chupeta com álcool para deixar a criança mais calminha e aqueles que dão a filhos pré-adolescentes e os incentivam de forma a mostrar-se um “super homem”.

Não quero tachar que é devido a isto que alguém se torna um dependente, mas não há dúvidas de que os fatores ambientais contribuam para tal. Na adolescência os grupinhos de amigos é uma das portas de entrada para o consumo e a permanência nele.

Fatores genéticos, havendo a incidência de alcoolismo em familiares próximos, ansiedade, pressão social, estresse, depressão, bem como a problemática de ordem familiar são considerados notáveis desencadeadores da doença. Também está relacionado à vulnerabilidade biológica de cada indivíduo em particular, seja ela herdada ou adquirida. Não existe um único fator determinante, mas sim uma multicasualidade. É importante considerar o alcoolismo uma doença crônica que necessita de tratamento e controle. 

E o que pode desencadear? Mudanças de comportamento, desmotivação, alteração do humor, alteração do sono, agressividade, diminuição dos reflexos, depressão, interferências no âmbito familiar, profissional, diminuição na produtividade, danos graves a sociedade, gastos de forma perdulária, acidentes, violência, alterações e danos cerebrais, perda de memória, problemas cardíacos como pressão arterial, risco de câncer, úlceras, cirroses hepáticas, malformação congênita quando utilizado durante o período gestacional, impotência sexual. Como podemos perceber o consumo abusivo do álcool, é potencialmente gerador de problemas. 

De que forma podemos tratar e por onde começar? O primeiro momento do tratamento deve ser ajudar ao dependente a reconhecer-se como tal para que desse modo se inicie a conscientização de abster-se do álcool. Nada como aceitar a doença para que possa haver o enfrentamento e o cuidado na prevenção de recaídas, já que é muito comum encontramos aquele indivíduo que não se percebe envolvido com a doença, tendendo a negá-la.

O que devemos procurar?

Atendimentos e orientações de um Médico Psiquiatra para o tratamento medicamentoso, Psicoterapia individual, grupos de apoio, e acompanhamento familiar constante.

Clínica Equilíbrio
Psiquiatria & Psicologia
Dr. Alexandre Rizkalla -
Médico Psiquiatra
Crm 21387
Flávia Rizkalla -
Psicóloga
Crp 0/3916
Luiza Fernandes
Psicóloga
Crp 03/7805


Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()