Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
06
Jul/21

Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 293º óbito, em decorrência da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informa 293º óbito, decorrente da Covid-19, ocorrido no dia 06 de junho, no Hospital Oswaldo Cruz, localizado em Palmas - TO. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente não resistiu ao avanço do novo coronavírus.  A Secretaria de Saúde esclarece que o comunicado do óbito se deu nesta terça-feira (06), pela necessidade de confirmação do caso, endereço e quadro clínico do paciente.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos do paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Barreiras-BA, 06 de julho de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde

Fonte:DIRCOM/PMB
()
06
Jul/21

Conheça Camerite, monitoramento colaborativo

Fonte:Publicidade
()
06
Jul/21

Farmácia Avenida. Medicamentos com até 90% de desconto

Fonte:Publicidade
()
06
Jul/21

Essa é a situação da principal agência dos Correios em Luís Eduardo Magalhães

 
Essa é a situação de quem procura a agência dos CORREIOS em Luís Eduardo Magalhães: Fila, embaixo de sol, com documentos e produtos totalmente fora do prazo de entrega... E olha, pagamos caro no valor de produtos enviados e recebidos... Uma VERGONHA!

Att. Jorlando

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP para 77 9.9810-9920
()
06
Jul/21

Bahia tem 3.235 novos casos de Covid-19 em 24h e mais 116 mortes pela covid-19

A Bahia registrou 3.235 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta terça-feira (6). Segundo o órgão, foram contabilizadas mais 116 mortes pela doença.

A Sesab ressalta que as mortes aconteceram em datas diversas, mas foram registradas no boletim desta terça. Com os novos dados, a Bahia tem 24.428 óbitos pela doença, o que representa letalidade de 2,14%.

Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,02% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,30%, preta com 15,37%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,75% dos óbitos.

O percentual de casos com comorbidade foi de 60,34%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,72%).

Segundo boletim, a Bahia registrou 1.141.612 casos de Covid-19, desde o início da pandemia. Desses, 11.208 pessoas estão com o vírus ativo. No estado, 51.050 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para a doença.

O boletim informa também a situação da vacinação na Bahia. No estado, 5.178.604 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 1.915.636 receberam também a segunda dose e mais 121.145 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h desta terça.

Fonte:G1 Bahia
()
06
Jul/21

Homem é atropelado por caminhão no bairro Jardim Ouro Branco em Barreiras

Um ciclista foi atropelado por um caminhão, na tarde desta terça-feira, 06, no cruzamento das ruas Deputado Amaral Neto e Hermeto Gaisel, bairro Jardim Ouro Branco.   O ciclista teve ferimentos na perna e foi socorrido no local por uma equipe do SAMU e encaminhado para uma unidade de saúde.

O caminhão não estava no local do acidente, mas o condutor acionou o socorro e acompanhou todo atendimento.

Fonte:Jadiel Luiz/ blog Sigi Vilares
()
06
Jul/21

Barreiras: Criança é encontrada morta presa em uma janela no bairro Santa Luzia

Na tarde desta terça-feira, 6, por volta das 16h, uma garotinha de 9 anos de idade foi encontrada morta no interior de uma residência na Rua Geraldo Rocha, bairro Santa Luzia, em Barreiras.

Segundo informações levantadas pelo Blog do Sigi Vilares, Julia Leonardo Nunes foi encontrada presa em uma janela. Um equipe do SAMU esteve no local, mas só pôde constatar o óbito. Policiais Militares da 83ª CIPM estiveram na residência, juntamente com a equipe da Policia Civil. Os peritos da Polícia técnica realizaram a perícia no local e em seguida removeram o corpo para o IML do DISEP.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
06
Jul/21

Confira as novas ofertas do Grupo Marabá pra você economizar!!!

Fonte: Publicidade
()
06
Jul/21

Global System Rastreamento 24h. Conte com agilidade da nossa equipe!

Rapidez e agilidade na hora de instalar o sistema de monitoramento do seu veículo? Nós temos!
Nossa equipe especializada atua de forma ágil e competente para deixar seu veículo pronto para rodar com segurança.
Converse conosco e conheça nossos serviços:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()
06
Jul/21

Homem que abusou sexualmente de menino confessa crime em Bom Jesus da Lapa

Um homem, que confessou ter abusado sexualmente de uma criança de onze anos, na Ilha do Fogo, zona rural de Bom Jesus da Lapa, em março deste ano, teve o mandado de prisão cumprido na manhã desta terça-feira (6). Ele foi preso no Centro da cidade, quando tentava realizar um serviço em uma agência financeira.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após ocorrer o crime a avó da criança foi até a DT da cidade e prestou queixa. Como não tinha fotos do acusado, ela e a vítima descreveram como era o homem. O delegado Marcelo Costa Amado, que conduziu o caso, informou que conseguiu fotos e vídeos do acusado e deu início às buscas. “Ele foi localizado nesta manhã, quando tentava fazer um serviço em uma agência financeira. Conseguimos alcançá-lo após estudar sua rotina, pois recebemos informações que ele sempre frequentava o Centro da cidade”, contou Marcelo Amado, acrescentado que na delegacia o homem confessou o crime.

O delegado informou ainda que o acusado prestava serviços na área rural de Bom Jesus da Lapa. Na primeira tentativa de cometer o abuso sexual, em março deste ano, ele chamou o garoto para brincar e o amarrou. A avó do menino chegou no momento da primeira tentativa e conseguiu impedir. A mesma foi ameaçada, caso contasse algo. Dias depois, ele chamou a criança novamente para brincar, imobilizou as mãos da vítima e cometeu o ato.

Fonte:Bahia Noticias
()
06
Jul/21

Carteiros e bancários são incluídos em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

 

O Ministério da Saúde incluiu funcionários dos Corrreios e bancários no rol de públicos prioritários para vacinação contra covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) em comunicados emitidos peloa estatal e pelo Sindicato dos Bancários da Bahia.

Segundo os comunicados, a decisão foi fechada após encontro entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

"Esse pleito, que é um sonho para todos os servidores dos Correios, hoje vira realidade. Nós pactuamos com o grupo do Programa Nacional de Imunização e essa demanda foi aceita. Estamos muito felizes de anunciar essa esperança para os servidores dos Correios, uma empresa que tem prestado tantos serviços ao Brasil, em tanto tempo", declarou o ministro Queiroga.

O anúncio foi feito pelo ministério numa publicação no Twitter. Contudo, minutos depois, a postagem foi apagada. Segundo o portal UOL, após a exclusão do post, Queiroga enviou nota à imprensa afirmando que os presidentes da Caixa, Banco do Brasil e Correios concederão entrevista coletiva no Palácio do Planalto. No entanto, a assessoria de imprensa da pasta não confirmou se o evento será para anunciar a inclusão dos novos grupos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Fonte:Bahia Noticias
()
06
Jul/21

Bahia não tem circulação de variante indiana da Covid-19, aponta Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou na tarde desta terça-feira (6) que o estado não tem circulação de variante indiana da Covid-19 (Delta). Segundo o órgão, a constatação ocorreu após a realização de 368 exames de sequenciamento genético do vírus, em nove meses.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

Reconhecida como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde.

Segundo a Sesab, as amostras continham genomas completos do Sars-CoV-2, a partir das quais foi possível identificar que circulam no estado 23 linhagens diferentes do vírus da Covid-19. Entre elas, as variantes Alpha (Reino Unido) e Gamma (Manaus), consideradas como variantes de preocupação e de interesse.

Por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as variantes são agora denominadas por letras do alfabeto grego.

“Na Bahia, não foi identificada a circulação das cepas Beta (África do Sul) e Delta (Índia). A variante Gamma e a do Reino Unido (Alpha) ainda são as predominantes no mapeamento genético que fazemos que é essencial para o planejamento e definição de ações na área da Vigilância Epidemiológica do Estado”, explica Arabela Leal, diretora do Lacen-BA.

Fonte:G1 Bahia
()
06
Jul/21

Transmissão da Covid no Brasil recua e chega a menor índice desde maio, aponta universidade

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil caiu e chegou a 0,91. É o que mostra o levantamento do Imperial College de Londres, que desde o início da pandemia acompanha semanalmente as taxas. No levantamento anterior o indicador estava em 0,98.

Segundo reportagem do jornal O Globo, o fator Rt constatado nesta semana no Brasil é o mais baixo desde o registrado em 18 de maio, quando também foi de 0,91.

A taxa de contágio atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 91 pessoas. Quando a taxa está acima de 1, indica que a Covid-19 avança sem controle no país.

O Imperial College considera uma margem de erro, com isso o Rt brasileiro atual pode variar de 0,88 a 0,95.

A projeção da universidade britânica é de que 10.300 novas mortes pela Covid-19 devem ser registrada no Brasil nesta semana. O número é alto, mas é menor que as 10.810 mortes registradas na semana passada.

Fonte:Bahia Notícias
()
06
Jul/21

Encerraram as vacinas para 1° dose no município

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria, informa que encerraram no início  da tarde  desta terça-feira (06), as vacinas contra Covid-19, para primeira dose.

No momento, a Secretaria de Saúde  está  aplicando  a segunda dose da AstraZeneca/ Oxford. 

Fonte:ASCOM - Prefeitura de LEM
()
06
Jul/21

Cristópolis: Um pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na 242

O acidente aconteceu por volta das 09h30  da manhã desta terça-feira (6) na BR 242 na altura do quilômetro 704, nas proximidades da localidade de Água Doce, município de CRISTÓPOLIS . Os ocupantes seguiam de Boquira-BA  com destino à  Goiânia-GO. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle da direção ao tentar fazer uma ultrapassagem, momento em que segundo ele, o pneu pode ter estourado, provocando o descontrole do veículo, saindo da pista e capotando em seguida. 

Havia cinco ocupantes no interior  do  veículo, sendo quatro adultos e uma criança. Giovana Oliveira,  de 25 anos morreu no local, os feridos foram socorridos para para uma unidade de saúde.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares com informações de Paulo de Souza Digital
()
06
Jul/21

Conheça a HANDGUN ARMAS

Deseja praticar tiro esportivo ou simplesmente defender seu patrimônio ou sua família? Venha conhecer a HANDGUN ARMAS, a mais nova loja da cidade com armamentos nacionais e importados oferecendo o que há de mais qualidade no mercado.

Na Handgun Armas e munições você conta com assessoria completa para tirar sua posse de armas ou CR de atirador, além de comercialização de armas de fogo e assessórios.

Localizada na Rua Rondônia, 210, Centro, Luís Eduardo Magalhães-BA. Para mais informações: Chama no Zap: 77 9.9951.1198

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Jul/21

Faroeste: MPF apresenta denúncia contra Maurício Barbosa, Ediene Lousado e mais 14 pessoas

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nova denúncia, a sétima, decorrente da Operação Faroeste. Desta vez, foram denunciadas 16 pessoas pelos crimes de corrupção nas modalidades ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

Entre os denunciados estão os desembargadores Maria do Socorro Barreto, Gesivaldo Nascimento Britto e José Olegário Monção Caldas, os juízes de Direito Sérgio Humberto e Marivalda Moutinho, os advogados Márcio Duarte, João Novais, Geciane Maturino dos Santos e Aristóteles Moreira, a promotora Ediene Santos Lousado (ex-chefe do Ministério Público da Bahia) além dos delegados Maurício Barbosa (ex-secretário de Segurança Pública da Bahia) e Gabriela Macedo (chefe de gabinete do secretário).

No documento encaminhado ao ministro Og Fernandes, relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última sexta-feira (2), a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo também sustenta a necessidade da manutenção de prisões preventivas e de medidas alternativas à prisão de parte dos envolvidos no esquema criminoso.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, "a denúncia detalha a corrupção praticada após pacto entre os denunciados no julgamento de um Recurso Administrativo (0022546-15.2015.8.05.0000) e de um processo judicial (0000157-61.1990.8.05.0081)". No primeiro caso, o valor estimado da propina foi de R$ 252,9 mil, pago após decisão proferida em janeiro de 2016 pelo desembargador José Olegário. A decisão manteve inalterada a Portaria 105/2015, da Corregedoria de Justiça do Interior. No segundo caso, o montante foi de R$ 1,3 milhão e teve a participação dos magistrados Maria do Socorro, Gesivaldo Britto e Sérgio Humberto.

De acordo com a investigação, era o casal Maturino que viabilizava o recebimento e pagamento do dinheiro destinado aos envolvidos no esquema. Parte dos pagamentos era fracionada e entregue em espécie, outra parcela era depositada em conta bancária de terceiros. Havia ainda a entrega de joias e parte em operações bancárias estruturadas para fugir dos mecanismos de controle, de modo a impedir qualquer tipo de vinculação criminosa entre todos.

 A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pede que os envolvidos sejam condenados conforme os crimes e a participação imputada a cada um. Também foi requerida a perda de função pública dos envolvidos e o perdimento do produto e proveitos dos crimes em valores de, pelo menos, R$ 8,7 milhões, referentes à soma do montante lavado no esquema apurado. Nesse caso, os valores deverão ser acrescidos das correções legais. Além disso, foi pedido que os denunciados sejam obrigados a pagar indenização de R$ 10 milhões, por danos morais coletivos, visto que os prejuízos decorrentes dos crimes de corrupção e de lavagem de capitais causam descrédito do mais elevado órgão do Poder Judiciário local perante a sociedade.

Lavagem de dinheiro
Nesse contexto, ainda segundo o MPF, Adaílton Maturino e Geciane Maturino, agindo de maneira consciente e deliberada, criaram e operaram mecanismo sistemático de lavagem de dinheiro, para a pulverização de, pelo menos R$ 1,5 milhão, oriundos da propina paga pelas decisões produzidas ao longo do trâmite da fase administrativa e da fase judicial nas quais se buscava legitimar grande porção de terras no oeste baiano a favor do grupo criminoso.

O branqueamento de capitais, no esquema apresentado na denúncia consistia na geração dos valores pelo grupo de Adaílton Maturino, com a consequente entrega, a José Olegário, Maria do Socorro, Gesivaldo Bitto e Sérgio Humberto. Os magistrados foram responsáveis por produzir decisões judiciais que forçavam os integrantes do grupo contrário ao de Adaílton Maturino a realizar acordos que beneficiavam a organização criminosa.

Organização criminosa
Provas colhidas nas diligências autorizadas pelo STJ reforçaram a existência de uma organização criminosa com divisão de tarefas e com núcleos distintos, sendo um deles, o judicial. Mencionada em outras frentes de apuração – caso da Ação Penal 940 em curso do STJ – a denúncia apresentada na última sexta-feira também trata da atuação de agentes públicos integrantes de órgãos estaduais como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública para “blindar a estrutura criminosa da persecução estatal e que permitiu o cometimento de infrações penais”.

Entre as provas anexadas na denúncia e que confirmam a existência de um esquema perene, articulado e organizado, estão conversas interceptadas com autorização judicial. Os diálogos mostram a influência da organização criminosa no estado. Há conversas em que a desembargadora Maria do Socorro chega a convidar a primeira-dama e o governador do estado para sua casa de veraneio. O objetivo do relacionamento, segundo o MPF, seria mostrar apoio ao grupo vencedor das eleições, "permitindo a perpetuação da jornada criminosa judicial". As investigações mostraram também investidas de Adaílton Maturino para cooptar autoridades de todos os Poderes a fim de que o esquema jamais fosse alcançado pelos órgãos de controle.

Na denúncia, que tem mais de 300 páginas, o MPF também requer a manutenção de prisões preventivas e a imposição de medidas alternativas à prisão contra parte dos denunciados. De forma detalhada, são apontados os fundamentos para as restrições: a garantia de ordem pública, riscos à condução interna dos processos e conveniência da instrução criminal. Também foi apresentado extenso relato, segundo o qual, esses integrantes do esquema mantém as atividades ilícitas, mesmo após a deflagração sucessiva de fases da Operação Faroeste. Na petição, a subprocuradora-geral afirma ser “pacífico o entendimento dessa Corte (STJ) no sentido de que somente a prisão preventiva é capaz de neutralizar lideranças do crime organizado e cessar a mecanização da lavagem de dinheiro”.

Os denunciados ainda não se posicionaram sobre as acusações.

Fonte:BNEWS
()
06
Jul/21

Kit merenda já está disponível em todas as escolas do município; informa prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Educação, informa que todas as 38 unidades de ensino do município estão realizando a entrega dos kits merenda aos pais de alunos nesta terça-feira (06).

Fonte:ASCOM - Prefeitura de LEM
()
06
Jul/21

Desconto de 5% no IPVA vale até este mês para placas de final 9 e 0

Os proprietários de veículos com placas de final 9 e 0 são os últimos que ainda podem aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021, em cota única. Os prazos se encerram nos próximos dias 29 e 30 de julho, respectivamente. As datas podem ser consultadas na tabela do IPVA 2021 do Estado da Bahia.

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) alerta que os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 têm também até os dias 29 e 30 de julho, respectivamente, para pagar o IPVA em cota única e sem desconto. Caso o proprietário não regularize o imposto e o licenciamento, o automóvel ficará com a documentação irregular. As placas de final 1, 2, 3 e 4 já perderam o prazo para quitação do imposto.

O pagamento pode ser feito em uma agência, um caixa eletrônico ou aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco ou do Bancoob apresentando o número do Renavam.

Para quem estiver elegível, o desconto de 5% no IPVA é calculado automaticamente no momento da transação.

PARCELAMENTO

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 podem optar ainda por dividir o IPVA em três parcelas, sem o desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes, devendo efetuar o pagamento integral do imposto até a data da última parcela.

Todas as informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-BA, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Secretaria da Fazenda do Estado, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Fonte:Bahia Notícias
()
06
Jul/21

Farmácia PAGUE POUCO. A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
06
Jul/21

TOP ofertas Orix Multi Materias e Orix Premoldados

TOP ofertas Orix Multi Materias e Orix Premoldados, é Padrão de energia completo já instalado no local, só na Eletrobruno e Orix Premoldados com os melhores preços da cidade, ligue e peça já o seu de 5mt (Monofasico) somente R$ 650.00, de 7mt (Monofasico) R$ 750.00, 5mt (Trifasico) somente R$ 999.90, de 7mt (Trifasico) R$ 1.149.90 😱🤩

Fique atento a nossas postagens, o que você precisa pode ser o próximo item da lista. 😉💥💥💥💥🤩🤩🙌🏻🥳🥳

Venha conferir! 📌 Rua São Francisco n1376 e 1213 mimoso 1 - 🚛 ENTREGAMOS FONE ☎ 77 3628-0424 / WhatsApp 📲 77 9.9942-1237 / 62 9.9631-3926

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Jul/21

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
06
Jul/21

Junior Marabá se reúne com ministro da Cidadania em Brasília

O prefeito Junior Marabá esteve em Brasília na última quinta-feira, véspera do feriado baiano, e aproveitou para fazer uma visita ao amigo João Roma, atual Ministro da Cidadania.

Acompanhado pela primeira dama Cinthya Borges, o prefeito falou sobre seu encontro com Roma. “Aproveitei a minha ida a Brasília para conversar com Roma. É sempre muito proveitoso conversar com João Roma. Ele sempre tem algo a acrescentar, seja a título de informação, ou dicas de gestão”.
“Apesar de ainda estar em seu primeiro mandato como deputado federal, agora licenciado, Roma tem se destacado pela sua forma de fazer política. É um bom representante dessa nova safra de políticos. Temos algumas afinidades nesse sentido”, concluiu o prefeito Junior Marabá.

Em recente entrevista para a Brado Rádio, Eduardo Bolsonaro foi perguntado sobre um vídeo em que aparece o presidente Bolsonaro ao lado de João Roma, falando sobre a possível candidatura de Roma ao governo da Bahia. Eduardo interrompeu a pergunta afirmando que “João Roma é o candidato de Eduardo Bolsonaro para o governo da Bahia. Só depende dele”.

Fonte:ASCOM - Prefeitura de LEM
()
06
Jul/21

Colheita do algodão na Bahia este ano deve chegar a 520.363 toneladas

Coordenador da Cooperativa de Produtores de Algodão diz que o desafio atual é ampliar a exportação

Conhecido como o “ouro-branco”, o algodão é hoje um dos destaques da matriz produtiva da Bahia. Este ano, a colheita já se iniciou. O estado plantou 266.662 hectares da commodity e é disparado o líder do Matopiba, região que também engloba as áreas de cerrado do Maranhão, Tocantins e Piauí e que contabilizou, ao todo, 305.351 hectares na safra em curso. A expectativa de colheita é de 520.363 toneladas na Bahia e 587.067 na região do Matopiba.

A região oeste é a principal fronteira agrícola da Bahia, o que impacta positivamente na economia do estado, considerando que a produção acolhe o mercado interno e também a exportação. A agricultura da região, bem como a produção de algodão, tem se desenvolvido aproveitando as condições climáticas ideais e a disponibilidade hídrica, somadas ao manejo adequado das culturas e uso de tecnologia de ponta.

O secretário da Agricultura do Estado, João Carlos Oliveira da Silva, destaca a representatividade da safra baiana. “O oeste da Bahia é vital para a agricultura do estado. Agora, por ocasião da safra de algodão, a região mostra novamente sua força, aumentando em 2% a produtividade da cultura e com estimativa de colheita total de mais de 520 mil toneladas”.

Para o coordenador da Cooperativa de Produtores de Algodão (Ubahia), Paulo Almeida Schmidt, o desafio atual é ampliar a exportação. “Temos que pegar esse algodão daqui e exportar para o mundo. O nosso concorrente não é o produtor aqui ao lado, nosso concorrente é o Estados Unidos. E o que a gente tem visto é que cada vez que o governo dá um incentivo, nós ficamos mais competitivos contra o mundo e mais algodão conseguimos exportar”.

Paulo Schmidt garante que o algodão é fundamental para a cadeia produtiva do oeste por conta da geração de emprego e renda. “Desde o plantio, dos tratos culturais, beneficiamento, esmagamento do caroço, tudo isso gera uma cadeia e cada etapa da cadeia precisa de muitas pessoas trabalhando”.

A fazenda Zanotto, instalada em Luís Eduardo Magalhães há 40 anos e há 20 anos cultivando algodão, teve a safra deste ano reduzida, mas toda a produção já foi vendida mesmo antes da colheita e 70% foi destinada à exportação. “Essa redução se deu por uma necessidade de preservação de solo e também pela relevância dos altos preços da soja, uma commodity bastante competitiva. Mas nós vimos o algodão se recuperando bem no início do ano. Acreditamos que o mundo está caminhando muito mais para sustentabilidade, e a gente acredita que as fibras naturais terão mais espaços”, ressalta a diretora do Grupo Zanotto, Alessandra Zanotto.

Qualidade e certificação
Segundo o presidente da Associação Baiana de Plantadores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, no quesito qualidade, o algodão baiano é comparável ao americano e ao australiano. Essa é uma conquista recente, pois, antes, a produção baiana era conhecida pela baixa qualidade do algodão. Atualmente, existe o programa de certificação de sustentabilidade Algodão Brasileiro Responsável (ABR), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e associadas. O ABR é a garantia de fibra sustentável, pois é lastreado nas legislações trabalhista e ambiental do Brasil. O programa internacional de referência nesta questão é a Better Cotton Initiative (BCI), da ONG Suíça de mesmo nome.

No Brasil, o ABR é gerido pela Abrapa, tamanha é a importância e reconhecimento do programa, que é muito mais amplo que o BCI. “Em pouco mais de 20 anos, o Brasil deixou de ser o segundo maior importador de pluma do mundo, para se tornar o segundo maior exportador. Perdemos em volume de oferta apenas para os Estados Unidos”, explica Luiz Carlos Bergamaschi.

O gerente de laboratório da Abapa, Sergio Brentano, garante que o Brasil tem qualidade e credibilidade na classificação da fibra, graças aos esforços do programa SBRHVI (Standard Brasil HVI), também criado pela Abrapa e que envolve todos os laboratórios que atendem aos produtores. Junto a tudo isso, há ainda a rastreabilidade. Com o Sistema Abrapa de Identificação (SAI), o comprador da pluma pode ver, por meio de um código de barras, todas as informações relativas ao produto que ele pretende adquirir, fardo a fardo.

“No laboratório, nós mensuramos as características intrínsecas e extrínsecas da fibra do algodão, através da classificação instrumental e visual por um técnico habilitado. Comprimento, espessura, uniformidade do comprimento, o índice de fibras curtas e resistências são alguns dos 15 parâmetros que dão suporte para a indústria têxtil selecionar a matéria-prima. O diferencial da produção da região oeste é um algodão com mais brilho, por causa da incidência do sol, o que agrega valor na qualidade e uniformidade visual no algodão baiano”, afirma Sergio Brentano.

Produtividade
O oeste da Bahia possui uma área de produção que ocupa 2,9 milhões de hectares, o que representa 35% do território. A região oferece excelência no processo produtivo devido à dobradinha entre a tecnologia investida e as características agronômicas, com destaque para o clima.

A utilização de sementes, adubos e defensivos, cada vez mais modernos, proporcionam uma boa produtividade, o que significa produzir cada vez mais na mesma área. Todo esse conhecimento tecnológico deve-se aos constantes cursos de aperfeiçoamento e ações que as entidades, cooperativas e associações da região implementam para que a mão de obra seja qualificada.

A região é constituída por 24 municípios, com cerca de 643 487 mil habitantes, numa área de 116 677 quilômetros quadrados. Diversos são os cultivos realizados na região, como soja, café, milho, feijão, arroz, frutas e gado. Segundo o assessor de agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Luiz Stahlke, o oeste produz 10 milhões de toneladas de grãos e fibras, onde 50% da soja produzida na região é exportada, o que significa um crescimento anual de 3% a 4%, já viabilizando e justificando a construção de uma ferrovia para o melhoramento da logística dessa produção.

Além disso, a região se destaca na fruticultura, com a maior produção de bananas do país, estimada em 240 mil toneladas, cultivadas em uma área de 9 mil hectares. A integração de áreas de grãos, aves e gado em confinamento tem sido uma alternativa viável na região para a rotação de cultura e preservação do solo. Atualmente, o oeste detém tecnologia que dá para a Bahia a maior produtividade do Brasil de soja e milho e a maior produtividade de algodão não irrigado do mundo, é o que garante o presidente da Abrapa, Júlio Busato.

Fonte:Correio da Bahia
()
06
Jul/21

Crise hídrica leva cada vez mais pessoas a se interessar por energia solar

Fonte:JOVEM PAN
()