Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
19
Fev/22

Colisão entre dois veículos deixa casal ferido em LEM

Na manhã deste sábado, 19, pouco depois das 11h, aconteceu uma colisão envolvendo uma motociclista e um veículo na rua Ceará, cruzamento com a rua Senhor do Bonfim, no bairro Mimoso II, em LEM.

O casal que estava na motocicleta ficou ferido e foi preciso duas equipes do SAMU se deslocar até o local para fazer os primeiros atendimentos as vítimas e encaminhamento dos feridos para a UPA.

 

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
19
Fev/22

Governo da Bahia publica portaria e estabelece aulas normais no período em que seria realizado o carnaval

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado, deste sábado (19), a Portaria nº 235/2022, que considera os dias 28 de fevereiro, 1° e 2 de março de 2022 como letivos, no Calendário Escolar Padrão do ano letivo de 2022. 
 
A medida segue o estabelecido pelo Decreto nº 21.146, de 14 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre o expediente normal nas repartições públicas do poder executivo estadual, nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022.
Fonte:Secom Educação da Bahia
()
19
Fev/22

LEM: Carreta caiu em canal na BR 020

Na noite de ontem, sexta-feira, 18, pouco depois das 21h, uma carreta caiu em um canal as margens da BR 020, em LEM, após sair do posto São Gonçalo (antigo posto Imperador), pela contra mão da rodovia.

De acordo com informações de outros caminhoneiros, ao sair do posto pela contra mão, o caminhoneiro tentou acessar uma outra entrada do posto a esquerda e acabou caindo com o cavalo mecânico no canal.

O motorista estava com suspeita de embriaguez e deixou o local após o acidente.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares
()
19
Fev/22

Início da luta para independência do Brasil na Bahia completa 200 anos neste sábado

Na Bahia ocorreu uma espécie de independência paralela ao resto do país. Confrontos começaram antes, no 19 de fevereiro de 1822, e terminaram depois da data comemorada nacionalmente.

Há cerca de 200 anos os baianos cantam no 2 de Julho que “nunca mais o despotismo regerá nossas ações”. A Independência do Brasil na Bahia foi conquistada após muitas batalhas, que duraram cerca de 1 ano e meio, e a primeira delas, dentro do Convento da Lapa, em Salvador, aconteceu no dia 19 de fevereiro de 1822.

Na Bahia ocorreu uma espécie de independência paralela à do Brasil. A luta começou antes, no 19 de fevereiro de 1822, e terminou depois da data comemorada nacionalmente, o 7 de setembro de 1822.

Os baianos só se tornaram independentes em 2 de julho de 1823, 10 meses após o grito de independência de dom Pedro I. Para isso, foram muitos confrontos sangrentos, em diversas partes do estado, que na época era uma província.

Os poucos portugueses que ficaram no país após o 7 de setembro de 1822 se amontoaram na Bahia. O jornalista e escritor Fernando Granato acredita que a província foi escolhida por estratégia geográfica, além das riquezas, por causa dos engenhos e açúcar, muito forte principalmente no recôncavo.

“A grande festa que se comemora é o 2 de julho, só que essa história toda começou no 19 de fevereiro de 1822, há 200 anos portanto. Havia um clima de descontentamento muito grande com Portugal, não só na Bahia, mas em várias províncias, que tinham a intenção de separar o Brasil de Portugal”, conta Fernando Granato.

O governo da Bahia, os brasileiros, queriam cada vez mais a independência. De acordo com o jornalista, já existia alguma autonomia, mas Portugal resolveu tirar o comandante de armas da província, Manuel Prata, que era um brasileiro, e colocar o português brigadeiro Madeira de Melo, no lugar.

“Isso foi o estopim do descontentamento e a partir daí os ânimos se acirraram e começou um conflito armado”.
Essa história é contada com mais detalhes em um dos capítulos do livro de Fernando Granato: “Bahia de Todos os Negros – As rebeliões escravas do século XIX”, lançado no final de agosto do ano passado.

19 de fevereiro há 200 anos

Muitas pessoas passam todos os dias na frente do Convento da Lapa e sequer imaginam que aquele local, cercado por um alto muro branco, foi palco da primeira batalha sangrenta pela independência do Brasil, que terminou com muitas mortes.

Brasileiros atiradores se esconderam dentro do convento e foram mortos por portugueses, que invadiram o local. Além deles, muitos civis, entre eles a abadessa Joana Angélica, também foram mortos.

“Nesse ataque, mataram alguns civis, entre eles uma abadessa, que era a coordenadora do convento, que era uma pessoa muito querida na Bahia, chamada Joana Angélica. Ela morreu nesse ataque”, disse o escritor.

Ao lado da porta onde Joana Angélica foi morta, uma placa do Instituto Geográfico da Bahia foi instalado em homenagem a ela. No entanto, com uma falha, apesar de exaltar a abadessa com uma heroína, a data do confronto está errada, 20 de fevereiro de 1822.

No domino (20), uma missa em tributo a Joana Angélica será feita no Convento da Lapa, às 10h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa no local onde estão os restos mortais da religiosa. A avenida onde está localizado o convento também recebeu o nome da religiosa.

Fonte:Forte na Notícia/G1 BA
()
19
Fev/22

Está com sintomas de COVID-19? Faça um teste rápido na MS Saúde

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/22

HOJE tem feijoada com música no TEMPERO NOVO 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/22

Censo: matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais

Ensino remoto ultrapassou presencial pela primeira vez, diz Inep

Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

Para o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, o resultado mostra a força da educação a distância, o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade. "Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, disse.

Cenário

Em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas pelo Censo da Educação Superior, das quais 1,2 milhão são de concluintes. Além disso, 3,7 milhões de estudantes ingressaram em um curso de graduação naquele ano. O levantamento constatou, ainda, que 323.376 professores atuaram no nível educacional em 2020. 

A pesquisa apontou que existem 2.457 instituições de educação superior no Brasil, na data de referência do censo. Dessas, 2.153 (87,6%) são privadas e 304 (12,4%), públicas. As instituições privadas registraram 3,2 milhões de ingressantes, o que corresponde a 86% do total. No período entre 2010 e 2020, a rede privada cresceu 89,8% - índice bem superior aos 10,7% da rede pública.

A oferta de vagas no EAD em 2020 também foi superior, representando um aumento de 30% (13,5 milhões) em relação à 2019, enquanto os cursos presenciais em todo ensino superior avançaram 1,3%. Ao todo foram oferecidas 19,6 milhões de vagas, 18,7 milhões (95,6%) nas instituições privadas.

Fonte:Agência Brasil
()
19
Fev/22

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/22

Pague suas contas no CAIXA AQUI do Oeste Shopping Popular

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/22

Em LEM coma a vontade na Churrascaria Mimoso por apenas R$ 25

 

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/22

Bancos não terão expediente durante feriado de carnaval 2022

Atendimento será retomado a partir das 12h da quarta-feira de cinzas, mas ainda será possível usar canais digitais

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta sexta-feira (18) que os bancos não terão atendimento ao público nas agências durante o feriado do Carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Segundo a associação, a decisão segue uma resolução do Banco Central, e ocorre mesmo com estados e municípios revogando os pontos facultativos da data e as festas e desfiles tradicionais nesse período, devido à pandemia de Covid-19 e a disseminação da variante Ômicron.

Com isso, o atendimento nas agências será retomado na quarta-feira de cinzas, em 2 de março, com o expediente começando às 12h no horário local de cada estado. O horário de fechamento das agências segue o de dias normais.

A exceção é nos locais em que as agências fecham antes das 15h. Nesse caso, o início do atendimento será antecipado para garantir um mínimo de três horas de funcionamento da agência.

A orientação da Febraban para os clientes é o uso de canais digitais dos bancos para realizar transferências e pagamentos de contas enquanto as agências estiverem fechadas.

Já as contas de consumo – que inclui água, luz e telefone – e carnês cujo vencimento será em 28 de fevereiro ou 1º de março poderão ser pagos no dia 2, sem acréscimo de valor. Isso ocorre porque as contas já possuem as datas ajustadas para o calendário de feriados.

Se o ajuste não tiver ocorrido, a associação recomenda antecipar o pagamento ou agendá-lo por caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico.

No caso dos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, o pagamento pode ser feito pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Fonte:CNN Brasil
()
19
Fev/22

Prefeitura de Barreiras realiza intervenções de paisagismo nas rotatórias da cidade

Dentro do Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, a Prefeitura de Barreiras iniciou intervenções de jardinagem e paisagismo nas rotatórias centrais da cidade. As intervenções acontecem nas rotatórias da BR 135, na saída para o Piauí, em frente ao bairro Vila Amorim, nas rotatórias da BR 242, em Barreirinhas, próximo ao Posto Sabbá, e ao lado do Hotel Morubixaba, na saída para Salvador.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, estão sendo plantadas espécies como palmeira rabo de raposa, abacaxi roxo, dianela, moreira, bromélia imperial, bromélia porto seguro, grama esmeralda, e sendo realizado divisor de canteiro com terra preparada e vegetal.

A revitalização do paisagismo garante jardins mais coloridos, valoriza os espaços públicos, embeleza a cidade, preservando o solo e áreas verdes, criando dessa maneira pontos com vegetação e cores, é o que relata o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles, que esteve acompanhado da subsecretária Luzeni Santos, verificando de perto os trabalhos nesta sexta-feira, (18).

“A nossa Capital do Oeste tem recebido um cuidado especial pela atual gestão que cuida das pessoas e de toda cidade, a mudança na qualidade da infraestrutura tem chegado tanto na cidade, quanto na zona rural. Além das intervenções com pavimentação e requalificação asfáltica, em bloquetes, manutenção de estradas vicinais, iluminação pública e limpeza diárias por todos os bairros, a Prefeitura volta esse olhar de cuidado para o paisagismo de nossa cidade, deixando-a mais acolhedora e humanizada”, destacou João Sá Teles.

Fonte:Dircom PMB
()
19
Fev/22

Detran-BA realiza mutirão de CNH para PCD em diferentes regiões, inclusive em Barreiras

As atividades da banca examinadora itinerante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) foram retomadas com a finalidade de promover inclusão social a pessoas portadoras de deficiência física (PCD) interessadas em renovar ou fazer a primeira habilitação. O novo cronograma já atendeu os municípios de Vitória da Conquista e Barreiras e prevê a realização do serviço nas regiões de Feira de Santana e Teixeira de Freitas, após quase dois anos de interrupção dos exames especiais impactados pela pandemia do novo coronavírus.

A banca avalia as condições dos condutores e as adequações necessárias no veículo. Portando os exames que comprovem a deficiência e dificuldade para dirigir, o candidato passa pela avaliação do médico na clínica de trânsito e, caso necessário, marca agendamento para a perícia do Departamento. Em seguida, realiza as aulas em autoescola credenciada para se tornar apto ao teste prático que acontece na presença do examinador e de um médico do órgão.

O Diretor de Habilitação do Detran-BA, Max Passos, presente à ação na cidade de Barreiras, reforçou a importância de retomada do trabalho. “Gradativamente, temos cumprido o cronograma visando corresponder às expectativas dos candidatos à CNH especial no interior da Bahia. Essa é uma etapa muito importante dos trabalhos do órgão”, pontua.

Assim como a CNH tradicional, a CNH especial PCD é um documento destinado a pessoas com deficiência ou mobilidade comprometida. “A carteira especial é um direito legal do cidadão para conduzir automóveis, respeitando as dificuldades e restrições de cada caso”, ressalta Max.

Fonte:Ascom/Detran-BA
()
19
Fev/22

Barreiras: Bairro Santa Luzia recebe equipes de múltiplas ações de limpeza e sanitização

Dando continuidade às múltiplas ações de limpeza e sanitização, a Prefeitura de Barreiras segue avançando com a maior operação já realizada em toda cidade com este objetivo. Após as equipes das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Agricultura, Segurança Cidadã e Trânsito, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete percorrerem parte da Avenida Souza Moreira e os bairros Jardim Vitória, Sombra da Tarde, ACM, Mimoso, Vila Nova e Loteamento Rio Grande, nesta sexta-feira (18), a concentração das ações chegam ao bairro Santa Luzia, onde seguirá pelas próximas semanas.

Dona Joseana da Silva Rêgo é moradora da Rua Santa Maria há 18 anos, ela relata que está presenciando pela primeira vez no bairro, essa ação de limpeza mais profunda que integra o Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana. “É um trabalho muito lindo, por onde a equipe está passando tudo tem ficado mais limpo, a população precisa manter e preservar esse trabalho, porque a responsabilidade com a limpeza ao entorno de nossa casa e terrenos são individuais. Agradecemos a Prefeitura, os bairros têm ficado limpos e bonitos, vamos todos fazer agora a nossa parte”, destacou.

Acompanhando as frentes de serviços que envolve toda equipe de homens e máquinas da Secretaria de Infraestrutura, ao lado da subsecretária Luzeni Santos, o secretário João Sá Teles relatou que a principal meta é eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses, bem como eliminar das margens de calçadas e lotes, todo tipo de lixo e entulhos descartados de maneira inapropriada.

“Iniciamos essa mega ação em 31 de janeiro e já passamos por quatro bairros, nosso objetivo é alcançar todos os bairros de Barreiras e por onde nossa equipe tem atuado fazemos essa recomendação, pedindo a colaboração da população no descarte correto de lixo e entulhos, pois, jogar as margens de calçadas ou lotes afastados da cidade não é a opção adequada. Já retiramos mais de 17 mil toneladas de lixo, é necessário o esforço coletivo de todos, somente com esse engajamento poderemos evitar a proliferação de doenças e manter nossa cidade limpa e com qualidade de vida”, explica o secretário.

Paralelo a essas ações, a Prefeitura de Barreiras está implantando o Projeto Carroceiro Amigo da Natureza e continua com a realização do cadastro de carroceiros e avaliação do perfil dos animais. Serão mapeados locais que serão reservados para o descarte temporário e serão instaladas placas nos pontos específicos destinados para resíduos do tipo: podas, capina, varrição e construção civil. O espaço será monitorado pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, e os animais serão avaliados constantemente pelo Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
19
Fev/22

Ofertas de Verão no IGACENTER

Fonte:Publicidade
()
19
Fev/22

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas



Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!

🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
19
Fev/22

MIMOAÇO Indústria e Comércio de Ferro e Aço. Atendemos toda a região oeste

Fonte:Publicidade
()
18
Fev/22

Bahia registra quase 9 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foram 75 mortes em decorrência registradas neste mesmo período em decorrência de Covid-19



Bahia tem 21.351 casos ativos de Covid-19. Só nas últimas 24 horas foram registrados 7.808 novos casos, revelando um aumento de 0,53%, além de 75 mortes em decorrência do SARS-CoV-2. Desde o início da pandemia, de acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), já foram registrado 1.481.596 casos confirmados e 28.854 tiveram óbito confirmado.

Vacinação

Ainda segundo a Sesab, 11.381.314 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose, 10.286.163 com a segunda dose ou dose única e 3.394.671 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 451.652 crianças já foram imunizadas.

Fonte:BNEWS
()
18
Fev/22

Farmácia PAGUE POUCO. A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
18
Fev/22

Vigilância em Condomínio é com a ATM



Vigilância para Condomínio: Procurando uma empresa de vigilância para condomínio Comercial? A ATM Segurança Patrimonial é a solução para seus problemas. Somos especializados em serviço de Vigilância para Condomínio Comercial, prestando serviços de excelente qualidade e eficiência para condomínios de diferentes portes.

Grupo ATM
Entre em contato conosco:
📞77 3639-0586
📱77 9.9829-2183
Ou Faça-nos uma visita:
📌 Av. Tancredo Neves, 1211, Jardim Paraíso Fase II, Luís Eduardo Magalhães-BA

#grupoatm #vigilancia #condominio #portaria #zeladoria #serviçodelimpeza #segurança #proteção #comercial #residencial #empresarial #monitoramento

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Fev/22

Ofertas Especiais da CR Materiais de Construção

Fonte:Publicidade
()
18
Fev/22

Quer economizar? Não compre antes de fazer um orçamento na MADEFERRO!





MEGA PROMOÇÃO DE FINAL DE ANO em FERRAGENS ARMADAS (Gaiola, esteira,Viga...) Vergalhão,Treliça, Malha Pop...e também em MADEIRAS (Tábuas, Linhas Barrote,Caibro, Piquete). Quer economizar??? Antes de comprar material para sua obra visite a MADEFERRO e compre tudo em um só lugar.

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Fev/22

Oeste Recuperadora - Jateamento, recuperação de plásticos e fibras

Fonte:Publicidade
()
18
Fev/22

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
18
Fev/22

LEM tem a TERRA BAHIA COMERCIAL. Distribuidora AIZI Implementos

Rodotrem, Bitrem e demais implementos rodoviários







"PULVERIZADORES FUTURJET"


Rua 23 de Outubro, 71 - Jardim Paraiso Fase I - Luis Eduardo Magalhães. Fone: 77 9.9810.4068

Fonte:Informe Publicitário
()