Notícias

11
Jul/17

Dica microlins: É possível calcular a nota do Enem?



Realizar uma prova tão importante quanto o Enem pode nos deixar um pouco apreensivos, ainda mais se as notas só serão disponibilizadas após alguns meses de longa espera. O Enem utiliza um sistema que impossibilita saber a nota com precisão apenas se baseando na quantidade de acertos, mas entender como esse cálculo funciona pode ajudar você a ter uma estimativa para aguentar a espera.

A Teoria de Resposta ao Item - Um conceito guia todo o sistema avaliativo do Exame Nacional do Ensino Médio. O principal ponto dessa teoria é que cada questão tem seu valor dado apenas após a realização da prova, de acordo com a quantidade de pessoas que conseguiram acertá-la. Se muitos estudantes acertaram, ela vale menos, assim como se poucas acertaram, ela vale mais.

Vamos dizer, por exemplo, que ao longo de sua prova você tenha acertado poucas questões consideradas difíceis. O sistema de cálculo supõe, portanto, que você as chutou e dá alguns pontinhos a menos na hora de somar o valor de todas as respostas. Mas isso não quer dizer que você não deva chutar caso não saiba responder alguma, já que os pontos adicionais são sempre benéficos.

Para calcular a nota do Enem com precisão, você precisaria saber não somente o número de questões que você acertou e quais foram, mas também as mesmas informações sobre todos os outros candidatos, assim como ter acesso ao algoritmo de análise do INEP. Infelizmente não há muito além de uma estimativa quanto à prova de múltipla escolha.
Como ter uma estimativa?
Para calcular uma estimativa da sua nota do Enem, basta ver qual a porcentagem de acertos que você obteve em cada uma das áreas da prova. Tendo esses números, transforme-o em uma pontuação de 0 a 1000. Por exemplo, se você acertou 70% das questões de Matemática e suas tecnologias, sua pontuação será de 700.

No caso da redação você precisará avaliar seu desempenho em cada uma das competências exigidas, como o domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta, poder de argumentação, uso das informações obtidas com os textos de apoio e proposta de solução para o problema abordado.  Cada uma das competências vale 200 pontos que, somados, podem chegar a 1000. Tendo esses 5 números em mãos, é só tirar a média entre eles e você terá sua estimativa de nota do Enem.

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades