Notícias

25
Mai/23

Flib 2023: Escolas públicas, particulares, secretarias de governo e universidades mostram produções literárias, culturais e oferecem serviços

Ao acessar os espaços reservados para as mostras e produções expostas na Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), os visitantes se deparam com um cardápio de atrações e provocações permeadas pelo tema central do evento “As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas: conectando mundos”. O foco busca segundo os organizadores, oferecer às literaturas afro-brasileiras, espaços negligenciados por muito tempo, e ainda promover uma reflexão sobre o que são estas literaturas, o lugar que ocupam nas escolas e na vida das pessoas.

Para conhecer um pouco mais do que está sendo oferecido por estudantes de escolas particulares, públicas e das universidades, basta fazer um passeio pelo Centro Histórico de Barreiras, onde a Flib acontece de forma dinâmica em praças, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, na Escola de Municipal de Teatro, Academia Barreirense de Letras e no Clube ABCD, com a Flibinha, voltada para o público infantil. Há ainda uma série de serviços oferecidos pelas Secretarias de Governo, como a imunização contra a Influenza e a Covid-19, a cargo da equipe da Secretaria de Saúde de Barreiras.

Outro espaço, da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, chama atenção para as ações do Maio Laranja, com a Campanha Nacional Faça Bonito, uma mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. No estande, profissionais da secretaria entregam material, fazem abordagens e orientam o público sobre a questão. “Aproveitamos a Flib para reforçar nossa campanha e chamar a atenção de pais, professores e demais pessoas que por aqui transitam sobre a importância da garantia de direitos e ainda, sensibilizar a população sobre a proteção e respeito à infância e adolescência”, destaca a secretária da pasta, Dicíola Baqueiro.

O talento e o conhecimento dos estudantes podem ser comprovados por meio de apresentações teatrais, musicais, literárias que acontecem em todos os espaços, simultaneamente. A trajetória de vida de autores negros e suas produções são retratadas em forma de poemas, textos e apresentações, buscando evidenciar estes artistas e suas obras. “Todos os estudantes trabalharam previamente estes materiais, agora estão expondo e expressando sua criatividade. Aqui é possível conhecer mais de perto nomes da literatura que muitas vezes sequer fizeram parte da bibliografia oferecida nas escolas”, revela a subsecretária de Cultura e Turismo, Emíia Moreno.

A Festa Literária de Barreiras se estende até quinta-feira (25), o acesso é gratuito e as atividades ocorrem durante o dia, e algumas, à noite. Nos espaços do evento é possível acompanhar lançamentos e relançamentos de livros, shows, oficinas culturais, mesas redondas e seminários.  A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Barreiras https://barreiras.ba.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/flib-atual.pdf

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades