Notícias

20
Mar/18

Pr. Adejarlan Ramos: Quando há desastres naturais, ainda podemos confiar em Deus?

Desastres naturais sempre fizeram parte da vida humana. Nas ultimas décadas ouvimos falar de seca na África, tsunamis na Indonésia, terremotos no Haiti. Nestes momentos, muitos culpam Deus por permitir que coisas ruins aconteçam e ao mesmo tempo pedimos ajuda a Ele em tempos de tragédia e perda.

Como cristãos, cremos que a criação de Deus é bela mas porque não pode ser bela e serena sempre em todos os lugares do mundo? A resposta é que a natureza foi amaldiçoada porque o coração humano foi amaldiçoado.

A primeira atitude nossa diante das tragédias e buscar respostas: Por que?  Por que Deus permitiu? Deus não tinha um outro mundo melhor?

Devemos ser cautelosos nestes momentos. Se falarmos demais, podemos errar, achamos que somos capazes de ler as letras miúdas dos propósitos de Deus.   

Devemos entender que neste mundo a maldição é uma realidade (Rm. 8. 18-22). A maldição da natureza esta conectada com a pecaminosidade humana. A natureza é maldita porque o homem foi amaldiçoado e ela espera por sua libertação (Rm. 8.19) Deus então não é o responsável pelos desastres naturais e sim os nossos pecados, embora em alguns momentos ele possa utiliza-los como executores do seu juízo.

Os desastres também estão ligados ao fim dos tempos (Mt. 24.27-30). A natureza reflete a graça de Deus mas também sua ira e justiça.

Por outro lado devemos lembrar que podemos tirar lições dos desastres naturais. Desastres naturais mostra em quem de fato cremos e nos ajuda a valorizar aquilo que de fato tem valor. Nos momentos de desastres naturais que nos voltamos para o essencial da vida e valorizamos um abraço, um beijo, uma companhia, um conselho etc.
    
Os desastres naturais também nos ensina sobre a incerteza da vida. Nossa vida é incerta ( Tg. 4.14) e por isso devemos vive-la com a perspectiva da eternidade. Nós não temos o controle sobre ela. Não somos onipotentes. Precisamos de Deus!
    
Aprendemos também a necessidade de levar Deus a serio. Ameaçados pelos desastres naturais, nos deparamos com a realidade da morte. E nesse momento que podemos ver que Deus é real.

Voltando agora pergunta que deu titulo a este artigo: Podemos confiar em Deus nos momentos de desastres naturais? Sim podemos (Jo. 13.15).

Podemos confiar em Deus crendo na sua transcendência. Deus está além de nós mortais e é incompreensível. Assim , ele usas vários meios e os melhores meios (mesmo que não reconhecemos como melhor) para atingir os melhores fins. A Bíblia não nega a realidade da dor. Bem como a causa da dor: o pecado. Mas mostra também o banimento da dor no mundo (Rm. 8.18). É um processo e é uma questão de tempo. Então, confie em Deus, em seu amor, em seu plano, em seus propósitos.

Portanto, quando o estrondo do trovão fizer o seu coração disparar, quando ondas gigantes inundam sem esperança, confie em Deus. Não culpe Deus pelas tempestades da natureza caída; olhe para Ele em meio à tempestade. Apegue-se aquele que tem o seu caminho na tormenta ( Naum 1.3) É pela força dele que podemos caminhar pelos escombros das tempestades da vida, segurando as mãos dos caídos e tocando o coração dos que perderam a fé.

Lembre-se as incertezas desta vida é um lembrete para nos prepararmos para as certezas que estão por vir.
    
Seja por um desastre natural ou por um sussurro, ouça a voz de Deus!

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus/Barreiras
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades