Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
14
Mai/24

Municpios do oeste da Bahia registram temperaturas acima de 35C

Cinco municípios baianos registraram temperaturas acima de 35ºC na segunda-feira (13). São eles: Barra (36.9°C), Brumado (36.1°C), Luís Eduardo Magalhães (35.5°C) Correntina (35.5°C) e Guanambi (35.1°). Dois são do oeste baiano e mais dois do centro sul. Barra, que teve a maior temperatura, faz parte da região do Vale São-Franciscano.

Todas as cidades estão entre as 100 que mais fez calor no país nas últimas 24h. Itapetinga, também no centro sul, registrou 34.9°C. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Apesar do registro, não há alerta para calor no estado. 

No Brasil, as três cidades que registraram as maiores temperaturas foram: Boa Vista (RR), São João do Piauí (PI) e Cuiabá (MT). 

Fonte:Correio da Bahia
()
14
Mai/24

Codevasf publica edital de concurso com salrios iniciais de R$ 9 mil na Bahia; veja reas

Inscries devem ser feitas entre 20 de maio e 10 de junho pela internet. Prova est prevista para ser realizada no dia 4 de agosto, em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) publicou nesta terça-feira (14) um edital de concurso para preenchimento de oito vagas de nível superior e formação de cadastro reserva na Bahia. O salário inicial é de R$ 9.065,95 e a carga horária é de 40 horas semanais.

Serão selecionados profissionais para as seguintes áreas: Administração, Engenharia Civil e Jornalismo. As inscrições devem ser efetuadas entre 20 de maio e 10 de junho pelo site do Cebraspe, responsável por organizar o concurso.

A previsão é de que a prova seja realizada no dia 4 de agosto, em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado.
 
Veja abaixo como as vagas estão distribuídas:
  • Analista em Desenvolvimento Regional - Área: Administração

2ª Superintendência Regional com sede em Bom Jesus da Lapa - 1 vaga (ampla concorrência);

6ª Superintendências Regionais com sede em Juazeiro - 2 vagas (1 ampla concorrência e outra para pessoas com deficiência).

  • Analista em Desenvolvimento Regional - Área: Engenharia Civil

2ª Superintendência Regional com sede em Bom Jesus da Lapa - 2 vagas (1 ampla concorrência e outra para pessoas com deficiência);

6ª Superintendências Regionais com sede em Juazeiro - 2 vagas (1 ampla concorrência e outra para pessoas com deficiência).

  • Analista em Comunicação - Área: Jornalismo

2ª Superintendência Regional com sede em Bom Jesus da Lapa - 1 vaga (ampla concorrência);

6ª Superintendências Regionais com sede em Juazeiro - 1 vaga (ampla concorrência).

A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Ela tem como missão “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”.

A Companhia possui sede em Brasília e mantém 16 superintendências regionais em sua área de atuação, que alcança 36,6% do território brasileiro, onde estão situados 2.688 municípios. A Empresa executa políticas públicas nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.

As ações da Codevasf incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.

Fonte:G1
()
14
Mai/24

LEM: Reprter Weslei Santos entrevista Presidente da Bahia Farm Show

Na manhã desta terça-feira (14), o repórter Weslei Santos teve uma reunião altamente produtiva com o presidente da Bahia Farm Show e Aiba, Odacil Ranzi, em Luís Eduardo Magalhães. Juntos, discutiram uma série de questões relevantes para a 18ª edição do evento, que está marcada para começar em 11 de junho às margens da Rodovia BR 242, na capital do agronegócio.

Como resultado desse encontro, uma reportagem especial será veiculada na Rádio Mundial FM 91,3 e no blog do Sigi Vilares, ambos os quais contam com a contribuição do repórter.

Ranzi revelou que esta será sua última feira à frente do maior evento agropecuário do Norte e Nordeste. Ele destacou o crescimento significativo durante sua gestão, com o número de expositores aumentando de 210 para 420, e o tamanho da feira ampliando-se de 144 mil metros quadrados para 246 mil.

O presidente também mencionou a presença confirmada de vários governadores do Brasil na feira e ressaltou que, como de costume, o convite foi estendido ao presidente Luís Inácio Lula da Silva.

De forma exclusiva, Ranzi revelou que a segunda-feira do evento será dedicada às autoridades políticas, incluindo a possível presença de Lula pela segunda vez na capital do Oeste, com a participação do público de forma reduzida.

Quando perguntado sobre o impacto das chuvas no Rio Grande do Sul na feira, Ranzi relatou que apenas uma grande empresa cancelou sua participação devido ao desastre ocorrido naquele estado. Ele também mencionou os esforços da Aprosoja em uma campanha para ajudar os afetados na região.

Por fim, Weslei Santos expressou sua gratidão pela recepção calorosa e pela atenção oferecida pelo presidente durante o encontro.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares
()
14
Mai/24

PM mata filha de 9 anos e tira a prpria vida em Serrinha

Dois corpos foram encontrados na tarde de ontem, segunda-feira (13) no município de Serrinha, localizado na região nordeste do estado. Segundo informações da Polícia Civil, um homem identificado como Bruno de Oliveira Mota teria matado a filha de 9 anos e depois tirado a própria vida.

Conforme consta no boletim de ocorrência da Polícia Civil, a criança foi encontrada já sem vida dentro da residência da família, no bairro Cidade Nova, com marcas de tiros. O autor e pai da vítima cometeu o crime e foi encontrado no local com sinais de suicídio.

Policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam a informação de que um homem e uma criança morreram por disparos de arma de fogo e constataram o fato no local. A PM confirmou que um dos corpos era de um policial militar.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realização da perícia e remoção dos corpos. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Serrinha que apura as demais circunstâncias do caso.

Fonte:Correio da Bahia
()
14
Mai/24

Feira dos Sofs Retorna a Barreiras com descontos de at 40%

Depois do grande sucesso no ano passado em Barreiras, a feira dos sofás vem pela terceira vez! Com mais novidades e com descontos de até 40% Nos dias 04 e 05 de Junho no Clube ABCD AO LADO DA PRAÇA DAS CORUJAS 🦉

Se você quer presentear sua esposa no dia dos namorados ou passar o São João de sofá novo, a hora é agora
Porque Além dos valores de fábrica
O valor de a vista será dividido em até 6 vezes sem juros.
E com descontos especiais em até 10 vezes no cartão

A novidade é que a feira dos sofás Agora também é a feira das Mesas… Então aguarde porque A moda é comprar sofás e mesas direto de fábrica.

Não esqueça essa data, 04 e 05 de JUNHO no clube ABCD, ao lado da praça das corujas. Siga agora mesmo no Instagram @feirados sofasconquista

Fonte:Informe Publicitrio
()
14
Mai/24

LEM: Abapa promove curso de Operao e Manuteno de P Carregadeira com turma exclusiva para mulheres e mes

O Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou um curso exclusivamente para as mulheres, muitas delas mães. A capacitação, concluída na última quinta-feira (9), estimula o desenvolvimento do conhecimento e a valorização da mulher dentro do agronegócio. O curso, promovido em Luís Eduardo Magalhães, também evidencia as novas possibilidades no mercado de trabalho do setor agrícola, área de grande demanda profissional no oeste da Bahia.

Uma das participantes, Ana Camila Silva de Oliveira tem 23 anos e há dois anos iniciou sua vida profissional seguindo o exemplo do pai e do avô, na direção de um caminhão Truck. Atualmente ela organiza o seu tempo para atender as demandas de trabalho e investir em conhecimento. “Não adianta só estar atrás de um volante, tem que conhecer a máquina para resolvermos situações eventuais e quero também aliar com a minha pretensão de conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Abrir espaço para o público feminino é também abrir espaço para novos conhecimentos e oportunidades. Gostei tanto que Já convidei a minha mãe para participar do próximo curso”, destacou a caminhoneira.

A participante Érica Martins também tem boas expectativas e faz muitos planos para quando terminar o curso. “Já trabalhei no agro e sou apaixonada por máquinas, por caminhão. Quando fiquei sabendo do curso logo fiz minha inscrição, por acreditar ser mais uma oportunidade. Esse é meu primeiro curso, pretendo fazer também o de empilhadeira para dar continuidade na minha capacitação e aumentar as minhas chances de trabalhar. Estou grávida e essa fase não é obstáculo para que eu participe. Nós mulheres temos potencial para essa atividade, somos detalhistas, cuidadosas e essas características são o nosso diferencial”, disse.

“Hoje temos um público superior a 13 mulheres em contato com equipamentos de alta tecnologia e grande rendimento operacional. Elas estão aprendendo sobre procedimentos de segurança, assim como tudo que envolve as atividades produtivas do campo. Mais do que apenas proporcionar uma nova capacitação, essa é uma nova oportunidade para seguir carreiras das quais, por vezes, não tiveram oportunidade em uma idade anterior e agora percebem-se capazes de iniciarem uma nova jornada na vida profissional”, pontuou instrutor e gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, Douglas Fernandes.

O treinamento teve duração de 24 horas aulas distribuídas entre teoria, prática e visitação à concessionária da Volvo para apresentação das tecnologias das máquinas. Foram abordados, desde os princípios básicos de funcionamento da pá carregadeira até as técnicas avançadas de operação e manutenção, com foco na segurança e na produtividade. O curso também levou instruções sobre legislação trabalhista e normas de segurança específicas para o setor. Na próxima semana, entre os dias 14 e 16 de maio, a Abapa ofertará o curso de Operação e Manutenção de empilhadeira para uma nova turma exclusivamente feminina, no Centro de Treinamento.

Fonte:Abapa
()
14
Mai/24

Ao de transferncia de tecnologia beneficia pequenos agricultores de Correntina

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e a Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou 95 kits de irrigação e sementes de milho para beneficiar 120 famílias das comunidades circunvizinhas. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira (13) e faz parte do programa “Ação de Transferência de Tecnologia” da Aiba. Este programa tem como objetivo compartilhar experiências e apoiar o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, promovendo a agricultura de pequena escala e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Na ocasião, foram doadas sementes de milho híbrido fornecidas pela Corteva/Pioneer Sementes, como parte da parceria de ações de transferência de tecnologia para a cultura do milho, que desde 2019 vem trazendo bons resultados para as comunidades rurais do oeste baiano. Estiveram presentes na cerimônia o gerente de agronegócios da Aiba, Aloísio Junior, a coordenadora de Projetos Sociais do Instituto Aiba, Aléssia Oliveira, além de representantes da Abapa, da Corteva Pioneer e da Secretaria de Agricultura.

Fonte:Ascom Aiba
()
14
Mai/24

Defensores baianos fazem ato pblico no Frum Ruy Barbosa para marcar primeiro dia de greve da categoria

Para marcar o primeiro dia de greve da categoria, as defensoras e defensores públicos baianos realizam, no próximo dia 15 de maio, às 08 horas, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, um ato público para chamar a atenção da sociedade para a situação atual de desvalorização da profissão pela qual passam.

Os defensores resolveram parar suas atividades, em assembleia realizada no último dia 03 de maio. Um dos motivos da greve foi uma articulação do Governo do Estado, que retirou da pauta da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sem justificativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 154/2023, que seria votado em dezembro do ano passado. Esse PLC assegura simetria constitucional com as outras carreiras jurídicas, cumprimento do subsídio com subteto, conforme prevê inciso XI do art. 37 a Constituição Federal, entre outras melhorias à carreira do defensor.

Antes de deliberarem pela greve, duas importantes paralisações foram realizadas nos dias 08, 09 e 10 de abril e nos dias 23, 24 e 25 de abril. Além disso, muitas foram as mobilizações e as movimentações da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP) a fim de tentar solucionar a questão e fazer com que o PLC 154 voltasse a pauta de votação da ALBA.
A categoria deliberou ainda que as atividades só serão normalizadas após a aprovação do projeto de lei.

Urgências mantidas – Conscientes da importância social da Defensoria Pública do Estado, os defensores decidiram manter, mesmo durante a greve, aqueles atendimentos considerados urgentes. Serão realizados os atendimentos como audiência de custódias, os relacionados à infância e ao adolescente e àqueles ligados a saúde em caráter de urgência.

A Assembleia decidiu também pela criação do Comando de Greve, composto por cinco pessoas, sendo três membros da diretoria executiva e dois associados. Também serão montadas as Comissões de Mobilização, Comunicação, Jurídica, Infraestrutura e Logística, para dar suporte tanto na capital quanto no interior.

Fonte:Marlupe Caldas/Assessoria de imprensa
()
14
Mai/24

Clube de Vantagens da HE-NET - Ganhe at 50% de desconto em vrios estabelecimentos

Fonte:Publicidade
()
14
Mai/24

Vaga de emprego para motorista em Barreiras com categoria D

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
14
Mai/24

2 edio do Evangeliza LEM vai reunir artistas locais em noite de louvor e adorao

A festa cristã que entrou para o calendário comemorativo de Luís Eduardo Magalhães, o Evangeliza LEM, terá a sua segunda edição no dia 25 de maio, na Praça da Bíblia, no bairro Santa Cruz, com uma noite dedicada ao louvor e adoração.

A programação inicia às 18h, e vai reunir bandas locais de estilos como Rock, Hip Hop, dentre outros. E este ano uma novidade, com a encenação do espetáculo A Paixão de Cristo.

O evento é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Esportes, com organização da Ankora e apoio da Associação de Ministros Evangélicos de Luís Eduardo Magalhães (AMELEM), e da Associação Paixão de Cristo.

Confira a programação:

18h - Ministério FT;
18h40 - Junior Nogueira;
19h20 - Endel Barros;
20h - Paixão de Cristo;
20h20 - Leve Fardo;
21h - Sara Cardoso
21h40 - Bispo Adriano Moura
22h - Banda Ankora

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
14
Mai/24

Em Barreiras, PRF apreende 1500 maos de cigarros transportados ilegalmente

Material foi localizado em um nibus. Passageira responsvel pela mercadoria no apresentou documentao fiscal

Na sexta-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal localizou, ao fiscalizar um ônibus em Barreiras (BA), três caixas de cigarros contendo um total de 1500 maços. A responsável pela mercadoria não apresentou a documentação fiscal dos produtos.

A equipe policial identificou que a mercadoria tratava-se de produto nacional, ficando então caracterizado o crime de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. O ônibus foi liberado para seguir viagem e a passageira responsável pelo material assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimada. 

Todo o material apreendido foi apresentado na Secretaria da Fazenda em Barreiras (BA).

Fonte:PRF
()
14
Mai/24

Bahia Farm Show 2024 ter ampliao de 9% da rea total

A expanso ser direcionada para atender a demanda de expositores e visitantes no espao, que dever receber 100 mil pessoas nos cinco dias de feira, entre 11 e 15 de junho

A Bahia Farm Show continua expandindo a sua estrutura para melhor atender aos expositores e ao público visitante. Nesta edição, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, a infraestrutura será ampliada em 9% em relação à última edição, sendo a maior parte direcionada para a área de estacionamento, que contará com capacidade para mil vagas. O complexo este ano também terá expansão do espaço dos banheiros e terá o reforço na segurança das redes elétrica e de comunicação. Toda a estrutura distribuída na área total de 242 mil metros quadrados vai permitir a organização das 420 empresas confirmadas no evento que vão expor mais de mil marcas na área externa e dentro dos três galpões cobertos.

Há menos de um mês para o início da feira, o coordenador da Bahia Farm Show, Luiz Pradella, explica que a logística da organização para recepcionar as empresas que vão instalar os estandes no complexo está pronta. “É um grande desafio erguer uma ´cidade´ em tão pouco tempo. Teremos como novidade uma capela na praça central com estrutura de 40 metros quadrados e um paisagismo totalmente remodelado. A nossa feira já conta com ruas parcialmente cobertas para proteção do sol e 100% pavimentadas. Trabalhamos o ano todo nesta infraestrutura, em muitos detalhes, para deixar o espaço cada vez mais bonito e convidativo para que os visitantes tenham a melhor experiência dentro do complexo”, afirma.

Para quem for ao complexo, terá à disposição uma estrutura com áreas de alimentação e convivência, como restaurantes, praças de alimentação, ilhas de food truck, espaço para a agricultura familiar, com a comercialização de artesanato e produtos do campo, área de playground e “fazendinha” para as crianças, passeios pagos de balão e helicóptero e a tradicional pista de test drive de veículos comercializados na feira. O evento disponibiliza segurança 24 horas, atendimento médico, sistema de internet e som interno e acesso facilitado e sem filas com o ingresso digital. Ao entrar no complexo, os visitantes poderão conferir o que há de mais moderno em máquinas, veículos e implementos agrícolas, até tecnologias de irrigação, drones, softwares, aviões e estruturas como silos e armazéns.

O presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, espera que mais de 100 mil pessoas visitem o espaço nos cinco dias da feira agrícola. “Estamos preparando o espaço para proporcionar a melhor experiência para todos, para quem for fechar bons negócios, assistir as palestras, conferir as tecnologias do setor agrícolas ou para quem quer passar um tempo de lazer entre familiares e amigos. Todos estão convidados para conhecer em um só lugar o que há de melhor do mundo do agronegócio”, afirma. Considerada a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil, a Bahia Farm Show vai apresentar leilões de gado de corte e de leite, demonstrações de produtos, palestras, oficinas, treinamentos e espaço destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar. 

Fonte:Ascom Bahia Farm Show
()
14
Mai/24

2 edio do Evangeliza LEM vai reunir artistas locais em noite de louvor e adorao

A festa cristã que entrou para o calendário comemorativo de Luís Eduardo Magalhães, o Evangeliza LEM, terá a sua segunda edição no dia 25 de maio, na Praça da Bíblia, no bairro Santa Cruz, com uma noite dedicada ao louvor e adoração.

A programação inicia às 18h, e vai reunir bandas locais de estilos como Rock, Hip Hop, dentre outros. E este ano uma novidade, com a encenação do espetáculo A Paixão de Cristo.

O evento é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Esportes, com organização da Ankora e apoio da Associação de Ministros Evangélicos de Luís Eduardo Magalhães (AMELEM), e da Associação Paixão de Cristo.

Confira a programação:

18h - Ministério FT;
18h40 - Junior Nogueira;
19h20 - Endel Barros;
20h - Paixão de Cristo;
20h20 - Leve Fardo;
21h - Sara Cardoso
21h40 - Bispo Adriano Moura
22h - Banda Ankora

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
14
Mai/24

LEM: Inscries abertas para o 4 Campeonato Municipal de Voleibol

Estão abertas até 25 de maio as inscrições para o 4º Campeonato Municipal de Voleibol, nas categorias feminino e masculino. A competição que tem previsão de início para o dia 15 de junho, terá uma premiação de R$ 14 mil, além de troféus e medalhas.

O campeonato é disputado exclusivamente por atletas e equipes de Luís Eduardo Magalhães, e tem como objetivo desenvolver ainda mais a modalidade no município.

A competição é realizada pela Liga Desportiva, com organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes.

Confira o link das inscrições:

Feminino: https://encurtador.com.br/iCJKT

Masculino: https://encurtador.com.br/mACU5.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
14
Mai/24

UNEB lana campanha multicampi de arrecadao de donativos para vtima das enchentes no Rio Grande do Sul

Campus Barreiras e Bom Jesus da Lapa tambm esto recebendo as doaes

A Universidade do Estado da Bahia lançou a campanha UNEB Solidária – SOS Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13) em todos os campi, na capital e no interior do estado.

A iniciativa visa arrecadar donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações serão recebidas nos campi da universidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O que doar:
Água potável
Itens de cuidados pessoais
Agasalhos

Onde doar:*
* Campus Salvador: Teatro UNEB
* Campus Alagoinhas: Protocolo
* Campus Caetité: Secretaria Acadêmica
* Campus Sr. do Bonfim: Biblioteca
* ⁠Campus Paulo Afonso: Protocolo e Gabinete da Direção
* Campus Barreiras: Protocolo⁠ e Biblioteca
* Campus Teixeira de Freitas: Biblioteca
* Campus Guanambi: Recepção
* ⁠Campus Valença: Gabinete da Direção
* ⁠Campus Irecê: Protocolo
* Campus Bom Jesus da Lapa: Rol de entrada (ao lado da recepção)
* Campus Camaçari: Protocolo e Gabinete da Direção⁠
* Campus Euclides da Cunha: Pátio do Campus e nos Centros Acadêmicos (CAs)
* Campus Xique-Xique: Secretaria do Gabinete da Direção⁠
* Campus Lauro de Freitas: Biblioteca

*Campus Juazeiro: Biblioteca

Os itens arrecadados serão direcionados para as agências dos Correios e encaminhados ao Rio Grande do Sul.

Fonte:UNEB Solidria SOS Rio Grande do Sul
()
14
Mai/24

Espetculo "Inderna de into" ser apresentado no Colgio Estadual de Correntina

O monólogo Inderna de Intão, criado e interpretado por Graça Veloso, ator, diretor e professor de artes cênicas na UnB, voltar a ser apresentado no Oeste da Bahia nesta semana. Depois de estar em cartaz em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, em 2023, agora é  a vez do Colégio Estadual de Correntina, nesta sexta-feira (17), às 20h, assistir à tragicomédia sertaneja .

O espetáculo mostra o riso e a emoção provocados por todos os fantasmas presentes no universo tragicômico de uma velha e solitária sertaneja que segue os passos de uma Folia do Divino no interior de Goiás. Graça Veloso é doutor em artes cênicas, pós-doutor em arte e cultura visual e autor dos livros A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo, Benedito: imaginário e tradição no interior de Goiás e o teatro gestual da Cia. dos homens, além de Inderna de intão.

Esta ação é um iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFOB.  

FICHA TÉCNICA
Produção: Coletivo Nonô/Afeto Grupo de Pesquisa em Etnocenologia/CNPq/UnB.
Faixa etária: LIVRE
Criação e Interpretação: Graça Veloso
Direção: B. de Paiva
Operação de Som e fotos: Cícero Félix

Fonte:Ascom UFOB
()
14
Mai/24

Lula planeja visita a Barreiras em apoio a Tito prefeito

Nas eleies de 2022, Lula recebeu quase 60% dos votos vlidos em Barreiras

Segundo informações de uma fonte de alto escalão do Partido dos Trabalhadores (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programando uma visita a Barreiras durante o período eleitoral para realizar um evento político de apoio ao pré-candidato do partido no município, Tito. A fala foi uma resposta a questionamento feito pelo Portal Caso de Política via aplicativo Whatsapp.

A data específica da visita ainda não foi definida, mas nossa fonte afirma que um planejamento detalhado já está em andamento para organizar o evento.

Barreiras demonstrou uma forte inclinação para o PT nas eleições nacionais de 2022, quando Lula obteve cerca de 60% dos votos válidos no segundo turno.

O Partido dos Trabalhadores na Bahia definiu cinco cidades prioritárias para candidaturas próprias, incluindo Barreiras, onde Tito é o representante do PT. Além de Barreiras, as outras cidades com candidatos do PT são Camaçari (Caetano), Feira de Santana (Zé Neto), Ilhéus (Adélia), e Vitória da Conquista (Waldenor Pereira).

Além dessas prioridades, o presidente Lula planeja visitar outras cidades onde o PT está apoiando candidaturas, como Salvador, que ainda não definiu um nome para a disputa. Um dos nomes fortes cogitados é o do atual vice-governador, Geraldo Júnior, do MDB.

Fonte:Caso de Poltica | Lus Carlos Nunes
()
14
Mai/24

Hoje dia das delcias da roa no BIG STEAKHOUSE 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
14
Mai/24

CCJ analisa castrao qumica para criminosos sexuais

Autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN)


Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN)

Na agenda da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para esta quarta-feira (15), estão previstas análises de sete projetos sobre segurança pública e combate à criminalidade. Um desses projetos é de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que propõe a implementação da castração química voluntária para reincidentes em crimes de estupro e violação sexual mediante fraude.

O texto original sofreu modificações no parecer apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). A reunião está agendada para ter início às 10h. Coronel retirou no relatório a possibilidade de castração física – descrita como uma “intervenção cirúrgica de efeitos permanentes” – do texto original do projeto. Além disso, o relator sugere um acréscimo de um ano nas penas mínimas para esses delitos.

A avaliação do projeto ocorrerá exclusivamente na CCJ. Caso obtenha aprovação, seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados.

Fonte:Dirio do Poder
()
14
Mai/24

Cmeras corporais chegam s fardas dos PMs baianos; especialistas apontam proteo jurdica a agentes



Em 2020, a promessa era de que, no ano seguinte, os policiais militares baianos teriam acopladas em suas fardas câmeras corporais. A implantação dos equipamentos ajudaria a “constranger e inibir” a criminalidade, como disse Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil que, à época do anúncio, era governador da Bahia.

O petista desocupou o Palácio de Ondina e deixou a responsabilidade do importante projeto no colo do colega de sigla, o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). O sucessor de Rui utilizou a pauta em sua campanha eleitoral e cumpriu o que prometeu, implementou a medida em maio deste ano.



Agora, ele anuncia que, de imediato, 448 câmeras corporais serão utilizadas por agentes de três unidades policiais de Salvador que mais possuem ocorrências e solicitações de atendimento via 190. São elas: 9° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Pirajá, 23° CIPM de Tancredo Neves e 37° CIPM da Liberdade. Até junho, 1.100 equipamentos estarão em funcionamento no fardamento de membros das forças de segurança do estado. Os equipamentos serão utilizados, também, por membros de outras força de segurança do estado, a exemplo dos Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Técnica.

A chegada das câmeras corporais, também chamadas de bodycams, divide opiniões. Se por um lado especialistas e parte da população enxergam na medida uma forma de proteger a sociedade de possíveis excessos; por outro, há quem acredita que as forças de segurança também encontram nos equipamentos uma proteção, sobretudo jurídica.

"As câmeras chegam para resguardar tanto a população, quanto a própria corporação. Não vejo que o projeto seja prejudicial aos agentes. O que precisamos debater é que se cumpra os direitos durante as intervenções policiais e, que, além disso, aqueles que se sintam prejudicados, seja de um lado ou de outro, possam ter seus direitos garantidos", comenta o sociólogo baiano Carlos Moreira, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"Trago como exemplo a chacina da Gamboa. De um lado, temos famílias que relatam abuso policial que resultou na morte de três jovens negros. De outro, agentes que afirmam que agiram em defesa, após uma suposta troca de tiros. Qual versão sobressai? Qual delas é a verdadeira? Família? Polícia? Não sabemos, mas poderíamos se o projeto estivesse em prática", completa Moreira.

O governo de São Paulo usa os equipamentos nas fardas de seus agentes policiais desde 2020. Na capital paulista, 88% dos moradores são favoráveis ao uso de câmeras em uniformes, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha em março deste ano.

Dois anos depois das câmeras nas fardas, um levantamento feito pela Polícia Militar de São Paulo revelou uma redução de 87% nas ocorrências de confrontos armados. O estudo também mostrou que a queda é 10 vezes maior em comparação com os batalhões que não utilizam equipamentos.

"Não podemos dizer que o uso das câmeras torna o policial menos combativo à criminalidade, não há, hoje, nenhum levantamento que indique isso. O que precisamos pontuar é que se cumpra um protocolo para que os equipamentos não se tornem apenas um efeito a tira colo. São necessários testes operacionais, controle de uso, órgãos fiscalizadores e testes de armazenamento de dados para a produção de elementos probatórios de atos ilícitos, para a corporação e, sobretudo, população", opina o advogado Caio Moreira, especialista em Ciências penais e Segurança Pública.

Na opinião do Coronel Humberto Sturaro, ex-comandante de Operações da Polícia Militar da Bahia e atual prefeito-bairro do Centro Histórico, apesar das contradições, a câmera também cumpre o papel de proteger o policial: "A polícia anda numa linha reta. Se tombar para um lado, prevarica. Se tombar pra o outro, é abuso de autoridade. Isso é fato. E nós não podemos acertar sempre, e não vamos acertar sempre. Se você chega para uma instituição e diz: 'vou colocar câmeras para registar suas ações, para proteger você, para mostrar que você faz o certo, dentro da legalidade, e que se errou você o fez tentando acertar, faz parte, então a câmera é pra proteger". 

Mas Sturaro, que permaneceu mais de três décadas na PM-BA, também alertou que muitos fazem questão de apenas sugerir que as câmeras são para registrar possíveis ilegalidades cometidas por agentes da segurança pública: "[...] mas, na hora que é publicado por muitos que solicitaram as câmeras para fiscalizar os policias com intuito de mostrar que ele erra intencionalmente, e que essa câmera é para coibir suas ações que se julgam ilegal, é que eu deixo de acreditar na instituição polícia".

O ex-comandante de Operações da PM-BA ressalta que existem esses dois prismas, e alerta: "a câmera é uma realidade. E se é uma realidade, temos que apostar, que acreditar que é para proteger o policial de falsos testemunhos e falsos julgamentos. Já que tem que escolher um lado, eu aposto nesse lado, que é uma realidade e não vai deixar de existir".
Fonte:Nilson Marinho e Rafael Albuquerque/BNEWS
()
14
Mai/24

Em LEM voc conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
14
Mai/24

Ofertas da Semana das Mes no Grupo Marab; confira!!!

be21349a-b5d4-4195-945d-aa7809744112

b8532051-8a55-498f-b732-221fbc7d0c9d

 25d96b3a-e8f8-4bec-a735-6c4baa24df3d

7a445336-ae71-4af0-a600-eaf13f730053

Fonte:Publicidade
()
14
Mai/24

Barreiras: CIPRv apreende moto com sinais de adulterao no Povoado de Gameleira


No último domingo, 12, por volta das 11h09min, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras realizava fiscalização de trânsito na BA 827, próximo ao Povoado Gameleira, em Barreiras, quando avistou um indivíduo conduzindo uma motocicleta YAMAHA YBR 125, o qual ao perceber a aproximação da viatura evadiu-se pelo matagal, abandonando a motocicleta às margens da pista.

Ato contínuo, a guarnição tentou capturá-lo, mas sem êxito. Ao efetuar a averiguação pelo sistema de fiscalização SENATRAN, constatou-se que a numeração do motor era divergente da numeração da placa ostentada, tratando-se, portanto, de veículo adulterado.

Diante dos fatos, a motocicleta foi apresentada à autoridade policial na Delegacia Territorial de local, para adoção das medidas cabíveis.

Fonte:ASCOM CIPRv/Barreiras
()
14
Mai/24

Incio das aulas de informtica da BCS Santa Luzia

0a142cb1-5f2e-4025-a331-318be9d99ad1

93680dcd-75e7-48e8-b4db-81254692078f

a6791aaa-6a54-43b8-93f1-e1c8fe4ae19e

9743d163-8bc8-4b42-9895-880a6d0bb353

Com a devida permissão do Exmº Srº Comandante Geral, Cel PM Paulo Coutinho, nesta segunda-feira, 13 de maio de 2024, a Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia realizou a aula inaugural do Projeto Base.net.

A aula inaugural marcou a abertura do projeto de informática desenvolvido pela BCS desde sua inauguração.

Este ano, foram abertas duas turmas, totalizando 20 alunos atendidos, entre crianças, adolescentes e adultos.

O Curso Básico de Informática faz parte do Projeto BASE.NET da BCS/Santa Luzia, cuja missão é promover a inclusão social e digital, além de capacitar a comunidade dos bairros atendidos pela instituição. Desde o seu início em 2019, o curso já beneficiou centenas de alunos.

Ao fim do curso, todos os alunos receberão um certificado que agregará valor à vida profissional de cada um, além de todos os conhecimentos que serão aprendidos durante essa jornada.

Fonte:Comandante da BCS/Santa Luzia
()