Notícias

01
Nov/17

Feirantes reclamam de impasse com prefeitura de Barreiras; saiba o motivo




Rua Alberto Coimbra




Galega do Requeijão


Galpão que pegou fogo


Uma das travessas sugeridas pelos feirantes que poderiam ser ocupadas






Toldos sendo montados no estádio Geraldão



A equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares conversou com os feirantes e com representantes da prefeitura de Barreiras sobre o impasse que está havendo com relação a possível mudança para o Estádio Geraldão no centro da cidade.

Durante entrevista, a representante dos feirantes do centro de Barreiras, a “Galega do Requeijão” informou que os feirantes estão unidos e que não querem sair das imediações, após a tragédia que queimou um dos galpões da feira livre, trazendo prejuízos a vários feirantes que tinha suas barracas neste local.

Ainda de acordo com a “Galega do Requeijão”, os feirantes sugeriram a prefeitura que poderiam interditar o local e transferir eles provisoriamente nas três travessas que há entre os galpões, com a travessa que fica próximo dos açougues e ao lado do Comercial Alencar que todos concordariam, pois ficariam próximos. Os comerciantes não querem ficar no estádio. Até o momento eles não obtiveram um parecer do poder público municipal.

O prefeito Zito e a equipe da prefeitura foram até os feirantes explicar a situação. Após o incêndio, ficou acordado que a prefeitura daria assistência aos feirantes prejudicados, sendo que o galpão seria derrubado e reconstruído para posteriormente os comerciantes voltarem aos seus locais. Outra novidade seria que a feira seria reestruturada, principalmente no quesito segurança, o que de fato está sendo feito e previsto que nos próximos meses estejam prontos.

Provisoriamente, a prefeitura bloqueou totalmente a Rua Alberto Coimbra, uma das principais via de acesso da cidade, para que os feirantes pudessem trabalhar, mas que ficou certo da prefeitura transferir os feirantes até o término da restruturação para o Estádio Geraldão, sendo que a equipe da prefeitura já está instalando toldos e terminado a infraestrutura do local.

“O impasse está justamente aí, os feirantes não querem sair das redondezas da feira e ir para o estádio Geraldão, pois alegam que ficaram com muitos prejuízos devido ao incêndio, alguns com dívidas e que o movimento cairia muito se os feirantes ficarem separados das imediações do Centro de Abastecimento de Barreiras, tendo em vista que as agências bancárias, outros feirantes não atingidos, dentre outros fatores, ajudam no movimento para aquecer as vendas e tentar se recuperar dos prejuízos”, disse a “Galega do Requeijão”.

O Blog do Sigi Vilares procurou ouvir a prefeitura de Barreiras que emitiu a seguinte nota:

A ocorrência do incêndio na Feira Livre do CAB provocou prejuízos aos feirantes e ao Poder Público, que vem trabalhando ininterruptamente para manter o funcionamento da feira e assegurar as condições de trabalho dos feirantes.

Neste sentido, diante da impossibilidade de se manter interditada a Rua Alberto Coimbra, bem como primando por mais segurança e conforto nas atividades da feira livre, a Prefeitura está em fase final dos preparativos na área externa do Estádio Geraldão, para onde será feita a TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA dos feirantes que atualmente estão alocados na Rua Alberto Coimbra e na área de estacionamento em frente à feira.

A prefeitura informa ainda que já finalizou o recadastramento dos feirantes para assegurar seus postos de trabalho e através da Comissão Especial constituída por diversos seguimentos e setores do governo municipal, bombeiros militar, associação dos feirantes e Polícia Militar, mantem permanente diálogo com os feirantes, para superar as adversidades do corrido.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades