Notícias

04
Set/17

Moradores da Vila de Tabua, em Cotegipe, sofrem com confinamento de gado

Moradores da Vila Tabua no município de Cotegipe procuraram a redação do Blog do Sigi Vilares para denunciar a grave situação de um confinamento de grande porte que localizado a menos de um quilômetro da cidade, sentido a cidade de Wanderley.

De acordo com a denúncia, a população reclama dessa situação há pelo menos três anos, haja visto a enorme quantidade de poeira e o forte mau cheiro que vem prejudicando a saúde e o bem-estar de todos os moradores e até mesmo de quem precisa passar pelo local. Os horários mais críticos são às 06h da manhã e às 18h.

A Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária e a ADAB do município, já foram receberam inúmeras reclamações sobre essa situação.

Uma pessoa que reside próximo ao local falou sobre o assunto. “Isso é uma tremenda falta de respeito ao ser humano e à saúde pública. Entre os moradores da Vila, estão crianças e idosos, que estão passando mal com frequência. Será que os órgãos competentes não vão tomar as devidas providências com o descaso na comunidade ou estão fazendo vista grossa para assim, continuar nos anos seguintes, prejudicando todos que ali residem?”, desabafou.

O município de Cotegipe dispõe da Lei 235/2017 que estabelece normas de saúde em Vigilância Sanitária, e a instituição da cobrança da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária Municipal de Cotegipe.

A localização e a infraestrutura, devem ser dentro da propriedade rural, a área para a instalação da engorda confinada deve ser retirada, evitando áreas vizinhas a rodovias ou com grande movimentação. Isso evita contaminações e estresse nos animais. Fontes de água farta e limpa e de energia elétrica também devem ser consideradas na escolha do local.

Blog do Sigi Vilares

Fonte: Blog do Sigivilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades