Notícias

06
Abr/17

Pr. Adejarlan Ramos: Linguagem e empoderamento

Qual o significado social e político da linguagem em nossas vidas? Língua (não só a portuguesa) não se resume a um conjunto de normas de padronização (embora tais normas tenham funções importantes em termos de unidade e historicidade).

Nos dias atuais, principalmente com o advento das mídias sociais tem havido uma relação bem maior entre linguagem e empoderamento. As varias mídias sociais como Twitter, Facebok, Instagram, blogs, e mails, sites, entre outros são novos canais que permitem o empoderamento dos cidadãos. Assim, o individiuo não apenas se comunica mas constrói novos significados.

Está se tornando comum as mobilizações sociais em plataformas virtuais e inclusive em alguns casos produzindo mudanças.
Quando utilizamos a linguagem, seja ela de que forma for, não apenas a utilizamos mas a mesma vem carregada de ideologias.

Ora, qual a ideia certa? Qual a errada? Equivocado é acreditar que exista uma visão ideológica, outra neutra. Errado, de um ponto de vista teórico-científico, é supor que exista alguma maneira de interagir com a língua desprovida de ideologia. Digo interagir (e não usar) porque a língua não é mera ferramenta, é elemento constitutivo da identidade dos sujeitos. É por meio dela (seja qual for o idioma) que o ser humano significa sua própria existência e o mundo ao seu redor. É por isso que o domínio pleno da língua materna é empoderador. E, provavelmente, é pela mesma razão que a valorização do ensino e do professor seja tão precária em nosso país (é preciso vontade política de empoderar).

Num Estado democrático e laico, os pensamentos religiosos e políticos devem ser livremente debatidos e opiniões divergentes devem ser respeitadas. Acreditar, porém, que existam argumentos neutros é pura falácia. A língua não é um instrumento promotor de ideologia, ela é ideologia, é vida. E isso não é um mal, é uma característica, da mesma natureza que o respirar. É redundante, portanto, dizer que alguém se comunica ideologicamente por meio da língua.  

É fato notório e tende a se acentuar que a linguagem tem sido cada vez mais utilizada como instrumento de empoderamento, seja em qualquer campo como politico, religioso, educacional, etc.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus
Barreiras/BA

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades