Notícias

12
Dez/16

Barra e Xique-Xique continuam esperando por ponte que faria ligação entre cidades


Barca prepara travessia em Barra com direção a cidade de Xique-Xique

Quem já passou pela Bahia, com certeza já ouviu falar da cidade de Barra, uma das mais antigas cidades do estado e uma das principais cidades do Vale do São Francisco, conhecida principalmente pelas suas tradicionais barcas de transporte.

Com seus mais de 50 mil habitantes, o município é uma dos principais pontos que fazem ligação com a cidade de Xique-Xique (para quem vem do extremo Oeste Baiano), e mesmo sendo um ponto central de tráfego da região, ainda não possui uma ponte que facilite a travessia do Rio São Francisco, a exemplo de Ibotirama que possui uma ponte com mais de 1 Km de distância.



Não obstante a tanta importância, a ponte de Barra fica restrita apenas a promessas de campanhas políticas, e a construção que transportaria pessoas e veículos com mais segurança ainda parece uma realidade distante, apesar de inúmeros relatos (contados pelos moradores e operadores da barca) de acidentes em que até carros já caíram da barca.


Se tivesse uma ponte...

O crescimento econômico da macro região do Oeste do estado é inteiramente derivada do agronegócio, e depende totalmente de melhor infraestrutura para transporte de carga, não só para o porto da capital como também para o interior do estado, o que leva a passagem pela cidade de Barra. Tal importância deveria propiciar ao poder público a demanda necessária para a construção da ponte, mas o mesmo se omite da responsabilidade, seja na esfera estadual ou na esfera municipal.

Devido a tanto descaso por parte do poder público, só mesmo a mobilização popular junto aos deputados federais e estaduais podem arrancar respostas para a possível solução do problema que traz impactos não só a economia da região, mas também a segurança das pessoas.

Fonte:Ivan Nevton/Folha Informativa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades