Notícias

18
Abr/24

Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mobilização especial em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi comemorado no dia 8 de abril e ao longo de todo mês, a Secretaria de Saúde de Barreiras está realizando várias mobilizações com objetivo de chamar atenção da população sobre os cuidados de prevenção de uma das doenças que mais mata pessoas no mundo. Nesta terça-feira (16), uma mobilização especial foi realizada na BR 242, com diversas ações por meio das Unidades Especializadas de Atendimento à Mulher (CAM) e o Centro de Atendimento ao Homem (CEAH).

Além da aula de Zumba e Fit dance com o professor Leandro Braga e convidados, visitantes e demais pessoas que passaram pela avenida puderam tirar dúvidas sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer através das equipes especializadas, e ainda, realizar testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis; exames de bioimpedância com nutricionistas e acadêmicos da Faculdade Anhanguera; aferição de pressão arterial e glicemia com profissionais e acadêmicos de enfermagem da Faculdade Uninassau; também atualização da caderneta de vacinação com a equipe da COPIM; e orientações sobre a prevenção e o tratamento do câncer bucal, com a equipe Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A jovem Fernanda dos Santos, moradora do bairro São Miguel, aproveitou a oportunidade e participou da mobilização junto com sua mãe Dione e sua prima Sabrina. “Uma ação necessária, oportunidade das pessoas conhecerem um pouco mais sobre as consequências dessa doença, também conhecer os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde e ainda, realizar alguns exames e fazer algumas avaliações importantes”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Melchisedec Neves, acompanhou a mobilização ao lado da coordenadora administrativa do CAM, Emanuela Oliveira, e do coordenador do CEAH, José Itamar. Ele pontuou a importância da prevenção do câncer relacionada aos bons hábitos do estilo de vida de cada pessoa.

“O câncer é considerado umas das principais doenças que mais mata, por isso, buscamos nesta mobilização chamar atenção de todos, homens e mulheres para o cuidado diário, a importância da realização de exames periodicamente, principalmente os exames contra o câncer de mama. Nossas equipes, tanto no CAM como no CEAH, realizam ações diariamente com orientações, atendimento e tratamento quando necessário. Orientamos a todos que busquem informações e os serviços de saúde em nosso município”, salientou o secretário.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades