Manejo de solo e otimização do uso da água. Estes foram os temas abordados por produtores rurais que participaram, nesta quinta-feira (01), do Workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e iniciativas de Boas Práticas Agrícolas para o Oeste da Bahia. O evento gratuito, que aconteceu no auditório da Abapa/Aiba em Barreiras, foi promovido pela The Nature Conservancy (TNC), a Bunge e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/Ba), da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
As boas práticas na irrigação foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo da Fazenda Decisão e membro do Conselho Técnico da Aiba, Orestes Mandelli. Segundo ele, o manejo correto da água passa pela aferição e ajustes do equipamento, pela decisão certa de quando e onde irrigar e o controle do custo de energia elétrica. Além disso, “os principais fatores para a tomada de decisão são influenciados pelo solo, pelo clima e pela planta. A soma desses fatores forma o que chamamos de balanço hídrico e são fundamentais para uma boa gestão da água na irrigação”, alerta Mandelli. “Essas práticas, aliadas a tecnologia, rotação de culturas e a cobertura do solo através do plantio direto, tornam a agricultura mais sustentável”, reforçou ele.
Em concordância com Mandelli, o produtor rural e componente da diretoria da Aiba, Luiz Pradella, apresentou que é possível ter lucratividade com sustentabilidade ambiental e social. Ele mostrou que as práticas de manejo de solo contribuem para o aumento da produtividade e também beneficiam o meio ambiente. “Os ganhos para a sociedade e para o meio ambiente são muitos. Além da economia que o produtor obtém operacionalmente e na compra de fertilizantes, a produção de grãos através do SPD (Sistema de Plantio Direto) favorece a infiltração e o armazenamento de água - inclusive recarregando aquíferos; a agricultura sequestradora de carbono; a melhora e ampliação da conservação do solo e da água; e o cumprimento das condicionantes ambientais previstas por lei”, afirmou Pradella.
Para Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente da Aiba, as boas práticas agrícolas estão sendo cada vez mais difundidas e adotadas pelos produtores rurais da região. “Eles estão cada vez mais preocupados em aliar boa produtividade com conservação ambiental. A prova disso, é a grande adesão dos nossos Associados no Cefir/CAR, no Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado e a grande aceitação e procura da cartilha, elaborada pela Aiba, sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais na Bahia”, lembrou ela.
O Workshop ainda contou com palestras sobre os Resultados das Iniciativas da TNC e parceiros no Oeste da Bahia; o Programa de Regularização Ambiental da Bahia (PRA) e o Programa Cerrado; e Métodos de Restauração Florestal, essa última, com uma parte prática em uma área modelo no município de São Desidério.
De 05 a 09 de dezembro a GTS Motors estará com um feirão no estacionamento do Banco do Brasil na cidade de LEM trazendo as melhores condições para você comprar o seu HB 20 0 km.
Em entrevista ao repórter Jonivaldo Barbosa, o JB, da Rádio Mundial FM, o delegado Leonardo Almeida, revelou que os presos faziam dois colegas como reféns.
Foi preciso que policiais militares e da Cerrado invadissem a cela para evitar que o pior acontecesse. "Conseguimos salvar um dos presos. O outro infelizmente foi morto com requintes de crueldade", contou o delegado.
02
Dez/16 |
Sexta do Rock - Hoje no Picanha |
02
Dez/16 |
Natal Premiado Lem |
Compre nas lojas participantes da campanha e concorra a uma Honda Biz 110i 0km e diversos outros prêmios! Informações na Acelem 3628-2308 e na Revista Orange 3628-5140
Acesse www.natalpremiadolem.com.br
Após perícia no interior da cela onde foi morto, o detento Adenildo Pereira Santiago, de 18 anos, teve o corpo removido para o IML de Barreiras.
Segundo informações da polícia civil, Adenildo era natural de Canápolis, e havia sido preso no mês de setembro por tráfico de drogas e corrupção de menores.
Adenildo sofreu diversas perfurações pelo corpo.
Adenildon Pereira Santiago é o preso morto com requintes de crueldade na cadeia da DP de LEM nesta sexta-feira, 02. Adenildon estava preso por tráfico de drogas. Seu corpo ainda aguarda a perícia e o rabecão que virão da cidade de Barreiras.
02
Dez/16 |
Galego Lanches - Qualidade que dá gosto! |
Seu Leno sendo atendido pelo SAMU
Seu Leno foi encaminhado para a UPA
A moto que o seu Leno conduzia
Um senhor de 60 anos, identificado como Leno Bezerra da Silva, ficou ferido após perder o controle da motocicleta e cair na manhã desta sexta-feira, 02, por volta das 9h50, na Rua JK, no bairro Jardim Paraíso, na cidade de LEM.
Seu Leno foi socorrido pelo SAMU para a UPA.
No final da manhã desta sexta-feira, 02, policiais militares do PETO da 83 CIPM de Barreiras recuperaram no bairro Vila Rica duas motocicletas, uma roubada ainda hoje de manhã no bairro Cidade Nova. A outra moto havia sido roubada no último dia 29, na Rua Serra Negra, na Vila Rica.
As motos foram apresentadas no complexo policial.
A movimentação na frente da delegacia de polícia
Agora no início da tarde desta sexta-feira, 02, nossa equipe de reportagem foi informada pelo delegado titular Leonardo Almeida que há um detento morto dentro da carceragem da delegacia de polícia de LEM. Ele foi morto por colegas de cela.
A avenida Salvador, onde fica a delegacia, está interditada nesse momento. As polícias militar e CIPE/Cerrado estão no local dando apoio a polícia civil. Ainda não há a identificação do morto.
Os presos estão sendo retirados das celas
Em entrevista à Rádio Cultura, o delegado Leonardo Almeida contou que a rebelião começou pela possibilidade dos presos ficarem sem visita nesta sexta-feira.
“Apesar dos agentes estarem de greve em todo o estado, os meus policiais estavam prontos para trabalhar hoje para que a visita ocorresse normalmente. O que eu tentei explicar para os presos é que nós não estávamos encontrando uma policial feminina ou uma guarda municipal feminina para fazer as revistas. Eles não entenderam e a situação saiu do controle”, revelou o delegado que não descartou a hipótese de ter mais mortos. “Estamos tirando os presos das celas e vamos ver se há mais mortos, a princípio temos uma morte confirmada”.
02
Dez/16 |
Magazine G&G - A mais completa |
02
Dez/16 |
Baile do Fazendeiro 2016. |
Eu também sou fá deste grande evento.
*Foto tirada na edição de 2013 com Leonardo.
A Global System rastreou a moto que foi apreendida pela PM
Na manhã de ontem, quinta-feira, 01, por volta das 10h, a Central de Operações da Global System foi acionada por um cliente que reside em Barreiras, informando do roubo de sua motocicleta Honda XRE 300.
Segundo o cliente, ele estava no bairro Vila Nova por volta de 9h30, quando teve a moto tomada de assalto. Em seguida ele acionou a polícia militar da 83ª CIPM que deslocou a viatura do PETO para dar atendimento a ocorrência.
A Central de Operações da Global System passou a monitorar a moto e logo em seguida passou a localização do veículo para a PM que foi ao local, no bairro Vila Rica. Com a chegada da polícia, os suspeitos que estavam na residência fugiram pulando um muro. A moto do cliente foi recuperada e apresentada no complexo policial onde está a disposição do seu proprietário.
02
Dez/16 |
Seu novo carro está chegando!!!! |
02
Dez/16 |
Promoção Relâmpago no Grupo Marabá |
No início da madrugada desta sexta-feira, 02, por volta das 21h, um indivíduo foi detido por uma guarnição da polícia militar na Rua Marechal Hermes, no centro de Barreiras. Ele portava um revólver calibre 38 municiado. Ele foi apresentado no complexo policial.
Outra arma - No final da noite de ontem, quinta-feira, 01, a RONDESP já havia apresentado no mesmo complexo uma dupla detida na Vila Brasil também de posse de uma arma de fogo.
02
Dez/16 |
Natal Solidário do Grupo Columbia |
02
Dez/16 |
Mega Feirão de Pisos e Tintas na POLLO |
02
Dez/16 |
Corra que seu almoço já está pronto! |
O almoço no Tuka’s funciona diariamente, das 11h às 15h. Não esqueça! Chegue mais cedo e garanta seu prato preferido! Não viva perigosamente!
#loucosportukas
Complexo Policial de Barreiras hoje pela manhã
Washington Fialho é o diretor do SINDIPOC na região oeste do estado
Washington Fialho é um incansável defensor dos direitos dos policiais civis na região
Na manhã desta sexta-feira, 02, o nosso repórter Diogo Gomes falou com o representante regional do sindicato dos policiais civis da Bahia, o investigador Washington Fialho. Ele revelou que a categoria reivindica melhores salários, condições de trabalho e o funcionamento urgente do presídio da cidade. “Já morreu dois presos aqui na cadeia do complexo que não tem capacidade de abrigar tantos detentos. Não é nossa obrigação de cuidar de, isso é desvio de função. Queremos alertar o governo de todos esses problemas”, disse ele.
02
Dez/16 |
DP de LEM também parou |
Os policiais civis de LEM também aderiram à paralisação da categoria que ocorre em todo o estado durante as próximas 24 horas.
Somente flagrantes e levantamento cadavérico serão atendidos na delegacia de LEM. Quem perdeu documentos, foi furtado, ou teve algum parente desaparecido, poderá registrar o seu boletim de ocorrência através da DELEGACIA DIGITAL. Para isso basta CLICAR AQUI.