De 18 a 21 de junho, o forró vai tomar conta de Barreiras com mais de 40 atrações e estrutura temática
Já tem cheiro de milho assando no ar, bandeirolas colorindo as ruas e o som da sanfona ecoando pelos quatro cantos da cidade, e foi nesse clima de festa pelos 134 anos de emancipação política e mergulhada na animação junina, a Prefeitura de Barreiras lançou oficialmente, nesta segunda-feira (19), a programação do Arraiá da Capital do Oeste, que promete ser o maior e mais vibrante São João do interior da Bahia.
Com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, do vice-prefeito Túlio Viana e do secretário de Cultura e Turismo, Gulla, a programação foi apresentada à imprensa, autoridades e à população, na Tapiocaria Sabor da Terra, em Barreirinhas. O evento contou ainda com a participação dos vereadores Tatico Rocha, Teteia Chaves, Adriano Stein, Rider Castro, Thaislane Sabel, Valdimiro José, Allan Kardec e Zé do Sorvete, representantes de órgãos de segurança, quadrilheiros e demais secretários municipais.
Neste ano, o Arraiá será realizado de 18 a 21 de junho, no Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga, em Barreirinhas. O público vai curtir quatro dias de festa com mais de 40 atrações musicais, entre artistas nacionais e regionais. A estrutura contará ainda com as tradicionais vilas temáticas — como a Vila São João e a Vila do Forró —, barracas com comidas típicas, área gourmet e um espaço especial para quem não resiste a um bom arrasta-pé.
A programação musical começa no dia 18 com Solange Almeida, Alcymar Monteiro, Caninana. No dia 19 é a vez de Kátia Cilene, Paula Fernandes e Rasta Chinela. Dia 20 traz o romantismo de Lauana Prado, o forró animado de Peruano e da dupla Bruno César e Rodrigo. Encerrando a festa, dia 21 sobe ao palco a talentosa Lucy Alves, além do Forró Balancear e do padre cantor Alessandro Campos, além de artistas locais todos os dias.
Presidente da Comissão de Eventos, o vice-prefeito Túlio Viana destacou o trabalho coletivo para garantir uma festa à altura do povo de Barreiras. “São João é alegria, é tradição e é também um ato de fé, já que homenageia nosso padroeiro. Trabalhamos em equipe, ouvindo a população e vencendo os desafios que é competir com grandes centros que também realizam festas juninas. Mas conseguimos montar uma programação diversa, com grandes atrações e com o nosso jeito único de celebrar. A partir do dia 18, começa uma festa que vai atravessar madrugadas com muito forró, dança e encantamento”, afirmou.
Já o secretário de Cultura e Turismo, Gulla, falou da movimentação cultural e da valorização das quadrilhas juninas, que ganharão destaque no evento. “Quem vier vai encontrar uma estrutura grandiosa, pensada com muito carinho. As quadrilhas já estão nos ensaios finais, e o Concurso de Quadrilhas do Matopiba vai ser um espetáculo à parte. Vamos valorizar as raízes culturais da nossa cidade e promover um São João inesquecível, com atrações que representam nossa identidade. É a cultura popular em sua melhor forma”, disse.
Ao lado da primeira-dama Chaliny Matutino, o prefeito Otoniel Teixeira expressou sua alegria por comandar o primeiro São João de sua gestão. “Estamos preparando uma festa linda, para todos os públicos, com uma programação que mistura tradição e inovação. O Arraiá da Capital do Oeste irá movimentar a economia, fortalecer o turismo, gerar emprego e valorizar a nossa cultura. Barreiras merece essa grandiosidade. Somos a capital do presente e do futuro, vamos continuar firmes como referência nos festejos juninos da Bahia”, declarou.
A estrutura do evento é coordenada pela Comissão de Eventos da Prefeitura, presidida por Túlio Viana, tendo como vice-presidente a secretária Gislaine Barbosa. Também integram a equipe a subsecretária de Infraestrutura Luzeni Santos, a presidente do NRI Caroline Kedma, a secretária de Indústria e Comércio Moriá Hummel, o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito Fábio Santana e o assessor de Cultura André Vasco.
Na manhã deste domingo (18), às ruas de Barreiras foram tomadas por uma onda laranja. Centenas de pessoas participaram do Pedal Maio Laranja, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A atividade integra a programação dos 134 anos de Barreiras, comemorados no próximo dia 26, e também marca os 25 anos da campanha “Faça Bonito”, símbolo nacional dessa importante mobilização social. O evento contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, do vice-prefeito, Túlio Viana; os secretários municipais de Assistência Social, Ivanete Bastos; Infraestrutura, Bruno Castro; Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel e de Administração, Gislaine Barbosa, além dos vereadores Rider Castro e Valdimiro José. Ainda, a presidente e vice-presidente do CMDCA, Marilande Prado e Kharola Mesquita.
A concentração começou às 6h30, na Câmara de Vereadores, e o trajeto seguiu até o Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. O evento uniu ciclistas, famílias, servidores públicos e representantes de diversos segmentos da sociedade, todos vestidos de laranja — cor símbolo da campanha — em um ato de conscientização e solidariedade.
O prefeito Otoniel Teixeira destacou o papel da sociedade no enfrentamento das violações de direitos contra crianças e adolescentes. “Hoje é um dia importante, um dia de reflexão, mas também de união. Precisamos fortalecer nossas políticas públicas de proteção à infância, com ações integradas nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. Juntos, poder público e sociedade, podemos proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e à exploração sexual”, afirmou o prefeito.
Durante a chegada dos participantes ao parque, a secretária Ivanete Bastos reforçou a importância da mobilização como instrumento de conscientização. “Este passeio é também um momento de reflexão e de reforço do nosso compromisso coletivo. O poder público não se exime de sua responsabilidade, mas sabemos que o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual precisa do engajamento de cada cidadão. O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro: proteger é dever de todos nós”, pontuou.
A programação do Maio Laranja em Barreiras segue até o fim do mês e inclui palestras, rodas de conversa em escolas municipais, estaduais e particulares e blitzen educativas. A campanha reforça a importância da denúncia. Casos suspeitos ou confirmados de violência devem ser comunicados ao Disque 100 ou aos órgãos competentes do município.
Barreiras foi palco no último domingo (18) de mais uma edição do Arraial Trail Run. A prova de corrida em trilha reuniu atletas e entusiastas do esporte no cenário histórico e natural do Arraial da Penha, local que marca o início da história do município. Com largada às 6h30, os participantes enfrentaram percursos desafiadores de 8K, 12K, 16K e 32K, em meio a paisagens deslumbrantes.
Com apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, o evento destacou o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte e à promoção da saúde e bem-estar da população. A prova contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, do secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Balthazar Guimarães, do subsecretário Waldik Rodrigues e dos vereadores Tático Rocha e Zé do Sorvete.
“O Arraial da Penha é onde tudo começou, e realizar uma prova como essa aqui valoriza a prática esportiva e também a história e as belezas do nosso município. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram desse grande momento de integração e saúde.” Destacou Otoniel Teixeira enfatizando a importância da prova no contexto histórico e cultural de Barreiras.
Para o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, “o Arraial Trail Run é um exemplo do que queremos incentivar: esporte com organização, participação popular e valorização dos nossos espaços naturais e históricos. Esta gestão tem apoiado todas as provas e corridas realizadas em Barreiras e estará presente também na Corrida dos Servidores Municipais, no próximo dia 25 de maio, em comemoração aos 134 anos da cidade. São 150 vagas exclusivas para os servidores da Prefeitura, e estaremos lá organizando, incentivando e fortalecendo essa paixão do brasileiro que é a corrida de rua”, disse Balthazar Guimarães.
Clique AQUI e faça sua matrícula.
Whatsapp: 77 9.9863-2669
Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e São Desidério.
Onde quer que seu veículo esteja, a Global System garante proteção em tempo real, com monitoramento 24h e tecnologia de ponta! 🔍💡
✔️ Rastreamento em tempo real
✔️ Monitoramento para frotas
✔️ Localização precisa e rápida
⚠️ Segurança não é opção, é necessidade!
📞 Ligue agora: 0800 606 8000
📲 Faça um orçamento e proteja o que é seu!
🌐 www.globalsystem24h.com
#GlobalSystem #SegurançaVeicular #Rastreamento24h #ProteçãoParaFrotas #TecnologiaEmSegurança
Na Rede São Camilo, oferecemos um check-up completo e personalizado, feito para atender todas as suas necessidades com praticidade e eficiência.
Após a consulta médica inicial, nosso serviço de concierge cuidará de tudo para você, agendando todos os seus exames no mesmo dia, otimizando seu tempo e sua rotina.
Cuide da sua saúde de forma simples e sem complicações. Agende já o seu check-up!
📞 Telefone Concierge: (77) 99876-2895 ou 99918-6568
Rede São Camilo. Nós cuidamos de você.
19
Mai/25 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
19
Mai/25 |
Vaga de emprego para Cerqueiro |
19
Mai/25 |
Vaga de emprego para Operador Nível I |
19
Mai/25 |
Vaga de emprego para Pedreiro |
O Partido Novo ingressou nesta segunda-feira (19) com um mandado de segurança coletivo no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, para garantir o acesso pleno da imprensa às audiências sobre suposta “tentativa de golpe de Estado”. É que o STF resolveu cercear o trabalho dos jornalistas proibindo a gravação e reprodução de áudio e vídeo dos depoimentos de testemunhas de acusação e defesa.
“É mais um atentado à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade à informação”, declarou o líder do Novo na Câmara, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). “Não há justificativa plausível para esconder depoimentos em um processo de enorme relevância pública. O que está em curso é uma escalada autoritária que tenta calar jornalistas e controlar a narrativa. Em resumo, isso é censura”, afirmou.
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, alega que a restrição fere diretamente os princípios constitucionais da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa, da publicidade dos atos processuais e do direito à informação, todos garantidos pela Constituição Federal. O Novo também contestou a proibição de credenciamento de fotógrafos e cinegrafistas para a cobertura das audiências.
“O Novo sempre estará vigilante na defesa das liberdades individuais e de toda a sociedade brasileira. Garantir o respeito à liberdade de imprensa, principalmente num caso relevante para o país, é o mínimo que se espera do STF, que é a instituição que tem a função de ser a guardiã da Constituição”, defendeu Eduardo Ribeiro, presidente do Novo.
Segundo a petição, a medida do STF foi justificada com base no artigo 210 do Código de Processo Penal, que trata da incomunicabilidade das testemunhas durante as audiências. No entanto, para o Novo, a justificativa não se sustenta, uma vez que o dispositivo apenas preserva a integridade das provas orais, não sendo suficiente para se sobrepor a direitos fundamentais diretamente assegurados pela Constituição.
O partido ainda argumentou que o processo, após o recebimento da denúncia, perdeu o sigilo e passou a tramitar de forma pública. Dessa forma, a decisão do STF representaria uma ruptura com a expectativa legítima de que a sociedade teria amplo acesso às informações processuais, sobretudo em um caso de tamanha relevância histórica e política.
“A decisão, que sequer possui autoria clara no âmbito da Corte, tem natureza meramente administrativa e deve ser anulada por contrariar o princípio da publicidade dos atos estatais, além de prejudicar o trabalho da imprensa”, justificaram os advogados Lucas Bessoni e Carolina Sponza em um trecho da peça.
O governador Jerônimo Rodrigues pediu seriedade ao comentar sobre a possibilidade do ministro da Casa Civil, Rui Costa, se candidatar ao Governo da Bahia em seu lugar nas eleições de 2026. A informação sobre a suposta intenção do ministro foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.
Segundo a publicação, Rui poderia voltar a disputar o Palácio de Ondina caso Jerônimo perca fôlego na tentativa de se reeleger. Vale lembrar que a mesma notícia foi veiculada há um ano em veículos da imprensa nacional.
“Vamos tratar as coisas com seriedade. Nós já temos muitas missões estratégicas e importantes para a gente enfrentar. Aqui na Bahia nós temos municípios que precisam da minha energia para tratar do tema da seca. Outros municípios que estão chovendo como Santa Cruz Cabrália, Maraú, Cairu. Eu preciso de energia para tratar disso, não vou gastar energia com debates que não trazem resultados. Precisamos enfrentar o analfabetismo, o combate à fome. Vamos olhar pra frente”, disse o governador na tarde desta segunda-feira (19), durante lançamento do laboratório maker no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, localizado na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador.
"O ministro Rui Costa tem capacidade suficiente para hoje fazer um grande trabalho como ministro do presidente Lula e o que nos interessa é a gente construir esse ambiente favorável para que as políticas cheguem na vida das pessoas”, acrescentou.
Apesar da especulação, Rui já falou publicamente que nas eleições do ano que vem o seu interesse é tentar uma das duas cadeiras que estarão em disputa no Senado pela Bahia.
Maria Rios Imóveis!! Especializada em Imóveis de Médio e Alto Padrão no Bairro Jardim Paraíso em Luís Eduardo Magalhães. São Casas, Apartamentos, Condomínios, Terrenos e também Imóveis Comerciais.
Clique AQUI para assistir o vídeo da casa
Confie em quem já atua no Ramo Imobiliário juntamente com o crescimento da Cidade. Precisou? Só chamar!! Maria Rios Imóveis!
Ligue já: 77 9.9995-8841
Instagram: maria_rios_imoveis
19
Mai/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
19
Mai/25 |
Vaga de emprego para Caseiro |
19
Mai/25 |
Vaga de emprego para Técnico Agrícola |
19
Mai/25 |
Vaga de Emprego para Encarregado ADM |
19
Mai/25 |
Vaga de emprego para Operador Nível 3 |
19
Mai/25 |
Vaga de Emprego para Armazenista |
A final do Campeonato Rural Society 2025 levou emoção e rivalidade à Arena Cidé, no último sábado (17), com o clássico entre Barrocão de Cima (Vila Brejinho) e Barrocão de Baixo (Barrocão City). A partida, marcada pelo equilíbrio, terminou em 1 a 1 no tempo normal. Gustavo Nogueira abriu o placar para o Barrocão de Cima, mas Josealdo Gomes igualou o marcador ainda na etapa final.
A decisão seguiu para os pênaltis, onde o Barrocão de Baixo garantiu a vitória e levantou a taça de campeão da edição 2025 do torneio, promovido com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer de Barreiras.
A disputa atraiu torcedores de diversas localidades da zona rural e contou com a presença do secretário Balthazar Guimarães e do vereador Tático Rocha, que destacaram o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte nas comunidades. A organização do campeonato ficou sob responsabilidade de André Sampaio.
"O Campeonato Rural Society é mais do que uma competição, é um instrumento de integração entre as comunidades da zona rural. Cada edição reafirma a importância do esporte como ferramenta de inclusão, lazer e fortalecimento dos laços comunitários. Nosso compromisso é seguir incentivando essas iniciativas que movimentam e valorizam o interior do nosso município", destacou o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Balthazar Guimarães.
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
19
Mai/25 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
Na manhã desta segunda-feira (19), por volta das 10h, a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou uma sessão extraordinária convocada em regime de urgência para votar, o Projeto de Lei n° 035/2025, de autoria do poder executivo, que autoriza a permuta de terrenos entre o município e o Governo do Estado da Bahia.
Segundo a Câmara de Vereadores, o objetivo da proposta é reorganizar os espaços públicos da cidade e abrir caminho para novos projetos nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Um dos principais pontos da iniciativa é a cessão de um terreno localizado na região do DISEP, que será destinado à construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Após a sessão, o repórter Weslei Santos conversou com o presidente da Casa, vereador Reinildo Nery, que destacou a importância do projeto. “A aprovação desse projeto representa um grande avanço para Luís Eduardo Magalhães. Com a instalação do DPT, a cidade deixará de depender exclusivamente de Barreiras em casos de homicídios, acidentes ou outras situações que exigem perícia. Infelizmente, já tivemos casos em que vítimas permaneceram mais de oito horas sobre o asfalto quente sendo coberto por um pano ou lençol aguardando a chegada de peritos. Conheço famílias que passaram por isso”, relatou.
A urgência na convocação da sessão se deve ao fato de que os recursos para a construção do Departamento de Polícia Técnica já estão disponíveis, e a liberação da área é fundamental para o início das obras.
O projeto agora será mandado pro governo para sanção do Executivo Municipal.