03
Jul/25 |
Contagem regressiva para o maior evento da cacauicultura brasileira: Cacauicultura 4.0 será realizado em Barreiras e Riachão das Neves |
Está chegando a hora da quarta edição da Cacauicultura 4.0, o maior evento técnico da cacauicultura brasileira. De 10 a 12 de julho, Barreiras e Riachão das Neves (BA) serão palco de uma programação intensa, voltada para tecnologia, mercado e sustentabilidade na produção de cacau. Realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o evento contará com a presença de produtores, pesquisadores, técnicos, investidores e especialistas de todo o país e do exterior.
“Essa é uma grande vitrine da nova cacauicultura que vem sendo desenvolvida no Oeste da Bahia. Um modelo produtivo moderno, adaptado às exigências de um mercado cada vez mais atento à qualidade, à sustentabilidade e à rastreabilidade. O evento reforça o papel da Bahia como protagonista na produção de um cacau diferenciado e competitivo, com alto potencial de agregação de valor”, destaca Moisés Schmidt, presidente da Aiba.
A programação está dividida em três dias. No dia 10 de julho, a abertura oficial será realizada no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, com recepção às autoridades e falas institucionais dos organizadores.
No dia 11, o Ciclo de Palestras Técnicas ocupará o mesmo espaço a partir das 8h, com debates e apresentações sobre os principais avanços da cadeia produtiva. Os temas incluem o futuro da cadeia de suprimentos de cacau com ênfase em rastreabilidade; cenário atual do mercado e projeções futuras; transformando a cacauicultura: inovação e boas práticas para altas produtividades e do campo ao conhecimento: caminhos para aumentar a produtividade e a resiliência na cacauicultura.
Os painéis técnicos abordarão ainda o programa de melhoramento genético do cacaueiro no Brasil, estratégias para concentração da floração e safra, cultivo intensivo, avanços na irrigação e exigências de mercado quanto à qualidade e origem do produto.
O dia 12, último da programação, será dedicado ao Dia de Campo, com visitas técnicas na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves, onde os participantes conhecerão na prática sistemas produtivos de cacau a pleno sol.
Cacau a pleno sol: o novo modelo produtivo
Tradicionalmente cultivado sob sombra, o cacaueiro foi adaptado para as condições do Cerrado baiano e passou a ser produzido a pleno sol, consorciado com outras culturas, como a banana. Essa técnica tem se mostrado eficaz e promissora, graças à interação entre as espécies – como o aproveitamento do potássio liberado pelas folhas de bananeira.
O avanço da cacauicultura na região tem transformado o perfil produtivo de municípios como Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Formosa do Rio Preto, com expansão prevista para os vales dos rios Corrente e São Francisco.
Inscrições abertas
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio dos links: https://cacau.wiesoo.com/ ou https://www.sympla.com.br/evento/cacauicultura-40/2973316
Apoio: Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Barreiras, Prefeitura de Riachão das Neves, Rain Bird, BioBrasil Produção de Mudas, Netafim, Casa da Lavoura, Centro de Inovação do Cacau (CIC), TRF, Associação Nacional das Indústrias Processadores de Cacau (AIPC) e Ceplac.