01
Jul/25 |
Barreiras se prepara para o Setembro Verde Inclusivo com programação integrada voltada à valorização das pessoas com deficiência |
Na última sexta-feira (27), o secretário de Esporte, Juventude e Lazer de Barreiras, Balthazar Guimarães, apresentou o Projeto Setembro Verde Inclusivo, iniciativa da Prefeitura Municipal de Barreiras, que será desenvolvida no mês de setembro e que reunirá ações voltadas à valorização, inclusão e participação plena das pessoas com deficiência (PCDs). A reunião aconteceu na Sala de Gabinete da Prefeitura e contou com a presença de representantes de diversas pastas da administração municipal, reforçando o caráter transversal da proposta.
O Setembro Verde é reconhecido nacionalmente como o mês da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, e em Barreiras o projeto propõe uma programação robusta e contínua, com ações nos campos do esporte, cultura, lazer, saúde, educação, cidadania e cuidados. Com o tema “Um movimento de superação, inclusão e conquista”, a proposta é fomentar o sentimento de pertencimento, respeitando a diversidade e promovendo a convivência comunitária.
“O Setembro Verde Inclusivo nasce do compromisso com a dignidade humana. É um projeto construído de forma coletiva, com planejamento, escuta e sensibilidade. Ter o apoio de tantas secretarias e parceiros demonstra que a inclusão é uma causa de todos nós. Estamos falando de garantir acessos, mas também de promover o protagonismo das pessoas com deficiência, em ambientes de convivência, aprendizagem e celebração”, destacou o secretário Balthazar Guimarães.
A programação do Setembro Verde Inclusivo será desenvolvida com atividades que fortalecem o direito à participação plena das pessoas com deficiência e terá apresentações artísticas, integração entre instituições, também torneios de dama, dominó e xadrez, rodas de conversa com profissionais da saúde, educação física, psicologia, assistência social e outras atividades. A proposta inclui ainda ações de lazer em ambientes naturais, como passeio no Rio de Ondas e demais atividades recreativas em espaços públicos e privados.
Estiveram presentes na reunião de apresentação do projeto a secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos; o chefe de Gabinete, Júnior Sampaio; o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, tenente-coronel Fábio Santana; a primeira-dama Chaliny Matutino; o secretário de Cultura e Turismo, Gulla; o diretor de Esportes e Lazer Inclusivos, Márcio Nerys; e a gestora de fundos da Secretaria de Esporte, Emília Moreno.