Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) foram acionadas na tarde desta sexta-feira (08), por volta das 15h50, para atender a um incêndio em uma residência na Rua Monteiro Lobato, no bairro Morada da Lua, em Barreiras.
As chamas, que tiveram início após um curto-circuito na instalação elétrica, foram contidas inicialmente por moradores e vizinhos. A rápida chegada das guarnições do 17º BBM garantiu o rescaldo do local e a adoção de medidas de segurança para evitar a propagação do fogo.
O incêndio ficou restrito ao quintal do imóvel e, felizmente, não houve vítimas nem grandes prejuízos materiais.
⠀⠀⠀⠀
Nossa clássica feijoada é o convite perfeito para reunir amigos e família, enquanto Henrique Sallys embala a tarde com música ao vivo 🎶 Tudo isso em um ambiente arborizado, com aquela cerveja no ponto certo de frescor 🍻 e o clima acolhedor que transforma o almoço em experiência. Garanta sua mesa e venha celebrar o melhor do sábado com a gente.
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
Na noite de sexta-feira, 08, por volta das 20h, equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia Territorial de Barreiras, com apoio do CATTI/Oeste, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de um indivíduo referente ao processo nº 8010245-47.2023.8.05.0022, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Barreiras/BA.
Após investigações, as equipes localizaram o alvo em uma academia esportiva situada no bairro Barreirinhas, às margens do Rio Grande, nesta cidade, enquanto participava de uma atividade de capoeira. No momento da abordagem, foi dada voz de prisão, sendo o indivíduo conduzido ao Complexo Policial.
Importa esclarecer que a localização do investigado era dificultada pelo fato de possuir um irmão gêmeo idêntico, circunstância que frequentemente confundia os mecanismos de identificação.
Inclusive, no momento da abordagem ele tentou ludibriar a polícia dizendo que seria o irmão, porém, logo foi desmentido.
O alvo responde a diversos processos relacionados a crimes de violência doméstica contra a mulher e, em procedimento diverso, chegou a utilizar tornozeleira eletrônica. Contudo, em ato de total desrespeito às instituições, especialmente ao Poder Judiciário, retirou o equipamento e passou a viver na clandestinidade, chegando a se passar pelo irmão para evitar capturas e se esquivando de ações policiais em diversas ocasiões.
O mandado cumprido teve origem no descumprimento de medida protetiva de urgência, tendo como vítima uma mulher (preservada a identidade). O investigado encontra-se custodiado na sede da 11ª COORPIN, à disposição do Poder Judiciário.
A ação integra a série de operações realizadas pela Polícia Civil da Bahia no âmbito da Operação Shamar, coordenada pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), e faz parte das mobilizações da campanha “Agosto Lilás”, voltada ao combate à violência contra a mulher.
No final da noite desta quarta-feira, 6, a Guarda Civil Municipal, prendeu um indivíduo furtando fiação, nas proximidades da Vila dos Sas, em Barreiras.
Com o indivíduo, foi encontrado a fiação elétrica e encaminhado para a delegacia de polícia de Barreiras, para medidas cabíveis.
Três homens fazem a cabeça de Donald Trump sobre o Brasil e nenhum deles se chama Eduardo Bolsonaro, como preferem acreditar Alexandre de Moraes e Lula (PT). O primeiro, Martin De Luca, advogado de Trump, é o autor da ação que abriu caminho para a Lei Magnitsky contra Moraes. Outro, Jason Miller, conselheiro e braço direito de Trump, não esquece: chegando ao Brasil, em 2021, foi detido e interrogado por três horas na Polícia Federal, a mando de Moraes.
Miller veio à Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), ainda no governo Bolsonaro. Não esperava a “recepção” em um país livre.
Desde então, Miller monitora o Brasil, vê o Pais como ditadura judicial. Até xingou Moraes de “idiota”, no X, após o gesto obsceno no estádio.
Antes da cancelamento do visto e a sanção da Magnitsky, Miller definiu Moraes como “a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental”.
Steve Bannon, amigo de Trump, é admirador de Bolsonaro e se ligou ao filósofo Olavo de Carvalho. É ativista contra a “ditadura do STF”.
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) tem comportamento afobado, por isso pode custar caro sua decisão de afrontar a vontade majoritária do Senado pelo impeachment de Alexandre de Moraes. Ele não se deu conta de que no meio do caminho tem a Lei Magnitsky. Aquela. Tão logo circularam suas declarações, post da embaixada americana no X advertiu os que apoiarem ou protegerem o sancionado Moraes. Assim, além dos ministros do STF, Alcolumbre também entrou na alça de mira.
A expectativa em Brasília é que Alcolumbre fará companhia a Rodrigo Pacheco, antecessor que inventou, entre os sancionados da Magnitsky.
Amigos de Alcolumbre admitem que ele tentou se credenciar junto a Moraes, que tudo pode, e a Lula (PT), de quem espera mais cargos.
A lista de novos sancionados deve ser informada a Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, durante reunião para a qual foram convidados.
O jurista André Marsiglia afirmou ontem (8) que “é absolutamente inconstitucional” a iniciativa autoritária do presidente da Câmara, Hugo Motta, tentando mostrar que manda, de suspender cinco deputados. A decisão atende a pedido de Lula e a expectativa de ministros do STF.
É ridícula a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de gastar R$1,5 milhão em sala vip no aeroportos de Brasília para que seus ministros escapem do alcance dos pagadores de impostos.
O pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes na plataforma Change.org passou das 1,8 milhão de assinaturas na sexta-feira (8). Até junho eram pouco mais de 1,5 milhão.
O perfil do STF no X (ex-Twitter), rede que foi censurada durante quase toda a eleição 2022, resolveu agora responder a postagem de pessoas para esclarecer que alegações esdrúxulas eram, de fato, falsas.
Para Nikolas Ferreira (PL-MG), “Moraes está cavando a própria cova financeira e da família. E quer arrastar o STF junto com ele. Ministros, soltem a mão desse cara logo. Que ele renuncie ou seja impichado”.
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro, defendeu a atuação da bancada no Congresso, que obstruiu os trabalhos: “motivo de orgulho”, disse. E ainda pediu: “Anistia já”.
Alexandre de Moraes justificou a decisão de não permitir acesso à íntegra do processo que congelou contas e cartões e Eduardo Tagliaferro, seu ex-assessor que denunciou “abusos”: há “diligências em andamento”.
Na China, a defesa do Brasil na crise com os EUA sobrou para Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista: a China “está disposta” a “compensar incertezas externas”. Ah, bom.
...se fosse divórcio, seria litigioso.
Silverado 5.3 V8
2023/24
16.000 KM
R$ 429.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
🖱️ www.localizerast.com.br
📞77 3022-4704
📱7799835-5560
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Com o foco cada vez maior na digitalização dos serviços, bancos intensificam o fechamento de agências em todo o Brasil. Mais de 130 unidades encerraram as atividades na Bahia nos últimos cinco anos, obrigando clientes a percorrer trajetos de até 50 quilômetros para sacar dinheiro. Mas o impacto é ainda maior. Apenas uma empresa, o Bradesco, demitiu quase 12 funcionários por dia no país.
É o que aponta um levantamento realizado por 11 entidades sindicais distribuídas em estados brasileiros. Foram 2.466 demissões entre janeiro e julho deste ano - uma média de 11,74 demissões por dia. Dados da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe apontam que 176 funcionários foram demitidos nos dois estados durante o período. A categoria planeja um ato nacional contra as demissões na próxima terça-feira (12).
"Os dados foram colhidos recentemente e apresentados em uma reunião no dia 24 de julho. Iremos fazer, na próxima terça-feira (12), um dia de luta em protesto aos fechamentos de agências e demissões", afirma Ronaldo Ornelas, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia. Será mais uma leva de manifestações frente ao fechamento de bancos no estado. A reportagem questionou o Bradesco sobre o número de funcionários demitidos, mas não obteve retorno até esta publicação.
No dia 8 de julho, um protesto foi realizado em frente à agência do Itaú no bairro do Imbuí, em Salvador, depois que foi anunciado o fechamento de três agências do banco na capital. Quando anunciam o fechamento de agências, as empresas afirmam aos funcionários que eles serão realocados para outras unidades. Mas o acúmulo de trabalhadores em poucos postos contribui para a onda de demissões.
Ronaldo Ornelas explica que as agências são fechadas com a justificativa de redução do número de serviços bancários realizados de forma presencial. De fato, dados mais recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelam que, em 2023, sete a cada 10 transações bancárias foram feitas via celular no país. No ano passado, o Pix foi o meio de pagamento mais utilizado por brasileiros - foram 63,8 bilhões de transações só em 2024.
Porém, determinações judiciais já tentam coibir o fechamento de unidades em outros estados, tendo em vista as pessoas que dependem do serviço bancário presencial. Os idosos e moradores de cidades longe dos grandes centros são, na visão de Ornelas, os mais prejudicados pela priorização dos serviços digitais.
O Tribunal de Justiça do Maranhão, por exemplo, determinou a suspensão do processo de encerramento de atividades do Bradesco em 16 municípios do estado, em abril. A determinação atendeu a um pedido do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) daquele estado. A entidade na Bahia foi procurada pelo Sindicato dos Bancários do estado, que almeja medidas como esta.
Entre 2020 e maio deste ano, 134 agências bancárias foram fechadas no estado, segundo levantamento da entidade feito com informações do Banco Central. É como se uma agência fosse fechada na Bahia a cada 15 dias. "Uma boa parte da população não tem condições de realizar operações bancárias em dispositivos eletrônicos. Se uma pessoa é analfabeta, por exemplo, como vai ler um termo em inglês em um aplicativo no celular?", questiona Ronaldo Ornelas.
Segundo ele, problemas de conexão de internet dificultam o uso de celulares principalmente no interior. Assim como aconteceu em Salvador em julho, funcionários e moradores de outras cidades baianas têm realizado protestos contra o fim das atividades das agências. Em alguns casos, as unidades fechadas são as únicas dos municípios. Quase metade (47,72%) das cidades do estado não possui sequer um banco.
Nem todo projeto precisa do aço da mesma forma. Em muitos casos, é preciso ir além da matéria-prima e entregar soluções prontas para uso, de acordo com as medidas e especificações de cada obra ou aplicação. É justamente nesse ponto que o trabalho da Cedisa se destaca: oferecer serviços que transformam o aço em peças sob medida, prontas para entrar em produção ou construção.
Com unidades industriais localizadas no Espírito Santo, Salvador, Recife e Volta Redonda, a Cedisa conta com maquinário moderno e equipes especializadas no processamento de aço. Seus serviços permitem que todos os produtos, como chapas e vigas soldadas, por exemplo, cheguem ao cliente já moldados conforme as exigências técnicas do projeto, reduzindo retrabalho, ganhando tempo e otimizando recursos no canteiro de obras ou na linha de produção.
A empresa também oferece soluções padronizadas com qualidade certificada, ideais para quem precisa de regularidade e agilidade. Para demandas específicas, há ainda a possibilidade de personalização, com foco na necessidade de cada cliente — seja para estruturas metálicas, fundações, componentes industriais ou implementos agrícolas.
Essa capacidade de transformar o aço de forma precisa e eficiente faz parte da proposta da Cedisa: ir além da entrega de material e oferecer soluções que realmente agregam valor ao dia a dia de quem constrói, fabrica e movimenta a economia regional.
08
Ago/25 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
08
Ago/25 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Entre os dias 4 e 6 de setembro, o município de Barra, no oeste da Bahia, será sede da primeira edição da Barra Agroshow, feira que chega para revolucionar o agronegócio baiano. Com entrada livre e programação diversificada, o evento sediará ainda o II Seminário da Fruticultura Irrigada, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, das 8h às 17h, dentro da programação oficial.
Realizado pela primeira vez em 2024, o seminário traz como proposta aprofundar os debates sobre os desafios, oportunidades e avanços da fruticultura tropical em regiões irrigadas, especialmente no contexto do semiárido brasileiro. Este ano, o evento técnico vai contar com participação de especialistas renomados no País e vagas limitadas.
Segundo o presidente do Barra Agroshow, Marco Caviola, produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais do agro são o público-alvo do evento, que será pago. “Além de grandes nomes, traremos representantes de instituições públicas e privadas, lideranças do setor e empreendedores locais com uma grande estrutura e programação”, conta Caviola. O ingresso para participação no Seminário custa R$300,00 e já está disponível na plataforma Sympla.
Com estrutura climatizada, estacionamento gratuito e ambiente preparado para o conforto e a segurança dos participantes, o evento combina conteúdo técnico, visitas de campo e painéis estratégicos.
A programação do Seminário
No primeiro dia, 5 de setembro, os participantes poderão escolher entre duas visitas técnicas exclusivas a propriedades modelo na região: uma Fazenda de Cacau e uma Fazenda de Uva e Mirtilo, com vagas limitadas por turma, proporcionando uma imersão prática no sucesso da fruticultura irrigada adaptada ao clima semiárido.
Já no dia 6 de setembro, a programação conta com painéis e palestras de alto nível. Um dos destaques é o Painel “Uva em Perspectiva”, que contará com a presença dos especialistas Ângela Bastos e Edis Matsumoto, debatendo tendências e desafios da cultura da uva no Brasil.
Outro ponto alto será a palestra do professor Dario, que abordará a revolução genética no cultivo do cacau, uma inovação tecnológica com grande potencial para o impulsionamento da agricultura na região. A irrigação e a aplicação de tecnologias nos cultivos também serão discutidas no Seminário.
Inscrição e Credenciamento
Os interessados em participar do Seminário devem adquirir o ingresso através da plataforma Sympla, acessando o link disponível no site e nas redes sociais da Barra Agro Show.
É importante salientar que a entrada na Feira é feita mediante a doação de um kg de alimento não-perecível, sendo necessário a compra de ingresso apenas para a participação no Seminário.
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
Clique AQUI e faça sua matrícula.
Whatsapp: 77 9.9863-2669
Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e São Desidério.
Em mais um avanço na qualificação da rede pública de saúde, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (7), no Hospital Municipal Eurico Dutra (HMED), a primeira cirurgia vascular com participação simultânea de três cirurgiões vasculares, os médicos Lucien Zanon, Thiago Maia e Fernanda da Silva Pereira, além do anestesiologista Rodolfo Cavalcante. A ampliação da equipe representa um marco para o município, consolidando um novo modelo de atendimento especializado na área.
Embora o centro cirúrgico do Eurico Dutra já fosse utilizado para procedimentos vasculares e avaliações clínicas em parceria com a UPA e o HMED, essa foi a primeira vez que uma cirurgia contou com a atuação conjunta de três especialistas. A nova configuração permitirá maior resolutividade nos casos de média e alta complexidade, fortalecendo a capacidade de resposta do sistema municipal de saúde.
A partir de agora, a equipe de vasculares ficará responsável pelas interconsultas para pacientes internados na UPA e no HMED, avaliações clínicas e procedimentos cirúrgicos estabelecidos pela equipe médica, contribuindo para a agilidade e eficiência dos atendimentos. “Nosso compromisso é garantir um cuidado cada vez mais qualificado e acessível à população. A chegada de uma equipe vascular ampliada é reflexo do esforço da nossa gestão para fortalecer os serviços especializados e oferecer mais segurança aos nossos pacientes”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa.
Referência na região, o Hospital Municipal Eurico Dutra já realiza uma ampla variedade de procedimentos, como cirurgias gerais, ortopédicas, ginecológicas, pediátricas e oftalmológicas – a exemplo dos mutirões de catarata promovidos pela Prefeitura de Barreiras, e a realização de mais de 1.700 procedimentos cirúrgicos realizados até este mês. A inclusão de uma equipe vascular estruturada amplia ainda mais o escopo de atendimento do hospital, com foco na qualidade, humanização e resolutividade dos serviços prestados.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, segue com novas frentes de intervenções estruturais voltadas à recuperação de estradas vicinais em diferentes regiões da zona rural do município. As ações têm como foco a melhoria da trafegabilidade, garantindo o deslocamento seguro de moradores e o pleno funcionamento do transporte escolar e da atividade agrícola.
Além dos serviços contínuos que vêm sendo realizados na região do Rio Branco, equipes e máquinas da Prefeitura estão concentradas, nesta semana, na recuperação da estrada do Assentamento Santa Rita. Na quinta-feira (8), o prefeito Otoniel Teixeira esteve no local junto com o vereador Hipólito dos Passos para acompanhar o andamento dos trabalhos.
A intervenção teve início pela serra — considerada um dos trechos mais críticos da localidade — e avançará nas próximas semanas com a regularização do leito das estradas, patrolamento e compactação do solo, assegurando melhores condições de tráfego, especialmente em períodos de chuva.
Outra frente de trabalho está em andamento no Distrito 35, situado na saída para São Desidério. A região também recebe serviços de reestruturação das vias vicinais, atendendo às demandas da população rural e fortalecendo o escoamento da produção local.
Para o prefeito Otoniel Teixeira, as obras representam um compromisso com a mobilidade das comunidades do campo e as ações fazem parte de um conjunto de melhorias permanentes na infraestrutura rural. “Estamos avançando em diversas regiões com foco na recuperação das estradas vicinais, que são fundamentais para o transporte escolar, o acesso a serviços essenciais e o escoamento da produção agrícola. Essas frentes de trabalho fazem parte de um planejamento contínuo para garantir trafegabilidade e mais qualidade de vida às famílias da zona rural”, destacou o gestor.