24
Ago/25 |
GCM realiza mais uma Operação “LEM em Paz” reforçando a segurança e a fiscalização no município |
Na noite de ontem, sábado (23), a Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou mais uma edição da Operação LEM em Paz, reforçando o compromisso com a ordem pública e a tranquilidade dos cidadãos de Luís Eduardo Magalhães.
A operação contou com ações de fiscalização em ruas, becos, vielas e bares da cidade, priorizando a prevenção de ilícitos e a proteção da comunidade.
Durante as abordagens, foram registradas as seguintes ocorrências:
*Três homens foram flagrados em posse de um simulacro de arma de fogo, sendo um *Rossi CO2 de pressão, calibre 4.5mm.
*Um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) por prática de *maus-tratos contra menor de idade.
A Operação LEM em Paz segue de forma contínua, integrando ações de presença ostensiva, fiscalização e abordagem estratégica, com foco na segurança da população e no fortalecimento da sensação de tranquilidade em todo o município.
➡️ A Secretaria de Segurança e Trânsito reforça que denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Guarda Civil Municipal, garantindo sigilo e agilidade na resposta.
Tel.: 156/9.9802-9972
Na noite de ontem, sábado, 23, a Polícia Militar cumpriu um mandado judicial em Barreiras. Após receber informações do setor de inteligência, uma guarnição da polícia militar se deslocou para um estabelecimento comercial no Balneário da Prainha, em Barreiras, onde foi localizado um indivíduo, que se apresentava como cantor no local.
O "cantor", que tinha um mandado de prisão civil em aberto, foi abordado e, após a confirmação do mandado judicial, foi conduzido à 11ª COORPIN, ficando à disposição da Justiça.
"A música parou para a justiça entrar em ação. Mais um indivíduo retirado das ruas graças à nossa inteligência e pronta resposta. A PMBA está nas ruas continua trabalhando pela sua segurança", dizia o release da polícia militar emitido para a imprensa.
24
Ago/25 |
Querem Pizza! Governistas traçam estratégia para impedir depoimento de irmão de Lula à CPI do INSS |
A bancada governista na CPMI do INSS vai resistir à convocação de José Ferreira da Silva, irmão mais velho de Lula, usando como argumento o fato de que membros da diretoria de sindicatos suspeitos de fraudes nos descontos de benefícios não estão no foco da investigação.
Conhecido como Frei Chico, ele é vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), uma das entidades no foco das investigações.
“O presidente do sindicato, sim, podemos chamar, e aí se precisar podemos chamar o o vice. Mas o fato é que não estamos chamando todos os diretores dos sindicatos”, diz o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), membro titular da CPMI.
Outro argumento dos aliados do governo é que Frei Chico não pode ser convocado apenas por ser irmão do presidente. “Não é investigação parental”, afirma Santana.
Os governistas da comissão também devem centrar fogo no relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-SE), que é considerado “suspeito”. “Ele deu declarações em que mostra que já tem julgamento prévio. Como relator ele não pode fazer isso, ele compromete e contamina a CPI”, diz o petista.
Em uma ação integrada e altamente estratégica, a PMBA, por meio da 84ª CIPM e da Coordenação de Inteligência do CPR-O, em conjunto com a Polícia Federal e a PRF, desarticulou um ponto de armazenamento de drogas no bairro Nova Conquista.
Após intenso monitoramento e troca de informações, as equipes localizaram um imóvel que funcionava como esconderijo do crime. No local, foram apreendidos:
✅ 27 kg de cocaína
✅ 233 g de maconha
✅ 2 pistolas e 1 revólver
✅ Mais de 50 munições
✅ Balanças de precisão e outros materiais utilizados no tráfico
Todo o material foi apresentado na Delegacia da Polícia Federal para adoção das medidas legais.
Essa operação demonstra, mais uma vez, nosso compromisso inabalável com o combate ao crime organizado e a preservação da segurança em Barreiras.
Na noite desta sexta-feira (22), a Secretaria de Segurança e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito (Sutrans), realizou mais uma edição da operação “LEM em Paz”, com foco em garantir ordem pública, segurança viária e tranquilidade à população.
A ação contou com 3 viaturas da GCM e 3 viaturas da Sutrans, circulando por diferentes bairros, bares, praças, parques e vias da cidade. Durante a operação, foram realizadas abordagens a veículos de duas e quatro rodas, além de pedestres, em busca de ilícitos e irregularidades no trânsito.
Resultados da Operação:
* 🚨 1 indivíduo autuado por *embriaguez ao volante;
* 🚗 1 carro removido ao pátio da Secretaria de Segurança e Trânsito (embriaguez);
* 🏍️ 1 motocicleta removida ao pátio da Secretaria (condução sem CNH e licenciamento vencido);
A operação demonstra o compromisso da gestão em reforçar a presença ostensiva nas ruas e promover segurança tanto no trânsito quanto nos espaços públicos.
“Nosso objetivo é garantir que a população se sinta segura em qualquer ponto da cidade, seja circulando pelas vias ou utilizando os espaços públicos. A operação LEM em Paz é uma ação integrada que traz resultados práticos e imediatos”.
Na manhã deste sábado, 23,, um acidente de trânsito envolvendo um veículo VW Gol e uma carreta resultou em quatro vítimas na BR 135, em Riachão das Neves, mais precisamente na altura da localidade de Pedra do Cal. O motorista do veículo de passeio perdeu o controle da direção, capotando e parando no matagal às margens da rodovia.
Informações iniciais indicam que havia quatro pessoas a bordo do Gol, mas ainda não há detalhes sobre o estado de saúde de todas as vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Riachão das Neves foram rapidamente acionadas e deslocaram-se ao local para prestar os primeiros socorros.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local para registrar o ocorrido e apurar as circunstâncias do acidente.
A combinação entre mídias digitais e rádio já supera a televisão como principal fonte de informação política na Bahia. De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada em agosto de 2025, 52% dos eleitores do estado recorrem a esses meios para se atualizar sobre política, enquanto a TV é a preferência de 45%.
O recorte mostra que 32% dos entrevistados se informam principalmente por sites, blogs e redes sociais, e 20% têm o rádio como meio prioritário. O dado confirma a diversificação do consumo de conteúdo político e o protagonismo crescente dos canais digitais e radiofônicos na formação de opinião.
O estudo ouviu 1.200 pessoas na Bahia entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Apenas 3% declararam não acompanhar informações sobre política.
A tendência se repete — e, em alguns casos, se intensifica — em outros estados. A soma de mídias digitais com rádio alcança 59% em Pernambuco, 62% no Rio Grande do Sul e 63% em Minas Gerais. Os maiores índices aparecem no Paraná e em Goiás, ambos com 65%, consolidando um novo cenário de consumo de mídia no país.
Uma operação da Companhia Independente de Policiamento Tático (RONDESP OESTE) resultou, na última quarta-feira, 21, na prisão de uma mulher, acusada de tráfico de drogas, e na apreensão de uma quantidade significativa de entorpecentes na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.
A ação policial ocorreu durante o patrulhamento tático na Rua Presidente João Goulart, no bairro Novo Horizonte. Por volta das 14h, as guarnições a bordo das viaturas 3.1402 e 3.1404 avistaram um indivíduo na calçada, nas proximidades do imóvel nº 610, um sobrado. Durante a observação, um morador do local arremessou um objeto, aparentemente envolto em plástico transparente, da sacada do apartamento em direção à via pública. O objeto caiu na calçada.
Com base na fundada suspeita de tráfico de drogas, os policiais realizaram a abordagem, encontrando a trouxinha contendo substância análoga à cocaína. O fato gerou ainda mais desconfiança, já que, no momento da apreensão, foi possível ouvir barulhos vindos do interior do imóvel, indicando movimentação suspeita.
A equipe policial, então, localizou a acusada, que estava em posse de uma bolsa azul contendo 22 papelotes de crack, 10 papelotes de cocaína, uma balança de precisão e embalagens utilizadas para o acondicionamento de drogas. Além disso, no balcão da cozinha, foi encontrado um tablete de cocaína e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de entorpecentes.
A acusada foi presa em flagrante, juntamente com outro homem suspeito. A suspeita é que a mesma gerencia o tráfico de drogas na cidade, em associação com a facção criminosa, que atua na região.
No final da noite de ontem, sexta-feira (22), uma mulher foi brutalmente agredida pelo companheiro em um condomínio que reside com o homem localizado na Rua Flamboyant, no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com relatos de vizinhos, o agressor teria envolvido a mão com um pano e desferido diversos socos na cabeça da vítima. Um morador tentou intervir para cessar as agressões, mas foi ameaçado pelo homem, que empunhava uma pedra, um canivete e um pedaço de pau, obrigando o rapaz a recuar.
A violência mobilizou rapidamente uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegaram ao local pouco tempo depois. A vítima foi socorrida e encaminhada, sob escolta da GCM, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Enquanto isso, outra viatura da GCM realizou rondas pela região na tentativa de localizar o agressor, que fugiu logo após o crime.
Ainda segundo os moradores da região, não é a primeira vez que a mulher é vítima de agressões por parte do companheiro.
⠀⠀⠀⠀
Sábado é dia de se reunir com quem você gosta para saborear nossa deliciosa feijoada! E pra deixar o clima ainda melhor, vamos ter música ao vivo com Giovanni Moreira, aquela cervejinha gelada e, claro, um ambiente super agradável para você relaxar e aproveitar o melhor do fim de semana!
⠀⠀⠀⠀⠀
Chame os amigos e a família e venha se deliciar com a combinação perfeita de sabor, música e diversão! 🤩
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Em uma ação rápida e eficaz, a 84ª CIPM prendeu, por volta das 20h54 desta sexta-feira, 22, um homem suspeito de furtar cabos da iluminação pública no bairro Vila Amorim, em Barreiras. A guarnição foi acionada por populares, que informaram sobre a ação do criminoso.
No local, a equipe policial flagrou o indivíduo cortando os fios de um poste. Com o suspeito, que já havia danificado a rede elétrica, foram apreendidos a faca utilizada no crime, um cachimbo para uso de entorpecentes e uma bicicleta.
O homem foi detido em flagrante e, junto com o material, encaminhado à autoridade policial para os procedimentos legais. A parceria com a comunidade é essencial para a segurança de todos.
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta sexta-feira (22), mandado de prisão preventiva contra uma mulher de 36 anos, investigada pela prática de homicídio qualificado. A prisão ocorreu nas proximidades do Cemitério Municipal de Santa Maria da Vitória.
De acordo com as investigações, a suspeita é apontada como autora do homicídio registrado no dia 4 de agosto de 2025, por volta das 7h30, na área de um posto de combustíveis em São Félix do Coribe. Um corpo, ainda sem identificação formal, foi localizado no local do crime.
As diligências da equipe policial, incluindo análise de imagens de câmeras de vigilância e oitivas de testemunhas, permitiram identificar a participação da suspeita e de um homem de 26 anos, que também já foi preso.
A mulher é investigada ainda por envolvimento em tráfico de drogas, ameaça, lesão corporal, furto e violência doméstica, evidenciando um padrão de comportamento agressivo e risco à ordem pública. Durante a abordagem, a suspeita foi conduzida à Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória, onde foram formalizados os procedimentos de praxe. Ela permanece à disposição do Poder Judiciário.
A ação foi realizada pelo Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI-CERRADO) da 26ª COORPIN, com apoio do Setor de Investigação (S.I.) da Delegacia Territorial de São Félix do Coribe.
O dia 19 de agosto foi marcado por uma agenda intensa para a área de Sustentabilidade da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com participação em três eventos estratégicos: a 1ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos, Institucionais e Normativos (CTAJIN) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), um treinamento sobre Cadeia de Custódia promovido pela Better Cotton (BC) e Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), e a XIV Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio de Janeiro. As ações refletem a atuação integrada da entidade frente aos desafios ambientais, jurídicos e produtivos do setor.
A coordenadora de ABR/Sustentabilidade da Abapa, Yanna Costa, integrou a reunião virtual do CTAJIN, que discutiu a escolha de coordenação da câmara técnica, o tratamento jurídico da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7007, que questiona a competência de municípios para legislar sobre licenciamento ambiental na zona costeira e supressão de vegetação da Mata Atlântica, em áreas urbanas, e o planejamento das próximas ações do Cepram. “A atuação da associação nesse espaço reforça a importância da previsibilidade regulatória e da conformidade legal como fundamentos para a sustentabilidade empresarial, além de fortalecer a confiança junto a parceiros, comunidades e órgãos reguladores”, explicou.
Paralelamente, o representante da Abapa, Eric Reis, participou de um treinamento online oferecido pela Better Cotton (BC) e Abrapa, voltado para associações estaduais e unidades de produção licenciadas no Brasil. O foco da capacitação foi a Cadeia de Custódia Better Cotton, abordando requisitos específicos para produtores ABR-BCI, o uso da plataforma BCP, as transações comerciais e o inventário de créditos (BCCUs) das safras 2023/2024 e 2024/2025. Durante o encontro, casos práticos foram apresentados para exemplificar a aplicação das diretrizes.
Da área de Sustentabilidade da Abapa, Wallas Calazans participou da XIV Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro. Entre os temas discutidos, destaque para os informes sobre a compensação ambiental da Fazenda Agrifirma — com a Bahia sendo o primeiro estado a utilizar diretamente esses recursos, aplicando-os no fortalecimento da cadeia de coletores de sementes. A iniciativa será acompanhada por uma nova câmara técnica para definir os próximos passos.
“Outro ponto importante foi a apresentação do Projeto de Restauração e Sistemas Agroflorestais, conduzido por Natalie Ribeiro, da Fundación Solidaridad Latinoamericano, e aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A proposta visa a recuperação de áreas para produção de matéria-prima florestal. O próximo desafio será mapear áreas que atendam aos critérios do projeto, como possuir Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ter até quatro módulos fiscais”, explicou Calazans.
Nascentes
No dia 15 de agosto, a equipe do Programa Nascente do Oeste, iniciativa conjunta da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizou uma visita técnica à comunidade de Timbós, no município de São Desidério, com o objetivo de avaliar as condições ambientais da vereda do rio da Cabeceira Grande, um dos importantes afluentes do Rio Grande.
De acordo com Wallas Calazans, durante o diagnóstico foram identificadas ações prioritárias para a proteção do ecossistema local, incluindo a ampliação do cercamento da área de vereda e a implementação de aceiros, que são faixas de contenção que ajudam a prevenir a propagação de incêndios florestais. “Essas medidas são fundamentais para conservar a vegetação nativa e preservar os recursos hídricos da região”, concluiu.
🖱️ www.localizerast.com.br
📞77 3022-4704
📱7799835-5560
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou na noite desta sexta-feira (22) as explicações sobre a suposta tentativa de fuga para a Argentina, apontada em relatório da Polícia Federal (PF).
Os advogados do político apontam que o relatório “causa espanto” e que a medida “encaixa-se como uma peça política, com o objetivo de desmoralizar o ex-presidente”.
A manifestação ocorre após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para que os advogados esclarecessem:
Depois de receber a manifestação da defesa, Moraes deve encaminhar os autos à Procuradoria Geral da República (PGR), que terá o mesmo prazo de 48 horas para se pronunciar.
A defesa de Bolsonaro negou que a presença de um rascunho de pedido de asilo político na Argentina, encontrado em seu telefone, representasse uma tentativa ou intenção de fuga do Brasil.
Na quarta-feira (20), a PF indiciou o ex-presidente e o filho dele, deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por suposta obstrução da ação penal relacionada à suposto plano de golpe de Estado.
No relatório, foram vazadas mensagens e áudios. Outro alvo da PF foi o pastor Silas Malafaia. O líder religioso não foi indiciado, mas teve o celular e o passaporte apreendidos.
Sobre o vazamento das conversas, a defesa do político destacou:
“Parece incrível, mas boa parte do relatório dedica-se a um disse-me-disse sem qualquer relevância para a investigação. Transcreve e replica diálogos que não têm a menor relação com fatos em apuração, afinal não parece ter relevância para a inestigação o fato de o presidente pretender apoiar o governador Tarcísio ou um de seus filhos como candidato à Presidência da República”.
Após a conclusão de mais uma etapa de pavimentação asfáltica realizada no Angélica Ayres, a Prefeitura de Barreiras deu mais um passo para melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária na localidade. Nesta sexta-feira (22), por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, foi finalizada a sinalização horizontal e vertical.
A pavimentação, executada pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes em parceria com os proprietários de chácaras contemplou, nesta etapa, 1.350 metros de asfalto, garantindo mais conforto, qualidade de vida e acessibilidade aos moradores.
Com a nova etapa de sinalização, a via passa a oferecer ainda mais segurança para motoristas e pedestres. “Essa obra é fruto de uma importante parceria com os proprietários de chácaras, o que demonstra o empenho da gestão em buscar soluções para proporcionar melhor mobilidade, segurança e qualidade de vida à nossa população”, destacou o secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, Bruno Castro.
22
Ago/25 |
Aproveite as ofertas do Liquida JK |
Na tarde desta sexta-feira, 22, parte de um bitrem tombou na BR 135, quando tentava ter acesso ao bairro São Pedro, Barreiras. O bitrem que estava carregado de grãos e parte da carga caiu na pista. Apesar do susto, houve apenas danos materiais.
A Guarda Civil Municipal e COOTRANS sinalizaram o local, até o término do serviço de limpeza dos grãos sobre a pista, bem como da retirada da parte tombada do bitrem.