O STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu nesta quarta-feira (13) o ministro Edson Fachin como presidente da corte. O vice-presidente será Alexandre de Moraes.
A dupla ficará por dois anos no comando do Supremo. A posse está prevista para 29 de setembro.
A presidência do STF segue uma tradição por antiguidade. Ocupa o cargo sempre o ministro mais antigo do tribunal que ainda não tenha passado pela função. A eleição é considerada um ato simbólico, com voto secreto por sistema eletrônico.
Edson Fachin completou no último mês dez anos de Supremo. A expectativa no tribunal é que o ministro deve impor seu perfil discreto e conciliador na presidência do STF, com mais previsibilidade da pauta de julgamento no plenário.
Ele assume o principal cargo do Supremo como sucessor do ministro Luís Roberto Barroso, cujo estilo mais comunicativo e midiático marcou seus dois anos no comando do tribunal.
A eleição de ambos os ministros foi por dez votos —de praxe, os candidatos à presidência não votam em si.
Em breve discurso, Barroso desejou felicidade para os novos presidente e vice do STF. “É duro, mas é bom”, brincou. Fachin, em resposta, disse que a presidência do Supremo é como uma corrida de revezamento: “O bastão chegou aqui e recebo com o sentido de missão e com a consciência de um dever a cumprir”.
Fachin, 67, é natural de Rondinha (RS). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná e fez mestrado e doutorado na Universidade Católica de São Paulo. Fez ainda pós-doutorado no Canadá e lecionou em universidades no exterior.
Foi indicado ao Supremo pela ex-presidente Dilma Rousseff, em junho de 2015. Nesses dez anos, o ministro ficou responsável por mais de 53 mil processos sobre temas diversos. Alguns dos mais espinhosos eram recursos e ações oriundas da Lava Jato —Fachin herdou os processos sobre a operação após a morte do ministro Teori Zavascki, em 2017.
Neste ano, o processo mais relevante de relatoria de Fachin julgado pelo Supremo foi a ADPF das Favelas, processo que definiu regras sobre operações policiais realizadas em comunidades do Rio de Janeiro.
O processo foi encerrado no Supremo após os ministros se reunirem a portas fechadas e definirem consenso sobre o tema. Esta deve ser uma das tônicas de Fachin à frente do Supremo: a tentativa de construção de consensos em temas complexos.
No segundo cargo mais importante do tribunal, o ministro Alexandre de Moraes deve preparar o terreno para sua presidência a partir de 2027.
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
Na Rede São Camilo, oferecemos um check-up completo e personalizado, feito para atender todas as suas necessidades com praticidade e eficiência.
Após a consulta médica inicial, nosso serviço de concierge cuidará de tudo para você, agendando todos os seus exames no mesmo dia, otimizando seu tempo e sua rotina.
Cuide da sua saúde de forma simples e sem complicações. Agende já o seu check-up!
📞 Telefone Concierge: (77) 99876-2895 ou 99918-6568
Rede São Camilo. Nós cuidamos de você.
Com o compromisso de promover a inclusão e ampliar oportunidades de empregabilidade para pessoas com deficiência, o Grupo Sabin lança o Curso Preparatório para o Mercado de Trabalho, com uma turma exclusiva para pessoas com deficiência (PCDs). A formação é gratuita, presencial e ocorrerá, entre os dias 25 e 29 de agosto, em três cidades baianas: Salvador, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Os interessados devem realizar as inscrições, exclusivamente, pelo site https://www.even3.com.br/curso-preparatorio-para-o-mercado-de-trabalho-voltado-a-pessoas-com-deficiencia-608600/ até o dia 15 de agosto.
A iniciativa integra o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Sabin e tem como objetivo preparar os participantes para processos seletivos, estimular a autonomia e fortalecer o protagonismo profissional de pessoas com deficiência — que, ao final do curso, serão avaliadas para vagas abertas no Grupo Sabin.
“Acreditamos no poder da inclusão. Ao abrir uma turma exclusiva para pessoas com deficiência, estamos oferecendo ferramentas para que esses profissionais se sintam preparados, confiantes e valorizados. Nossa missão vai além da capacitação, queremos gerar oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho e fortalecer uma cultura genuinamente diversa”, destaca Marly Vidal, diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin.
Sobre o curso
Com carga horária de 16 horas, o conteúdo aborda temas como autoconhecimento, empregabilidade, construção de currículo, postura em entrevistas e marketing pessoal. O curso também traz o módulo “Inclusão e Acessibilidade”, com orientações sobre direitos, adaptações no ambiente de trabalho e empoderamento. As aulas, presenciais e online, são práticas, com dinâmicas de grupo, simulações de entrevistas e atividades colaborativas. Ao final, os participantes recebem certificado e passam por processo seletivo para vagas no Sabin.
SERVIÇO
Inscrição: Gratuita, via formulário online (https://www.even3.com.br/curso-preparatorio-para-o-mercado-de-trabalho-voltado-a-pessoas-com-deficiencia-608600/).
Onde será realizado o curso? Nas unidades regionais do Sabin em Salvador, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Quando? De 25 a 29 de agosto de 2025.
Carga horária? 12h de curso + 4h de processo seletivo.
Público-alvo? Pessoas com deficiência com o ensino médio completo e 18 anos ou mais.
Certificado? Sim.
Encaminhamento para vagas no Sabin.
Na manhã desta quarta-feira (13), equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) foram acionadas para resgatar dois filhotes de gato que haviam caído dentro de um bueiro na Rua P, bairro Top Park, em Luís Eduardo Magalhães.
A solicitante entrou em contato pedindo apoio, e a guarnição se deslocou rapidamente para o local. Utilizando uma rede e um laçador, os bombeiros conseguiram retirar os animais com segurança.
Após o resgate, os filhotes foram entregues aos cuidados da própria solicitante.
Durante fiscalização ambiental na zona rural de Catolândia, povoado Areal, a guarnição da CIPPA/Lençóis localizou e destruiu um forno subterrâneo que estava em plena atividade, sendo utilizado para a produção ilegal de carvão vegetal.
No local, também foram encontradas toras de madeira das espécies angico, jatobá, pau-d’arco e outras. Os materiais permaneceram no local devido à inviabilidade de transporte.
Essa ação reafirma o compromisso da PMBA no combate aos crimes ambientais e na preservação das nossas riquezas naturais.
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Cerrado), em conjunto com o Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial (DT/Santa Maria da Vitória), cumpriu, na manhã desta terça-feira (12), um mandado de prisão temportário contra um homem de 26 anos, investigado pelo crime de feminicídio.
O suspeito foi localizado no povoado de Canabrava, zona rural de Santana, onde se escondia na residência de um primo. A vítima, de 39 anos, foi morta em julho deste ano, no município de Cabreúva, em São Paulo, com disparos de arma de fogo.
Após o crime, o investigado fugiu para a Bahia. Durante o deslocamento, o veículo que ele conduzia se envolveu em um acidente na BR-349, na zona rural de Correntina. A partir desse episódio, a Polícia Civil iniciou um trabalho integrado de inteligência, utilizando consultas a bancos de dados, cruzamento de informações entre unidades e levantamento de vínculos familiares e de amizade na região.
As investigações revelaram que o foragido era natural de Santana e possuía familiares residentes em localidades próximas. O mandado foi expedido pelo juízo da Comarca de Cabreúva (SP). Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Santana, onde passou pelos procedimentos legais, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
O Oeste da Bahia está na final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, marcada para o dia 28 de agosto. As empresárias Angela Souza, à frente da Gravidivas, e Simone Carleti, fundadora da Scarleti Joias, estão entre as dez finalistas do estado. Mais do que a chance de conquistar o prêmio, elas levam consigo histórias inspiradoras que revelam como o empreendedorismo feminino pode gerar transformação, impacto social e desenvolvimento econômico.
Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a presença das duas finalistas é motivo de orgulho e reconhecimento do potencial da região. “Ter Angela e Simone representando o Oeste da Bahia em uma premiação tão importante reforça o quanto nossas empreendedoras são resilientes, criativas e comprometidas com o crescimento de seus negócios. Elas são exemplos de que, com capacitação, inovação e propósito, é possível conquistar mercados e inspirar outras mulheres a empreender”, destacou.
Publicitária com MBA em Marketing e Recursos Humanos, Angela Souza transformou sua carreira durante a gestação. A busca por cintas pós-parto inspirou a criação da Gravidivas, em Barreiras, especializada em moda gestante. O negócio, que começou com um único produto, hoje tem filial e é reconhecido por oferecer experiências que elevam a autoestima das clientes.
Angela aposta em vitrines temáticas, pós-venda cuidadoso, brindes personalizados e sessões fotográficas que fazem cada gestante se sentir protagonista. Também participa de eventos sobre maternidade, mantém pontos de coleta de enxovais para famílias carentes e firma parcerias estratégicas com empresas do setor.
“Ser finalista é a prova de que sonhos movidos por coragem e persistência podem transformar realidades”, conta. Para ela, a moda gestante é uma ferramenta de acolhimento e pertencimento, e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é mais uma oportunidade de inspirar outras mulheres a acreditarem em seu potencial.
Transformação
Já a história de Simone Carleti começou em Luís Eduardo Magalhães, onde foi professora por anos, até que o diagnóstico de uma doença autoimune da filha a levou a buscar novas fontes de renda. Incentivada por uma amiga, iniciou a venda de semijoias enquanto conciliava com a docência. Demitida durante a pandemia, transformou a dificuldade em força, estudou marketing digital e lançou a Scarleti Joias.
Hoje, a marca tem atuação nacional, clientes no exterior, registro próprio, design exclusivo e atendimento consultivo. Simone usa CRM e inteligência artificial para personalizar vendas, otimizar processos e atua como influenciadora da própria marca, fortalecendo a presença digital e criando conexões estratégicas.
“Essa conquista é fruto de muito trabalho e do suporte do Sebrae, que me ajudou a ampliar minha visão estratégica e fortalecer a Scarleti no mercado”, afirma. Ela participou de programas como o Renova Varejo e mentorias especializadas, e acredita que propósito e conexão genuína com o cliente são a base para um crescimento
sustentável.
“O Sebrae, como regional, está muito feliz em ter duas finalistas na categoria de Pequenos Negócios do Prêmio Mulher de Negócios. São duas fortes candidatas, que têm condições de trazer o prêmio, representando todas as outras empreendedoras da região. Tanto Simone quanto Angela são empreendedoras que foram e ainda são acompanhadas pelo Renova Varejo. Elas desenvolveram ainda mais a capacidade empreendedora e conhecimentos voltados para marketing e inovação, preparando-se melhor para o mercado. Fica aqui a nossa torcida”, diz o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Carlos Cayres.
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece empreendedoras de todo o Brasil que se destacam pela inovação, visão de futuro e impacto social. Mais do que uma competição, é um convite para que outras mulheres se inspirem e invistam em seus sonhos.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo funciona em uma loja ampla, moderna, climatizada, confortável e aconchegante para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
Na sexta-feira (8) Barreiras sediou o primeiro ciclo formativo do Projeto Nós na Rede — iniciativa do Ministério da Saúde, executada pela Fiocruz Brasília em parceria com as Escolas de Saúde Pública dos estados e referências técnicas estaduais. O município foi escolhido como ponto de realização dos encontros na região.
A etapa inicial reuniu profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dos municípios de Barreiras e Santa Rita de Cássia. O curso buscou qualificar os trabalhadores que atuam na RAPS, fortalecendo a atenção integral às pessoas em sofrimento mental. As atividades foram conduzidas pela facilitadora Mirella Gomes de Sena, cirurgiã-dentista, que destacou a relevância do projeto.
“Este ciclo formativo é um avanço significativo para o fortalecimento da rede de cuidados em saúde mental. Ele contribui para práticas mais humanas, inclusivas e pautadas no respeito à dignidade das pessoas”, afirmou.
A proposta pedagógica utiliza metodologias ativas e abordagem problematizadora, incentivando a reflexão crítica e a troca de experiências entre os participantes. A coordenadora de Saúde Mental de Barreiras, Denny Samper, ressaltou que o encontro também favoreceu a integração e o aprendizado coletivo.
“Foi um momento de diálogo qualificado, em que os participantes puderam conhecer experiências bem-sucedidas de outros municípios, inspirando novas estratégias para a nossa rede local. Esse curso terá continuidade nos próximos meses, com encontros presenciais e atividades on-line, consolidando a articulação entre os serviços e fortalecendo a política de saúde mental na região”, observou.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Barreiras deu um passo decisivo para o fortalecimento do setor industrial e a atração de novos investimentos. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (12), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o prefeito Otoniel Teixeira assinou o termo de adesão ao plano de regularização fundiária dos polos industriais, acompanhado pelo vice-prefeito e procurador-geral do município, Túlio Viana. A ação é resultado de uma articulação entre a Corregedoria-Geral de Justiça, o Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado.
A falta de titularidade dos terrenos sempre foi um entrave para o crescimento econômico, afastando grandes empresas que poderiam gerar milhares de empregos. Apenas nos últimos anos, Barreiras deixou de criar cerca de 8 mil postos de trabalho por conta da ausência de segurança jurídica na documentação de posse. Com a adesão ao plano, a cidade se torna mais competitiva na oferta de terrenos no condomínio industrial, que possui áreas disponíveis para novos empreendimentos. A medida vai permitir a elaboração de levantamentos e estudos precisos sobre investimentos, segmentos instalados, geração de empregos e infraestrutura, orientando políticas públicas e novos negócios.
Atualmente, o Distrito Industrial de Barreiras conta com 34 empresas instaladas, 11 em processo de instalação e seis em fase de regularização junto ao Estado. Segundo a presidente da Associação do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB), Márcia Inês Tecchio, a assinatura representa um marco para o setor. “Essa assinatura dá respaldo jurídico a quem já está instalado, garantindo acesso à escrituração e documentação das áreas. Hoje temos nove empresas aguardando essa documentação, algumas há mais de 10 anos. Com ela, é possível regularizar a parte elétrica, o abastecimento de água, licenças ambientais e do Corpo de Bombeiros, além de viabilizar projetos para financiamento junto a bancos. É um passo fundamental para o desenvolvimento das empresas e para o fortalecimento do nosso distrito”, afirmou.
Para o prefeito Otoniel Teixeira, a medida abre um novo ciclo de desenvolvimento para Barreiras. “Estamos garantindo segurança jurídica para que os empreendimentos possam crescer e gerar mais empregos para nossa população. Com essa regularização, Barreiras se coloca em igualdade de condições com outros polos industriais do Estado, podendo atrair novos investimentos e fortalecer as empresas que já acreditam em nossa cidade. Esse é um compromisso com o futuro e com o progresso do município”, destacou.
A cerimônia contou com a presença do desembargador Roberto Maynard Frank, corregedor-geral da Justiça; Igor Pinheiro, coordenador do NUREF/CGJ; Ângelo Mário Cerqueira de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia; Jusmari Oliveira, secretária de Desenvolvimento Urbano; e Gabriel Pithon Bittencourt Moraes de Andrade, superintendente de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (SUDEP/SDE).
À medida que as cidades crescem, um dos maiores desafios que enfrentamos é a conservação do solo. Em áreas urbanas, ele não é apenas um recurso para construção, mas um componente vital para a saúde ambiental e a qualidade de vida. Contudo, com o aumento da impermeabilização do solo e a expansão desordenada das cidades, o terreno sofre impactos significativos que comprometem sua capacidade em sustentar a biodiversidade local.
A impermeabilização do solo, provocada pela construção de ruas, calçadas e edifícios, impede que a água da chuva seja naturalmente infiltrada. Isso não apenas aumenta o risco de enchentes, mas também reduz a qualidade da água, dificulta a regeneração da vegetação urbana e aumenta o potencial de erosão quando essa água chega a vias não pavimentadas. Solos com suas superfícies cobertas por concreto ou asfalto não conseguem realizar suas funções de infiltração, percolação e retenção de água, e o escoamento rápido sobrecarrega os sistemas de drenagem.
Felizmente, existem soluções que podem reverter esse quadro e trazer benefícios tanto para a saúde do solo quanto para a qualidade de vida nas cidades. A drenagem sustentável é uma dessas soluções. Tecnologias como telhados verdes, jardins de chuva e calçadas permeáveis ajudam a manter, mesmo que parcialmente, a capacidade do solo em realizar suas funções essenciais no ciclo da água, reduzindo o risco de enchentes e promovendo um ambiente mais saudável. Essas soluções permitem que as cidades se tornem mais verdes e resilientes, ao mesmo tempo em que contribuem para a recuperação da biodiversidade.
Estudos realizados em diversas cidades brasileiras têm demonstrado a eficácia de soluções sustentáveis na conservação do solo urbano. Em Pato Branco (PR), a adoção de pavimentos permeáveis resultou em significativa redução do escoamento superficial das águas pluviais, evidenciando a importância de materiais que favoreçam a infiltração da água. Em Porto Velho (RO), a análise da compactação do solo revelou que áreas com menor compactação apresentam melhor capacidade de infiltração da água no solo, contribuindo para a prevenção de alagamentos.
Já em Recife (PE), pesquisas indicaram que a impermeabilização excessiva do solo está diretamente relacionada ao aumento da frequência e intensidade das enchentes, reforçando a necessidade de planejamento urbano que priorize a permeabilidade do solo. Esses dados reforçam a urgência de práticas que promovam a saúde do solo nas áreas urbanas, visando cidades mais resilientes e sustentáveis.
Além disso, práticas como a recuperação de áreas degradadas por meio de hortas urbanas e jardins comunitários têm mostrado resultados positivos. Esses espaços não apenas ajudam a regenerar o terreno, mas também fornecem alimentos frescos, promovem a convivência comunitária e reduzem a pegada de carbono das cidades. Quando bem implementados, esses projetos criam uma rede de espaços verdes que melhoram a qualidade do ar, reduzem o calor urbano e aumentam o bem-estar dos habitantes.
Quando a zona urbana possui corpos de água, como rios, é essencial desenvolver áreas de preservação permanente para proteger a população de áreas com risco de enchentes e evitar que sujidades cheguem ao leito. Além disso, as áreas mais altas da cidade deveriam ser consideradas como reservas legais, uma vez que apresentam alta capacidade de infiltração da água e abastecimento de nascentes. As encostas, definidas pelo grau de declividade do terreno, também seriam reservas legais urbanas, preservadas em função do grande risco de deslizamentos e acidentes.
As políticas públicas desempenham um papel essencial na promoção da conservação do solo e, por consequência, da vida. Para isso, é necessário que as cidades adotem planejamento e estratégias sustentáveis que incentivem o uso de práticas de manejo ecológicas. Iniciativas como o planejamento de áreas verdes e a implementação de códigos ambientais são fundamentais para garantir que as cidades cresçam de forma equilibrada e sem comprometer os recursos naturais.
A conservação nas áreas urbanas é também uma questão de adaptação às mudanças climáticas. Terrenos saudáveis ajudam a mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos, como secas e tempestades intensas, e promovem a retenção de carbono. Ao melhorar a saúde do solo, as cidades se tornam mais resilientes, capazes de enfrentar as adversidades climáticas com mais eficácia.
Adotar soluções para conservar o solo nas áreas urbanas não é apenas uma questão ambiental, mas também social e econômica. Com um planejamento adequado e práticas sustentáveis, podemos transformar nossas cidades em locais mais verdes, saudáveis e preparados para o futuro. O solo, muitas vezes negligenciado, é a base que sustenta a qualidade da água, do ar e da vida nas cidades, sua preservação deve ser uma prioridade.
13
Ago/25 |
Seleção de LEM enfrenta equipe de Brasília em jogo de ida pela Copa do Brasil de Futsal Feminino |
A Seleção de Luís Eduardo Magalhães enfrenta a equipe ADEF de Brasília no próximo dia 16 de agosto, pela Copa do Brasil de Futsal Feminino. No último jogo, realizado em 26 de julho, com o apoio da torcida, as atletas de LEM mostraram garra do início ao fim, em uma partida acirrada e repleta de emoção.
O placar apertado de 4 a 3 refletiu o equilíbrio em quadra, mas a equipe da casa soube aproveitar as oportunidades e garantir a vitória.
As atletas, sob o comando do técnico Tony Vasconcelos, seguem na preparação para continuar avançando na competição e trazer o título para o município. O time conta com o suporte da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, e da Liga Desportiva, através do Programa Seleções, que oferece estrutura e treinamento gratuito às atletas.
13
Ago/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
Na manhã da última segunda-feira (11), teve início a ação “Semana do Estudante no Plenário”, uma iniciativa da vice-presidente Carmélia da Mata, que visa não apenas celebrar o Dia do Estudante, mas também valorizar a cultura barreirense e seus artistas.
Esse evento é um marco importante para a Câmara de Barreiras e sua realização, até o dia 13 de agosto, potencializa o vínculo com os jovens estudantes da comunidade. “Esta é a primeira vez que a casa legislativa realiza uma ação tão importante voltada para os nossos jovens. Espero que essa iniciativa se perpetue e cresça ao longo dos anos, fortalecendo o vínculo entre o legislativo e a comunidade escolar”, pontuou a vereadora Carmélia da Mata.
O primeiro dia contou com a participação dos alunos do Centro Educacional Luiz Viana, que tiveram a oportunidade de conhecer a Casa Legislativa, interagir e aprender com a arte de Inácio Cordeiro, renomado artista plástico. “Gostaria de parabenizar os estudantes pelo seu dia e destacar que a iniciativa da vereadora é magnífica, desejo que mais vereadores realizem esse tipo de ação, nesse espaço que é do povo. Aqui os estudantes terão a oportunidade de conhecer e trocar ideias sobre as telas que são de variados temas, fazendo suas interpretações. Está sendo um prazer participar apresentando meu trabalho, muito valioso”, disse Cordeiro.
Além disso, a programação inclui a exibição do documentário “Alcyvando Luz: O tropicalismo tem o pé em Barreiras”, uma produção idealizada pelo jornalista Roberto de Sena. Um momento essencial para fomentar o apreço pela cultura local e estimular o interesse dos estudantes pelas diferentes formas de expressão artística.
“Eu já conhecia o Cordeiro por nome, mas ainda não conhecia suas artes. Estou gostando bastante, ele mistura artes abstratas com um conceito mais físico, te leva do dia a dia para a arte, retratando o que acontece no mundo. Muitos jovens não gostam de artes, mas tudo isso aqui é um incentivo para que possam criar os seus próprios desenhos”, disse o estudante Pedro Emanoel Gomes.
A estudante Eduarda Silva relatou a sua alegria em participar da Semana do Estudante no Plenário. “Não estava esperando ver todas essas maravilhas aqui e o que me deixou mais admirada nesse passeio foi olhar essas pinturas e me sentir motivada, porque eu tenho o hábito de desenhar, quero testar a arte de várias maneiras. Eu amo muito a arte e me senti inspirada com o jeito que ele pintou e explicou, me deu inspiração para pintar mais. Me senti muito feliz”, destacou a estudante.
A primeira secretária Delmah Pedra, a vereadora Silma Alves, e o vereador João Felipe recepcionaram os estudantes. “Hoje a mesa diretora está aqui acolhendo os estudantes do Luiz Viana nesta ação de iniciativa da vereadora Carmélia, um momento de fortalecer o nosso compromisso com a população e uma educação que valoriza a arte e a cultura como pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Parabenizo os estudantes barreirenses e todos que aqui estão”, pontuou a vereadora Delmah Pedra.
Ontem, terça-feira (12), os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), também participaram desta rica troca cultural.
A Secretaria da Administração encaminhou, para Assembleia Legislativa, seis Projetos de Lei que alteram a estrutura remuneratória de 43,4 mil servidores públicos estaduais. As propostas preveem ganhos salariais que variam entre 10,2% e 22,1%, divididos em dois anos (2025/2026). As medidas vão gerar um impacto econômico para os cofres públicos estaduais de R$ 118,5 milhões até o fim deste ano, R$ 339,8 milhões em 2026, além de R$ 377,8 milhões no ano de 2027.
Os Projetos de Lei visam beneficiar 53 carreiras do funcionalismo público estadual, sendo 34 de nível superior e 19 de nível médio. Caso aprovadas pelo Poder Legislativo, os PLs vão reestruturar e alterar a estrutura remuneratória das carreiras, possibilitando a promoção dos cargos e gerando ganhos salariais nos próximos dois anos.
Os reajustes serão implementados na folha de pagamento subsequente, logo após decisão da Assembleia Legislativa, em caso de aprovação. Os percentuais foram frutos de acordos entre Governo e entidades de representação dos servidores, dentro do canal de diálogo permanente entre os trabalhadores e a gestão estadual.
As medidas propostas nos Projetos de Lei irão se somar ao pacote de benefícios concedidos pelo Governo do Estado para parte do funcionalismo em maio deste ano. Na folha do mês de maio foram beneficiadas com reajustes as carreiras da Polícia Militar, Polícia Civil e dos agentes penitenciários. Agora, com as propostas para as 53 carreiras, todos serão contemplados com ganhos salariais, após aprovação do Legislativo.
Os seis Projetos de Lei vão beneficiar as carreiras dos seguintes Grupos Ocupacionais: Artes e Cultura, Comunicação Social, Técnico Administrativo, Técnico Específico, Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado, Gestão Pública, Obras Públicas e Fiscalização e Regulação
Também estão contemplados nos PLs, as carreiras de Procurador do Estado, Procurador Jurídico e Especialista em Produção de Informações Econômica, Sociais e Geoambientais, além dos cargos do Quadro Especial das Universidades e do extinto CEPED, dos cargos em comissão da Administração Direta, autárquica e fundacional, dos cargos em comissão do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio (Diretor, Vice-Diretor e Secretário Escolar) e das funções de confiança do Irdeb.
Ibotirama completa 67 anos de emancipação política nesta quinta-feira (14) e a data será celebrada com uma programação especial que reúne eventos cívicos e religiosos.
As atividades começam logo cedo, às 5h, com a Alvorada Festiva, saindo do Santuário Nossa Senhora da Guia e percorrendo as ruas da cidade.
Mais tarde, às 9h30, haverá o hasteamento da bandeira na Câmara de Vereadores, seguido de sessão solene, às 10h, no mesmo local, com a presença de autoridades e convidados.
À noite, a comemoração segue na Praça de Eventos. A partir das 19h, será celebrada uma missa especial em homenagem ao aniversário do município. Em seguida, o público poderá prestigiar o show católico com Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha, encerrando as atividades do dia.
A programação do aniversário da cidade começou no fim de julho e segue até setembro, com atividades esportivas, artísticas, culturais, religiosas e o tradicional Ibotifolia, entre outras atrações.
13
Ago/25 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |
Apenas um dia após receber representantes de fiações e tecelagens de 16 países, integrantes da Missão Compradores 2025, mais uma delegação internacional aportou no Oeste da Bahia, para conhecer de perto o modelo baiano de produção de algodão. Desta vez, um grupo de produtores rurais australianos fez escala nas instalações da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e de seu Centro de Análise de Fibras, no município de Luís Eduardo Magalhães/BA. A delegação australiana está no Brasil em um tour técnico e cultural promovido pelo banco holandês Rabobank, com o objetivo conhecer in loco o agro brasileiro — da produção ao beneficiamento do algodão. O roteiro começou por São Paulo, passou pelo Mato Grosso e foi concluído no Oeste da Bahia, com visitas a fazendas, unidades de beneficiamento e centros de inovação e sustentabilidade. A visita ocorreu na última quinta-feira, 07 de agosto.
Para a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, a passagem constante de players estrangeiros na região é parte do compromisso da entidade com a promoção do algodão brasileiro e baiano, e ajuda a fortalecer a sua imagem. “Além de apresentar a nossa estrutura, mostramos que temos um setor comprometido com a responsabilidade ambiental, social e com altos padrões tecnológicos, dando visibilidade às nossas ações no mercado internacional”, afirmou. Ainda de acordo com a presidente, houve troca de experiências, sobre as semelhanças e diferenças entre os modelos produtivos dos dois países.
“Os australianos – que vêm de um país referência em qualidade e tecnologia, com longa tradição na produção de algodão – queriam entender como o Brasil conseguiu, em tão pouco tempo, dar esta grande virada e se tornar líder mundial na exportação da fibra. E o banco foi muito assertivo em planejar o roteiro: em cada fazenda que os visitantes pararam, eles puderam ver uma etapa da produção, que tecnologias utilizamos e como lidamos com desafios como governança, clima, sustentabilidade, sucessão e custos”, completou a presidente. “Essa visita foi muito interessante, também, porque nos permitiu conhecer melhor a realidade do produtor australiano. É impressionante como algumas das nossas ‘dores’ são também as deles. Apresentamos a Abapa, os programas que desenvolvemos, inclusive de ajuda ao pequeno produtor, e foi notável o quanto se surpreenderam não apenas com o que fazemos e a nossa organização, como com a juventude do produtor aqui. Fazer com que o legado deles seja transmitido às próximas gerações, parece ser um desafio ainda maior para eles”, concluiu Alessandra.
“O grupo ficou particularmente impressionado com a gestão dos recursos hídricos e com o trabalho ambiental realizado para garantir o uso eficiente da água”, explicou Felipe Oliveira, gerente de agência do Rabobank em Rio Verde (GO), que acompanhou a delegação.
Centro de Análise
Durante a visita ao Centro de Análise de Fibras, os produtores australianos acompanharam os processos de análise, classificação e rastreabilidade da fibra baiana. “Estou realmente impressionado não só com a escala, mas com a qualidade e os avanços tecnológicos que o Brasil vem adotando. Pensávamos que éramos bons cotonicultores, mas vemos que os produtores brasileiros estão avançando rápido”, comentou Tony Quigley, produtor da região central de Nova Gales do Sul, na Austrália.
Para Sérgio Brentano, gerente do Centro, as visitas representam uma oportunidade estratégica para demonstrar os avanços da cotonicultura baiana. “É uma chance de evidenciar o uso de tecnologias avançadas no campo, que promovem o uso responsável dos recursos naturais e garantem a produção de uma fibra de alta qualidade. Isso agrega valor ao nosso algodão e reforça o compromisso da cotonicultura baiana com a excelência produtiva e a responsabilidade ambiental”, concluiu.
Para reforçar o combate aéreo a incêndios no Cerrado baiano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a ABA Manutenção de Aeronaves iniciaram, nesta segunda-feira (11), em Luís Eduardo Magalhães, um curso de capacitação para pilotos agrícolas. A iniciativa reúne 38 participantes e conta com apoio do Programa Agroplus Bahia, Prodeagro, Abapa, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Governo do Estado e Grupo Franciosi.
O treinamento, com carga de 30 horas, inclui conteúdos como comportamento do fogo, agentes extintores, padrões de lançamento e estratégias de combate, sempre priorizando segurança e eficiência. “O uso da aviação agrícola no combate a incêndios é permitido por lei e essencial para conter focos durante o período seco, atuando de forma integrada às forças de combate”, destacou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Brasil tem a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo com cerca de 2.700 aeronaves agrícolas, e o Oeste da Bahia tem a quinta maior frota do país, com aproximadamente 200 aeronaves. “A conversão dessas aeronaves para uso no combate a incêndios e a preparação dos pilotos são um serviço de utilidade pública para a região”, reforçou Gustavo Monastério, engenheiro técnico da ABA Manutenção de Aeronaves.
O curso é ministrado pelos instrutores Mônica Sarmento e Comandante Sepé Barradas, e aborda técnicas modernas, protocolos de segurança e integração com brigadas terrestres. “Um trabalho conjunto e integrado que transforma o combate aéreo aos incêndios em uma ação efetiva e estratégica, se bem executada”, diz a instrutora Mônica Sarmento.
A parte prática do curso, conduzida pelo Comandante Sepé Barradas, inclui voos e demonstrações operacionais. “O piloto agrícola atua como uma ferramenta que auxilia as equipes terrestres, ajuda na mitigação do calor e aumenta a eficiência do combate”, afirmou o instrutor e Comandante Sepé.
O curso segue até quinta-feira (14) com simulações práticas, e a cerimônia de certificação será realizada na sexta-feira (15), com a presença de autoridades e parceiros.
13
Ago/25 |
Vagas de empregos para LEM |
Empresa no ramo de Material de Construção:
Auxiliar Administrativo
- Ensino médio completo;
- Sexo masculino;
- Com ou sem experiência;
- Informática básica;
- Boa comunicação e desenvoltura profissional;
_________________________
Empresa no ramo de Material de Construção:
Auxiliar Fiscal
- Ensino superior completo ou em andamento em Ciências Contábeis;
- Com experiência;
- Sexo feminino;
Ajudante Geral
- Sexo Masculino;
- Experiência com carga e descarga;
Auxiliar de Estoque
- Ensino médio completo;
- Informática básica;
- Perfil Organizado;
_________________________
Empresa no ramo de Construtora:
Auxiliar de Escritório
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
- Habilitação A/B;
_________________________
Empresa no ramo de Transportadora:
Secretária
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
- Boa comunicação e desenvoltura profissional;
_________________________
Empresa no ramo de Contabilidade:
Auxiliar fiscal/contábil
- Cursando ensino superior em ciências contábeis;
- Com experiência no sistema domínio;
- Proativo, organizado, comunicativo;
- Ambos os sexos;
_________________________
Empresa no ramo de Móveis Planejados:
2 vagas de Auxiliar Administrativo
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
- Boa comunicação e desenvoltura profissional;
_________________________
Empresa no ramo de Concessionária:
Vendedor Interno
- Ambos os sexos;
- Conhecimento em informática;
- Diferencial: Entender de moto;
- Ensino médio completo;
Montador de Motos
- Sexo masculino;
- Diferencial: Saber pilotar, não precisar CNH;
2 vagas para: Consultor de Vendas Externas
- Sexo masculino;
- Disponibilidade de horário;
- Experiência em Vendas;
________________________
Empresa no Ramo de Cosméticos:
3 Vendedoras
- Com ou sem experiência;
- Com curso de maquiagem profissional;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
Estagiário
- Conhecimento em informática;
- Ambos os sexos;
- Cursando ensino médio regular no período noturno;
- Acima de 16 anos;
Operadora de Caixa
- Com ou sem experiência;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
_________________________
Empresa no ramo de Salão de beleza:
Cabelereiro
Manicure e Pedicure (diferencial: SPA dos pés)
Design de sobrancelhas
Depiladora
_________________________
Empresa no ramo de Clínica Odontológica:
Recepcionista
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
- Boa comunicação e desenvoltura profissional;
_________________________
Empresa no ramo de Conveniência:
Operadora de Caixa
- Ensino médio completo;
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade de horário;
_________________________
Empresa no ramo de Confecções:
Operadora de Caixa
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
_________________________
Empresa no ramo de Material de Escritório:
Vendedora
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
- Goste de trabalhar no setor de vendas;
_________________________
Empresa no ramo de Instituições financeiras:
Analista de Atendimento
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas, consórcios, telemarketing ativo;
- Conhecimento em informática;
_________________________
Empresa no ramo de Lojas de Variedades:
Operador Comercial/Promotor de serviços
- Maior de 18 anos;
- Ensino Médio completo;
- Disponibilidade de horário;
- Disponibilidade para trabalhar em escala 6x1;
_________________________
Empresa no ramo de Fabricação de Placas e Carimbos:
Designer gráfico e Atendente
- Cursos que incluam o coreldraw, como designer gráfico;
- Ter conhecimento em coreldraw ou designer gráfico;
- Ambos os sexos;
_________________________
Empresa no ramo de Clínica de Saúde:
Vaga para Técnico de coleta laboratorial
- Desejável experiência na área laboratorial;
- É necessária disponibilidade de horários flexíveis.
- Realizar atividades técnicas no âmbito da análise clínica e processo em Laboratório Clínico;
- Executar controle de qualidade constante;
- Executar análise e liberação de exames;
- Jornada de 06 horas segunda a sexta feira;
- Ambos os sexos;
Vaga para Auxiliar de Serviços Gerais
- Ensino médio completo;
- Experiência em serviços gerais em empresas;
- Conhecimento em produtos de limpeza e suas funções;
- Ter disponibilidade para atuar em horário comercial de segunda a sexta-feira.
_________________________
Empresa no ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Cobrador
- Sexo masculino;
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Transporte próprio (Moto);
- Habilitação;
_________________________
Empresa no ramo de Concessionária:
Vendedor Interno
- Ambos os sexos;
- Conhecimento em informática;
- Diferencial: Entender de moto;
- Ensino médio completo;
Montador de Motos
- Sexo masculino;
- Diferencial: Saber pilotar, não precisar CNH;
2 vagas para: Consultor de Vendas Externas
- Sexo masculino;
- Disponibilidade de horário;
- Experiência em Vendas;
________________________
Empresa no ramo de Escola de Cursos:
Professor de Informática
- Experiência na área;
- Formação tecnólogo ou superior na área;
Gerente Comercial
- Ensino médio completo/ensino superior será um diferencial;
- Habilidades com redes sociais e informática;
- Experiência na área/se tiver experiência em escola de cursos será um diferencial;
- Proativo/organizado;
- Preferencialmente sexo feminino;
Vendas
- Sexo feminino;
- Ensino médio completo;
- Experiência em vendas;
- Se tiver experiência em vendas de cursos ou que já tenha trabalhado em escola de cursos será um diferencial;
- Informática básica;
- Saiba trabalhar com redes sociais;
- Proativa/organizada/saiba lidar com metas.
LINK DO GRUPO EXCLUSIVO PARA AS VAGAS DE EMPREGO:
https://chat.whatsapp.com/Esfn4tgf34d1JZhwTKkCxM
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica Federal. Tel: (77) 9.9850-3073.
13
Ago/25 |
Novas ofertas da Maná Agropet!!! |