26
Ago/25 |
Abapa atua em reuniões técnicas e visitas a campo no Oeste baiano |
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou, nos dias 19 e 20 de agosto, de duas agendas voltadas à conservação ambiental e à gestão territorial no oeste baiano: uma visita técnica à comunidade de Sítio do Hermenegildo, em Cristópolis, e a XI Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Desidério, onde atua como membro conselheiro.
No dia 20, durante a reunião ordinária do Conselho Gestor da APA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou informações sobre o Monumento Natural (Mona) Cavernas de São Desidério, unidade de conservação federal criada em 2024, que se sobrepõe parcialmente à APA estadual.
O gestor da unidade, Kleber Oliveira, esclareceu que a regulamentação do Mona não inviabiliza atividades agrícolas de pequeno porte e anunciou a criação de uma brigada de incêndio, com base no município. Também foi informado que o Plano de Manejo da unidade será elaborado a partir de 2026, após a finalização do zoneamento ecológico-econômico da região e do planejamento de uso turístico das cavernas.
“As duas unidades são distintas em seus objetivos e categorias de conservação, mas precisam dialogar para evitar sobreposição de ações ou lacunas na gestão. A reunião teve como foco esse alinhamento técnico entre os entes envolvidos. Cada unidade terá seu plano de manejo, mas com base em informações compartilhadas”, destacou Wallas Calazans, da equipe de Sustentabilidade da Abapa.
Uma nova visita técnica do ICMBio está prevista para setembro, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a realidade socioambiental do território.
Cristópolis
Representantes do Programa Nascentes do Oeste, executado pela Abapa e pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizaram uma visita técnica à comunidade de Sítio do Hermenegildo, no município de Cristópolis, em 19 de agosto. O foco foi ouvir os agricultores que receberam ações de cercamento de nascentes em suas propriedades e levantar as principais demandas relacionadas à produção de hortaliças.
Participaram da reunião o Geógrafo Matheus Ribeiro, da área de Sustentabilidade da Abapa, o coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), João Bruno, além de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura.
A ação contribui para a continuidade do trabalho de recuperação ambiental em áreas produtoras e para o planejamento de novas frentes de apoio técnico à agricultura familiar local.